quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um desastre já anunciado

Eu estive mesmo tentado a não falar aqui na imensa tragédia que aconteceu na ilha da Madeira, pois sentia que não poderia escrever algo, que não colidisse com opiniões oficiais e/ou oficiosas sobre o ocorrido; e as imagens que toda a gente viu foram tão impressionantes que me faltava a coragem, de nas horas imediatamente consequentes, exprimir quaisquer palavras que não fossem de solidariedade para todos os madeirenses e principalmente para as pessoas de lá, que conheço.
Mas acabei de ver um vídeo no blog da Violeta, feito em 2008, e que não tem qualquer conotação política, que me impressionou terrivelmente; penso que este vídeo devia passar nas televisões para que os responsáveis autárquicos e governamentais da Madeira fossem responsabilizados numa grande quota parte do sucedido e que podia e devia ter sido evitado.
Em vez de andar a tentar camuflar o número de mortos, AJJ, o principal responsável, deveria assumir o erro de não olhar a meios para uma construção desenfreada e totalmente contra todos os planos previamente julgados como manifestamente perigosos, feitos por entidades científicas.
Para honrar a memória dos que perderam a vida e dos que tudo perderam, deveria assumir o seu erro: jamais o fará!


Adenda
Para complementar o que atrás refiro, aqui deixo para quem esteja interessado. um sonho de um "profeta" chamado Cecílio Gomes da Silva, e que já tem 25 anos de idade (foi escrito em Janeiro de 1985).

48 comentários:

  1. Boa noite Joao.
    A culpa nunca quer morrer solteira, meu amigo.

    Tantas obras que nao deveriam ser permitidas, nao so na Madeira, mas em todo o mundo. Na nossa costa tambem temos exemplos flagrantes disso, infelizmente.

    Abracos

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que dizer...isto deixa qualquer um revoltado...Há coisas que não se percebem neste País, e nem é só na Madeira... Só me deixam verdadeiramente triste, pensar que interesses económicos prevalecem sempre... Para que fazem estes estudos científicos se depois ignoram pareceres técnicos de especialistas, recomendações técnicas, planos de ordenamento do território, riscos para a população?? Está tudo doido? E vão investir rios de dinheiro angariado daqui ou dali, desperdiçando-o a voltar a reconstruír tudo igualzinho...olha se ontem fui para acama a rir, hoje este vídeo deixou.me mesmo em baixo. Mas foi bom colocares o vídeo... é isto... beijinho

    ResponderEliminar
  3. amo os meus amigos da madeira de paixão, e sabem bem qual a minha opinião sobre o AJJ...toda a gente sabe que muito do que aconteceu foi alegadamente culpa dele,mas há falta de coragem po assumir... e esse é mais um motivo pelo qual ele quer amenizar tanto o que aconteceu, nunca se viu um autarca ou seja quem for a fazer o papel que ele está a fazer, aquilo tudo destruído, os mortos, as perdas e o homem não há meio de querer dar a mão á palmatória. Uma pessoa normal estaria a solicitar a solidariedade de todos humildemente para que as coisas voltem ao seu normal e arrecadar fundos para os que mais precisam, mas o fofo não, nem pensar nisso...nunca se viu, o pior cego é aquele que não quer ver.é uma questão de justiça.
    abração

    ResponderEliminar
  4. Pois é Francisco, mas aqui a culpa é responsável por dezenas de mortes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Eva
    eu sei que não é só na Madeira; mas na Madeira, como aqui ficou bem explicado, as características são muito especiais e são (eram) conhecidas.
    Daí a revolta!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Emanuel
    eu tenho 4 amigas da Madeira e gosto muito delas; sei das divergências de pelo menos duas delas, comigo, em relação ao AJJ; mas pronto, a terra é delas e só elas é que sabem o que julgam melhor para a sua terra. Gostomuito da Madeira, das regiões mais belas de Portugal e gosto muito das suas gentes.
    Fiquei chocado com toda esta tragédia e choca-me ainda mais este "jogo sujo" bem típico de AJJ em tentar ludibriar as pessoas, não assumindo parte das culpas e procurando minorar uma tragédia por causa do turismo. A Madeira continuará linda e a atrair turistas; não é preciso mentir. E haja um pouco de "dar a mão à palmatória"...
    Abração.

    ResponderEliminar
  7. Pinguim, é a ignorância do povo aliada à estupidez política e ganância imobiliária.
    Quantos casos temos aqui no Brasil!!!! É só cair uma chuva, que já desabam encostas, casas, ruas e cidades.
    Um horror. E muito triste.

    ResponderEliminar
  8. Isto é por assim dizer o "pão nosso de cada dia", não vejo, não ouço, não falo!
    Claro que estes atropelos`ao civismo, nomeadamente na area da construção não acontecem só na Madeira, claro que no continente há exemplos de sobra um pouco por todo o lado. Mas o facto é que na Madeira está o todo poderoso AJJ, que tem governado aquilo a pulso de ditadura, que tem feito e desfeito a seu bel prazer, que tem abusado do estatuto insular de uma forma descarada, e agora que a mosca lhe caiu no mel, faz o quê? veste a pele de cordeiro e adoça as palavras e tapa estatisticas e noticias com uma peneira. Vai-te catar AJJ.

    ResponderEliminar
  9. Gentil carioca
    sim, infelizmente este fenómeno grassa por todo o mundo; e na altura das desgraças, toda a gente sacode a água do capote.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Meldevespas
    se este triste acontecimento tivesse tido lugar no Continente, a estas horas já Sócrates tinha a comunicação social em cima dele; como foi na Madeira e toda a gente tem medo daquele tipo (mas porquê???) toda os jornalistas se calam...estou certo que na entrevista desta noite a Judite de Sousa não irá incomodar o senhor com "questões de menor importância", como esta.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Para quando o fim destes crimes em nome do "progresso", mas que não passam de destruição da natureza em nome do lucro pessoal???
    E surge a raiva, misturada com a dor e o luto...

    ResponderEliminar
  12. Justine
    acho que não têm fim; estamos a empenhar o nosso futuro e principalmente o futuro dos nossos filhos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Mas...

    E de quem é a culpa? Do Alberto João Jardim, do Governo Regional, do Presidente da Câmara do Funchal, das empresas e particulares que pretenderam erigir naqueles locais as suas casas, os seus negócios... como as igrejas e, assim, as suas vidas?

    E os principais culpados não terão sido as primeiras vítimas da tragédia?

    E não será o canibalismo da natureza uma obrigação da humanidade? Nova-Iorque não rouba ao rio grande parte da sua terra? O Terreiro do Paço não está escorado no Tejo? Não teremos de construir ao lado de rios, cortar árvores, matar animais, comer carne, etc, para subsistirmos?

    O limite é o exagero, a falta de senso... quem sabe, o crime!

    Se há crimes, que se condenem, se há lições a retirar, que se retirem rapidamente, mas concordo com algo que li no mal salgado sobre esta tragédia e a questão (principal) da construção exagerada. Reza assim:

    "Se um filho meu sofrer um acidente, mesmo que alcoolizado e em excesso de velocidade, e estiver a sair do coma, a última coisa de que me vou lembrar é criticá-lo."

    E faz muito sentido esta versão, afinal, ninguém gosta de ouvir: "eu bem te avisei"

    Às vezes, temos de aprender por nós próprios. Se calhar, eles também.

    ResponderEliminar
  14. Johnny
    eu sei que há culpados do canibalismo da natureza, como lhe chamas, em muitos sítios do mundo inteiro.
    Mas a Madeira é um lugar onde o passado que tu referes mais que uma vez devia fazer reflectir muito mais ponderadamente determinadas resoluções urbanísticas que se tomam sem ter em consideração essas desgraças passadas; e não se podem culpar as populações pois muitas vezes apenas seguem directivas urbanistas de entidades que estão ou deviam estar inteirados dos problemas expostos por CIENTISTAS e não por por políticos, como o vídeo mostra.
    Claro que culpo o Governo Regional da Madeira, o seu presidente, o presidente da Câmara do Funchal e outros autarcas locais, não como causadores da tragédia, é óbvio, mas de não terem acautelado depois do já sucedido antes, a repetição de acontecimentos tão trágicos.
    E agora, o que vão fazer? Apenas limpar os leitos das ribeiras ou aprovar com urgência um plano para remodelar o que está errado, nomeadamente alargar os leitos das ribeiras em vez de os estreitar como tem sido sistematicamente feito?
    Mas não, o que é preciso é restabelecer rapidamente a confiança dos agentes turísticos, camuflando números, ocultando factos e não assumindo responsabilidades; claro que a economia da Madeira precisa do turismo, mas não a qualquer preço...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. "Aquilo que roubares ao mar, o mar te levará." Este provérbio serve deveria cutucar na cabeça do Homem de cada vez que tenta desafiar as leias da Natureza, não só as referentes ao mar, mas todas. O vídeo, que eu não conheci, é bastante explícito até para uma pessoa como eu, que não percebo patavina de ordenamento de território e temas afins. Estes gajos (desculpa a expressão) julgam-se donos e senhores do mundo´, não só do seu mundo, mas do mundo dos outros. Hoje centenas de pessoas sofrem porque determinados animais gananciosos decidiram desafiar a Natureza... Mas a cul8pa??? Essa não é de ningué... E com a culpa morre a responsabilidade.

    Bom post!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  16. Amigo, isso é a ganância desenfreada a que estamos sujeitos. Vamosver o que irá dizer hoje o AJJ na RTP.
    Quanto ao que Cecílio Silva escreveu, já tinha lido o texto não sei bem onde e arrepia, não é verdade? Foi um visionário. Pena é que as pessoas não fazem caso e o resultado...

    ResponderEliminar
  17. Lala
    eu também penso assim, mas há quem julgue que se não devem pedir responsabilidades senão ao S.Pedro; e ele tem as costas largas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Catsone
    pois eu estou mais curioso nas perguntas que a Judite lhe vai fazer...
    Quanto ao Cecílio Silva, apesar de tudo a realidade do que aconteceu foi bastante menos má do que ele "visionou", mas pode funcionar como aviso; e pensar que este "pesadelo" tem 25 anos, todos eles com AJJ no poder...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Nós decidimos não avançar com qualquer comentário, apesar de hoje termos lançado informação sobre as formas de apoio ao povo da Madeira. De resto é triste quando os "maus" da fita (nós) têm razão. Abc,

    ResponderEliminar
  20. Caro Amigo

    Há certos tipos de negligencia que são verdadeiros crimes.
    O nivel de irresponsabilidade é já insuportável e infelizmente estamos todos nós sujeitos a que um dia tudo nos desabe em cima, só porque alguém não sabe o que anda a fazer e dá mais valor ao negócio do que à vida humana.
    Espero que para isto também se faça um inquérito parlamentar e que o ministério público aja em conformidade.
    Mais ainda me custa a entender como se dá mais importancia às coscuvilhices sobre conversas de restaurantes e a processos de intenção elaborados a partir de formas criminosas de utilização do sistema de escutas, do que a estas evidências concretas...
    E a verdade é que o mal não se restringe à Madeira! O País inteiro tem sido vitima de irresponsabilidades destas!
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  21. Eu particuacularmente amo a ilha da Madeira. Estive lá muitas vezes. De férias e também a trabalho. Um lugar lindo com habitantes de primeira classe: honestos, decentes, amigos... Esta tragédia deixou-me MUITO triste... Que Deus abencoe a Todos!

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Pinguim,
    acho muito bem em falar do que se deve. A Madeira é um jardim, mas não é do Sr. AJJ é de todos!!!
    Infelizmente o desastre aconteceu, a natureza é implacável e os homens não são perfeitos. O vídeo vem a propósito e os factos ficam registados. Como pode o Sr. AJJ dizer que isto "...Cuidado com o que se envia lá para fora..." isto não pode ser muito empolgado porque a madeira vive do turismo e as imagens não podem assustar os turistas, como pode alguém dizer isto? É assim o mundo dele... É lamentável...

    ResponderEliminar
  23. Caro Luís
    viste a entrevista de hoje à noite da Judite de Sousa a AJJ?
    Eu nunca tinha visto uma coisa assim; alguém mais em Portugal se permitiria "conduzir" uma entrevista(?)daquela forma?
    Não digo mais nada, os factos falam por si...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Caro Com senso
    um inquérito parlamentar? Desde quando? O homem hoje até disse que estava enganado sobre o primeiro ministro...A coitada e incrédula Judite até lhe pediu para confirmar o nome: José Sócrates?
    Ah, velha Ivone Silva:"Este país perdeu o tino, está tudo grosso..."
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Amigo Ricardo
    não retiro uma palavra ao que tu afirmas: a Madeira e o seu povo não mereciam uma coisa assim.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Mz
    AJJ afirmou hoje que de números de vítimas, de montantes de prejuízos, de tudo. só há uma fonte fidedigna: ele próprio!
    Estudos de cientistas sobre o que podia acontecer: "não sei de nada..."
    Como disse aí para cima, isto é uma vergonha...nacional e é triste mostrar tanto desprezo por tudo o que se passou, tanta arrogância, tanta má criação...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. É difícil para mim falar deste assunto, tal como é ainda pior ver as imagens que passam a toda a hora na televisão.
    É o lugar onde cresci e cresço, o sitio onde vivi, vivo e quero viver no futuro. São imagens que fazem impressão a quem vê que magoam no coração para quem cá vive. É uma tristeza imensa e uma sensação de impotencia perante uma população que precisa de ajuda e não consegue.
    Tenho orgulho, tenho muito orgulho. Na Madeira e sobretudo nos Madeirenses. É impressionante tudo o que estamos a fazer. E a força que conseguimos ter. Um exemplo simples e claro de solidariedade entre nós. Vizinhos a ajudarem vizinhos, e voluntários (a maioria que nem sofreu qualquer dano com a tempestade) a sair à rua para limpar a baixa citaadina.

    No entanto é obvio que isto não se podia prever. Ia acontecer a mesma coisa que aconteceu.. Ia descer um grande tsunami vindo das serras, uma aberração autêntica que chocou quem viu (agradeço a Deus também por não ter visto) e que continua a chocar, porque fazem questão de estar sempre a passar as mesmas imagens.
    mAs é claro que se as coisas estivessem construídas de outra forma, talvez tivessem morrido menos pessoas.. mas pronto. Não vale a pena estarmos agora a culpar quem quer que seja, isso já não traz de volta a vida das pessoas que a perderam.

    Continuo triste e abalada. e dói ainda mais quando vejo fotografias do que era, e vejo agora como realmente está. Enfim.

    Em relação ao ocultar o numero de mortos e isso tudo, eu percebo que ele não queira declarar estado de calamidade por causa do turismo, mas uma vez que já todo o mundo viu as imagens, era uma questão de respeito pelas pessoas que perderam os seus amigos e familiares. Mas pronto. Cada um sabe de si. E ele lá sabe o que faz.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Sandrinha
    como talvez possas imaginar tudo o que aqui expresso, nada tem a ver com a Madeira nem com os madeirenses, com os quais estou de alma e coração.
    Aliás, e por razões óbvias, este é, de todos os comentários aqui expressos, o mais importante para mim, sem qualquer menosprezo por qualquer outro.
    Beijinho muito afectuoso.

    ResponderEliminar
  29. Olá João!

    Um post muito oportuno! Infelizmente o materialismo e o compadrio continuam a prevalecer na sociedade em que vivemos e são necessárias estas tragédias, que poderiam ser evitadas, para que as consciências despertem para a política miserabilista que grassa num país assustadoramente adiado.

    Um abraço
    FB

    ResponderEliminar
  30. Estive para passar ao largo dos vossos comentários sobre eventuais responsáveis da tragédia. No entanto, um ligeiro mau-estar foi acumulando-se-me na barriga.

    Não será este o momento de demonstrar compaixão, solidariedade com os habitantes da Madeira?

    Discuta-se o urbanismo e o ordenamento, correcto, mas mais tarde. E não se discuta-o a partir da permissa de que o povoamento da ilha começou há meia dúzia de anos.


    Quanto ao AJJ, é óbvio que o homem tem coisas intragáveis e que nunca deu oportunidade a que outro demonstrasse as qualidades do trabalho em prole da ilha; no entanto, não posso deixar de elogiar o trabalho feito até hoje. Pois, lembro-me bem o que era o Funchal nos anos 80, quando lá passei uma larga temporada, e tb conheço no que se tornou.

    Nem quero saber como seria a amplitude da tragédia caso em ainda subsistissem tantas pessoas a moraraem em cavernas e galinheiros nas escarpas em redor do Funchal como acontecia nos anos 80.

    Depois, acusar o AJJ de postura ditatorial e de fomentar o comopadrio é acusação de quem desconhece, por exemplo, como funciona uma autarquia tão pequena como uma Junta de Freguesia, onde, independente da cor partidária da sua gestão, raro será o caso em que não se note os tiques de AJJ.

    A democracia é só o melhor dos piores modelos de gestão da coisa pública.

    ResponderEliminar
  31. Muito bom, o vídeo. É bastante esclarecedor. Também fiquei triste com tudo o que aconteceu.. :(
    Abraço.. :)

    ResponderEliminar
  32. pinguim, o homem é um predador, nem a natureza lhe escapa! Vou dar apenas 2 exemplos disso, Dubai, e em Portugal, toda a marginal de Ponta Delgada, estradas e hoteis construídos onde era mar! Já tinha visto o vídeo, depois os amibentalistas é que são uns "doidinhos"!

    ResponderEliminar
  33. Mas o animal informou ontem, NA ENTREVISTA COM Judite de Sousa, que vai fazer tudo igual!

    ResponderEliminar
  34. Fernando
    eu já não vou tão longe, e substituo a palavra evitar por minorar.
    E achas que as consciências despertam mesmo, apesar destas tragédias? Duvido, pelo menos aquelas que mais atentas deviam estar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Caro Manuel
    a compaixão (palavra que não gosto de usar), e a solidariedade, não são incompatíveis com a chamada de atenção aos responsáveis pelo urbanismo desordenado, pelas alterações à hidrografia e por outros atentados que, pessoas com conhecimentos e não amadores, chamaram à atenção e agora são apelidados por AJJ de seus inimigos de sempre e que apenas foram oportunistas. Este vídeo, parecia ter sido feito depois do que aconteceu, para dar uma explicação da tragédia; e foi feito há dois anos, não aqui nenhuma acusação, mas sim um aviso, a que os governantes da Madeira fizeram orelhas moucas.
    Claro que AJJ não é o único a ser apontado, pois vou concordar contigo em que um simples presidente de junta pode e deve também ser acusado de incúria; mas na Madeira, tudo passa por AJJ e isso ficou mais que demonstrado na entrevista de ontem, onde ele mostrou a sua "democracia".
    A frase é conhecida e sábia, para os sítios onde a democracia existe; na Madeira a democracia não existe: os jornais publicam apenas o que o Governo Regional permite e nas eleições quem não vota laranja vê a vida a andar para trás - é inútil negá-lo.
    E as "grandes coisas" que AJJ fez, foi com o nosso dinheiro, à custa de quem ele continuamente troça e nem sequer respeita quem institucionalmente lhe devia merecer respeito (não necessita que haja concordância política, basta que haja respeito).
    Por ter respeito por aquele povo, eu estou solidário com eles, mas não posso deixar de apontar o dedo a alguém que parece meter medo a toda a gente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Mark
    muito esclarecedor, mesmo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Juana
    o dicionário de AJJ é bastante original; essa palavra "doidinhos" tem para ele uma abrangência quase ilimitada; basta não estar de acordo com ele...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Violeta
    pois, essa ENTREVISTA devia ser mostrada a toda a gente que a não viu; se eu fosse a Judite de Sousa, tinha-o deixado a falar sozinho...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Não, não vi a entrevista!... Mas vou vendo outras coisas, que muitos não chegam a ver... Abraço,

    ResponderEliminar
  40. Luís
    foi pena, pois foi muito esclarecedora...
    Quanto às outras coisas que referes, como não sei quais são não posso opinar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Recebi este vídeo no meu e-mail. Ja conhecia.

    ResponderEliminar
  42. Olá Brown Eyes
    ele foi transmitido na altura na RTP 1.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Ui, este vídeo vai dar que falar...!

    ResponderEliminar
  44. Caro Dylan
    obrigado pela visita; este vídeo já foi mostrado numa reportagem mais alargada há dois anos na RTP 1: infelizmente, ele está mais do que actual. Mas parece não incomodar muito as autoridades madeirenses.
    Gostei muito das fotos de um dos teus blogs.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  45. Lembro-me de ter visto este programa, que me veio à memória assim que comecei a ver as primeiras imagens desta tragédia na Madeira. Chega a ser arrepiante ver as imagens novamente e "compará-las" com o que se assistiu no dia 20.
    Há que ser solidário com o povo da Madeira claro que sim, mas depois de passada a tempestade havia também de serem apuradas responsabilidades, mas isso vai ficar na mesma.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  46. Claro que vai Miguel!
    Vai continuar a ser bela como sempre foi e a oferecer os mesmos perigos que agora oferece, porque as políticas de ordenamento e urbanísticas continuarão a ser as mesmas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  47. Qualquer coisa relacionada com a tragédia, fazem-me chorar. É simplesmente triste...
    Beijo

    ResponderEliminar
  48. Martinha
    acredita que a tua terra vai ficar bela como sempre foi e tudo será apenas uma recordação, triste, sem dúvida, mas apenas isso...
    Beijinho muito amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!