terça-feira, 6 de novembro de 2012

Seis anos de blog

Pois é, para quem ainda não sabe, este blog iniciou a sua publicação a 6 de Novembro de 2006, faz hoje precisamente seis anos com a sua primeira postagem, que tinha a ilustrá-la aquela foto, quando eu era miúdo e que juntei agora no desafio dos famosos.
Sucede, que poucos meses depois, devido a uma imprevidência minha, apaguei todo o blog até então publicado: 257 entradas, desde o início até à fatídica data de 7 ou 8 de Julho de 2007.
Com a ajuda de um bloguista que já por aqui não anda, consegui reaver a maior parte das postagens que havia apagado, embora sem as fotos.
E rei morto, rei posto, de imediato, com o mesmo nome, o mesmo template e com as mesmas características, renasceu o Whynotnow, precisamente com a postagem que aqui incluo:

"Terça-feira, 10 de Julho de 2007
Whynotnow
Foi com este título que publiquei em 6 de Novembro de 2006, o meu primeiro texto, neste blog.
Depois disso, mais 257 postagens foram por mim aqui expostas, até, sábado passado, data do último post.
Nesse primeiro post, perguntava a mim mesmo, porque não, nessa altura, não iniciar esta aventura, de dia a dia, ir expondo assuntos, comentar actualidade, opinar sobre polémicas, desnudar os meus afectos e contar factos da minha experiência de vida.
Foram meses muito gratificantes, em que compartilhei tudo isso com pessoas até então desconhecidas, mas que entretanto, em vários casos, se tornaram amizades.
Esse conjunto de dizeres, meus e vossos, foram-me subtraídos de uma forma que não consigo aceitar, mas, quem sou eu, para duvidar de que o erro foi meu...
Agora, que a evidência substitui a dúvida, há que ir para a frente e continuar a fazer o mesmo, com a certeza de que os textos foram apagados aqui, mas não da minha memória e do meu coração. Tentei que a forma do blog não esteja muito alterada e de uma coisa estou certo, de que a estrutura do blog não sofrerá qualquer alteração.
É claro que conto convosco, com o vosso apoio e a vossa Amizade, da mesma forma que os não regateio em relação aos vossos espaços."

De então para cá, este blog cresceu muito, tanto a nível de seguidores, quer de comentadores, quer mesmo de conteúdos, pois resolvi não fazer tabu de nada da minha vida…
E desde esse recomeço, posso juntar às 257 entradas iniciais, mais 928, o que prefaz 1185 postagens!!!  Como não contabilizei os comentários da primeira parte do blog, fico-me pelos 33.389 comentários desde 10 de Julho de2007.
Ao longo destes seis anos, o mais importante, de longe, foram as muitas amizades que conquistei; tenho orgulho de ter grandes Amigos que conheci através da blogosfera; se é importante a amizade virtual, só mesmo quando ela se torna real, se pode transformar em verdadeira. E para isso, muito contribuíram os célebres jantares dos blogs – foram cinco! Foram noites muito boas em todos os aspectos.
Claro que a blogosfera mudou muito, desde 2006 até agora; dos blogs que conheci de início mais não restam que meia dúzia; e se muitos outros e muito interessantes, muitos também têm acabado prematuramente.
E a própria estrutura dos blogs é diferente agora; há bastantes blogs de várias pessoas em conjunto, quase sempre de análise política e social, muito interessantes, mas que não fomentam os contactos pessoais.
E há muitos blogs que têm aparecido, todos com o seu interesse, é certo, mas que privilegiam a quantidade das postagens e a informação rápida de  um assunto sem se preocuparem com o aprofundar das questões, muitos deles muito gráficos, quase sempre a bater na mesma tecla de fotos e mais fotos…
Tenho tido a oportunidade de dar um empurrão a alguns blogs e fico muito satisfeito de os ver crescer dia a dia.
Enfim, as redes sociais têm sido a causa do fecho de muitos blogs e muitos blogs para se manterem funcionam ao estilo de redes sociais.
Eu mantenho as mesmas características desde o princípio: tratar um tema e procurar depois através da caixa de comentários, alarga-lo à opinião dos que me seguem.
Assim continuarei até que a vontade não me esmoreça e desde que vocês, que me seguem e apoiam, assim o entenderem.
Um agradecimento do coração a tod@s, os que estão actualmente e aos que não estando, continuam a estar (dentro do coração).


48 comentários:

  1. Querido João,

    Parabéns pelo sexto aniversário. Como creio que já te ter dito, considero o teu blogue um local de referência na blogosfera portuguesa.

    Além dos temas pertinentes que abordas (uns mais voltados para o espectro cultural, outros mais lúdicos e ainda alguns pessoais), as tuas características enquanto homem também ajudam a fidelizar as pessoas a este espaço. A tua simpatia, disponibilidade e dedicação são virtudes cada vez mais raras nos dias que correm.


    um abraço terno :3

    ResponderEliminar
  2. Mark
    não é, nem de longe nem de perto, uma troca de galhardetes, mas o que é um facto é que o teu blog, embora relativamente recente, e sendo da autoria de um individuo tão jovem como tu, foge completamente às características mais ou menos gerais como caracterizei os novos blogs: textos longos, completos, bem estruturados, com princípio,meio e fim, o que leva a que se possa estabelecer o tal "convívio" na caixa de comentários.
    Tenho assistido, maravilhado a uma autêntica revolução na tua forma de pensar e agir, perante a vida real, desde que chegaste à Universidade, embora sempre mantendo uma coerência de valores que é de salientar.
    E ouso dizer que não conheço na blogosfera outro blog que se mova tão à vontade nas teias da História, como o teu; adorando eu História, delicias-me com as tuas dissertações, dando como bom exemplo, o teu último texto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. muitos parabéns, meu caro. espero que não esmoreças, porque a tua companhia é imprescindível, como se notou recentemente nas tuas 'férias grandes'.

    já te disse isto (e acho que várias vezes), mas o que o teu blog tem de melhor é que é teu: tem a tua cara, a tua marca, a tua maneira de ser, a tua personalidade e o teu carácter.

    e como dizes no texto, tem o valor das amizades, mesmo, ou sobretudo, daquelas que se libertaram do ciber-espaço e transbordaram para a vida real. o que me leva a outro ponto: tenho saudades.

    um abraço grande

    ResponderEliminar
  4. Miguel
    esse é o grande mérito deste blog: ter-me proporcionado amizades que vão muito além da blogosfera, e são tantas, tantas.
    Se todos soubessem quanto isso é bom, promover-se-iam mais encontros, abandonar-se-iam complexos sobre dar a cara, perder-se-iam medos infundados de assumir situações que ninguém questiona, pois nós sabemos a quem nos "mostramos", e mesmo nos jantares que ocorreram e que erradamente alguns interpretaram como jantares de blogs gays, quase nunca se falou dessa vertente: puro convívio e são divertimento.
    E como bem dizes, hoje começa a haver saudades desses tempos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!!! 6 anos é muito tempo e muita criatividade. Seu blog é muito bom, merece muito mais anos de vida :)

    ResponderEliminar
  6. João.
    Muitos parabéns.

    Muito tempo a partilhar com outros muito do que és, muito de que sentes e do modo como vês a vida.
    Como sou novo nestas coisas, tanto tenho ainda que aprender...
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns João por estes 6 anos e que venham muitos, muitos mais!

    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  8. Frederico
    como sabes, tudo na vida é relativo e sendo seis anos um período relativamente pequeno na noção absoluta de tempo, no que se refere à tão precária durabilidade de um blog, é quase uma eternidade...
    E manter um blog sempre com algum motivo de interesse ainda é mais difícil.
    Talvez o segredo esteja na multiplicidade dos temas focados, umas vezes mais interessantes para uns, outras vezes para outros.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Pedro
    és realmente um dos últimos blogs que comecei a seguir, mas faço-o com muita satisfação; aliás, só o facto de seguir um blog, isso significa que ele representa algo de válido para mim.
    A blogosfera não é um sítio para se fazerem fretes...
    Continua o teu percurso, onde vais alternando alguns casos mais pessoais com incursões pelos teus gostos, principalmente de música clássica e de outras nobres artes, que recolhem o meu apoio entusiástico.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Arrakis
    conheci o teu blog graças a um dos famosos desafios do blog do Sad Eyes, e do qual foste um justo vencedor, com uma participação muito boa.
    Admiro muito e dou como exemplo o percurso da tua vida sentimental, só tenho pena de não te (vos) conhecer ainda pessoalmente, mas não é nada que não se possa resolver...
    Há, e existem os pontos comuns - a nossa Liz, e algumas discordâncias, que fazem parte do normal funcionamento da blogosfera - as fotos, tantas fotos, quase todas "iguais" dos putos, que fazem o deleite de meia dúzia dos teus comentadores, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. keep young and beautiful, if you want to be loved, Jonnhy :)
    muitos parabéns de uma novata, João. ainda não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, embora tenhamos trocados uns breves telefonemas. um dia espero que nos encontremos, talvez nos AU (soubeste q o T. da Politécnica ficou inundado e estão em risco as próximas actividades?).
    Seis anos é um marco para um canto especial que aterrei vinda de click em click e me fidelizei e gosto muito do que publicas. aprendi imenso, li coisas novas, vi filmes novos e tb conheci outros blogues muito bons.
    keep young and beautiful, repito o que a annie canta, e que, por sinal, adoro.
    bjs.

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns, João!
    Não só pelo sexto aniversário do teu blog, como pelo excelente texto em que defines na perfeição o valor da amizade virtual, que se completa, quando se transforma num conhecimento real, de olhos nos olhos...
    No mundo virtual podem acontecer coisas verdadeiramente imprevisíveis! Quem diria que nós nos iriamos encontrar, aqui, na blogosfera, com tantos pontos de referência entre familiares de ambas as as partes?:))

    Um beijinho João, e que continues a administrar o teu blog, sempre com o mesmo entusiasmo e a mesma qualidade de temas. Não faltando o ingrediente principal: a tua simpatia e afecto!

    Abraço-te com amizade.

    ResponderEliminar
  13. Margarida
    estava a ver que ninguém "mexia" com a música que escolhi para esta data e para esta postagem: é uma música muito positiva e a Annie Lennox é genial, em todos os sentidos.
    Sim, tenho a certeza de que nos encontraremos algures e só para conhecer as novas "caras" da blogosfera, acho que valerá a pena pensar num novo jantar de blogs, lá para Maio; seria um encontro muito interessante entre bloguistas "desactivados", mas amigos mais que activos e os novos, como tu e tantos outros.
    A ver vamos...se eu tivesse uma ajuda, tudo seria mais fácil...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. eu não me importo de ajudar :) diz-me como.
    bjs.

    ResponderEliminar
  15. Janita
    tu foste a minha última "recolha" para o Google Reader, ou melhor dizendo o último blog que comecei a seguir, por causa de uma certa praça do desafio do blog do Carlos...
    E logo tantas coisas em comum apareceram, e tem sido fácil e rápido o nosso conhecimento virtual; se não morasses longe, decert0 já nos teríamos conhecido, mas isso há-de acontecer um dia, estou certo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Margarida
    não foi inocente a minha deixa no comentário que te deixei...
    Tenho alguma facilidade em "tirar uma foto" às pessoas, mesmo sem as conhecer, e pensei que poderias ser essa ajuda que precisarei.
    As coisas estão bastante facilitadas, pois já houve muitos e os últimos três sempre no mesmo local, que em princípio se manteria.
    É mais na questão logística que preciso de auxílio, mas isso é um assunto mais para perto da data.
    Estes jantares costumam realizar-se nos inícios de Maio e o que é necessário em primeiro lugar é fixar uma data, que seja o mais consensual possível, mas que se sabe a priori não pode agradar a todos; mas é assunto para conversarmos quando nos encontrarmos, pois temos muito tempo e só costumo dar a data com cerca de 3 semanas de antecedência, para as pessoas poderem fazer os seus planos, mas também não se esquecerem; é que vem sempre gente de fora (o Miguel nunca falhou)...
    Beijinho e obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Seis anos é muito tempo para um blogue! O teu sobrevive e ainda bem...tem qualidade, gosto de te ler, gosto muito de ti como pessoa real. Considero-te meu AMIGO!
    Espero que continues por muito mais tempo, continuando a gostares de o fazer!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns João!
    6 anos activo, é de louvar e hoje mais que nunca, pois como dizes e bem, as redes sociais superam os blogues tornando-os em lugares cada vez mais solitários. Contudo, eu continuo a perferir esta forma de estar mais disciplinada.

    Já não sei em que post nos conhecemos, mas sei que o João, foi dos meus primeiros seguidores [abril 2009] e até hoje continuamos aqui presentes cada um com o seu estilo. Recordo-me que, o João (Pinguim) era o único que tinha a sua fotografia no template do blogue e eu, achava que não era justo eu conhecer o seu rosto e o João nem saber de cor era a minha pessoa :) então, resolvi enviar-lhe uma foto minha, recorda-se?

    Espero que este blogue continue activo para que podermos ter ainda muitas surpresas e partilhas.

    Um abraço, ainda que virtual, muito sentido!
    Bj**

    ResponderEliminar
  19. Maria Teresa
    tu foste das mais agradáveis surpresas que se me depararam na blogosfera, principalmente depois de te conhecer na vida real; a tua presença nos dois últimos jantares foi de uma jovialidade total, embora tu e eu fossemos os decanos daquela malta toda. Temos conversado muito e a nossa Amizade tem progredido muito para além dos blogs que ambos possuímos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Mz
    esse teu gesto tocou-me muito pois define uma pessoa.
    Só há um "mas" no nosso relacionamento, além do facto de ainda não nos conhecermos pessoalmente, e até nem vivemos assim tão longe...
    Refiro-me ao facto de eu já ter insistido vezes sem conta no tratamento por tu, e não conseguir que o faças. Agora é a minha vez de dizer que não é justo, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Muitos Parabéns!
    Desde a primeira vez que entrei neste blog, tenho sempre recolhido algo positivo. Por isso, fiquei imensamente feliz com o retorno.
    Venham muitos mais aniversários.

    ResponderEliminar
  22. Ah :)))
    Pois não... respeitinho é muito bonito. É mais forte do que eu, não é por mal, mas eu sou da província meu amigo.
    E temos de combinar qualquer coisa, estamos tão pertinho.

    ResponderEliminar
  23. Rosa
    como se faz às pessoas idosas, e este blog é já"idoso", vamos fazer votos para mais um ano, ok?
    Beijinho e obrigado pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  24. Mz
    eu também sou da província e embora tenha sempre o sentido do respeito, aqui na blogosfera, isso não faz sentido - somos todos companheir@s de uma forma de comunicação diferente e por tal, o respeito não é beliscado. Assim só me estás a chamar velho, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Parabéns. Admiro-te pela coragem que tiveste expondo-te na blogsfera o que provou que a sinceridade é apreciada já que este blog tem vindo a crescer na consideração de todos os blogers que o conhecem. Já que é dia de festa há um trofeu no meu blog, Selos- Brown Eyes. Espero que seja do teu agrado.
    http://stampsbrowneyes.blogspot.pt/2012/11/do-meu-pedestal.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Amigo João Roque,

    Muitos Parabéns pelos 6 anos de Blogue, que venham muitos mais :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  27. Mary
    isso ficou bem notório no primeiro post, em que pus uma foto minha, embora em criança.
    Não são muitos os blogs que o façam; e também a questão da minha orientação sexual nunca foi escondida, como o não é na vida real e tenho até usado o blog para fazer a apologia de que ser homossexual não é um estigma e para combater ferozmente a homofobia.
    Claro que não me exponho totalmente, pois como digo lá no cimo do blog "Sou muito flexível, mas apenas eu marco os meus limites."
    Isto implica que há limites que não devem ser ultrapassados, como em todas as situações da vida.
    Mas dentro desses limites, não tenho qualquer receio de dizer o que penso e de mostrar o que acho deve ser partilhado, mesmo que isso choque quem tem limites mais restritos do que eu.
    Não me tenho dado mal com este sistema e pelo menos, as pessoas sabem com o que contam.
    Beijinho e um obrigado pelo teu apoio desde sempre.

    ResponderEliminar
  28. Francisco
    repito o que aí atrás digo: que daqui a um ano esteja aqui a postar o sétimo aniversário do blog...
    Obrigado pela tua fidelidade ao blog, que é total e um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Continue, caro João Roque.

    Ainda me lembro de umas divergência que tivemos por causa do Kosovo mas que ambos sanámos com cordialidade. Um gentleman, de bom gosto (tirando a parte dos homens :)) e frontalidade. Uma pessoa entra aqui e aprende sempre algo novo, fazendo jus à profissão que decidiu escolher.

    ResponderEliminar
  30. Dylan
    podes não acreditar, mas já não me lembrava dessa nossa divergência sobre o Kosovo, mas que como dizes e bem, foi ultrapassada e não deixou de ser salutar, como qualquer debate de opiniões diferentes, desde que feito com elevação.
    É por isso que gosto tanto desta caixa de comentários, em que da minha parte, por vezes alargo as minhas opiniões conforme os comentários que vão aparecendo assim o justificam.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Hum! soa-me a que as "férias bloguistas" estão a terminar... já não era sem tempo... bela forma de comemorar o 6º aniversário... Parabéns!
    (e mais uma vez, excelente escolha da faixa musical!)

    ResponderEliminar
  32. João
    elas, as férias, terminaram mesmo e consegui mesmo entusiasmar-me com a ideia de um próximo jantar bloguista primaveril e até já arranjei uma colaboradora - a Margarida.
    Claro que depois conto com duas presenças desse lado daí...
    Gosto mesmo muito deste tema musical e acho-o adequado, por ser optimista.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pela iniciativa de há cerca de seis anos, continuada e ampliada na sua forma e conteúdo sempre interessantes e estimulantes. Parabéns pela capacidade e preserverança. Votos de continuação de sucesso! Abraço, Carlos Martins

    ResponderEliminar
  34. Parabéns, João, e força para continuares. Também sou ferrenha defensora dos blogues!

    ResponderEliminar
  35. Lembro-me bem do dia em que o teu blog "desapareceu"... Foi numa altura em que era necessário fazer um upgrade, em que as contas da blogger passaram a estar associadas a uma conta google... para tal era necessário fazer uma série de passos... Lembro-me que quando eu fiz essa migração, os meus posts ficaram todos com a mesma data, e alguns perderam-se... Mas eu fiz antes... Quando tu fizeste já deve ter sido no tempo limite, quando já era mesmo obrigatório... Bons tempos, duma outra blogosfera... *suspiro* Continua sempre. Um forte abraço, agora seis anos depois, num momento em que já nos conhecemos pessoalmente ;-)

    ResponderEliminar
  36. Olá Carlos
    é sempre agradável receber um comentário de alguém que não tem um blog, embora eu te conheça, de forma indirecta por causa de um blog, que, com pena minha, penso ter acabado.
    Mas ficou a amizade e isso é o mais importante.
    Obrigado pelas tuas palavras, e se houver o tal jantar, penso poder contar com a vossa presença.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Justine
    sim, a tua perseverança é notável e é sempre bom visitar o teu cantinho onde se conjugam belas fotos, palavras acertadas e uma sempre muito cuidada música.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. André
    quando eu comecei, já tu aqui andavas e sempre te considerei uma referência na blogosfera.
    É como dizes, essa situação do "apagão" do blog; fiquei, como deves imaginar, imensamente triste e tentei junto da Blogger recupera o que perdi, mas sem sucesso.
    Mais tarde, e não me perguntes como, o Sérgio ("Sinais de Fumo"), conseguiu-me recuperar toas as postagens, à excepção de um mês. Ainda publiquei alguns posts nesta segunda fase, numa rubrica a que dei o tìtulo de "O Passado e o Presente"; mas a perda das fotos, a desactualização de muitas postagens e o desinteresse de tantas outras, fez com que guardasse para mim, esse espólio.
    Apenas transcrevi na integra aquela saga sobre a minha vida militar, desde que a iniciei em Mafra, até à passagem à disponibilidade depois de ter estado na Guiné e em Moçambique.
    Sempre estive em contacto através dos nossos blogs, até ao dia, em que tive a grata satisfação de te conhecer pessoalmente, quando vieste de propósito, da Guarda a Lisboa, a um dos nossos jantares; depois encontrámos-nos uma vez mais, graças ao nosso Benfica, no Colombo.
    Agora estás longe e só espero que tudo te corra bem e que voltes um dia e consigas ter sucesso numa actividade que gostas e que fazes muito bem: escrever.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Voltar não tenciono voltar nunca - quanto ao resto todos os caminhos estão em aberto, mas aqui. Estou a pensar ir a Lx este Natal. Vou estar em PT de 22 de Dezembro a 5 de Janeiro. Se for aí abaixo (a Lx, entenda-se), dou-te um toque. Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  40. André
    irá ser difícil, com muita pena minha, já que penso estar nessa altura em Belgrado.
    De qualquer forma, havemos de nos encontrar um dia, quem sabe aqui, quem sabe, na Suiça, com o Déjan...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Muitos Parabéns por estes anos de partilhas e muitas palavras.
    Abraço doce

    ResponderEliminar
  42. Sairaf
    eu é que tenho a agradecer o carinho e a amabilidade de todos os seguidores e comentadores.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Olá joão! Muitos parabéns por seis anos de escritos e partilhas aqui no blog1 Já tudo foi dito acima, mas nunca é demais felicitar-te, pois o teu blog, para mim epara muitos outros, um verdadeiro ícone da blogosfera portuguesa :)

    Venham daí muitos mais! ^^

    Um grande abraço :3

    ResponderEliminar
  44. Hórus
    obrigado pelas tuas amáveis palavras, para um blog já "velhinho" (na blogosfera seis anos é uma eternidade...)
    Por isso vamos desejar mais um ano, e depois logo se vê...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  45. Obrigado Sérgio, pela tua companhia amiga aqui neste blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. Ao longo destes 6 anos criaste um acervo de histórias e relatos na blogosfera portuguesa que é um marco incontornável. Suspender uma publicação com este valor seria uma tragédia, comparável ao apagão que este blog sofreu. Regozijo-me que estás de volta, porque de facto todos temos a ganhar em ter-te por cá. :)

    ResponderEliminar
  47. Coelho
    mas fez-me muito bem esta pausa, pois andava um pouco perdido no meio de uma blogosfera tão diferente daquela que conheci quando comecei e ao longo de quase todo este tempo que tenho de blog; agora as coisas estão mudadas, as redes sociais vieram dar um abanão grande na blogosfera, encerrando blogs excepcionais e transformando outros em FB ou twitter, em feitio de blog, o que também não é o meu estilo, com entradas constantes, pequenas e rápidas. Sou do tempo, das "conversas" nascaixas de comentários, que procuro manter, a todo o custo.
    E no FB aceitam-se "amigos" que dificilmente passam disso, ou então partilham-se pequenas coisas com velhos amigos, mas não se fazem amigos...Na blogosfera, sim, fazem-se amigos e muito bons amigos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!