sexta-feira, 14 de junho de 2013

"The Last Fead"

Esta é uma tela de Paula Rego, intitulada "The Last Fead", ou seja, traduzindo à letra "A Última Mamada". Estou à espera da reacção da Presidência da República, com uma eventual abertura de um processo de averiguações ou uma coima de 1300 euros à pintora, por difamação do Chefe de Estado, que não só sugere que o mesmo é um palhaço, mas que até vai mamando aqui e ali (não quero ser má língua, mas esta última mamada terá algo a ver com o BPN?)

28 comentários:

  1. ainda bem que já joguei no euromilhões, porque, de manhãzinha, enviaram-me um email exactamente sobre este assunto.
    certeiro!
    já viste onde o palhaço tem a mãozinha? :P
    bjs e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebi por mail, mas fui confirmar se era mesmo de Paula Rego, mas parece que sim.
      Ele tem a mão num sítio onde devia ter algo que não tem: tomates.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. Eh, eh, eh ;)

      Mas que deliciosa escolha musical, rapaz!
      Obrigado.

      Eliminar
    3. Paulo
      esta música está aqui por falar em "palhaços" e daí ter a ver minimamente com a postagem em causa.
      Para além de de eu gostar muito da música dos anos 60 e os "Manfred Mann" eram, quando eu fui pela primeira vez a Inglaterra, nessa altura uma das bandas mais populares no país.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Santo Deus,

    Este país está pior que o nosso "Portugal dos pequeninos"...

    Cada vez menos, eu me revejo como cidadão deste pequeno(pequeno em tudo) rectângulo, chamado Portugal

    Pensava eu que vivia num país, onde a Democracia e a Sátira pudessem ser exprimidas de todas as maneiras...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma Francisco
      eu não digo que tenha havido algum procedimento judicial ou criminal contra Paula Rego.
      Mas devido a casos recentes, até poderia haver, nunca se sabe, neste "Portugal dos pequeninos", que muito bem referiste.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Eu penso que tem a ver com todos os grupos económicos, já que de resto para mamar, só se for em algo que nós sabemos! :P

    Enfim, mais um retrato da nossa sociedade. Tristes lembranças que deixamos para as gerações futuras...

    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      eu estava a gozar com a situação, claro.
      Ele mama em muita coisa...e há muito tempo.
      Parece que não quebra um prato, mas não dá ponto sem nó...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Não conhecia esta tela da Paula Rego.

    Fui pesquisar e pelo que li, foi apresentado na sua última exposição em Londres Jan/Mar.
    É um palhaço rico que se encontra-se com um pé no pedestal e a mamar no sei de uma velha decrépita mas enfeitada, que poderá representar a política ou a Nação. Muita coisa para além das aparências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      também não conhecia e cheguei a duvidar se não seria um aproveitamento a propósito desta questão do "palhaço" do Sousa Tavares, já que o dito cujo, tem mesmo as feições do senhor silva, de Belém.
      Como não acredito que a Paula Rego, tivesse pintado a tela no gozo, fica s estranha coincidência.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Para que o Cavaco poder chatear precisava ter olho e mente para ler nas entrelinhas, coisa que já parece ser capaz pelo menos desde os idos 90's.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catso
      mas ele tem as suas "fontes". Não te recordas do caso das escutas "fabricadas" pelo acessor Fernando Lima?
      E agora tem os seguranças (um bom emprego, hoje em dia) e os polícias...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Uma obra mesmo muito oportuna - e violenta, como são sempre os trabalhos de Paula Rego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      e algo premonitória, num certo sentido...
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Paulo Rego, brilhante como sempre.
    Eu concordarei com a punição (em coima) do 'palhaço' de Miguel Sousa Tavares. O telejornal não é o seu sofá, os telespetadores não são a sua família ou amigos, e a sua função de comentador não é aquela que ali foi expressa. É um convencido insuportável, na minha opinião.
    Não concordo, ainda que legítima, com a punição (em coima de 1500 euros, penso) do manifestante que mandou Cavaco ir trabalhar. Esta punição pareceu a de um ditador, sem tolerância ao calor do impropério. Totalmente desajustada, e sem compreensão com a saturação e dificuldade do povo, pobre, sempre pobre. Não nutro qualquer simpatia pela sua pessoa. Gosto, contudo, de o ouvir enquanto professor de economia. Penso que, como presidente da república, não nos representa. Representa a economia, a sua mestre. Mas alguém o escolheu. Agora comam e calem, até próximas eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      qual a diferença entre ser MST ou eu próprio a chamar "palhaço" ao senhor Silva?
      Ambos somos cidadâos deste país e somos constitucionalmente obrigados a respeitar uma instituição que se chama "Presidente da República".
      A única diferença é que MST, quer se goste ou não dele ( eu nem sempre gosto muito) é uma figura pública e eu e os milhares de cidadãos que já chamaram palhaço e outras coisas piores ao senhor silva não o somos, e portanto estamos algo "protegidos", de sanções por esse facto; até porque a ser aplicada a lei a tanta gente que infringiu esses deveres constitucionais, os serviços judiciais quase entupiam...
      O facto é que o senhor silva é o primeiro a desrespeitar a instituição que ele próprio incorpora, com atitudes de todo incongruentes, despropositadas e até anti democráticas ao tomar decisões variáveis em casos que deveriam ter um mesmo procedimento.
      Vejamos o exemplo das condecorações dadas no dia 10 de Junho, todos os anos: por norma, sempre que um primeiro ministro cessa funções e deixa de ser titular de cargos políticos, é condecorado. Quando Santana Lopes, que nem foi eleito, cessou funções por exoneração do então presidente Jorge Sampaio, e perante a vergonha que foi a sua passagem pelo governo, foi perguntado ao senhor silva porque o condecorava, e ele alegou esse princípio, essa norma. Então porque não procedeu da mesma forma com José Socrates, por muito mau que tenha sido o seu desempenho?
      O mesmo se aplica aos dirigentes sindicais: não critico a condecoração a João Proença, que cessou funções de líder da UGT, mas porque não foi condecorado na altura, Carvalho da Silva quando cessou idênticas funções na CGTP?
      Há ou não aqui dois pesos e duas medidas, numa atitude presidencial nitidamente antidemocrática.
      Quanto ao cidadão que o "insultou" em Elvas, quantos cidadão o fizeram também publicamente nos últimos tempos? Basta ver as tarjas das grandes manifestações já realizadas em que tudo lhe chamam; a detenção deste cidadão pela PSP é um excesso de zelo e uma excepção no comportamento publicamente expresso por tantos e tantos cidadãos que consideram o senhor silva um presidente indigno do cargo que ocupa e que jurou defender a Constituição e por variadas vezes o não tem feito.
      Claro que não foi ele que prendeu o cidadão e o mandou submeter a um juízo sumário. Mas, sabedor do facto, poderia ter dado a queixa como inexistente, mas não o fez - deixou prosseguir o processo.
      Cada vez mais, o senhor silva, a sua maria e os senhores que nos (des)governam, serão mais contestados e sofrerão mais agressões verbais; e assim vemos que qualquer acto público que tenha a presença desta gente é acompanhado por uma "multidão" de polícias e de agentes à paisana para lhes garantir a segurança. Porque somos um povo violento e mal educado?
      Não, porque estamos fartos de imbecis e das suas imbecilidades!
      Desclpa o testamento.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. Jã não sei ver bem. Serão boas mamadas ou cagadas em pé e na frente de todos...

    ResponderEliminar
  9. João, tudo o que tenha uma conotação satírica/artística não se pode chamar de "gozar" com alguém. É a veia artística a substituir as palavras podendo ser subtil ou mais explícito. São formas de ver para além, expondo o ridículo, o grotesco, a hipocrisia do mundo.. e esta pintora tem esse dom, muitas vezes tão incompreendida no seu país.

    ´
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      concordo contigo e tivemos por altura do 25 de Abril um caricaturista brilhante - Abel Manta.
      Mas neste caso penso que foi apenas uma extraordinária coincidência.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Eu já manifestei a minha posição em relação ao incidente com MST. Creio que o mesmo se excedeu e a abertura das investigações é mais do que justa. Também no referido texto expliquei o motivo pelo qual creio que nem todos os cidadãos que se dirigem ao Presidente da República nos mesmo termos são investigados: é difícil apurar, no calor das manifestações, quem diz o quê. Todavia, quando tal é possível, abrem-se os respectivos processos, como foi o caso desse cidadão.

    Quanto às condecorações: as mesmas são um acto livre do PR. Nenhum Presidente é obrigado a agraciar seja quem for. Pode haver um costume, mas nada mais do que isso. Cavaco condecorou quem achou por bem. Podemos discordar ou concordar, contudo, é um direito que lhe assiste.

    A segurança que o acompanha também faz algum sentido. Se os titulares dos órgãos que nos representam não tivessem segurança, seria o caos total, com ministros sovados, etc. Eu quero viver num país minimamente seguro. Podemos criticar, discordar, manifestar, mas nunca chegar ao ponto de atentar contra a integridade física das pessoas, sejam ou não políticos. E nem agredir verbalmente! Uma coisa é dizer: "Cavaco, rua!"; outra será: "Cavaco, seu 'este', seu 'aquele'". Não é tanto o que se diz, mas como se diz... :)

    Paula Rego tem a sua liberdade artística assegurada, aliás, é um direito constitucional. Pode retratar as suas 'mamadas' à vontade. :D

    abraço.

    ResponderEliminar
  11. Mark
    tudo o que dizes pode ter a sua razão, mas o facto mais relevante e que origina tudo o que aponto sobre o senhor silva é o facto de ele ser tudo menos o presidente de todos os portugueses; nunca o foi, desde o início, e não o é agora com maioria de razão, pois até aqueles que o escolheram, nasua grande parte o lamentam.
    E, estando tu num curso de direito, estranho um pouco não dares a tua opinião sobre alguns factos sucedidos durante este segundo mandato dele que violam a Constituição que jurou respeitar.
    Claro que as opiniões que emito sobre este indivíduo são pessoais e nomeadamente sobre as condecorações, sei perfeitamente que nada o obriga a condecorar quem ele detesta, mas exige-se duma figura como o PR, a quem, como tu dizes, se deve respeito, que seja equidistante políticamente e não vá apenas ao sabor dos seus ideais políticos no que diz respeito a actos políticos de âmbito geral, como este das condecorações.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Se essa moda pega temos que fechar os blogs. Enfim...Há coisas que não vale a pena comentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Mary
      se algo tem que ser fechado é a boca dos políticos que nos (des)governam.
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Pergunto-me, quem dá de mamar ao palhaço? Será a sua Maria (todos temos uma Maria). Parece-me que ouço dizer 'este quadro foi inspiração de NS de Fátima'. Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coelho
      sem querer, ou melhor, obrigados a isso, somos nós todos.
      Ainda aqueles que votaram nele, que se lixem; mas os outros, é preciso ter lata...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!