sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pastéis de Belém


Há anos que ali passava, e sempre prometia a mim mesmo, que um dia entraria.

Foi em Janeiro passado, quando o Déjan visitou Lisboa, que no dia dedicado à zona de Belém, num dia de semana e a uma hora sem confusões; sendo assim, após uma rápida passgem pelas diversas salas, não nos foi difícil escolher uma mesa num canto apropriado e fazer a encomenda de seis pastéis.

Há muito ouvia falar da sua fama. Já por várias vezes me aborrecera, quando ao volante ali encontrava confusões de trânsito. Mas entrado, nunca o havia feito, e saboreado, ainda menos.

Pois eu, que nem sequer sou muito guloso, sinceramente, achei aquele folhado estaladiço, com o doce de ovos lá dentro, bem polvilhado por canela, um autêntico manjar dos deuses. O Déjan apreciou-os tanto quanto eu, e a meia dúzia logo foi repetida sem custo algum. Ainda antes de sairmos, espreitámos a parte da casa, onde os pastéis são confeccionados, e eis-nos na rua, satisfeitos com a terceira meia dúzia, comprada ao balcão para saborear mais tarde, em casa. Simplesmente, nenhum pastel chegou a casa, nem eu voltei a comer em nenhum lado, um pastel de nata, pois não gosto de imitações.

24 comentários:

  1. Eu de vez em quando dou lá um saltinho...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho que começar a ir mais vezes, amigo Will.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ai ai, os pastéis de Belém são o calcanhar de Aquiles de qualquer dieta :s... já há tanto tempo que não vou lá... infelizmente só tenho tempo para lá dar um salto aos fins de semana e a verdade é que as filas até à porta assustam qualquer um... pois, mas agora deixaste-me com água na boca... será que ninguém se oferece para me trazer um aqui ao escritório? hehe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Incrível, desculpa meu amigo mas não acredito que nunca tenhas passado pelos Pastéis de Belém. Quando passo por ali é paragem obrigatória. Mas só como um ou dois, há que zelar pela linha.
    Já agora gostaria de comentar a música: Conheço a Sara Montiel por um ou dois filmes que vi e pelas menções nos filmes do Almodovar. A minha mãe dizia que ela tinha uma voz maravilhosa e pelos vistos é verdade, esta versão é belíssima.

    ResponderEliminar
  5. Pois, minha querida Anita
    Aquilo ao fim de semana é impossível, pois quando lá passo, de carro, parece uma feira.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  6. Passar, passei, vezes sem conte, mas entrar e provar, só em janeiro passado, infelizmente.
    Quanto a Sara Montiel, foi o meu grande ídolo da juventude, vi "La violetera" mais de uma dúzia de vezes, e chorava sempre, conhecia de cor todas as músicas dela, transformou-se num mito,não só em Espanha, mas também aqui em Portugal, no México, onde fez muitos filmes e em toda a América Latina. Chegou a fazer vários filmes em Hollywwod, com actores muito importantes; era linda de morrer, e a cantar fazia um gesto de lábios, que ficou cèlebre.
    No meu blog antigo dediquei-lhe algumas músicas numa rúbrica a que dei o nome de "As canções de Sarita".Ainda podes ver algumas no You Tube.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Eu não resisto e um nunca chega... pelo que evito la ir! Eheheheh

    ResponderEliminar
  8. Amigo Ilovemyshoes
    também acho que é um desperdício ir ali, procurar estacionamento, estar em filas, para se limitar a um pastel; tens que aumentar a dose,ehehehehe.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Os pastéis de Belém são uma tentação ;) Adoro! Fica prometida uma visita doce uma destas tardes em que esteja toda a gente na praia. Quem sabe não nos encontramos por lá, querido amigo Pinguim? ;)

    Beijoquitas, bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  10. Amiga Catwoman
    é uma boa sugestão, pois um pastel de Belém numa boa companhia ainda sabe melhor.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  11. que delicia! a anita tem razão: aquele manjar dos deuses estraga qualquer dieta, mas vale a pena o pecado cometido são mesmos bons:)

    gostava de te poder acompanhar numa dessas tardes semanais sem confusoes e com mt pastel para degustar. Isto se não te importares, claro...

    obrigada pelo doce :)
    beijokitas

    ResponderEliminar
  12. O atendimento deixa um pouco a desejar, é a minha opinião.

    Quanto aos pasteis...São realmente fabulosos!

    Um abraço e bom fim-de-semana amigo!

    ResponderEliminar
  13. São divinos João, a mim quem me iniciou nessa tentação foi o meu cunhado :)

    ResponderEliminar
  14. Pois não, querida Cris
    seria muito bom para mim, conhecer-vos e logo num sitio tão "apetitoso". É uma questão a combinar.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  15. Amigo João
    como fui lá num período calmo, não tive razão de queixa. Mas nos períodos "apertados" deve ser dificil gerir aquela gente toda.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Meu caro Heartvibes
    este teu comentário, leva-me a uma pergunta que há muito ando para fazer-te? Quando apareces aqui por baixo. Acho muito bem as idas à serra 8Tenho que ser covilhanense, não achas?), mas de resto, é sempre Porto, Porto...Porto, traz o "porto" e venham até cá...,num fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Bem... até fico um pouco envergonhada...Pelos vistos sou a única a não apreciar muito os pastéis de Belém. Como um quando o Rei faz anos e «mai nada» Nâo, não é por causa da elegância. É mesmo, não apreciar. Todas as semanas lá passo para ir à P..., mas é muito raro parar nos pastéis.

    Fora do contexto: Espero que estejas melhor. Cuida-te!

    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Minha querida Carla
    gostos não se discutem. Quase toda a gente adora queijo, eu, nem o cheiro, estás a ver?
    Vou andando melhor, obrigado.
    Que tal a sensação de férias, hein?
    Aproveita, bem precisas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Cara Jonice
    obrigado pela tua visita.
    Se vives no Brasil, será mais uma razão para visitar Lisboa; se estás por cá, não tens desculpa, ehehehehe.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá Pinguim,
    gostei de ver esta homenagem ao Senhor Pastel de Nata.
    Como trabalho perto, passo por lá regularmente. Esta maravilha da nossa gastronomia é realmente de comer e chorar por mais.

    ResponderEliminar
  21. Só não estou totalmente de acordo contigo, cara R.porter, porque eu não sou capaz de lhes chamar pastel de nata; sim, eu sei que são, mas depois de os comer ali, pastel de nata, passa a ser um termo para os que se comem noutros sítios; aqueles são PASTÉIS DE BELÉM!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. um dia destes havemos de falar em bolos. parece-me que deve ser uma paixão comum lol

    ResponderEliminar
  23. Olá, aamigo Eskimo
    aì nas minhas berças, há um doce que muito gosto, que são as "gargantas de freira"; já experimentaste?
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!