Conheço o André desde os seus 4/5 anos, era um puto porreiro que se entretinha quando criança com actividades bastante curiosas: gostava de fazer “coisas”…e coisas diferentes; era um miúdo calado, mas com opiniões e aprendi desde cedo a gostar muito dele.
O André cresceu e hoje é um jovem de 27 anos; quis a vida que os nossos contactos sejam mais raros, mas nunca deixou de ser o “puto” André, e quando há cerca de 4 anos ganhou um importante prémio internacional, e chegou a ser entrevistado na CNN, nunca o André perdeu aquele ar tímido que o caracteriza; esse prémio foi o corolário de inúmeros projectos que ia desenvolvendo na sua área preferida, o design, de preferência sobre automóveis e aviões.
Agora o André criou um blog, um bocadinho “empurrado” por mim – é o “Work in progress” e nele vai incorporar a vertente do design, mas também outras coisas da Vida e da sua vida; porque o conheço, sei que será um bom blog. Deixo aqui as referências ao troféu conquistado, sendo a foto a do prototipo vencedor “O português André C. foi o grande vencedor do 3º Concurso mundial de Design Peugeot, com o original projecto Moovie. Um feito assinalável, não só por ter sido alcançado por um jovem designer amador, de apenas 23 anos, como por demonstrar que em Portugal existe inspiração para criar projectos ousados e inovadores na área do design automóvel, que tão pouca expressão tem no mercado português.. Respondendo ao desafio "Desenhe o Peugeot com que sonha para o futuro próximo", André C. conseguiu destacar-se entre os 3800 projectos a concurso e terá agora como principal prémio a concepção de um protótipo à escala 1/1 do Moovie, o qual será apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, em Setembro próximo. Um cheque no valor de 6000 euros e a criação de uma miniatura do seu projecto à escala de 1/43 pela Norev são outras das recompensas que esperam este estudante de Design de Equipamento da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL).
O Moovie é uma pequena viatura de apenas dois lugares, que deve muito do seu design às inovadoras rodas de grandes dimensões, as quais, pela sua concepção oca, recebem também as próprias portas da viatura. Estas últimas abrem num movimento circular, deslocando-se para a frente. As rodas, aliadas a duas esferas orientáveis, são capazes de rodar em ângulos próximos dos 360º, o que, conjugado com a ampla superfície vidrada, facilita as manobras a bordo do Moovie em ambientes urbanos.
O projecto idealizado por André C. aponta para um veículo amigo do ambiente, utilizando energia eléctrica, mas a própria Peugeot admite que a adopção de um sistema de células de combustível miniaturizado também poderia ser uma opção para animar esta interessante proposta. Mas, mais do que a mecânica, foi a estética que permitiu ao Moovie arrebatar o galardão. Os responsáveis da marca francesa reconheceram que o projecto português foi o que suscitou mais entusiasmo no seu centro de design, destacando a qualidade do tratamento da superfície, a simplicidade e suavidade das formas e o design emotivo, que transmite a sensação de um habitáculo acolhedor e confortável. Importa ainda referir que o Moovie não foi o único projecto distinguido pela Peugeot, pois, pela primeira vez na história deste concurso, foi instituído um pódio. O segundo prémio foi atribuído ao projecto 607 Arabesque, criado por um designer industrial inglês de 37 anos, o qual assume as formas de um coupé de altas prestações. O terceiro classificado foi um jovem chinês de 21 anos, Zhonghuayi, que concebeu um veículo futurista animado por células de combustível, que se poderá classificar como uma pick- -up para o futuro.”
sábado, 9 de agosto de 2008
O blog de um amigo
Publicada por
João Roque
à(s)
00:43
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
blogosfera,
curiosidades,
fotos,
partilhas,
pessoal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
parabéns ao andré... já conhecia esta peça fantástica. habitualmente não valorizo muito prémios, mas este honra todos os outros
ResponderEliminarabraço
Rocket
ResponderEliminaresta peça está ao nível do André; ele é mesmo muito bom...
Abraço.
Parabéns ao André. Não o conhecia, nem a este projecto, mas parece-me tão inovador que só podemos ficar à espera de mais novas propostas de grande nível.
ResponderEliminarPaulo
ResponderEliminarSe começares a passar pelo blog dele, com certeza que outras surpresas por lá aparecerão.
Abraço.
Claro. Já lá fui e fiquei muito entusiasmado.
ResponderEliminarPaulo
ResponderEliminarainda bem; este post também tem esse fim, pois de início precisamos sempre de sentir que estão connosco.
Obrigado.
Mais uma prova que há muito talento por cá. Pena é que não haja oportunidades para estes jovens que muitas vezes são obrigados a ir lá para fora. é Assim que Portugal perde os seus grandes cérebros.
ResponderEliminarBoa sorte para o André e para o seu blog.
Um abraço.
Paulo
ResponderEliminarclaro que só quando, já no estrangeiro, se dá conta do trabalho feito por portugueses,é que começa a ladaínha de que temos gente de valor cá; é nestes casos, nos jovens que se destacam por prémios destes que o Estado deveria intervir, apoiando-os e dando-lhes hipóteses para se desenvolverem cada vez mais.
Abraço.
Fantástico! Anti-claustrofóbico, também :)
ResponderEliminarParabéns ao André.
Beijo pin
Isabel
ResponderEliminaré curioso que ainda não tinha visto o automóel sob esse ponto de vista, mas tens razão.
Beijito.
Gostei imenso :)... E ainda bem que o "empurraste" para a contrução de um blog...
ResponderEliminare viva a diversidade ;)
beijinhos e bom weekend...
Carpe diem
ResponderEliminarestou certo, porque o conheço bem, que será um bom blog, não só na especificidade do design, mas também das coisas da vida.
Bom fim de semana e beijoquitas.
Nunca imaginei que viria a "conhecer" o dono dessa maravilha! :-) O blog já está devidamente adicionado aos de minha leitura. E obrigado, seu João, pela dica!
ResponderEliminarEdu
ResponderEliminaré pena não conheceres realmente, pois assegurar-te que é uma excelente pessoa.
Abraço.
Uma prova que apoiar e incentivar os jovens resulta. Quantas mentes fantásticas não se terão perdido por falta de apoio, de incentivo, de alguém dizer que acredita neles.
ResponderEliminarNem todos têm espirito de lutadores natos. Por vezes um empurrãozinho faz tanto!
Abraço!
Sócrates
ResponderEliminare eu sou perito em "empurrõezitos"...eh eh eh
Abraço.
Porra! Bem, eu sabia que ias fazer um post sobre isto, não sabia que ia ser tão detalhado... :O
ResponderEliminarAté fico... Pronto, envergomnhado, obrigado a todos. :)
E temo-nos visto pouco realmente, mas isso resolve-se com um telefonema. :P
E nem que tivesse planeado isto saía tão bem, no dia em que metes isto no blog, eu meto uma notícia que para mim é bastante feliz. :)
E não me pintes tanto de ouro pá... Que fico logo a querer meter-me num buraco. xD
Abraço
André
ResponderEliminarfoi um bom pronúncio este post; só o facto de estares entre os seleccionados é uma grande vitória; vamos todos sonhar com uma "ganda" vitória em Janeiro.
E já estou com vontade de ver o projecto.
E não querias tu, que te gabasse???
Parabéns e um abraço.
Pois... Foi um bom pronúncio, realmente calhou logo no próprio dia, hehe.
ResponderEliminarQuando se fizer um jantar eu mostro, agora é preciso marcá-lo, que já sei que para tal acontecer, tem de se aspirar a casa toda e o caraças. xD
Abraço.
Afinal temos potencial... parabéns ao André.Imagino que te sintas orgulhoso.
ResponderEliminarbjocas
André
ResponderEliminarpara mostrar isso, pode ser com pó e tudo...
Jasmim
ResponderEliminarquem ele é, eu sei...
Claro que sinto.
Beijinhos.
Que nobre é uma manifestação de amizade, como a tua para com o André! E ficámos a conhecê-lo e a admirá-lo. Parabéns ao André, um abraço para ti:))
ResponderEliminarJustine
ResponderEliminaro conceito de amizade é muito importante para mim; só tem uma condição, que nem todos entendem: a reciprocidade; neste caso, do André, ela existe, claro...
Beijinho.
Caros Amigos
ResponderEliminarEstá também nas nossas mãos ajudar / convencer o André a estar presente em a Detroit.
Há muito trabalho a fazer.
Gostariam de dar algumas sugestões?
- conta bancária?
- jantar solidariedade?
- quem tem contactos?
- a que e quem ele se deve dirigir?
- etc, etc...
GRITOMUDO
Gritomudo
ResponderEliminarA tua solidariedade é imensa.
Podes estar certo que após estar mais do assunto do salão de Detroit, não ficarei indiferente a esta tua iniciativa.
Obrigado.
Foi pena a Renault não ter investido no fabrico e comercialização deste modelo. Seria um notável concorrente ao Smart da Mercedes.
ResponderEliminarLuís V.
ResponderEliminareu questiono-me sobre a real utilidade destes concursos, j´que os projectos apresentados nunca passam dos prototipos...
É um pouco, como os desfiles de moda e que depois nunca ninguém usa...
Apenas uma rectificação ao que dizes; neste caso é a Peugeot e não a Renault.
Abraço.
@Luís V:
ResponderEliminarComo o Piguim disse, estes concursos servem essencialmente para "vender" a marca, é uma óptima maneira também deles arranjarem umas quantas ideias originais ou não. Também são uma óptima prota para que quem ganha ou chega longe possa divulgar o seu nome e o seu trabalho, que eu com alguma sorte lá consegui chegar longe, onde sinceramente não me via, o objectivo era chegar aos 30 finalistas, depois fui mais longe, o que foi óptimo.
Em relação a eles produzirem estes modelos... Muito dificil, uma marca como a Peugeot tem agendas muito definidas, e fazer algo deste género implicaria refazer as agendas apertadas de lucro, por isso... Além que para produzir um automóvel destes temd e se ainda desenvolver as tecnologias alternativas como deve ser, o que por agora vai muito lento... Quem sabe no futuro não façam um carro de produção baseado no design pelo menos, e com o mesmo nome.
@Justine:
Obrigado pelos parabéns. :)
Embora eu seja muito introvertido e tenha crescido numa família que não tem muito hábito de mostrar afectos, ou quando os mostra é de forma envergonhada (fora a minha falecida avó que sempre foi muito afectuosa e extrovertida). O João Carlos, talvez por vir de uma realidade diferente não tem grande vergonha de mostrar a amizade que sempre teve e isso eu agradeço, ao longo do tempo acho que fui aprendendo isso com ele (e agora com vários amigos meus), sempre fui muito envergonhado e continuo a ser e por vezes nem agradecer sei que troco logo os pés pelas mãos. Sei que o conheço desde que era mesmo muito puto, e que só comecei a "absorver" quem ele era como pessoa a partir dos meus 17/18 anos, quando saí duma situação que me "drenava" a nível emocional.
Acho que basta dizer que para mim o João Carlos é mais família que muitos que o dizem ser... Apenas porque têm o mesmo apelido que eu.
Ah, ia-me esquecendo.
ResponderEliminarUm abraço.
André
ResponderEliminarpalavras para quê???
Abraço enorme para ti e foi lindo teres-te lembrado da tua Avó (ela sempre teve um enorme orgulho de ti...)
E muito orgulho tive eu dela, cada vez que me lembro de tudo o que fez, não só monetariamente mas também o apoio, é impossível esquecê-la, a ela e ao avô, que embora não tenha conhecido tão bem, percebo alguma das minhas raízes.
ResponderEliminarMuita pena tive eu quando isto da Peugeot aconteceu ela já cá não estar, mas sei bem que teria ficado muito orgulhosa. :)
Abraço
André.
És mesmo um puto porreiro, pá!!!
ResponderEliminarAbração.
Parabéns ao André. É muito giro o carro. Quem sabe um dia será possível guiar carros senão iguais, pelo menos parecidos com este.
ResponderEliminarSó não gostei foi de uma coisa, que não tem a ver com a estética do carro. É demasiado transparente...ia-me sentir um bocado desconfortável lá dentro.:-(
Rui
ResponderEliminarse quiseres saber algo sobre o "novo carro" do André, podes passar lá no blog dele "Work in progress".
Abração.