domingo, 31 de agosto de 2008

O primeiro de três


Já escrevi várias vezes sobre a blogosfera, o que motiva este fenómeno e as várias razões que estão subjacentes ao aparecimento de um blog.
Hoje permito-me explicar um pouco mais em detalhe o porquê do meu blog; ele apareceu de uma forma quase natural, embora algo impulsiva, como é característica minha, e é essencialmente muito pessoal, quer no que respeita a mim próprio, quer à forma como vejo o mundo. Isto já foi dito, mas nunca referi o que me levou a adoptar o nome "whynotnow"; sucede que, quando iniciei o blog (6 de Novembro de 2006), se tinha finalmente cimentado um relacionamento que tivera início uns largos meses antes, mas que, na realidade só se efectivou depois de um primeiro encontro, em Belgrado, em Setembro desse ano.
E se este nome do blog, só por si se justificava para o início de um blog, mais isso acontecia se esse mesmo nome era a minha total aceitação desse relacionamento, pondo de lado, sem reservas as dúvidas de um relacionamento difícil, devido às distâncias (problema que se mantém) e devido à diferença de idades (completamente ultrapassado).
Quantas vezes me questionei, mais do que o “porquê”, sobretudo o “agora”…
Mas rendi-me e fiz o que devia, quebrei todas as defesas e fui em frente.
Portanto o nome deste blog deve-se em grande parte ao Déjan, que com tudo o que me foi dando (e continua a dar), me fez ver que precisava, como sempre precisei, de uma janela aberta para dizer das minhas alegrias e tristezas, para comunicar, para encontrar amigos (sem eles, o mundo é uma monotonia) e para ser eu, na realidade.

Este é o primeiro de três posts sobre o meu blog; Why now??? You w’ll see! Faltam dois…

51 comentários:

  1. Numa noite de insónia é bem reconfortante ler o teu "post".
    Eu que pouco percebo desta coisa de "bloggar", também aqui venho progressivamente encontrando motivos de estímulo para não fazer fraca figura e para aos poucos ir soltando coisas de agora, do passado e do depois, que muitas vezes "não calha" dizer de outra forma.As razões pelas quais iniciaste o teu Blog são muito próximas das minhas... um dia conto.
    E quanto á tal diferença de idades, de facto não é motivo de mínima preocupação, vai por mim!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Isso da distância um dia destes resolve-se...digo eu, que gosto de dizer coisas, eheheheheheh

    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Nem mais e muito bem dito, acho que não se deve questionar diferença de idades se as mentalidades, personalidades e tudo mais resultam e ambos o aceitam.

    Regras pré-definidas e "carris" onde todos encaixam e ninguém se solta é para quem gosta de ser aceite por todos, mas raramente aceita quem é.

    Um bem haja e um abraço para ambos.

    André.

    ResponderEliminar
  4. Vagamundo
    é essa capacidade que vamos encontrando em nós, de nos soltarmos, sem que a isso sejamos obrigados, como que por um efeito de "contágio", uma das facetas que mais me agrada na blogosfera.
    Espero um dia saber essas razões, não por mera curiosidade, mas porque achas que é a altura de o expores; os "timings" nos blogs também têm a sua importância...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Keratina
    nunca tive tanta vontade de te dar um beijinho como agora, por esse teu gosto de dizer coisas assim...
    Um resto de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. André
    sempre suspeitei que tinhas uma capacidade de analisar as situações de ums forma muito própria e lúcida; é isso que demonstras com este teu comentário, bastante objectivo, mas onde a minha(nossa) situação se encaixa perfeitamente; se fosse o caso - que felizmente não o é - de estar numa encruzilhada de dúvidas, teria sido uma boa ajuda; assim é apenas mais um apoio amigo que registo com muito gosto.
    Abração.

    ResponderEliminar
  7. O nome de um blogue é como um nome de um filho, é uma decisão ponderada...
    Felicidades

    ResponderEliminar
  8. ola amigo pinguim...
    ...onde é que eu já "vi" isto???
    quando puderes passa pelo meu "ESPAÇO", hoje o post é dedicado a ti...
    um abraço*

    ResponderEliminar
  9. por acaso, nunca tínhamos falado do nome... mas, realmente, nem precisa de explicações porque a minha ideia ia mesmo no sentido da tua explicação. percebo a ideia do impulso (às vezes, também o sou), embora seja na imagem da tua relação com o Déjan que radica a essência, no fundo, de tudo: do blogue, mas sobretudo da vossa existência. as diferenças (seja de que tipo forem) nunca se me afiguraram como um obstáculo, já as distâncias, sim, sobretudo à vivência plena do quotidiano. a presença é fundamental e um quotidiano feito de ausência - mesmo com a voz em presente e o espírito em uníssono - contraria o princípio de que, como mamíferos, precisamos necessariamente do toque (e não só, claro). aliás, a ênfase no AGORA é sintomática.


    já agora, a fotografia fez-me lembrar um dístico altamente irónico do E. Pitta: "Temos que baste: a pátria à janela / e a vontade na cama." na verdade, nunca temos quanto baste e, muito menos, se isso se basear numa imagem hipócrita de viver diferentemente no espaço íntimo como é a casa e no espaço exterior... mas obviamente esse não é o vosso caso! finalmente, o amor é belo e fazes muito bem o expor de forma tão exemplar!
    vá, venham as outras duas entradas!

    grande abraço (para ti e para o Déjan, claro - ainda por cima esqueço-me sempre dele)

    ResponderEliminar
  10. É lindo admitires que, no fundo, este blog sonhado a um é um blog que evidencia o amor de dois. Apesar de ter um narrador omnipresente, paira sempre a omnisciência de uma felicidade mútua. :)

    ResponderEliminar
  11. Moe wondeful chako pako!
    The name of this blog can be interpreted on many ways but I want to suggest you one more reason to hold your name: Why not change your attitude about your own life.
    I am and will always be with you to support you!
    Volim te!

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito de ler na primeira voz o porque do nome do teu blog. Nada de surpreendente, ate previsivel diria eu.
    Quanto aos dois pontos da tua relacao, compreendo as tuas preocupacoes. Vivo ha mais de tres anos uma relacao a distancia. Foi no dia em soube que teria de deixar Madrid que disse "why not now?"
    E ca seguimos a tentar unir os trapos, que nao quero estar assim longe mais tres anos.
    Agora falta o outro "Why not now"...
    Abraco

    ResponderEliminar
  13. Violeta
    é verdade que nenhum nome é dado a um blog sem uma razão especial, e quantas vezes nem é preciso andar vários dias no nome porque ele nos aparece como o mais de acordo com o que desejamos.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  14. x_bear
    amigo, afinal o mundo é pequeno e nunca pensei que estivesses a viver uma situação idêntica e há tanto tempo; nem imaginas o que isso me conforta, desculpa se te pareço cínico, mas apenas me refiro a que sei a quem posso recorrer quando as saudades são insuportáveis...
    Claro que podes contar comigo para o mesmo efeito.
    Abraço grande e ampliado até o "outro lado"...

    ResponderEliminar
  15. Paulo
    pois eu, que falo tanto de mim (às vezes penso que demasiado), ainda não tinha explicado a essêcia do nome e estou certo que a maioria das pessoas o julgava apenas implicito ao facto do aparecimento do blog em si...
    Mas, na realidade o que mais me "impulsionou" para o nome foi uma profunda reflexão da minha questão sentimental, na altura (pareço incongruente, mas não o estou a ser).
    É evidente que por muito interessante e compensador que fosse um "acompanhamento" virtual como foi essa longa aprendizagem desde o final do ano de 2005 e Setembro de 2006, eu só poderia quebrar todas as defesas e entregar-me totalmente ao Déjan após um conhecimento real; quando regressei de Belgrado, o "Why not" tinha mudado para o afirmativo sem reservas e como bem dizes, o AGORA ganhou premência.
    É difícil, Paulo, e tu sabe-lo muito bem, pois tu e o Catatau me têm tantas vezes servido de apoio em momentos de dolorosa ansiedade; não o posso esquecer e há coisas que não têm paga.
    Mas amar e ser amado por uma pessoa como o Déjan, compensa tudo, mesmo esses momentos...
    Isto é com disse uma primeira parte, bastante pessoal de uma trilogia sobre o meu blog; a segunda que será a próxima, será mais objectiva e terei que ter algum cuidado com as palavras para não dizer algo que vou tentar calar, mas tenho sempre medo dos tais impulsos.
    A terceira será uma pequena suspresa...
    Abraços fortes e muito amigos para vocês dois.

    ResponderEliminar
  16. Comovente declaração de amor, ilustrada por uma foto espantosa de beleza e significado.
    Um abraço:))

    ResponderEliminar
  17. amigo pinguim... o apoio é mútuo ok???
    um abraço*

    ResponderEliminar
  18. João Manuel
    como já disse no comentário anterior serás tu, com o Paulo os meus socorristas de primeira instância, em momentos de angústia e isso desde já me leva ao post seguinte, mas tudo a seu tempo...
    Tens toda a razão ao afirmar que eu, embora único narradoir do blog estou sempre "acompanhado" (apenas uma vez dei ao Déjan a primazia de ser o autor de um post); e embora haja certos assuntos que lhe seja difícl compreender sempre o blog tem rstado presente nas nossas conversas; o facto de comentar pouco fica a dever-se ao facto de não falar a nossa língua e também a um certo acanhamento; mas já vai "conhecendo" algumas visitas aqui do blog, pois não lê só os textos, mas também os comentários; e tu, claro, és um deles até porque depois de um conhecimento real, essas coisas ficam mais fáceis.
    Abraços para ti e para o J. que são também um exemplo vivo de como o amor pode ser bonito, sem ser obcessivo.

    ResponderEliminar
  19. My love
    you are now finnishing your holliday time at Zadar and it was realy very hard for me, now, after had been there with you one year ago, hear you told me where have you been this day, the beach you visit another one, and even when by webcam i can see the places of your home, i remember always those wonderful days at Zadar; may be we can met again at the wonderful dalmatian coast next year.
    You are right with your suggestion about another reason, at the moment for this name"whynotnow"...
    I know how much worried you are last time about me, my sadness, my pessimis, my lonelyness and how much you need a smile from me, but you knows i cant show you a mask only to please you, i cant do it, my face is the mirror of my soul and realy since your last time here, in Lisboa, at my home, has been realy very, very hard to be so far from you;I know I have good friends here, I have a wonderful Duarte making company to me here at home, but... i need your arm, my love. I miss you each day more and more. Its intersting that the big cat is my best company; is always at same place with me, and sometimes he caresses me and I "speack" with him so much...and I remember the words of OUR song and realy my love "You raises me up".
    "See you tonight" as always... and see you realy in 48 days at Malpensa airport, in Milan!
    I love you, for ever!!!

    ResponderEliminar
  20. Amor, felicidade? Why not now?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Músico
    estás a surpreender-me e positivamente, claro, cada vez mais; é tão bom, dentro de um conhecimento recente ir descobrindo coisas belas de outras pessoas como foi o caso sobre a música e agora ver que há afinidades grandes entre nós; é assim que nasce e se desenvove uma boa Amizade. Obrigado.
    Abraço forte para ti e não só...

    ResponderEliminar
  22. A última vez que vi a pessoa que mais amei neste mundo, foi num aeroporto, em Barcelona depois de uma jornada Ibérica bem atribulada e bem cansativa...atravessou o oceano atlantico para me vir conhecer, pessoalmente...coisa que jamais esquecerei.
    Mas sabes o que mais custa? é o raio da despedida, e a fase que vem após o percebermos que estamos tão longe...eu aguentaria...ele achou loucura a mais...não continuamos algo que tinha sido tão...perfeito. Hoje ainda tenho a necessidade de chorar e de deprimir porque ele desistiu quase por completo, e tenho que me aguentar com uma força só minha e com a esperança que um dia e se depender de mim eu o volte a encontrar e possa dizer-lhe nos olhos que não desisti e que estou ali como prometi um dia deitado numa tarde de chuva nos seus braços.
    Por isso Pinguim, este Post e a tua história dão-me forças e embora hj´`a tarde esteja deslavado em lágrimas porque estou numa fase "não"...é muito bom ver posts assim como o teu. Talvez seja possivel.

    ResponderEliminar
  23. Justine
    eu estou tudo menos apaixonado, já passou essa fase ao mesmo tempo tão boa e tão má; mas estou terrivelmente enamorado que é um sentimento muito mais forte e duradouro do que a mais ou menos efémera paixão. E como tenho o coração ao pé da boca e não tenho, felizmente problemas com o ser que sou, dou por vezes azo a esses sentimentos, por aqui.
    Quanto à foto, concordo que além de bela, se coaduna bem com o texto.
    Beijinhos e um obrigado pela forma como tens acompanhado este meu blog.

    ResponderEliminar
  24. X-bear
    já li o teu post e daqui a pouco vou lá comentá-lo; mas acho que mais que uma simples troca de comentários, gostaria de trocar impressões contigo, pois acho que temos vivências bastante comuns e da minha parte uma boa vontade de as partilhar contigo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Paulo
    quanto a isso, devo acrecentar, neste momento: and forever!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  27. Sol de Avalon
    um enorme obrigado pelo teu belo e triste depoimento; sei que nestas circunstâncias, a noosa vontade de ir em frente, por vezes é insuficiente, pois há duas pessoas, duas formas de sentir e duas formas de pensar e pesar o bom e o mau de um relacionamento assim; conheço muitos amigos, alguns deles habituais frequentadores deste blog que já me afirmaram que para eles seria absolutamente impossível um tal tipo de relacionamento e eu aceito isso bem; já é difícil o teu caso, quando um se dispõe a esse sacrifício e o outro não o ousa fazer...imagino o teu sofrimento, pois não consegues apagar de ti essa pessoa.
    Conta comigo, e embora não tenhas blog, tens o meu e-mail à disposição para desabafares quando quiseres...
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  28. A(s) história(s) da criação do meu blog dava(m) pano(s) para mangas! Um dia conto(-te)! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Acho que se a relação funciona, não é nem a distancia nem muito mais a idade que vai abana-la... Mas sei o que queres dizer com isso da idade, todos os dias somos bombardeados com aquilo da "crise de meia idade" e de como os homens mais velhos só querem "aproveitar-se" dos jovens... Enfim eu e a minha cara metade temos 10 anos de diferença, e pronto tudo bem, com o meu ar juvenil (haha) e com o ar carancudo dele mais que muitas vezes passamos por paí e filho (o que o irrita profundamente e a mim dá-me um sorriso de troça brincalhona). Mas a idade ou a "aparente" diferença de idade nunca foi um problema.

    Se as pessoas gostam umas das outras, merecem ser felizes juntas, independente das raças, étnias, cores, idades, tamanhos, sexos, orientação sexual, fetishes, distâncias e feitios!!!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  30. Amigos :

    ESTE HOMEM É LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ( estou cheia de saudades :) beijos para ti e para o teu amor )

    Duxa

    ResponderEliminar
  31. Swear (parece que já não tenho o exclusivo deste tratamento afectuoso, eh eh eh...)
    Quanto à idade, poderás dizer algo, embora 10 anos não seja nada...mas quanto à distância, aí nem podes imaginar, caro amigo, como é custoso...
    Mas é como tu dizes com o teu habitual optimismo: se há amor verdadeiro e de ambas as partes, tudo é vencido!!!
    Felicidades para vocês dois.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  32. Duxa
    és uma exageradoooooooooooonnnnnnaaaaaaa!!
    A não ser que te estejas a referir ao Déjan, e aí, concordo inteiramente contigo.
    Também eu tenho muitas saudades tuas e vamos mandar-te um postal de Milão, pois o Déjan ficou a gostar muito de ti; eu também, mas só um bocadinho...(olha o meu nariz a crescer).
    Beijinhos, muitos, e um abraço ao J.

    ResponderEliminar
  33. Astor
    para já, guardei...
    Abraço e parabéns pelo novo blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Exageradoooooooooooooooooona eu??

    ÉS LINDO!!
    Pronto claro o Déjan é mais melhor bom mas isso não interessa nada :)

    Olha eu tb vou pra Milão em Novembro mas tu vais antes não é ?

    Temos que falar nisso pra me dares umas dicas :)

    Beijinhos exageradoooooos

    Duxa

    ResponderEliminar
  35. Duxa
    eu ligo-te esta semana,
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  36. O nome é excelente: now is always the best time to begin!

    ResponderEliminar
  37. Will
    e tu podes bem afirmá-lo...
    Abraço(s).

    ResponderEliminar
  38. Mas dá-me a impressão que tu foste sempre um "whynotnow" durante toda a tua vida!... ;)

    ResponderEliminar
  39. Feliz de você quando resolveu baixar a guarda e amar, "apesar de...". Um amor nunca nunca nunca será motivo de arrependimento - se o for, não era amor. Portanto, put a smile on that face que a saudade a gente mata sempre que dá. Beijo!

    ResponderEliminar
  40. E que pobre seria a blogosfera sem ele!

    Aquele abraço!~
    UM ENORME BEM HAJA!!!

    ResponderEliminar
  41. João Nanuel
    tenho que concordar que me conheces melhor do que eu julgava...
    Um beijo em cada face, pois tenho a certeza que o J. não leva a mal.

    ResponderEliminar
  42. Edu
    suspeito que o Déjan esteve a falar contigo, a propósito do "put a smile in your face", hein?
    Eu bem queria andar sempre assim, acredita, principalmente por ele, mas às vezes "vou-me abaixo"...acontece a todos, verdade?
    Abraços para ti e para o "Bichinho"!

    ResponderEliminar
  43. Kokas
    recordas-te quando demos o primeiro abraço no jantar do teu aniversário e me recebeste como um príncipe? Disseste-me então, e não o esqueço, que eu era das poucas pessoas que ainda te faziam acreditar que o a´mor poderia realmente existir.
    Imaginas a minha felicidade quando li nos teus últimos posts que o "now" chegou agora para ti, como há tempos chegou para o Will, e para o Tongzhi...
    É preciso acreditar, estar disponível e sermos nós próprios; o resto vem quando o "now" achar a pessoa certa.
    Desejo-te que sejas muito feliz, acredita.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  44. Caro "Pinguim"
    That's amore...
    Percebe-se isso claramente neste belo espaço, que transformas diariamente numa casa aberta aos amigos, em quem confias o que te vai na alma.
    Vir aqui faz-me sentir em casa.
    Creio contudo que apesar de na base deste blog estar um "Amore", no seu conteudo, na forma de ser e estar que apresenta, está algo que vem da essência própria do seu autor: A autenticidade, a inteligência e a generosidade.
    É bom haver blogs assim... Mas sobretudo é bom haver pessoas assim...
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  45. Com senso
    é verdade que não consigo transmitir no que digo ou faço, algo que não seja verdadeiramente eu; costumo dizer que sou um livro aberto e quem quer...lê; pode não gostar, pois há gostos para tudo, mas ninguém se sente enganado (e quem se sente é porque não soube ler...).
    Sobre o amor está tudo dito, encontrei a pessoa da minha vida!
    E é bom ter amigos, sabes? e ter-te neles incluído!!!
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  46. Gosto muito de saber o significado dos nomes. Estou 1/3 esclarecido!
    Tudo de bom.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  47. Sócrates
    sobre o nome do blog, lamento, mas estás 100% esclarecido.
    Sobre o blog, tens razão, mas não ponhas muitas expectativas, é algo banal...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  48. Sei que já tiveste um blog antes deste.
    Não sei o que te levou a terminá-lo, mas se o Amor foi a causa deste teu 'whynotnow' então ele nasceu pela melhor das razões!

    Um grande abraço a vocês e continua com boas 'postas'.:-D

    rui:alexandre

    ResponderEliminar
  49. Rui
    este sempre foi o meu primeiro e único blog; simplesmente, por uma deficiência informática, a primeira parte do blog, desde o seu início (6 de Novembro de 2006) até Julho de 2007, foi apagada.Recomecei o blog exactamente com a mesma forma e nome em 7 de Julho de 2007; entretanto os conhecimentos informáticos do amigo Lampejo, permitiram que eu recuperasse a quase totalidade do blog.
    Assim, e nalguns casos de posts que estavam interessantes e não perderam a actualidade estou a repôr parte desse desaparecido blog, numa rúbrica a que genéricamente chamei "Passado e Presente".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!