sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Passado e presente: 7 - O Lago dos Cisnes

A Dança é uma Arte maior, da qual se pode ser mais ou menos fiel seguidor.
Há inúmeras e variadíssimas formas de se manifestar este conceito que nos proporciona uma simbiose de movimento e melodia, e que se podem apresentar, desde o folclore, alma da música popular das variadas regiões, passando pelas mais normalizadas versões de conhecidos tipos de música (tango, valsa, salsa, rock, etc...), até às mais sofisticadas interpretações do chamado ballet, o qual, só por si, nos oferece variadas concepções, que tanto podem ser clássicas, como modernas.
É neste conceito de ballet clássico, que se inclui o famoso "Lago dos cisnes", coreografando de várias formas a maravilhosa partitura de Tchaikovsky.
Na sua versão mais normalizada, é considerada uma obra que se tem prestado a excelentes interpretações de famosas bailarinas em todo o mundo, de onde ao acaso me recordo por as ter presenciado, as de Margot Fonteyn e da portuguesa Isabel Santa Rosa.
No entanto, o coreógrafo britânico Mathew Bourne, na sua muito pessoal versão de obras famosas, que passa pelo "Quebranozes" e por "Eduardo mãos de tesoura", entre outras, maravilha-nos com uma ousada versão do "Lago dos cisnes", em que as esbeltas aves não são as habituais e graciosas bailarinas a que estamos acostumados, mas sim jovens e bem constituídos homens, com um figurino muito adequado à ave em questão, e que nos maravilham com a sua agilidade misturada com muita arte de bem dançar. Na versão original, da qual existe um filme, com saída já em DVD, o papel principal era magistralmente dançado por Adam Cooper, embora nas actuais digressões da companhia pelas diferentes salas de todo o mundo, o elenco, todo de excelente qualidade é diferente.
É claro que anseio vir a poder ver aqui no nosso país esta companhia, em alguma das suas coreografias (uma das mais recentes é "Mary Poppins" ), mas com a inclusão deste inolvidável clássico do bailado.

Uma das minhas recentes "Opções Culturais" e no que diz respeito à dança foi a versão que Mathew Bourne nos deu do “Lago dos Cisnes”; a propósito disso, repesquei este texto publicado no meu blog em 14 de Novembro de 2006, e como o tempo não pára, posso dizer que a mais recente obra deste coreógrafo é “O Retrato de Dorian Gray”; a inclusão do vídeo também não fazia parte do post de então, apenas documentado com uma pequena foto.


Matthew Bourne - Le Lac Des Cygnes

34 comentários:

  1. Já vi um bailado do Lago dos Cisnes que adorei.
    Pela beleza da dança, pela música, pela delicadeza e também pela harmonia em palco.
    Já vi excertos da versão anafada de que falas (a ver se vejo a totalidade no youtube).
    Adoro que partilhes estas coisas "comigo".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Keratina
    Eu tenho o vídeo completo num dvd; se quiseres posso emprestrar-te.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que não sou grande fã de dança.
    Tipo, até vejo, acho bonito, mas só, rs...
    Bjão

    ResponderEliminar
  4. Confissõesaesmo
    se todos gostássemos sempre das mesmas coisas, acabava a vida por ser monótona, verdade?
    Abração.

    ResponderEliminar
  5. Pois que quero que me emprestes, sim senhor...
    a ver se combinamos aí uma almoçarada ou jantarada de copos qualquer para me dares isso, eheheheheh

    (eu e os comes e os bebes, e os cunbíbios, lol)

    ResponderEliminar
  6. Keratina
    o que eu tenho gravado é ainda em VHS, que gravei directamente da televisão.
    Agora, para ter o DVD, comecei a sacar o bailado e dentro de pouco tempo tenho-o disponível, e quando fizer a cópia para mim, faço outra logo para ti, e em vez de ficar emprestado, é dado, valeu?
    Quanto aos encontros, já sabes que estou sempre disponível.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. não sendo grande apreciador de bailado clássico tenho, contudo, uma válida percepção da qualidade das coisas. isto parece-me magnífico...

    mas devo notar que a partir do momento é que se consegue esta excelência numa coreografia ela passa também a uma versão normalizada, ou o termo perde o sentido.

    abração

    ResponderEliminar
  8. Rocket
    perfeitamente de acordo contigo, em ambas as observações.
    Abração.

    ResponderEliminar
  9. A dança é um dos perfumes do corpo.
    Embora goste de bailado clássico, eu é mais flamenco. Sapateado, castanholas, "meneo" e muito "salero". Pélo-me por um bom espectáculo de "tablao". Sempre que alguém passa por cá, lá tou eu a bater palminhas e "taconear" na plateia, rsrsrsrs. Que queres? Uns ficam assim, eh eh eh eh...

    (O Cortez - que já estou careca de ver - vai estar no Sábado à noite na praia de Matosinhos. Se não estiver uma enchente, estou lá de olhos fechados).

    ResponderEliminar
  10. João Manuel
    Como digo no texto, escrito já há tanto tempo, a dança é muitíssimo variada, embora por vezes se tenha a convicção que apenas há que distinguir entre a dança moderna e a clássica; estas serão, quando muito as versões mais elitistas da dança e aquelas que colhem menos "apoiantes", o flamenco podemos incluílo nas chamadas danças regionais ou folclóricas, mas com uma identidade muito vincada, pois marca quase mais um povo que uma região.
    Claro que gosto e acho o Joaquin Cortez fabuloso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Há espectáculos que merecem ser vistos e nunca esquecidos! Este, de certo, é um deles! :)

    Beijinhos

    Ps: já estou com outro espírito, e prometo-te que deixarei estes ''medos'' de parte. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  12. Martinha
    ainda bem que "isso" está melhor por esses lados.
    E podes estar certa que este é um espectáculo imperdível.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Blueminerva
    viste apenas um pequeno extracto, e neste caso, quase clássico; mas a totalidade do bailado é assombrosa com cenas que nunca se imaginiriam num bailado com este nome. A cena do grande baile e a cena do teatro, servem de exemplos em como a modernidade se integra perfeitamente aqui, e na imortal música de Tchaikovsky.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Aí está uma coisa que desconhecia, essa versão do "Lago dos cisnes". Obrigada pela informação
    Abraço de bom fim de semana:))

    (desvanecida com a tua opinião, que prezo!)

    ResponderEliminar
  15. Justine
    a partilha é fundamental na blogosfera; espero que um dia possas ver a obra completa (já passou no canal 2).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Interessante encontrar aqui referência a esta bailado. Tenho o DVD (portanto tb posso emprestar a quem quiser) e é de facto um espectáculo de uma grande beleza e representa uma opção estética que faz alguma diferença.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Luís
    ainda bem que conheces a obra; acabo de a ter já em DVD e vou fazer uma cópia para a Keratina, na qual vou juntar o "Quebra-nozes" que está quase a sair.
    è pena não conseguir "obter" os outros.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Um magnífico "Pas de deux" mas em versão masculina.
    :)
    Este bailado deve ser belíssimo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Vi o Lago dos cisnes, o tradicional, há muitos anos.MAs olha que este está... Lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Paulo
    se é. É mesmo imperdível.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Violeta
    podes encontrar mais vídeos, magníficos, deste bailado no "You Tube".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Obrigado pelo aviso. Ja esta corrigido.
    Quanto ao bailado, sem duvida a por na lista dos grandes eventos a assistir.
    Abraco.

    ResponderEliminar
  23. Músico
    lá vou ver o teu post e não esqueças mesmo de ver, pois esto certo que gostarás muito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. o vídeo é excelente, mas infelizmente, pouco mais poderei dizer sobre ele que de dança não percebo nada e não conheço o suficiente...


    abraço

    ResponderEliminar
  25. Paulinho
    é uma área em que se pode muito bem ser auto-didacta; eu não tenho a mínima aptidão para qualquer tipo de dança, mas é raro a dança que me deixa indiferente; e quando, como é o caso, a nossa sensibilidade entra em jogo, gosto mesmo muito.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. Caro Pinguim, tive a sorte de ver este bailado do MB ao vivo, em Londres (helás, sem o Adam Cooper), e foi uma experiência inolvidável. Também já vi do MB outro espectáculo, The Car Man, uma espécie de aliteração coreográfica da Carmen, no Coliseu de Lisboa; e vi ainda uma versão do My Fair Lady com coreografias dele.
    Gosto muito dele, não só pelo trabalho, que é magnífico, mas também por conseguir fazer espectáculos para o grande público sem nunca deixar de fora a expressão da (sua) homossexualidade.
    Como decerto estás farto de saber, no filme Billy Elliot as cenas finais são desta versão do Lago dos Cisnes, e quem as dança no filme é o Adam Cooper.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  27. Miguel
    és um felizardo, apesar de não teres apanhado o Adam Cooper, que é um assombro de bailarino e de homem; como terá sido possível ter-me escapado o "The Car Man" aqui em Lisboa?
    Eu apanas tenho mais a gravação do "Quebranozes" e não consigo sacar as outras, e tanto que gostava de ver o "Eduardo mãos de tesoura"...
    O último trabalho dele, muito recente é o "Retrato de Dorian Gray".
    Claro que "vi" o Adam Cooper no "BillY Elliott"...agora gostava de ver o musical!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Vi esta versão há alguns anos, na RTP2, e também gostei muito. No início senti estranheza pelo facto de os cisnes serem homens e parecia-me que qualquer coisa não estava ali bem, do ponto de vista estético. Mas quando o príncipe Siegfried dança com "este" cisne, tudo começa a fazer sentido.

    ResponderEliminar
  29. Paulo
    Tudo faz sentido nesta versão maravilhosa de Mathew Bourne. E "este" cisne...bem...ficamos por aqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. adorei teu blog!pois assim pude pesquisar sobre este ballet que é maravilhoso! e conhecer outras obras de MB.Procurarei por DVDs outros aqui em minha cidade!grato pelas informações!!!
    GERSON/ SÃO PAULO/BRASIL

    ResponderEliminar
  31. Caro Gerson
    não imaginas o quanto fiquei satisfeito por ler este comentário; um blog, na minha maneira de ver, serve para exprimir nossos gostos e opiniões, mas só será realmente válido se conseguir fazer passar para alguém algodo que exprimimos, isto é a verdadeira partilha; sinto que foi isso que aconteceu contigo em relação à magnífica obra de Mathew Bourne,
    Volta sempre, amigo; será sempre um prazer receber um comentário teu.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Que lindo!

    o preconceito é terrível!

    ResponderEliminar
  33. É mesmo tão belo o vídeo (e todo o bailado), como terrível é o preconceito, Cândida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!