domingo, 30 de agosto de 2009

Berlim pela Primavera


Costumo encontrar-me com o Déjan três vezes por ano, durante 15 dias de cada vez; é mês e meio no conjunto de 12 meses e só nós dois sabemos como isso nos custa e dói…

Mas, por ora, não pode ser de outra forma; tirando duas excepções; Londres e Milão, os nossos encontros ou são aqui em Portugal ou na Sérvia (uma vez estivemos na casa do seu Pai, em Zadar, na Croácia).

E tudo isto porque nos é impossível pagar alojamento noutras cidades que muito gostaríamos de visitar, a começar por irmos a Paris; Londres e Milão foram possíveis, porque aí temos amigos que nos receberam amavelmente em suas casas e agora para visitar outras cidades, temos que encontrar quem nos acolha…

Pois hoje, estou muito feliz, pois o meu amigo Fernando que há muitos anos vive em Berlim, mas é um homem que não pára quieto devido à sua vida profissional, me confirmou que podemos ficar no seu apartamento naquele que será o nosso primeiro encontro de 2010, possivelmente lá para Março, altura do meu aniversário. Ele não estará lá, pois irá passar o primeiro semestre em Espanha (presidência espanhola da EU), mas o apartamento estará por nossa conta!!!!

Assim, quando me despedir no Outono do Déjan, em Belgrado, será com um “Auf wiedersen” até Berlim!

50 comentários:

  1. Óptima notícia, Pinguim.
    Abraço
    (P.S. Boa escolha musical: "Lili Marlene")

    ResponderEliminar
  2. É sim, caro Ovelha
    estou imensamente feliz por poder mostrar Berlim ao Déjan, e por rever a cidade, que visitei pela primeira vez logo após a queda do muro e outra vez há cerca de 8 anos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Só pelo título do post se antevia algo bom.
    Fico feliz por saber da boa nova que contas.
    Porreiro pá!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Miguel
    estás a ver um apartamento no centro de Berlim só para nós?
    E Berlim está uma cidade fantástica, com uma vida e um desenvolvimento surpreendentes; já é a segunda maior cidade europeia depois de Londres...
    Vai ser fantástico.
    Mas primeiro temos Belgrado em Novembro, hummmmm!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Fico mesmo muito feliz por ti! Adorova conhecer Berlim um dia!
    Eu e o Arthur estamos em águas de bacalhau, não sei se volta cá em Dezembro ao certo e a minha viagem ao EUA no ano que vem está compremetida por um casamento de alguém que me é muito querido! Tenho a cabeça desfeita e principalmente porque são 4:20 da manhã e como os bebés estou a evitar o fecho de olhos! Que vida esta!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Félix
    estas coisas têm que ter várias etapas; estou a referir-me aos encontros com amores que vivem separados.
    Ambos sabemos como custa e ambos ansiamos pela brevidade do reencontro. Mas, há como em tudo, um planeamento prévio, pois as certezas implicam custos e não se pode fazer como nos encontros de pessoas que não estão longe, tipo " não dá agora , fica para o mês que vem", pois há bilhetes a comprar com a devida antecedência e a integração das datas disponíveis na vida de cada um.
    Sendo assim, e tendo a minha ida a Belgrado completamente definida, com bilhetes comprados e com as datas certas em relação à minha vida profissional (part-time), urgia ter uma base que nos permita delinear quando estivermos juntos planear com maior minúcia o reencontro seguinte, já que isso minora em muito a tristeza da separação.
    E temos agora o principal: uma disponibilidade total de um local para a data que quisermos, o que no caso de um local "neutro" (casa de outra pessoa), se torna difícil, pois trata-se de conjugar também o seu tempo. E isso está ultrapassado.Berlim estava nos nossos planos, como está Paris e Amsterdão; resta conseguir hospitalidade, mas isso agora, temos muito tempo.
    Quanto a ti e ao Arthur, só Têm que contar convosco próprios; já sabes da disponibilidade da tua família para o receber e a possibilidade da vinda dele em Dezembro é uma oportunidade a não perder; quanto ao Verão, nada é impossível; basta conciliar datas, das vossas férias em relação à data do previsível casamento.
    Acho que o teu pessimismo de hoje se deve mais ao adiantado da hora e ao facto de teres regressado de um agradável convívio nocturno.
    Abraço grande e amigo.
    (mas que discurso)...

    ResponderEliminar
  7. Mas que bom, uma óptima noticia! Ainda falta tanto tempo, vocês estão unidos por algo de muito bom e têm muita força e respeito mutuo porque aguentar uma relação deste género não é nada fácil. Gostava que fosse assim aqui em casa...enfim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Amigo Pinguim

    Fico muito feliz com a notícia e com a vossa alegria... e também com algum pedacinho de inveja, pois Berlim anda na minha agenda há tempo demais e a vontade de a visitar é muita, pois, pelo que me têm dito é uma cidade fantástica.
    Uma excelente noticia acompanhada pelo interpretação inesquecível da Marlene Dietrich da Lili Marlene.
    A Alemanha é um país fantástico, que tem sabido renascer das cinzas tantas e tantas vezes.
    Um abraço amigo e muito feliz por ti, caro amigo!

    ResponderEliminar
  9. André
    o segredo de uma relação, seja ela qual for, é simples e chama-se respeito! Mas para uma relação tão difícil como a nossa é preciso algo mais e aí estão o amor verdadeiro e equilibrado, a cumplicidade, o "convívio diário" e a paciência!
    E depois vêm estes pedacinhos de felicidade que avidamente saboreamos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Violeta
    claro que sim, que venha 2010 e muitas mais "Berlins", mas primeiro que tudo que passe rápido este mês e meio, para que em Belgrado, possamos comemorar abraçados a futura ida a Berlim.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Com senso
    eu admiro muito a Alemanha pelo que tu referes, pois conseguir renascer das cinzas de duas guerras mundiais não é fácil e chegar à posição da principal economia da Europa ainda mais difícil.
    Mas, não gosto muito da mentalidade do alemão comum, confesso, e não sei explicar porquê, talvez devido à minha demasiada "latinidade", não sei...
    Conheço grande parte da Alemanha e há cidades de que não gostei, como Hamburgo; mas outras houve que adorei, como Munster, Colónia (que já perdi a conta as vezes que visitei), e a maravilhosa Dresden.
    Berlim é um caso à parte...
    Visitei-a na primeira vez ainda o muro lá estava, quase todo intacto, mas já partido, e achei curioso percorrer parte da zona oriental da cidade ainda completamente cheia da vida e dos símbolos do passado recente: a monumentalidade dos edifícios emersa na desconfortável planificação urbana do estilo soviético, mas com pormenores irresístiveis de estilo de vida que desconhecia até então.
    Quando regressei, mais de uma dezena de anos depois, fiquei assombrado com o que vi: em zonas onde anos atrás estava o muro e nada mais havia agora uma das mais arrojadas urbanizações do mundo e a vida social e política estava a deslocar-se para a maravilhosa avenida que começa na porta de Brandeburgo; toda uma cidade a renascer e a pulsar vida e cultura!
    Num estilo bem diferente da grandiosidade de Londres, da inigualável beleza encantatória de Paris, Berlim faz com estas duas cidades o grande triângulo das metrópoles europeias (claro que não esqueço Roma, Madrid e também Moscovo,a única que não conheço, mas essas não têm o carisma das três citadas).
    Se me perguntares qual a mais bela cidade da Europa, não será Berlim ou outra grande capital, mas a resposta estará entre Amsterdão, Florença, Estocolmo, Praga e...Lisboa, sem ser minimamente parcial.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  12. Tenho uma enorme vontade de conhecer Berlim, se calhar também vou lá para o ano! E Março é o mês do meu aniversário:))
    Que todos os teus planos bons se concretizem, Pinguim!

    ResponderEliminar
  13. Deve ser extremamente difícil gerir as saudades numa relação assim... para mim, uma semana já me parecia imenso,:) ainda bem que vais tendo essas oportunidades... que bom poderem antecipar com antecência o próximo encontro mesmo a meses de distância... E Berlim deve ser extremamente interessante! Mas desconfio que o mais importante é poderem desfrutar desse tempo juntos e a sós...:))Um beijo grande para ti

    ResponderEliminar
  14. Por acaso Berlim é uma cidade que adoraria conhecer.
    Faço votos para que o teu plano se concretize. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  15. Justine
    seria bem giro, encontrarmos-nos por lá...
    És de Março, mas suponho que serás Peixe, ou estarei enganado?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Eva
    é não só difícil, como cada vez mais difícil, contra o que poderia ser lógico, pela habituação: mas vamos alimentando essas saudades com contactos diários, e várias vezes ao dia...
    E depois há aquelas duas semanas de sonho de tempos a tempos...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Maldonado
    qualquer pessoa de bom gosto e bem informada terá essa vontade; e estou certo que um dia que o faças, não te irás arrepender.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Viva J. depois de muita coisa que me aconteceu (algo bom e algo muito mau) e de muito trambolhão já estou em Portugal, mas ouvi dizer que já se preparam os foguetes em Berlim!!!! Não vai ficar pedra sobre pedra ;-)
    Boa estada, e espero que até lá tudo se propicie de forma aprazível, como creio que acontecerá, conhecendo-vos aos dois.
    Abraço grande

    ResponderEliminar
  19. Pinguim, fico feliz por ambos, pois me encanta o relacionamento que você transparece aqui, no teu blog, de 'respeito'. Sempre achei que essa é a palavra-chave para a felicidade. De resto, não conheço Belgrado e tampouco Berlim e, assim como muitos de seus amigos, desejo muito conhecê-las. Tenho uma amiga que me presenteou com um quadro feito a partir de uma foto de uma rua em Berlim. Esse quadro o tenho na minha sala porque significa um caminho a seguir: é uma rua arborizada da qual não se vê o fim. Uma espécie de túnel para os sonhos que podem se concretizar em realidade. Que venha, pois, novembro, rapidamente, e depois, março. Felicidades para ambos!

    ResponderEliminar
  20. Primavera, passarinhos, florzinhas, coisa e tal...
    Vai ser uma nova "lua de mel"!!!
    Boaaaaaa!!!!!!!

    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  21. passo, corro os olhos... mas hoje, por hoje,vem a necessidade de falar...

    falar de amores que atravessam tempo
    e espaço, vencem e sobrevivem
    à dor da ausência, ou da saudade, da
    vontade
    do abraço... das vontades e vontades...
    às vezes simples vontades, como
    provar de um gosto de uma fruta,
    ou de um sorvete... das vontades
    que passam, outras que não
    passam...
    resistem... naquele espaço, naquele
    tempo...
    na eterna esperança de que um dia,
    quem sabe,
    um dia... haja o encontro...

    falar de amores que não implicam
    em sexo, ou em beijos de boca
    e língua...
    em mãos que se tocam,
    e escorregam... e de corpos que
    escorrem...

    falar de amores sobre amores
    que nada cobram,
    nada lamentam,
    nada do nada se faz
    e quase,
    sempre,
    ainda, se realizam...

    falar de amores...
    sobre
    tais amores que preenchem
    lacunas,
    invadem a vida e fazem...

    nos fazem




    ...


    invadindo seu blog, falando demais,
    pedindo desculpas... e saindo pela
    tangente... meu lugar preferido.

    ResponderEliminar
  22. Olá Manel
    tenho estranhado muito a tua ausência e fico preocupado com o que possa ter acontecido.
    Quanto a Berlim, sim vai ser uma festa, com certeza.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  23. Olá Redneck
    tu serás o exemplo mais concreto do que será uma amizade virtual; é-me imensamente gratificante ler o teu blog e os teus comentários; sinto uma bastante grande afinidade de pontos de vista entre nós e isso agrada-me sobremaneira.
    Quem sabe um dia não daremos um abraço real?
    Por ora aqui vai um virtual, mas bem apertadinho.

    ResponderEliminar
  24. Tong
    vai ser de certeza, como são todos os nossos reencontros; aliás será essa uma feceta positiva (das únicas) de um relacionamento à distância.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Tetê
    mais que agradecer a tua amável visita quero dizer que fiquei encantado com as tuas palavras; não costumo pedir isto, mas aqui tem mesmo que ser: volta mais vezes, por favor!!!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Assim sim. Que maravilha! Com todos estes planos o tempo vai passar a voar. Vais ver Pinguim, que daqui a nada já estás em Berlim com o Dejan. Comigo pelo menos acontece, quando os planos já estão definidos o tempo quase passa sem que eu dê por ele. Mesmo sem te conhecer estou muito feliz por ti. Deve ser tramado estar-se tão longe fisicamente daquele que se ama. Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Olá Papoila
    infelizmente, a mim, os dias de espera parecem-me não ter fim...
    Mas há, pelo menos, algo a que nos agarramos, coisas certas e não aquele insuportável "até um dia destes, num sítio a combinar"...
    Vamos para já na contagem decrescente para a ida a Belgrado - faltam 74 dias, mas já falaram mais de 120...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. E que magnifica escolha, porque Berlim é uma cidade magnífica... e a escolha musical para acompanhar foi tambem, sem duvida muito boa.
    Aproveitem bem todos os bocadinhos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  29. Ricardo
    e se calhar o Duarte e o Rich fazem-nos companhia; nunca se sabe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Muito bem, epá depois tira uma fotos aos comboios de lá por nós eheheh. E boa escolha de música.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Podes contar com isso, Ricardo, pois conto a ir a Potsdam e se for lá será de combóio.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Eita, mas que beleza! Belgrado, Berlim... tá em ordem alfabética, então a próxima é... Brasil?? :-) Se vier, temos um quarto vago em casa pra vocês ficarem à vontade!

    ResponderEliminar
  33. Thank to Fernando we almost 99% know where will we have our next meeting!
    In 2 and a half months we will be able to chat about the beautiful town Berlin...
    Can`t wait to see you here again!
    I ADORE YOU CHAKO PAKO!

    ResponderEliminar
  34. Olá Edu
    que agradável saber isso, mas primeiro temos a Europa; se me sair o Euromilhóes prometo que iremos visitá-los muito em breve.
    Claro que quando quiserem vir a Lisboa, há um quarto para vocês, aqui também.
    Abração.

    ResponderEliminar
  35. My wonderful Chako Pako
    me too, i am always seeing if the days can pass quicker, because i miss you so much..............
    We will make many plans for our visit to this charming town, my love.
    I want kiss you!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  36. Que maravilha de comentário! Fiquei muito feliz em receber tantas palavras de elogio. Agradeço imensamente sua consideração. A Alemanha no verão é um lugar lindo, cheio de vida, com pessoas maravilhosas, muito verde, muita cerveja.... É tudo de bom. Tenha uma excelente viagem!
    Obrigada pelo comentário delicioso.
    Claudia Liechavicius

    ResponderEliminar
  37. Boa! Vais ver que estes "entretantos" vão passar num instante e não tarda estão nos braços um do outro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Olá Cláudis
    fiz depois uma outra entrada, com as fotos do seu post e chamando a atenção dos meus amigos para a excelência do seu blog, o que é uma verdade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Caro X
    claro que vão passando, mas demora o seu tempo: entretanto, vamos sonhando...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  40. adoro Berlim. Vocês vão adorar tenhoa a certeza. Posso ir também? ;)

    ResponderEliminar
  41. Popelina
    deve haver mais quartos; o apartamento estará por nossa conta, eheheh...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  42. Que inveja, Joãozinho. Berlim é uma cidade f-a-b-u-l-o-s-a.
    Não estava nada à espera do que ia encontrar, a reunificação foi um benção a todos os títulos.
    Tenho que lá voltar, mas desta vez por mais tempo.

    Só posso dizer que a seguir a Paris, é a cidade que mais me encanta. Gosto sempre de tudo, encontro sempre motivos para gostar, mas Berlim ultrapassou as minhas expectativas.

    Bjinhos, e que sejas lá tão feliz como eu me senti. Claro que eu já não estou em lua-de-mel, mas tudo está bem quando corre bem.

    ResponderEliminar
  43. Mar_maria
    eu sei como Berlim é uma maravilha, pois espaçadamente será a terceira vez que a irei visitar; e que maravilha poder mostrá-la ao Déjan...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. AAhh!! Supper!! Sehr geil!! Du bist zufrieden...und das ist alles :-)

    Que é como quem diz, que bom, estás muito feliz, e isso é tudo:-)
    É o alemão possível ehehe

    Boas notícias:-)

    (ando desaparecido mas é a vida que não deixa aparecer mais:-) )

    aquele abraçãooooo

    ResponderEliminar
  45. sempre o amor encontra os seus caminhos.
    abraço

    ResponderEliminar
  46. Ima
    quem é amigo nunca anda desaparecido, podes ter a certeza.
    E claro que estou muito feliz.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  47. Miguel
    vai encontrando...vai encontrando!
    Abração.

    ResponderEliminar
  48. Eu costumo dizer que Paris é uma cidade feminina, Berlim masculina e Londres andrógina.
    Percebo que haja quem não goste de Berlim, muito por motivos arquitectónicos, pela mistura do antigo com o moderno... eu gosto e gostei imenso dos dias que lá passei. Jamais esquecerei as palavras que escrevi no muro e que espero ainda lá estejam.
    Penso que gostarás também da cidade. É uma cidade onde a história está muito presente e onde a tua história com o teu amor terá continuidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  49. Caro Graduated
    é tão bom ver-te de regresso...
    Tens toda a razão nos "géneros" das três cidades: nunca tinha ouvido isso, mas estou completamente de acordo; eu conheço Berlim, e gostei muito das duas vezes que a visitei; pode não ser tão apelativa turísticamente como Paris ou Londres, mas tem uma personalidade muito própria e é como dizes uma mistura muito bem conseguida entre o monumental e o moderno.
    Vou ter o prazer de a mostrar ao Déjan e claro que a História é demasiado marcante em Berlim, para não ser lembrada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!