sábado, 6 de fevereiro de 2010

A crise da blogosfera

Há tempos que estou para fazer uma entrada sobre este assunto.

Agora chegou mesmo a vez.

Quando, quase no final de 2006 iniciei o meu blog, não percebia nada de blogs, e muito pouco de informática, e foi depois de bastantes tentativas que pus o blog a funcionar, bastante rudimentar, mas sabia o que queria com ele: fazer uma ponte entre o meu sentir, as minhas ideias e gostos e assim como um diário público, abrir-me ao mundo.

De início, fui bebendo ideias aqui e ali, algumas a saudosos blogs que há muito acabaram; depois comecei a andar mais desenvolto, a aperfeiçoar novas potencialidades e a criar as primeiras amizades virtuais. No real apenas conhecia um amigo que tinha um blog de periocidade muito variável e que ainda hoje existe. Foi com uns comentários que fui fazendo e que ganharam alguma reciprocidade que “conheci” meia dúzia de pessoas possuidoras de blogs e passado uns meses aventurei-me numa ideia: sugeri um jantar de bloguistas, e dessa forma nos conhecessemos; claro que o meu universo de blogs era muito limitado, mas mesmo assim lá nos reunimos 9 ou 10 pessoas no Bar “Agito” no Bairro Alto, numa noite inesquecível: lá conheci entre outros, amigos que ficaram para sempre: o Zé, o Sérgio, o Luís, o Zé Júlio e o seu apêndice, numa jantarada muito agradável.

A partir daí, foi sempre a “andar”; por ser comunicativo, por gostar de conhecer pessoas, alarguei bastante o número de blogs que visitava, sempre com reciprocidade e comecei a conhecer muita gente e nalguns casos a ganhar mesmo amizade, que perdurou até hoje e perdurará. A ponto de um ano depois, e já com a colaboração do Paulo e do Zé (Felizes Juntos), se organizar um segundo jantar que foi um sucesso: no “Caruso” encontrámo-nos mais de 30 pessoas, algumas vindas de fora expressamente; aí conheci finalmente o João Manuel (Catatau).

O Miguel (Minha Luz) em boa hora decidiu, nesse Verão juntar também , nas Caldas um grupo de pessoas para um belíssimo pic-nic, que constituíu um êxito, com uma tarde de domingo muito bem passada.

Estava-se no auge dos blogs, com assiduidade bastante frequente e com os blogs, com raríssimas excepções a manterem-se. Daí, não ter sido difícil, accionar novo jantar, sempre lá para Abril, agora na Amadora, no restaurante “Guilho”, onde juntámos ainda mais gente que no ano ano anterior; desta vez, foi um jantar volante e assim os contactos foram mais fáceis e a presença feminina aumentou consideravelmente. Entretanto tinha perdido a blogosfera um elemento excepcional, que curiosamente nunca teve um blog próprio, nem precisava, pois tinha os blogs dos seus muitos amigos – faleceu o nosso Catatau. No Verão passado, também com êxito crescente houve um segundo picnic nas Caldas.

Mas, mais ou menos coincidindo com o final das férias de Verão começou a notar-se na Blogosfera, e não estou a particularizar o meu caso (melhor, os blogs que fui conhecendo) um fecho de vários blogs, uns anunciados, outros “abandonados”, sem postagens há meses e outros que desapareceram mesmo, sem se saber nada deles: ao mesmo tempo, muitos dos que continuam activos diminuiram radicalmente a sua frequência de postagens, outros vão dizendo qualquer coisa, mas não comentam nada de ninguém, enfim, é a crise da blogosfera!

Há uma razão de peso e que foi o aparecimento das redes sociais, principalmente o Facebook, que “roubou” muita gente à blogosfera; eu também estou no Facebook e acho que é uma rede importante de contactos e de divulgação de assuntos (o Twitter não tanto), mas, e isto é uma opinião pessoal, não substitui um blog. Onde estão os magníficos textos de alguns blogs que ainda existem , mas que se limitam a “assinar o ponto” ? Em pequenos apontamentos no Facebook? Não, de forma alguma!!!!

Claro que vão aparecendo novos blogs, há sempre uma renovação em tudo, e principalmente de gente mais nova, alguns deles com ideias novas, bastante abertos e inovadores; mas faltam os “clássicos”…

E apareceu recentemente outro fenómeno, que são os blogs de “partidarização” política, quase sempre de múltiplos autores, que têm evidente interesse, mas que entraram naquela “panelinha” de se espicaçarem uns aos outros com citações uns dos outros: há entradas com 4 ou 5 citações, pelo que os seus autores passam a vida a espiar-se mutuamente.

Enfim, espero que a blogosfera não morra de vez: eu vou continuar por aqui e sempre com o mesmo entusiasmo; e é com esse entusiasmo que desde já avanço a minha disposição de realizar o quarto jantar de bloguistas – já que não aparecem virtualmente, vamos encontrar-nos na realidade, para ao menos matar saudades. Irei falar com o Zé e com o Paulo e daremos notícias.

104 comentários:

  1. Fico a aguardar.

    A vida dá muitas voltas e quando não é a falta de tempo é a falta de assunto ou a indisponibilidade mental que impedem a antiga assiduidade.

    Mas estamos cá.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá João!
    O Facebook de facto retirou muitos da blogosfera, a mim inclusivamente. No meu caso concreto, é uma plataforma que me oferece mecanismos de "marketing" como nenhuma outra até agora. Neste aspecto considero o Facebook uma ferramenta fantástica. De resto concordo contigo- em termos de conteúdos e mesmo visualmente fica muito aquém de um blogue.
    Estou em crer,contudo, que os blogues hão-de voltar a 'bombar' e muito provavelmente tornar-se-ão na sua maioria muito mais interessantes, não te parece?
    Um beijo grande. Saudades.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Paulo
    eu sei que além da razão que apontei (redes sociais), há mil e uma razões e até as compreendo: a vida está mais difícil e stressante que nunca!
    Mas foi um desabafo que me fez bem; sabes, eu sou daqueles que de vez em quando tenho que "deitar para fora" e quem me conhece não me vai levar a mal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana
    que fique bem claro que eu não sou contra o Facebook; e sei que há casos, como o teu, que é como bem dizes um avanço enorme para a tua actividade.
    Ainda bem que concordas todavia comigo que tirou muita gente à blogosfera e que nos assuntos focados fica aquém...
    Também tenho saudades tuas, mas desde já disponibiliza a noite do dia 11 de Março, para uma jantarada no "Adão". Combinado?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Eu inverti essa tendência!

    Depois do "abandono"... regressei. Porquê? Porque aqui posso ser eu. E dizer aquilo que me apetece, junto de pessoas que já me entendem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Sou muito nova nessa geringonça virtual para poder julgar seu "esvaziamento". Você, com certeza, pode falar com mais propriedade.
    Cá do meu canto, porém, não gosto de facebook. Até entrei, mas raramente vou lá. Twitter, acho muito fraco e restrito.
    Resta-me, então, apenas a frustração de não poder comparecer a esse encontro...
    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  7. Olá Astor
    esta postagem está-me a ser muito gratificante e permite-me focar bastantes assuntos que não apareceram no texto, o que aliás é recorrente em muitas minhas postagens que apenas ficam completas após os comentários; daí a importância que dou aos comentários que nada tem a ver com a sua quantidade.
    E aqui foco duas ou três coisas, sendo a primeira, muito positiva. a da tua inversão da regra que enunciei no texto e que acabo de verificar no teu blog.
    O teu blog é ou era um dos muito poucos blogs privados que eu seguia, o que para já era uma honra, mas que tinha um inconveniente: não era aceite no Google Reader, pelo que regendo-me eu quase a 100% pelo GR para saber da existência de novos posts, e como estou sempre atrasado, nunca tenho tempo de chegar aos "outros blogs diários" onde está o teu, aqui na minha coluna da esquerda. Daí a minha pouca frequência do teu blog, que peço me desculpes. Hoje, acabo por fazer nova tentativa e o GR pede-me um feed para aceitar o teu blog e com isso parece estares finalmente lá; vamos ver se funciona no futuro.
    Outra coisa que não falei no texto é que houve pequenos encontros com outros bloguistas que aconteceram durante festas de aniversário (o teu caso), aniversários de blogs e alguns jantares particulares. Muita gente assim fui conhecendo.
    Espero que este renascer do teu blog seja um bom exemplo para outros.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Gentil carioca
    tu fazes parte doutra realidade e esta muito positiva, a meu ver, nos últimos tempos, aqui na blogo, pelo menos aqui no meu blog.
    Ele internacionalizou-se, por ora e naturalmente apenas em relação ao Brasil, mas tenho a grande satisfação de ter neste momento conexão com cerca de uma dúzia ou mais de blogs brasileiros o que não só me deixa feliz, como alarga e enriquece este espaço.
    Claro que o Oceano é vasto e não permite tão facilmente a passagem do virtual ao real, mas pelo menos há alguma promessa que isso aconteça; se eu fosse ao Brasil, numa visita ao Rio e a S.Paulo, decerto conheceria toda a gente e isso me encantaria. Mas devido a contingências sentimentais, absolutamente prioritárias, não vejo essa possibilidade, senão a longo prazo.
    Mas aqui vos espero a todos de braços bem abertos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá João

    Eu próprio sou um desses casos de postagens só "ao sabor da pena"... e não estou em nenhuma das redes sociais da moda, porque assim o decidi conscientemente fazer. Acredito que há muita gente que infelizmente vai passando por sucessivos períodos depressivos, e sem produzir realmente algumas ideias novas nos seus blogues. Eu que fui um tão fervoroso anti-blog no inicio, acabei por me render, e ter um espaço onde vou publicando as minhas divagações, os meus comentários, etc... e depois temos a correria do dia-a-dia que nem sempre nos deixa comentar os assuntos de que percebemos, ou simplesmente deixar um grito a dizer "Estou vivo e estou aqui". Por isso, se avançarem para o jantar dos blogues e como até nem andamos muito longe uns dos outros... pois diz alguma coisa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Realmente, concordo plenamente contigo...e realmente as redes sociais roubaram muita coisa dos blogs, tempo, assunto, disposição...confesso que eu mesmo há pouco tempo pensei duas vezes em encerrar o Bolachinhas, porque o que me levou a cria-lo em 2006 desapareceu, que na altura era ma ânsia de desabafar, de escrever...na altura era poeta.E também porque há um desrespeito enorme pelas opiniões alheias, e isso tira-me do sério.
    Hoje, sinto-me devastadoramente engolido por uma vida que não pára, mas que não tem nada de relevante, acabaram-se as grandiosas inconstâncias emocionais...mas ao mesmo tempo a vida, a minha, não acabou, e por isso lá anda o Bolachinhas a passo de caracol...não o encerro porque está lá um pedaço importante de vida, muita coisa mesmo.
    Mas aparte, acredito que a crise de blogs é uma fase, e se calhar está na altura da blogger.com se actualizar e mudar algumas coisas para conseguir ser mais interactiva, e poder concorrer com as novas redes sociais.

    Quanto ao jantar, penso que este ano sim, não haverá entraves, dependerá da data mas, não haverá problemas penso:-) mas pensa lá com amor e carinho no fim de semana de 30 de Abril ;-) se for preciso levo o Mika connosco eheheheheh

    abração

    ResponderEliminar
  11. Olá. Também criei o meu blog no ultimo dia de 2006 e desde ai já devo ter terminado e recomeçado umas duas vezes.(A última pausa durou um ano!) A verdade é que a vida vai nos dando muitas responsabilidades e quando encontramos um tempinho para nos sentarmos frente ao pc para escrever, o cansaço não deixa. É o que acontece tb comigo. Nunca fui a nenhum jantar ou picnic, mas tenho conhecimento dessas "reuniões", acho-as muito saudaveis! Pena eu morar em Vila Do Conde. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Realmente isto anda péssimo! Eu tenho pouquíssimo tempo para vir a estes lados, nas épocas de testes e isso tudo.. Mas assumo que assim que tenho tempo o primeiro sítio onde vou agora é ao facebook. O blog deixou de ser a minha primeira opção. Ainda assim continuo a postar com alguma regularidade.. Mas comentar nem tanto. Tenho que parar de ser umas desnaturada, hehe. Eu, e toda a gente.. Porque seria uma pena enorme se a blogosfera se "apagasse" ainda mais..

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Como sabes, o meu blogue tem apenas 7 meses, e os motivos que me levaram a começá-lo foram provavelmente muito diferentes dos teus, mas tenho vindo a encontrar muitos espaços interessantes na blogosfera. Se calhar, perdi muitos bons desses clássicos que falas. É uma pena. Há várias razões para as pessoas tomarem a decisão de descontinuar um blogue, que tem muitas vezes a ver com as razões que o motivaram, muitas vezes, nem muito bem entendidas pelo próprio, deixarem de ser as mesmas, ou já não ser gratificante, um período pessoal de maior desalento ou simplesmente menor disponibilidade de tempo. As razões são inúmeras. É por isso João, que com essa tua atitude de partilha e de quereres que este espaço seja também de amizade virtual ou real, que estou certa que por aqui continuarás a nos deliciar, com a tua envolvente capacidade de contar as tuas histórias pessoais, as tuas reflexões e opiniões, ou as tuas escolhas artísticas e outras, nos próximos tempos! (espero!!) :)Beijinhos e bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  14. Meu querido João (a amizade grande permite-me dizer-to sinceramente e assim), este é um dos mais interessantes "posts" que li nos últimos tempos por toda a "blogosfera". Que tem estado muito desinteressante, de facto, e cada vez mais esvaziada de conteúdos e de sentido de intervenção, de debate, de consolidação de ideias e de ideais. Os blogues são uma ferramenta social que serve para desbravar caminho, são pequenos diários que construímos quando nos apetece e onde nos apetece, que podemos visitar da mesma forma, e partilhar. São espaços onde podemos juntar vozes (como a tua, como campeão dos comentários) e reivindicar, aplaudir ou censurar o que excepcionalmente nos parecer que deve merecer a nossa exclamação. Os comentários são quase mais importantes do que os "posts" ("eu devia ter dito isto, mas ainda vou a tempo de o colocar numa resposta quando alguem comentar"), pois é através deles que as ideias se confrontam e desenvolvem. A Ana [A] disse acima, e com razão, que o Facebook é hoje uma ferramenta profissional preciosa. Sem dúvida, mas acredito que não substitui os blogues, este espaço aberto e bem mais elaborado de intervenção. Quanto aos jantares, conta comigo no do Porto (o Gonçalo também aparecerá, se os compromissos profissionais não o impedirem), mas não tão seguramente no que estará para depois, quase à certa em Lisboa (o dos blogues). Um último apontamento para elogiar a tua referência ao nosso querido e saudoso Catatau, que de facto não tinha nenhum blogue mas antes uma alma muito grande e sábia que o fazia estar connosco a todo o momento, com conhecimento, inteligência e enorme sensibilidade. Abraço,

    ResponderEliminar
  15. Aguardar para ver o que se desenvolve aqui... Eu de certa forma acho que entrei aqui já na última fase da "Blogsfera"... sinto que nestes 24 meses cada vez mais desaparecem blogueiros que muito tinham o que contar... e política? vistes que fui insultado de "austríaco de direita" porque citei o (como o comentário anonimo disse) "imperialista" Noel Coward? Eu deixei o comentário lá por achá-lo tao absurdo que nao tenho palavras para descrever o que senti... bem, uma coisa é certa: coheci aqui MUITAS pessoas de garnde nível (intelectual e humano) como voce, querido amigo!!!! Por estes poucos (porém importantíssimos) motivos é que continuo aqui! Um lindo dia para ti!
    Ricardo

    ResponderEliminar
  16. Eu, um dos desaparecidos em combate, dou-te toda a razão:
    Facebook killed the Blogger star!
    Mas um dia eu volto ao meu blog (não me perguntem quando!), até porque o FB é demasiado público para certos "desabafos".
    Mas, apesar da minha ausência enquanto "escrevinhador bloguista", a minha assiduidade enquanto ávido leitor, vai persistindo.
    Um grande abraço

    P.S. - Recentemente descobri o tumblr, que é um compromisso entre o blog e o FB. Gosto bastante. Podem ver-me por lá a postar com maior frequência do que no blog.

    ResponderEliminar
  17. 1. Confesso que tenho andado arredado da blogo (mea culpa!), mas é devido a factos da vida pessoal alheios à minha vontade, que nada têm a ver com modas ou vícios das redes sociais (p.ex. Farmville ou Mafia wars). Logo que passe a turbulência, hei-de voltar rapidamente e em força à postagem.

    2. Tocaste numa questão sensível que é a da partidarização da blogo nacional.
    Noto que cada vez mais os blogs estão divididos em orientações ideológicas adversas que se digladiam constantemente.
    Até eu já estou a ser atingido por esse conflito, pois para os blogueiros de direita, sou considerado comunista (como se isso fosse algo mau!), o que não é verdade. Sou de esquerda, mas da moderada.

    ResponderEliminar
  18. Ai João, facebook, twitter, que sei eu. Mal dou conta da minha vida quanto mais do resto.
    A virtualidade não é para mim e os meios informáticos só para o indispensável, pois quanto ao resto, tenho o tempo mais que preenchido.
    Mas tens razão quanto à decadência que se vai notando neste mundo da blogosfera.
    Se alguma vez iniciasse uma tentativa de blog (ou algo semelhante) seria sobre o assunto que realmente me leva o tempo todo, o mundo das coisas velhas ou antigas e da sua classificação e posterior recuperação.
    Fora isso, ser-me-ia muito difícil publicar o que quer que fosse da minha vida (sou demasiado tímido e pouco comunicativo).
    Mas, como sabes, gosto muito do teu blog que, com altos e baixos, vou acompanhando sempre que posso, tanto mais que te sei uma pessoa de uma honestidade a toda a prova e com uma sensibilidade que me é muito cara!
    Aliás, doutra forma já teria abandonado este teu espaço há muito tempo, porquanto não sou dado a controvérsias que não levam a sítio algum, nem a investimentos em pessoas que não me interessam, e custa-me falar mal de quem quer que seja (é verdade que tenho os meus ódios de estimação, mas referem-se a pessoas com quem não tenho que lidar pessoalmente, nem de próximo tão pouco, por isso é algo que não me afecta directamente ... )
    Acredito que a minha tranquilidade ou o que quer que de bom possa espalhar à minha volta só poderá surgir quando esteja equilibrado e com a cabeça o mais pura que me seja possível, sem rancor nem más vontades (nem sempre o consigo, é verdade, mas é uma procura que me norteia as acções!).
    Parabéns e seremos nós os privilegiados por te ler!
    Grande abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  19. Meu lindo, querido amigo João! :-) Você está muito correto nas suas relexões. Acredito que um blog pareça exigir mais compromisso que um facebook ou twitter, por isso a migração. Mais fácil pra mim, que faço um "meu diário" com bastante orgulho e só volta e meia me aventuro a algo um pouco mais elaborado (ou não) - posto (quase) todo dia (útil) desde 01-01-2003! :-) Espero que o encontro reúna muitos amigos daí e, como a carioca, um dia possamos fazê-lo através do Atlântico porque a recíproca é muito verdadeira: amo meus amigos-blogueiros portugueses!! Beijões!

    ResponderEliminar
  20. Olá Pinguim
    Este é um assunto interessante e também já escrevi sobre isto no meu blogue há uns tempos. As razões que me levaram a iniciar um blogue mantêm-se as mesmas: a vontade de me evadir de uma realidade profissional diária que é cada vez mais cansativa e stressante; e a vontade de partilhar "coisas", opiniões, textos, com outras pessoas. Nesse aspecto, tem sido para mim muito gratificante. Conheci pessoas extraordinárias, tanto por aqui, como do outro lado do Atlântico, numa partilha cheia de carinho que às vezes se vai convertendo em amizade. Talvez por não esperar mais, não me desiludi.
    Quanto ao Facebook, twitter, e afins, não são para mim. Acho interessantes mas muito redutores. Há tempos, fiz um perfil no Hi5 e,quando dei por isso, estava invadida por mensagens e comentários dos meus alunos e mais centenas de alunos que eu não conhecia de lado nenhum. Aqui na blogosfera não há esse perigo, os posts têm muitas palavras para a capacidade de comunicação deles!
    Os meus filhos, adolescentes, dizem maravilhas do Facebook, talvez experimente qualquer dia. Mas acho que não tira o lugar do blogue.
    Isto já é quase um post e não um comentário! É melhor ficar por aqui. Parabéns por teres trazido este assunto à baila.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Ricardo
    é curioso como soube apenas agora que tinhas sido há tempos um fervoroso anti-bloguista, vê lá tu...
    E tantas vezes que temos falado sobre tantas coisas.
    Quero dizer-te, com toda a sinceridade que não considero o teu blog um daqueles que foi atingido pela "crise" e isso nada tem a ver com o facto de não estares nas redes sociais, mas apenas porque desde sempre, pelo menos desde que o conheço, o teu blog teve uma periocidade reduzida e tem-la mantido, não houve abrandamento: o teu blog é assim, foi assim que o moldaste e foi assim que me habituei a vê-lo.
    Quanto ao jantar com certeza que irá realizar-se e claro que contarei, estou certo com dois Ricardos na lista.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  23. Querido Ima
    pode dizer-se que o teu blog acabou por ser de uma extrema utilidade para ti, e embora as motivações agora sejam outras, continua a sê-lo; recordo-me do teu último post, um autêntico hino ao amor e isso é lindo e sabe bem lê-lo, mas ainda mais escrevê-lo.
    Foste, tu e o André os dois primeiros bloguistas desta nova fornada de blogs de gente mais nova de que falo no texto e que conheci por uma meritória iniciativa do Paulo (FJ) sempre atento e a partilhar uma série de blogs que tinha então conhecido.
    Já tive a grata satisfação de te conhecer pessoalmente e espero que finalmente possas estar presente numa iniciativa alargada como é o jantar de Abril; sobre datas ainda nada está falado (não falei ainda com o Paulo e Zé), mas esse fim de semana é uma boa hipótese a considerar...
    E livra-te de nos privares do Bolachinhas e de nos privares de conhecer o teu companheiro, é claro.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  24. Grande post =/ Tudo o que lá está é verdade. Espero que volte tudo a como estava dantes. Apesar de estar a contribuir para essa crise... acho que devemos fazer todos um esforço para que tudo volte, para que haja mais posts!

    Obrigado pela visita, abraço :D

    ResponderEliminar
  25. olá pinguim
    há anos que leio blogs, nunca me atrevi sequer a colocar comentários, mas era assídua leitora de alguns que até estão na coluna direita do meu blog e de outros que lá não estão. Este ano não fui de férias, isto é fiquei de férias em casa. Por ter tempo disponível, aventurei-me finalmente, devagar, porque nem sabia bem como lhe pegar ou por onde e pouco a pouco lá vou dando os meus passos,tomando um rumo assim um pouco à toa! O mais curioso é que antes do blog estava no FB e nunca liguei áquilo. Agora dediquei-lhe um pouco de atenção, mas sinceramente não lhe acho piada alguma. Quanto ao meu blog também é um desafio, mas não sei quanto tempo lhe dou de vida...um abraço!

    ResponderEliminar
  26. Revejo-me em grande parte no que escreves. Também eu tenho andado por outros labirintos, com outros oficios, outros cenários e quando chego ao blog a inspiração foi-se. Todavia este espaço tem sido para mim uma janela para paisagens muito interessantes, outras nem tanto, mas que me permitiram perceber que por detrás do monitor pessoas existem que vale a pena conhecer; de outro modo não teria esse prazer.

    Obrigado João por continuares a insistir e bem nesta troca de experiências e de afectos.

    ResponderEliminar
  27. Acredito que mesmo com facebook e twitter a blogosfera nunca será esquecida.

    Abraços amigo, ótimo fim de semana pra ti.

    ResponderEliminar
  28. Olá Gaybriel
    devido às oscilações do teu blog, não tinha conhecimento de que estavas de novo activo, o que é uma boa notícia.
    Já te linkei e de agora em diante será fácil seguir o teu blog.
    Obrigado por teres aparecido aqui.
    Quanto ao jantar, ele será sempre a um sábado e costuma haver sempre a presença de gente do Norte; quem sabe não combinas com outros bloguistas daí que conheças e não apareces por cá?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Eu não estou aqui há algum tempo, mas faço questão de comparecer - ao quarto, quinto, sexto...

    Abraço grande, Pinguim!

    Depois aí falamos sobre a falta de tempo, interesse, disponibilidade... com Tempo.

    ResponderEliminar
  30. Sou da tua opinião. A blogoesfera está diferente. uns vão, outros vêm. O que acho é que nos habituamos a estas pessoas com que, mais ou menos virtualmente, vamos comunicando e depois estranhamos as mudanças.
    Continuarei por cá, escrevendo ao ritmo da disponibilidade da minha vida.

    ResponderEliminar
  31. E é bem verdade!
    Ora bem, quando eu dei os primeiros passos na blogosfera, também pouco ou nada sabia de blogs e nenhum amigo meu tinha blog. Foi em 2006, com o nome Apontamentos. Entretanto, fartei-me. Não havia reciprocidade e apaguei o blog. Em 2007, não resisti. E voltei a criar um blog com o mesmo nome que o primeiro.Foi através deste que conheci (quase) todos os que agora comento/visito. Foi nele que expus muitas das minhas alegrias e tristezas e apesar de agora já não escrever nele, sei que é a minha grande base. O facto de eu ter criado outro blog, serviu mais para mim do que para todos os que iam ao apontamentos. Acontece que este novo blog foi uma tentativa de me desprender de algumas memórias que o apontamentos me recordava e, de certa forma, foi a melhor maneira que arranjei de não dar uma revira-volta no blog enão ser eu mesma. Resultado: fracasso, pois n'atcnmeestranha, não se nota diferença nenhuma. Arrependo-me, de certa forma. Mas, não pretendo apagar nenhum deles.

    Muito sinceramente, custa-me já não escrever tanto como antes, mas o tempo é escasso e a inspiração nem sempre existe. Contudo,penso estar a melhorar na minha assiduidade, que outrora chegou a ser uma lástima.

    Tenho saudades de três blogs em particular: 1º o da Mary Mary, que ainda posta mas já não é tão frequente; 2º o do Kokas, que eu não queria perder pitada!, e 3º (sem nunca sequer ter comentado), o do Astor que eu lia e relia sempre, até ao dia em que ficou privado.
    Quanto a ti, és a pessoa mais entusiasta da blogosfera e God bless u! Tenho noção que se não fosse, muitas vezes, a tua intervenção, alguns blogs provavelmente parariam (mais). Obrigada!

    Força com essas iniciativas, são umas mais valias! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. As pessoas com o tempo acabam muitas vezes por dispersar, por dar um outro rumo natural à vida. É sempre triste quando se perde da nossa vista diária aquelas velhas caras conhecidas, mas pronto...

    Não duvidando dos efeitos que o Facebook (e congéneres) tiveram em relação à blogosfera, acredito que não conseguirá trazer-la verdadeiramente a baixo. Quer dizer, a probabilidade de mais pessoas se afastarem dela com o tempo será inevitável, mas há-de sempre entrar algum sangue fresco(suponho).Pode não ser bem a "vizinhança" que se esteja habituado, mas também ás vezes tudo resume-se a alguma flexibilidade das pessoas.

    De qualquer modo, a iniciativa do jantar de bloguistas parece bem interessante. Vou estar atento em relação ao seu progresso.
    Bom fim de semana! Abraços

    ResponderEliminar
  33. Sandrinha
    sabes o que te digo? Que todos e todas @s desnaturad@s fossem como tu, que vais tendo o blog mais ou menos em dia e até os comentários (eu não me queixo).
    Por vezes não alcanço é onde queres chegar, pois são coisas muito pessoais, mas essa é também uma das funções dos blogs - eles são essencialmente para nós.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Eva
    ora aqui está outro assunto interessante; havia antes na blogosfera, uma série de blogs femininos, sérios com muito interesse e de pessoas que já não sendo umas jovenzinhas traziam um ar muito saudável à blogo: a maior parte subsiste, com uma ou outra excepção (a falta que faz a Jasmim...) e a esse grupo vieram juntar-se-lhe mais recentemente meia dúzia de blogs do mesmo tipo, e que nada têm a ver com aqueles blogs a que habitualmente na gíria bloguista são conhecidos como "blogs de gaja".
    Com o aparecimento ainda mais recente de uma iniciativa louvável que é a "Fábrica de Letras" (cada mês há um tema votado antecipadamente e sobre ele as pessoas escrevem ou põem o que quiserem - os autores dos posts somos nós - ainda mais blogs deste tipo apareceram.
    Por tudo isso, quero acreditar que nesse jantar a efectuar, continue a verificar-se um aumento da participação feminina, que já se notou em 2009.
    Sei que estás aí no Norte, mas e que tal um fim de semana passado aqui em baixo, com a possibilidade de conhecer tanta gente interessante? E claro que podes trazer companhia...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Luís (e Gonçalo)
    já nos conhecemos do tempo do saudoso L'avion rose e agora após vários encontros reais podemos dizer que somos ( e somos mesmo) velhos amigos.
    A tua opinião (digo tua pois a grande maioria dos posts são assinados por ti, embora em certos assuntos o Gonçalo seja mais interventivo, é ouvida por mim e por toda a gente que te lê como algo correcto, bem exposto e não ferindo ninguém, mesmo quando não se está de acordo.
    E fico muito satisfeito de saber que tenho uma pessoa aqui que pensa exactamente como eu quanto à importância dos comentários; sem eles e sem o "acrescento" que tantas vezes trazem ao assunto focado, a blogosfera não seria a mesma coisa.
    Vamos continuar com entusiasmo as nossas lutas, vamos continuar a sonhar, realizar e depois contar as nossas viagens, vamos continuar a preocupar-nos com o estado muito negativo do país e do mundo.
    Vamos continuar por aqui!!!!
    Abraços fortes.

    ResponderEliminar
  36. Amigo Ricardo
    essa questão dos comentários anónimos e ofensivos é um outro assunto bastante importante; eu apenas há cerca de um ano me reservei o direito de aprovar ou não os comentários; uma coisa é discordar-se de uma opinião, outra é ser grosseiro e calunioso. A separação entre liberdade de expressão e alguma contenção da mesma, na blogosfera esvai-se, pois os blogs são locais de expressão privada que permitem ou não a discussão dos temas abordados. Já por algumas vezes deixei publicar comentários no meu blog com conteúdo pouco agradável, aos quais, é óbvio respondo e desde logo previno o autor desses comentários que um novo comentário será completamente rejeitado.
    Já se chegou ao cúmulo de um certo individuo que por aí anda e que não me pode ver à frente, embora apregoe aos sete ventos que é um santo, ter mandado comentários absolutamente vergonhosos contra mim para 4 blogs amigos, os quais, claro recusaram a sua publicação e me deram conta do teor dos mesmos.
    A hipocrisia e a inveja também assentam bases aqui na blogosfera; nada melhor que os denunciar na altura própria.
    Tu seres acusado de qualquer ideologia política quando NUNCA vi uma tomada de posição para a direita ou esquerda nas tuas entradas, que apenas têm a ver com a cultura, o espectáculo e o ensinamento.
    Meu amigo, a inveja pode muito infelizmente...
    Continua sem te importares com esta gente o fabuloso trabalho de divulgação e partilha que o "Terúlias" representa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Graphic
    mesmo antes de aparecer o Facebook em força, tu já tinhas "desertado" um pouco; mas nota-se que não desligaste a corrente, o que já não é mau...
    Tens razão, o Facebook não permite os "desabafos" de um blog; quanto ao tumblr vou investigar - nunca gostei de morrer estúpido.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Olá Maldonado
    realmente a vida actual não se compadece em certas circunstâncias de coisas como a blogosfera, e tem que se compreender isso.
    Não sei porquê nunca "li" esta paragem do teu blog como uma paragem definitiva e por isso fico aguardando com expectativa o teu regresso em força.
    Quanto aos epítetos políticos com que somos apelidados não me afectam minimamente, e aliás no que a mim diz respeito, sem que a isso seja obrigado, defini perfeitamente as minhas simpatias e tenho sido coerente: quem gosta lê, quem não gosta não lê, pois a isso não é obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Oi João, finalmente, dou minhas caras de volta aqui e quero crescer que não faço parte desta crise a que você se refere. Ainda ontem, saiu um artigo por aqui sobre a decadência dos blogs na faixa jovem exatamente em função das redes sociais, entre as quais, com maior domínio no Brasil, o Twitter. Agora, está a se fazer notar um novo fenônemo: o formspring, em que você se coloca à disposição para responder tudo o que os demais perguntarem. A explicação do artigo sobre a debandada dos jovens dos blogs deve-se sobretudo ao fato de que essas pessoas não querem perder tempo (!) com aprofundamentos. Minha explicação: total falta de conteúdo, pois o que vejo no Twitter e Facebook é um amontado de bobagens, na maior parte do tempo, em que as pessoas se servem das redes apenas para dizer que estão com preguiça de ir para a escola, que estão cansadas, que estão com fome, que estão estressadas com o trabalho e xingam, xingam muito. Exatamente porque não têm o que dizer. Quanto a esse desaparecimento de blogs, concordo com você: uns tantos sumiram e se extinguiram sem mais nem porque. Outros realmente rarearam as postagens e não é difícil ver blogs desatualizados há meses. Por fim, houve, entre alguns blogueiros conhecidos, tentativa semelhante de nos juntarmos, o que nunca ocorreu. Exceto pelos blogs que eu nomino como "De Casa", que são de pessoas que eu realmente conheço, a outra lista, muito mais ampla, conheço alguns - como você - por meio virtual. A maior parte, no entanto, não conheço. Espero ter o prazer de participar dessa reunião real um dia. Finalmente, te digo que, com crise ou não, a minha plataforma preferida para expor ideias e me comunicar é, sem dúvida, o blog. Bom estar por aqui de novo. Beijo!

    ResponderEliminar
  40. Pinguim: parece que entraste nos meus pensamentos.

    Hoje, quando vinha do trabalho, reflectir em quase 90 por cento das coisas que aqui escreveste. E eu já a afiambrar-me para um post sobre o assunto e... voilá! :):):)

    Abaixo o twitter e o facebook: são sinónimos de preguiça mental. É uma provocação, reconheço, mas não deixa de ter um toque de verdade.

    Sobretudo, tenho a noção de que há muitos blogues abandonados nos últimos tempos. Mas assim que tiver tempo - eis uma das razões porque a blogoesfera dá trabalho e tem os seus problemas de abandono - ainda escreverei umas linhas sobre isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. É uma pena de facto os blogs estram a perder-se. Eu também tenho facebook mas para já não planeio deixar o meu blog. Dá trabalho é verdade mas também é muito gratificante. Um abraço meu caro pinguim :)

    ResponderEliminar
  42. Manel
    tu és um caso especial aqui na blogosfera, pelo menos para mim.
    Acho que se não te tivesse conhecido pessoalmente ainda hoje teria alguma dificuldade em perceber algumas coisas sobre o teu comportamento aqui na blogo: porque nunca tiveste um blog, quando te expressas tão bem e tens uma cultura muito vasta que abarca as mais diversas áreas; porque restringes a tua leitura de blogs praticamente ao meu, quando há tantos outros com tão ou mais interesse que este; enfim certas coisas que afinal estão tão de acordo com a tua vida, pelo menos o que me mostraste dela, do teu viver, dos teus hobbies, do teu ser - és uma pessoa simples formada de muitos bocadinhos todos eles muito interessantes e escolheste viver exactamente como gostas. És muito pragmático, se isso pode ser considerado num bom sentido e penso que sim.
    Sinto-me pois um privilegiado em ter-te como leitor e comentador e tenho pena que a minha vida cada vez mais eremita não permita outros encontros que hão-de todavia suceder, estou certo.
    Um abraço grande e amigo.

    ResponderEliminar
  43. Edu
    tu és um caso único e não te "vejo" no Facebook ou Twitter, pois fazes no blog o que os outros fazem nesse sítio; é o blog mais pessoal que conheço e claro que não me queixo em relação a ti de falta de periocidade; é um autêntico diário, um livro aberto, apenas resguardado, como é evidente dentro dos limites da distância.
    Tenho pena que esse grupo tão bom de blogs brasileiros com quem eu contacto não possam estar no nosso próximo jantar: seria agradabilíssimo...
    Beijos para vocês.

    ResponderEliminar
  44. Teresa
    o que é bom é receber comentários assim, em que nos vamos "perdendo" nas palavras e depois reparamos que já está muito grande, mas tal não é verdade, pois se o alargamos é porque precisamos de espaço para explanarmos as nossas opiniões - são estes os comentários que mais gosto.
    Sobre o que dizes, claro que estou completamente de acordo: que me interessa ter "x" amigos no Facebook se não sei quem são muitos deles? Só para fazer número, ou porque é moda? Tenho recusado vários pedidos de amizade lá, porque não quero transformar o meu perfil numa "montra".
    Aqui, os amigos que tenho, conheço-os através do que dizem, escrevem e mostram; e assim avalio se vale a pena segui-los, mas é com conhecimento de causa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Olá Tiago
    antes pelo contrário; tu és um jovem, o teu blog é recente e tens tido uma periocidade de postagens muito boa.
    Mas, e embora os problemas que afectam as pessoas da tua idade sejam obrigatoriamente os mais prementes. é sempre bom ir vendo outros blogs para ir aprendendo cada vez mais; se tu soubesses o que eu já aprendi desde que estou na blogosfera?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. Juana
    o teu percurso é o mais normal; começa-se apenas por ir lendo; um dia, há um assunto que nos interessa mais e lá surge um primeiro comentário, depois entra-se um pouco na rotina e acaba-se quase normalmente por sermos nós a emitir opiniões; não se espera de imediato que o blog seja muito conhecido, mas se já tens o hábito de comentar, as pessoas tomam conhecimento do teu blog, linkam-no e os outros vão lendo e o processo é gradual.
    Claro que há blogs que se criam e as pessoas ficam lá fechadas, não comentam outros, não se dão a conhecer e assim não têm comentários, o que, quer-se diga que sim ou que não, satisfaz sempre o ego.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Luís
    não vou mentir e confesso que um dos blogs (não o único) que mais sofreu com o aparecimento do Facebook foi o teu; sempre considerei o "Infinito Pessoal" um blog muito especial e me habituei a ler com um agrado enorme a tua crónica do fim de semana. Aí encontrei, dos mais belos trechos que já li na blogosfera e se bem que compreenda que queiras manter uma estrutura no blog que não se adapta ao que escreves no Facebook (aí está uma das limitações do dito), é uma pena essas crónicas rarearem agora; e, se por vezes a inspiração não aparece (acontece a todos), conheço-te o suficiente para saber que ela é, apesar de tudo, grande e multifacetada.
    Fazes uma enorme falta na blogosfera, acredita.
    Não leves a mal o que aqui digo: é filho de uma grande admiração por ti e acima de tudo de uma muito boa Amizade.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  48. Amigo Glauco
    assim o espero, mas que tem contribuído para esta "crise" é um facto indesmentível.
    Abração.

    ResponderEliminar
  49. Admito que ando desaparecido, mas também é porque tenho dificuldade em manter me positivo nesta altura... o J já não se levanta, e eu mal consigo dormir.
    Não tenho nada de bom para dar no meu blog, prefiro por isso estar calado do que dar asas à minha negatividade.
    Continuo a vir ver os blogues do pessoal, mas não tenho força para escrever nada no meu, e cada vez que escrevo alguma coisa num parece que me armo em vitima o que me chateia ainda mais... como aqui agora.
    Por isso tenho ficado caladinho, não esqueço ninguem, mas não tenho nada para dar...

    ResponderEliminar
  50. Meu caro Ophius
    nunca cheguei a perceber se a tua última postagem era um adeus provisório ou definitivo; mas tu és mesmo assim, e de repente apareces com outro blog; só espero quando isso acontecer que avises por onde andas...
    E por andar, ainda estás ocasionalmente por Braga? Se lá estiveres no dia 13 de Março, janto por lá com, o Déjan e com mais uns amigos e seria muito bom rever-te a ti e a mais alguém, porventura...
    Quanto ao jantar de Abril, é já um "clássico" e os clássicos nunca devem perder-se, eheheh.
    Abração.

    ResponderEliminar
  51. i) Não acredito que o FB, ou outro tipo de rede social, tenha vindo fazer concorrência ao Blog.
    ii) A maioria dos bloguistas andará certamente ocupado com outros afazeres.
    iii)Os blogues partidarizados andam cá desde sempre, foram até os primeiros a surgir, apenas têm uma maior visibilidade.

    è verdade que matei o textosdomanuel.blogspot.com, mas tenho andado muito ocupado na mesma. (sem qualquer prosa, é certo)

    ResponderEliminar
  52. Violeta
    tu pertences ao grupo ainda razoável dos "resistentes" e sempre com temas variados e de inegável interesse.
    Como seria a blogosfera sem ti e sem o teu blog? Impensável!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  53. Uma segunda intervenção, para te dizer João, que infelizmente, não tenho a disponibilidade financeira neste momento que gostaria, para me deslocar a Lisboa para conhecer muitas pessoas interessantes, como dizes e bem. Já o tenho dito, que não fazia parte dos meus planos conhecer ninguém , por isso não estou inscrita em qualquer outra rede social, mas com o tempo, mudei de opinião em relação a isso :) Ficará para outra oportunidade no futuro, ou cá no Norte :)Thanks anyway! Vou acrescentar mais isto: o teu blogue é dos que mais aprecio ler os comentários todos, pois realmente tens leitores muito interessantes, que complementam e enriquecem sempre os textos e penso que uma das razões que faz com que um blogue permaneça é essa capacidade de ligação individual com cada leitor, resposta a comentários e partilha permanente, que faz com que saibamos que o comentário foi lido, e nos apeteça voltar a um blogue. Isso, devo dizer, que aprendi contigo, que foste dos meus primeiros leitores assíduos!! :)Mas penso que se o numero de comentadores crescer em demasia, essa ligação pode perder-se... pois torna-se difícil responder sempre a cada um (mas tens conseguido, :))e corre o risco de tornar-se mais impessoal, pois um blogue não é um jornal, e o interesse está mesmo na interacção entre quem lê e quem escreve. Ninguém faz um blogue para não ser lido(I don't care what people say!)ou se faz... como mero arquivo, ou desabafo, como dizia um amigo meu que já terminou o dele, rapidamente desanima... Beijinho

    ResponderEliminar
  54. Martinha
    muito haveria a dizer do teu comentário; ainda bem que não respondi logo, pois hoje tive a grata surpresa de ver o reaparecimento do "Apontamentos"; claro que fiquei satisfeito e entendo perfeitamente a existência dos dois blogs. Lembras-te de eu ter dito há tempos no teu novo blog que as tuas postagens estavam diferentes, muito mais adultas? Pois agora percebo que quiseste ter um blog diferente do Apontamentos, onde pusesses algo da tua maneira de pensar e algumas das tuas inquietações interiores.
    Ambos se complementam...
    Quanto aos blogs de que falas, conheci os três: o da Mary, um pouco menos, pois não houve uma interligação grande entre nós, embora ela fosse uma pessoa extremamente simpática; o Kokas tinha fases(...) e sempre foi bastante extremista; o seu blog era muito interessante e das vezes que estive com ele pessoalmente gostei muito dele, embora jogássemos em campos muito opostos, quer desportivos (eheheh), quer políticos; mudou-se de armas e bagagens para o Facebook, onde continua as suas campanhas, e avisou mesmo no blog que já não lhe interessava a blogosfera; o Astor continua activo e até "renasceu" como podes ver nesta janela de comentários; o problema do seu blog que nunca chegou a acabar, foi o ter-se tornado privado, pois embora com acesso a ele, por não poder estar no Google Reader, perdia muitas das suas entradas; mas parece que já está público outra vez, o que é muito bom.
    Este ano não vais ter desculpa para não estares no jantar e eu vou fazer o possível para que o Astor e o Kokas lá estejam também.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  55. Caro TheMen...
    tu és um ilustre representante do sangue novo da blogosfera e a tua entrada aqui tem sido uma muito boa agradável surpresa; claro que com redes sociais ou não a renovação teria sempre que ser feita e continuará a sê-lo; mas que há uma crise que até é normal nos ciclos das coisas da vida (boom...crise), isso é um facto, mas nunca quis dizer com este texto que a blogosfera iria morrer- tu és o exemplo de que não vai.
    Claro que na altura do jantar, as novidades chegarão até ti.
    Ãbraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Caro pinguim,

    Sem vontade para vencer a crise que se instalou deixo-te um abraço sentido.

    ResponderEliminar
  57. Também ja reparei nisso, eu próprio estive para fechar o meu , mas não desisti dele, ás vezes é mesmo o não ter nada para dizer... ou a falta de tempo...
    Obrigado pelas tuas visitas regulares ;O)

    ResponderEliminar
  58. Olá Sérgio
    é evidente que o teu blog nada tem a ver com esta crise de que falo.
    Aqui, curiosamente não é o Twitter a rede social mais activa, mas sim o Facebook, sendo o Twitter mais utilizado como chat.
    Claro que a razão do desaparecimento de muitos blogs e a falta de assiduidade de tantos outros, não se deve na totalidade a esta causa, pois as circunstâncias da vida cada vez mais difícil e stressante obrigam a opções por vezes...
    E concordo inteiramente que o Facebook e o Twitter embora estejam actualmente na mó de cima (a mim não me entusiasmam por assim dizer nada), será uma moda passageira até que aconteça outra (quem liga hoje ao HI5?).
    Espero que comeces a aparecer mais e que uma noite destas possamos falar, no Skype.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  59. Meublog...
    acho que fazes muito bem, pois eu já tive alguns resultados práticos; não se trata de uma campanha contra as redes sociais, de forma nenhuma, mas uma chamada de atenção sobretudo a alguma inércia que se está a apoderar de certos blogs.
    Quanto mais vozes houver a falar no assunto, tanto melhor...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  60. Caro Psi
    tu até já estiveste uma época em que estiveste afastado do blog, mas não agora; até mandas notícias e fotos da tua maravilhosa estadia no Brasil, o que é muito bom.
    E quando volta o Theo cá a Portugal?
    espero que em breve para vos poder abraçar de novo.
    Abraços amigos para ambos.

    ResponderEliminar
  61. Também já há muito tempo reparei nesta crise que também afectou o meu blogue, nunca o fechei porque significa muito para mim, mas confesso que já por duas ou três vezes pensei em fechar as portas porque já não escrevo como escrevia antes...
    Apesar desta crise o teu blogue foi dos poucos que se manteve em pé contra o vento e isso é muito bom!
    Abraço

    ResponderEliminar
  62. Amigo João,

    Na minhíssima modesta opinião, é tudo culpa da crise, dessa, daquela que os bancos criaram para choramingar uns milhões mais. É o silêncio e desencanto que toma conta de muita gente (eu inclusive); é o olhar para o horizonte e vê-lo cada vez mais distante. O Facebook? 90% (eu inclusive) das pessoas que conheço usa-o (e a outras redes sociais, como o hi5) para jogos e/ou flirts pseudo-românticos ou engate. A vida em sociedade ganhou uma tamanha aceleração (que só pode acabar em esbarramento) que a maioria dos comuns-mortais anda atordoada. Mas, enfim, isto sou eu a falar, que sou pessimista!

    Continuo a visitar os mesmos blogs de sempre, já não com a mesma assiduidade, mas não tenho vontade nenhuma de escrever/comentar sobre seja o que for.

    onde é que eu ia? ah, ao facebook, ver como está a minha quinta! espera-me, que só já faltam 20 níveis para acabar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  63. Meu caro TUSB
    ao contrário do que tu dizes, tens dado muito, verdadeiramente muito; o teu exemplo de amor e sacrifício tem sido notável e penso várias vezes em ti e na infelicidade que te atingiu, e principalmente na forma extraordinária como tens acompanhado o teu companheiro.
    Tu sim, tu é que viste de um momento para o outro a vida transformada numa imensa "crise".
    A blogosfera deve-te esse exemplo e aqui te presto a n«minha homenagem.
    Um abraço enorme e que continues a ter a Força que tens tido até agora.

    ResponderEliminar
  64. Olá Manuel
    primeiro que tudo obrigado pelo teu comentário, pois através dele, e só agora tomei conhecimento do teu novo blog.
    Depois, passando aos teus pontos, quanto ao primeiro não estou de acordo e aliás já aqui houve testemunhos disso mesmo; claro que não é causa única, mas tem sido determinante em muitos casos.
    Quanto ao segundo, totalmente de acordo.
    E quanto ao terceiro, sim, sempre existiram, mas agora e principalmente depois das últimas eleições têm-se transformando em blogs agressivos de "arremesso" de opiniões e de constantes picardias entre uns e outros - parece um jogo do gato e do rato.
    Abração.

    ResponderEliminar
  65. Eva
    eu tenho consciência de que sou um privilegiado por ter disponibilidade para ir lendo tudo e comentando aqui e ali, coisa que a maioria das pessoas não tem; e mesmo assim atraso-me sempre que estou um bocado mais tempo sem ver o Google Reader; claro que metade dos blogs que leio, muitos dos quais nem estão na minha lista de blogs, são só para serem lidos, mas eu gosto de os ler mesmo e com os comentários, se possível.
    Quanto à tua vinda não vinda a Lisboa, conto reunir-me no Porto, quando o Déjan cá estiver com um pequeno grupo de amig@s num jantar, possivelmente no Adão, no cais de Gaia, no dia 11 de Março. Se puderes aparecer era muito agradável.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  66. Olá Miguel
    que bom "ver-te" por aqui e ter visto o teu blog "mexer"...
    Recebi o teu SMS e tenho vontade de falar contigo.
    Quando puderes, liga-me, ok?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  67. João
    haja preserverança, pois é através dela que, neste caso, expressamos as nossas ideias.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  68. André
    o teu blog teve para ti um enorme impacto, pois pôs-te em contacto com um mundo a que tu já pertencias, mas desconhecias quase em absoluto; está completamente diferente, e continuas um rapaz puro (não utilizo a palavra no sentido da virgindade) e que continua a aprender; claro que há "patamares" que ainda não atingiste e aí reside a única situação em que não estou a 100% de acordo contigo, com a tua postura, e sabes do que falo...
    Continua a ser igual a ti próprio e retirarás daí proveitos, estou seguríssimo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  69. André (Benjamim)
    mesmo antes de ter visto o teu segundo comentário, li o teu post e comentei-o, pelo que parte do que aqui te queria dizer, está dito lá.
    Só uma palavra ainda acerca do Facebook (considero o HI5 e o Twitter irrelevantes nesta questão): mesmo que seja só pelos "Farmvilles" e outros quejandos e porque como dizes, não puxa tanto pela cabeça, as pessoas gastam-se por lá e assim têm um pretexto para não postarem tanto ou nada.
    Mas a verdadeira crise não é da blogosfera, tens razão; é muito mais vasta e importante e a blogosfera apenas apanha por tabela.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  70. blogosfera vai servir sempre para gritar no meio da noite a mentira da noite sem estrelas..... aqui estou gritando Ao som de Lizt....mas ningém ouve

    ResponderEliminar
  71. Olá Sôfrego
    bem vindo aqui a este blog e sobretudo bem vindo à blogosfera.
    Lizt é para já uma excelente companhia, espero que inspiradora a mais ouvintes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  72. Bom dia Pinguim e restantes comentadores deste espaço.
    Fala-se aqui de assiduidade e da sua falta. Eu também tenho tido esse problema, mas não em relação ao meu blogue. Se tiver de optar prefiro perder tudo o resto a deixar de escrever no meu espaço. Tenho tido é falta de assiduidade a comentar o espaço dos vizinhos. Este em particular. Eu não tenho uma longa lista de blogues favoritos. A minha lista inclui aqueles que eu visito praticamente todos os dias a verse existem novidades, e aqueles onde eu gosto de comentar o trabalho que é feito. E nesse ponto, o Facebook deverá estar a ser o principal culpado. Mas saliento que mesmo não comentando, aidna vou conseguindo manter as leituras nos vizinhos.
    Duas frases: «é a crise da blogosfera» e «Enfim, espero que a blogosfera não morra de vez». Achas? Isto é, pões isso em causa? A blogosfera nunca vai morrer, e nem acho que esteja em crise, até porque, a blogosfera já passou por fases. Quem gosta de escrever, de alimentar um blogue, nunca o deixará de fazer. É certo que existem exemplos de bloguistas que preferem fechar o seu espaço, pelo facto de não conseguirem manter um nível elevadod e publicações, ou por acharem que não estão a conseguir manter a qualidade que definiram para o seu espaço. E para não mudarem de estilo, fecham o blogue. Mas a maioria, acaba por fechar o blogue por nunca ter tido o bichinho da escrita. Até podiam ter o blogue há anos, mas um dia, fartam-se daquilo e mudam para outra coisa, que até pode ser o Facebook. É por isso que eu digo que quem tem o vício da escrita é imune a outras diversões. Poderá participar nelas, mas nunca deixará de 'cuidar' do seu espaço preferêncial de escrita.
    Dantes não havia blogues. Haviam jornais onde apareciam colunas de opinião e onde os leitores enviavam cartas nas esperança da mesma ser publicada com a opinião do leitor. Os blogues vieram mudar isso tudo. Todo o cidadão anónimo passou a ser um colunista, algumas vezes, com mais leitores que os colunistas dos jornais. E se noinício só alguns tinham blogue e a maioria só lia e comentava, em pouco tempo todos passaram a escrever, surgindo depois as guerrinhas e disputas por notariedade. Isto terá tendência a equilibrar, assim como se passa na natureza. Nem todos vão manter a escrita e muitos espaços vão fechar. No fim, ficarão sobretudo aqueles que tinham maior qualidade, capazes de cativar os leitores. Escrever todos escrevem. Ter interesse é que já é mais difícil. E espero não ser mal interpretado com estas palavras. Foram aqui referidos blogues que fecharam e eu não os estou de forma alguma a associar a isto que disse.
    Eu tenho passado muito tempo no Facebook. Entre outras coisas, é um espaço central de divulgação de notícias, e isso agrada-me bastante. Depois agrada-me o pormenor da simplicidade. Com um clique eu publico uma notícia, uma foto ou um vídeo sem qualquer complicação. E nem sequer ando lá nos milhares de jogos que existem. O FB acaba por ser um laboratório que uso para depois elaborar um texto para o blogue. Tenho lá publicado algumas notícias, que depois acabo por agregar num texto do blogue. Os meios devaneios em torno do Farmville sairam todos de lá.
    Crise dos blogues? Acho que não.
    Abraço

    - desculpa lá o discurso, mas hoje tirei a barriga de misérias a comentar :)

    ResponderEliminar
  73. Não se fiquem só pela Grande Lisboa... quanto mais não seja pela Eva e por mim!

    Porque eu, embora "pequenina" adoro os 3...

    Pensei no nosso pedido com carinho, sim?

    Beijo,

    ResponderEliminar
  74. Caro Blue
    obrigado pelo teu comentário, que não é nada longo e é bastante esclarecedor.
    Há realmente uma crise na blogosfera (pode até ser cíclica), e parte dela tem realmente origem no aparecimento do Facebook; mas, a blogosfera não irá morrer e aí talvez eu tenha sido demasiado larmista.
    O meu intuito com este post está alcançado e com muito sucesso: pretendia promover um debate de opiniões sobre este tema e obtive aqui excelentes respostas, algumas até práticas...
    Concordo contigo, pelo menos parcialmente, de que um blog que deixa de existir de todo, é porque o seu autor não gosta de escrever, pois senão, devido a motivos pessoais e temporais, suspende-o e isso tem acontecido, ao aparecer tempos mais tarde, com outro nome, ou de outra forma...
    E essa falta vai sendo colmatada com o aparecimento de novos blogs.
    Mas a crise que me refiro é ao emudecimento total ou quase de muitos blogs e alguns deles, asseguro-te de pessoas que escrevem muito bem e gostam muito de escrever; aí surgem as razões apontadas pelo André Benjamim e...também do Facebook que facilita essas pessoas a não se embrenharem tanto na escrita, pois aí o Facebook é mais fácil.
    De uma vez por todas, o Facebook é útil, é uma rede social e o nome diz tudo, mas não é um espaço de abertura de opiniões ou então elas manifestam-se no tão simplista e por vezes ridículo recurso de aderir a "causas": adere-se e pronto, e depois?
    E claro que há segundas intenções que começam a aparecer, e que não se manifestavam de início; agora já é vulgar aparecer um "pedido de amizade" de alguém que não se conhece de lado nenhum e que só pretende sexo, e isto pode ser mau para o Facebook.
    Na questão dos comentários, pode justificar-se a falta de tempo, claro que sim, e olha que eu não me queixo, mas também há quem escreva, escreva, goste dos comentários que tem (quem não gosta?) e é incapaz de escrever um comentário onde quer que seja, no estilo aqui me tens, faz o que quiseres mas eu não te toco: é uma atitude egoísta e que reprovo, mas são poucos...
    Quanto a ti, caro Blue, nota-se que gostas mesmo de escrever e quem te lê tem a sensação de que nunca te falta assunto, pois estás atento e tens a capacidade de transformar uma notícia simples num post interessante, e postas com frequência, mesmo mantendo uma ligação grande com o Facebook; e não te incluo, de forma alguma, no número dos egoístas dos comentários.
    Mas tu serás uma excepção...
    Quero acreditar que a blogosfera se "reanima" e volte a ser o espaço privilegiado que já foi para o debate de ideias, opiniões e gostos.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  75. E eu sei que sou um grande visado neste teu texto, pq tu ja expressaste interrogacao acerca de onde andaria eu...

    Eu nao sei o que se passa cmg...estou com uma crise hydrargirica...deixei de achar piada ao que escrevo...e sinto que o mundo a minha volta esta mais cinzento...como se eu ja nao andasse in sync com o ar gozao...

    Eu espero vivamente que isto mude...

    Se calhar estou a precisar e de convivio para inspiracao...
    Mea culpa que nao pus os pezinhos nos certames anteriores...mas agora, marca la para quando achares...que serei o 1ro a chegar...timido ou nao, la estarei!:)))

    Abracao:)

    ResponderEliminar
  76. Olá Izzie
    não sei se te referes ao jantar dos bloguistas? Se é a isso, como deves imaginar, é extremamente difícil organizar um jantar aí, estando eu aqui; aqui vamos ao local, combinamos ementas, ajustamos preços, acertamos o número de pessoas quase até à hora do evento, o que é impossível fazer à distância.
    O ideal seria alguém aí do Norte que tomasse uma iniciativa semelhante e depois , estou certo contariam com a presença de bastante gente daqui.
    Entretanto, já comuniquei à Eva e digo-te a ti também agora que, e embora não seja um jantar de blogs, mas sim de amigos, estarei no Porto e jantarei aí, com o Déjan, provavelmente no "Adão" (cais de Gaia), no dia 11 de Março; gostaria muito que estivesses presente, se puderes, claro.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  77. Olha eu a actualizar-me! Não tenho postado regularmente eu sei, vou fazendo o meu melhor!
    Espero que não morra a blogosfera, existe sangue novo que eu sei, tenho descoberto uns blogs interessantes! ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  78. Meu querido Hydra
    estás totalmente enganado, pois este texto não teve minimamente a pretensão de visar ninguém, mas sim de chamar a atenção sobre uma situação geral e provocar uma troca de opiniões, o que aliás tem acontecido.
    Quanto ao facto de já te ter perguntado por onde andas deve-se a dois factos: ter uma afinidade grande contigo que me permite isso, embora só nos tivéssemos encontrado uma vez; e essencialmente porque o teu blog é único, tem um humor que é perfeitamente original e que é pena aparecer tão pouco.
    Registo com imenso agrado a tua predisposição para estares presente no jantar, mas até lá ainda falaremos; espera por Março, ok?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  79. Félix
    claro que sim, estou certo disso; este post foi um desabafo bem "à carneiro" e fez-me bem e acho que também fez bem a mais gente, modéstia à parte.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  80. Para completar, aqui no Brasil existe uma febre ainda maior: orkut. E é claro que estou nele, eheheheh.

    Acho que o(s) blog(s) não pode ser substituído pelas redes sociais, como o próprio orkut, facebook e demais, justamente porque a proposta de cada um é diferente e serve aos diferentes interesses de cada pessoa.

    Acredito que cada qual tem o seu momento. Existem momentos em que se posta todos os dias, como é o meu caso. Repentinamente e por motivos diversos, as postagens vão rareando até que se tornem cada vez mais incomuns ou até mesmo acontece de o blog ser fechado. Se são amigos, sempre há jeito de se manter o contato e as trocas de ideias. Se não, há que se compreender que as pessoas vêm e vão.

    Não me canso de dizer que o contato com os queridos tugas, estabelecido desde julho do ano passado, tem me enriquecido muito como pessoa. Fez-me pensar em valores pessoais e culturais, bem como influenciou em uma decisão muito importante na minha vida. Está sendo muito bom, é uma troca muito gostosa. O único porém é que cada vez mais sinto desejo de conhecer Portugal e ainda não posso! :-(( Mas enfim, tudo a seu tempo!

    Beijinhos docinhos da GiGi
    :-******

    ResponderEliminar
  81. Parece que a crise até na blogsfera está instalada... Falo por mim, não estou em nenhuma rede social, mas no entanto continuo a escrever, mas nada sem muito sentido, frases, versos perdidos, mas admito que já não é com muita regularidade que visito os outros blogs, e não é que não queira, mas o tempo foge-me de uma forma, que não me dá muitas treguas para outras coisas...
    Ainda resisto é um facto, e por isso


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  82. Olá GiGi
    felizmente o Orkut ainda aqui não chegou, ehehe...
    Pois é como dizes, temos que nos habituar a este vai-vem da blogosfera, em que uns vão e outros vêm; também eu digo o mesmo que tu do meu intercâmbio com os blogs do teu país, pois é sempre enriquecedor estar a par e ver as perspectivas de pessoas que vivem noutro país e noutro continente - isso tem sido muito bom para mim.
    E eu penso exactamente como tu: tenho imensa vontade de ir aí, contactar directamente convosco, mas não tenho, pelo menos por ora, possibilidades para tal.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  83. Abraço-te
    tu tens uma enorme vantagem: és poeta! E um belíssimo poeta; e sendo assim expressas em verso o te sentir, embora isso se torne, por vezes, algo difícil de comentar, pois a poesia é sempre intima, pessoal e nem sempre se atinge o sentido que o autor lhe quer dar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  84. É verdadeira a análise que fazes. Por vezes pode ser que o entusiasmo que motivou a alguns a iniciarem blogues tenha esfriado; ou talvez alguns sentiram que o blogue cumpriu um preciso objectivo e já não tinha razão de existir. Poderá ser a questão de se “estenderem” por muitas coisas e depois, por falta de tempo, sobrevive o Facebook que pode ser visualmente mais apelativo. (também o farmville é um vício…)

    Pessoalmente, continuo a desfrutar muito do blogue. Reconheço que estou mais lento na sua manutenção e nos comentários a blogues que leio. Uma das razões é o tempo, sem dúvida! Outra é um pouco mais complicada de explicar aqui, mas quem me conhece um pouco melhor, imagina qual será. Mas, mesmo com a diminuição da quantidade que se mantenha a qualidade. E pelo que vou lendo, o pessoal mantêm o nível. Pelo menos aqui!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  85. Caro Sócrates
    claro que compreendo tudo o que afirmas e sei que, em parte, o teu blog até cumpriu a sua missão; mas penso que jamais o deixarás.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  86. Boa tarde! Acredito que seja temporaria esta "desacelaracao" de parte de muitos bloggers.
    Tampouco creio que essas redes sociais substituam os blogs, porque nao sao tao pessoais.
    Um blog tem sempre o cunho do autor.

    Quanto aos encontros, nunca participei em nenhum, embora conheca pessoalmente alguns dos que me seguem. Nao discordo da ideia...

    Abracos, Joao

    ResponderEliminar
  87. Olá Francisco
    espero bem que assim seja; concordo que as redes sociais, e o próprio nome assim o indica, são muito menos pessoais que os blogs.
    Os encontros que temos feito têm sido muito proveitosos e quando houver dados precisos quanto ao próximo, darei notícias e claro que a tua presença seria apreciada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  88. Subscrevo inteiramente o teu texto. Também eu, aos poucos, deixei de ser tão assídua na blogosfera -Mea culpa- sem bem que, aos poucos a coisa volta ao bom ritmo.
    Não sei se a blogosfera está em metamorfose devido às novas redes sociais, o que sei, é que enquanto houver gente como tu, a blogosfera não morre, porque estaremos sempre cá para te ler.

    beijos

    ResponderEliminar
  89. Olá Blue
    o mesmo digo eu de ti: com o teu espírito sarcástico e demolidor, sintetizado em poucas, mas acertadas palavras, e com umas nuances bem diferentes, e muito belas, o teu blog é fundamental na blogosfera.
    Estiveste bastante tempo inactiva, mas como dizes, estás a "recuperar" bem.
    Beijoquitas, minha querida.

    ResponderEliminar
  90. Olá!
    Pois, falta de tempo, de disponibilidade mental, de inpiração...sei lá!
    Vou lendo os blogs d@s outr@s, comentando pouco...pensei que era só eu que andava assim, mas pelos vistos há mais.
    Não arrisco prognósticos. Espero que tu continues pois faz bem ler-te.
    Abraço e beijinh@s

    ResponderEliminar
  91. Olá S.M.
    como diz o Tim dos Xutos, tu "não és a única a «olhar o céu»"...eheheh.
    Mas acho que devias arriscar e continuar pois fazes falta cá na blogosfera.
    Beijinho(s).

    ResponderEliminar
  92. Olá.
    Eu concordo contigo: a blogosfera está em crise.
    Nos, quase, 5 anos do meu recôndito blog, ponderei matá-lo por várias vezes. a falta de tempo, imaginação e, principalmente, vontade, faz com que, às vezes, pondere-se a extincão.
    Eu que fiquei 4 ou 5 dias sem postar nada já estava com saudades.
    Nem penses em acabar com este estaminé!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  93. Catsone
    eu não penso, claro que não vou acabar; mas gostava de te ouvir dizer o mesmo.
    este teu comentário deixa-me mais bem animado que o teu último post.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  94. caríssimo, muito interessante este teu texto (e saudo-te por nunca te esqueceres de homenagear o Catatau, que marcou tanto as nossas vidas, mesmo quando apenas as tocou de raspão).
    acho que falta aí um aspecto na tua análise. em muitos casos ter um blog não passou de uma moda. toda a gente tinha um, era tão giro. not that there's anything wrong with that, como diria o Seinfeld, mas na maioria destes casos, segue-se sempre a tendência: os blogs, o twitter, o FB, etc. vão sobrando, persisitindo, aquelas pessoas para quem ter um blog corresponde a fazer uma coisa de que se gosta. porque se gosta de escrever, ou de fotografar, porque se gosta de partilhar as coisas, porque se gosta de pensar em 'voz alta' e ouvir o feedback das nossas reflecções. essas são as pessoas que vão ficando, e, sem menosprezar ninguém, normalmente são as que fazem, os blogs mais interessantes, porque o fazem por vontade e com gosto, e não por mero seguidismo.
    claro que o aspecto social dos blogs fica prejudicado, e eu já perdi contacto, no livejournal, com pessoas que foi um deslumbramento conhecer. sobretudo pessoas mais novas, que eram muito talentosas. mas quanto a este aspecto social, acho que as coisas, na blogosfera, funcionam como na vida: há amizades mais passageiras, há outras que permanecem mais tempo, e há as que ficam para a vida.
    escuso de te dizer o quanto o teu blog é importante e o quanto foi bom conhecer-te e tornar-me teu amigo. é, para mim, prova mais do que suficiente que o que é importante somos nós, e que os blogs são-no na exacta medida em que são uma perte verdadeira de nós próprios. como sem dúvida acontece com o whynotnow.
    abração

    ResponderEliminar
  95. Miguel
    julgava que já estava tudo dito sobre este assunto, mas felizmente que não; focaste realmente outro ponto importante, que é o ter sido moda ter um blog, e realmente para muita gente foi assim; muitos fecharam o blog ou simplesmente abandonaram-no, pouco tempo depois; outros apenas o fizeram quando apareceu uma nova moda. Isso é um facto; mas têm aparecido ultimamente uma série de blogs, de gente nova essencialmente, de pessoas que gostam deste contacto com os outros, de "falarem" e serem ouvidos, como tu dizes.
    E há um outro facto curioso que me apraz muito registar: houve, pelo menos 3 blogs que renasceram após este meu texto, embora sem o referirem ( e sei que são pessoas que seguem o meu blog, mesmo não escrevendo nada e não comentando); dá-me a sensação que valeu a pena, embora eu não tivesse feito nem apelos directos e muito menos, apontado nomes, no que se refere aos que se têm ausentado.
    Enfim, vamos seguindo em frente, quem gosta, como bem dizes e nunca é demais frisar as amizades reais que se têm obtido com estes contactos, embora esse não seja um objectivo da blogosfera, mas que felizmente tem acontecido.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  96. Adoro vir aqui tempos depois pra ler as respostas que você dá aos comentários! Tinha apenas mais um ou dois amigos que faziam o mesmo. E como você diz, os comentários e a resposta a eles enriquecem bastante a conversa! Por isso que estou aguardando o Google Wave funcionar direitinho, vai facilitar esse tipo de interação. Beijo!

    ResponderEliminar
  97. Edu
    é realmente esta interacção que é importante, pois sentimos que não estamos a falar para o boneco.
    Não sei o que é o Google Wave; conheço apenas o Google Reader que nos dá as actualizações dos blogs que estamos a seguir.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  98. pinguim se calhar tens razão quando dizes que o aparecimento dos sites sociais tem acabado com muitos blogs mas, pelo que conheço desses sites, não têm comparação possivel com os blogs. Não vejo nada de interessante neles e a blogsfera é um encliclopédia. Por aqui aprende-se, fazem-se relacionamentos mais profundos e o único interesse que há é a troca de ideias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  99. Brown Eyes
    infelizmente nem tu pensa como tu e eu; mas acho que é uma moda, actualmente, e mesmo os que abandonaram a blogosfera, provisória ou definitivamente por causa do Facebook, quase todos acabarão por voltar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  100. constas uma crise no mundo blogueiro, no entanto existem cada vez mais, nomeadamente a minha participação num blog hihi

    ResponderEliminar
  101. Maria Magnólia
    e porque não?
    É sempre de saudar um blog que não se conhece; mas isso não invalida o que afirmo, pois refiro-me a vários blogs que conheço há muito...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  102. Após 2 semanas esgotantes, sem possibilidade de dedicar a minha atenção aos blogs, finalmente consigo regressar aqui ao contacto e tentar por as "conversas" em dia, bem como os meus posts.
    Já quase tudo se disse sobre esta crise da blogosfera, que existe na realidade. Mas embora agora a "moda" esteja a ser o fenómeno das redes sociais, julgo que os blogs embora sofram de fases de menor participação, nunca serão substituidos pelo facebook e outros que tais.
    Um grande abraço. ( e desculpa lá qualquer coisinha por este "abandono" temporário)

    ResponderEliminar
  103. Miguel
    notei apenas que algo se passava, mas dado que nada de especial aconteceu, os afazeres não se compadecem com "blogosferas", mas naturalmente registo com muito agrado o teu reaparecimento.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!