sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Marisol e Joselito

Marisol e Joselito foram dois miúdos espanhóis, que há cerca de cinquenta anos ou mesmo mais, faziam as delícias não só dos miúdos, mas também dos adultos, que se deliciavam a ouvir as suas músicas e a ver os seus filmes.
Joselito não fez muitos, mas fez um muito célebre - "O pequeno Rouxinol" - em que ele cantava a sua música mais conhecida - "La Campanera".
Já Marisol fez dezenas de filmes e em todos eles cantava canções que se tornavam enormes êxitos.
Aqui deixo vídeos desse filme de Joselito e de um dos mais famosos de Marisol - "Um Raio de Luz".



E que é feito deles agora?
Joselito tornou-se um homem complicado, quezilento, que as drogas e a delinquência foram destruindo, chegando a estar preso; do miúdo bonito que encantava toda a gente transformou-se num homem feio, por fora e por dentro.
Marisol, que abandonou esse nome para começar a usar o seu nome verdadeiro,Pepa Flores. teve um percurso menos problemático: casou muito nova com o grande bailarino de flamenco, António, muitos anos mais velho que ela, e que penso já ter falecido, e tornou-se activista política do... PCE (Partido Comunista Espanhol).
Os anos passaram por ela, naturalmente, mas conserva alguma da sua beleza.

30 comentários:

  1. tenho pena de não conseguir ver aqui o clip de video, só o vou ver logo, em casa. e tenho pena porque de certeza que seria uma bela maneira de começar o dia :) adoro a Marisol e o Joselito, acho que gosto mais deles agora do que quando era 'piqueno', como dizia a outra senhora.

    a propósito, uma vez, durante os anos 70, antes do 25A, o Joselito há-de ter feito uma digressão a África e foi a Nampula. por razões que não vêm para o caso, acho que, se não chegou a dormir (tenho de confirmar com os meus pais), pelo menos foi lá a casa, tomou banho e descansou. até tenho um autógrafo e tudo. claro, é o meu claim to fame, o Joselito ter estado em minha casa :)

    abração, e obrigado pelo post, que me pôs a sorrir logo de manhã. ah, e folguei em saber que a Pepa deu em comunista. antes isso do que reaça :)

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    não imaginaria que tivesses tido o Joselito em tua casa em Nampula...
    O miúdo era uma autêntica celebridade tanto em Espanha como aqui e na América Latina.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Vou-te contar um segredo.. Ainda hoje me chamam Marisol à custa disto! As semelhanças não são muitas, mas o cabelo loiro e os olhos claros bastaram :)

    Beijo

    Saudades destes tesourinhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Belas recordações. Quando era miúda deliciava-me com os filmes de Marisol. Tenho ouvido muita coisa sobre a vida de Joselito e, como dizes, não foi e não é grande coisa. A fama nem sempre traz uma vida de esplendor. Se a pessoa não souber lidar com ela, traz uma vida de desgraça, que foi o caso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh pinguim... destruiste a imagem que eu tinha dos dois... LOL

    ResponderEliminar
  6. Retiro...
    estou deliciado; primeiro o Miguel diz-me que o Joselito esteve em sua casa; agora tu apontas as semelhanças entre ti e a Marisol.
    Vê tu que até hesitei em postar sobre isto, pois pensei: quem é que se lembra ou quer saber destes dois? Mas parece que bastaria eu lembrar-me e bem, para merecer a pena; por isso fiz o post.
    Afinal parece que valeu a pena...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Brwn Eyes
    "La campanera" foi um hit enorme em Portugal e os filmes da Marisol estavam meses e meses em exibição em Lisboa, quase sempre no velho e já não existente Avis, na Duque de Ávila, que também passava os filmes do Adriano Celentano, recordas-te?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. I love...
    eu não queria, acredita...
    As crianças são sempre (ou quase sempre) tão puras que nós não pensamos que crescem e se tornam adultos.
    Então os meninos prodígios? Onde andarão todos eles?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha ouvido falar mas gostei de ler a tua história e ouvir sobretudo a segunda canção, a de Marisol.
    Infelizmente muitas destas pessoas que iniciam a sua fama enquanto crianças, acabam por ter grandes chatices e desgostos durante a sua vida adulta. Tivemos imensos exemplos disso ao longo dos anos e ainda hoje, uma pena.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Félix
    é curioso que vi logo que haveria aqui dois tipos de reacção: as pessoas mais velhas a recordarem algo que decerto as marcou; e as mais novas que possivelmente nunca tinham ouvido falar em semelhantes pessoas, como é o teu caso. Experimenta falar nestes dois cantores aos teus pais e vais ver que eles se recordam...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Lembro-me sim.Adriano Celenteno tem muitas canções que gosto de ouvir como Non so Parlar d'amore e storia d'amore. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Brown Eyes
    são coisas que não esquecem mais; e havia um outro que não recordo agora o nome que tinha lá os filmes: cantava o "Non sonno digno di té!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. É triste quando as pessoas se deixam destruir por drogas :\.

    ResponderEliminar
  14. Luso
    no caso do Joselito, não foram só as drogas, foi mesmo crimes de diversa ordem, talvez derivados da sua dependência das drogas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Como o tempo nos transforma! Muito interessante, este teu post por um lado revivalista, mas com o contraponto da actualidade:))

    ResponderEliminar
  16. Justine
    Ainda tenho na forja algo semelhante a isto, e tenho que concluir que o tempo não perdoa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ela tem pelo menos a pose. Confesso que não conheço muito do trabalho e da vida de ambos. Mas mesmo assim, tenho de concordar que as mudanças são gigantescas. Contudo não é só com eles. A mudança é inerente ao crescimento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. André
    o tempo é inexorável quer fisicamente, quer nas mentalidades que vai formando.
    Será que não se pode mesmo fugir ao destino?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Gosto imenso do teu blog, como sempre :D
    Vou seguir-te. Abraço :P

    ResponderEliminar
  20. Elijah
    obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Também já visitei o teu blog e lá deixei os meus comentários.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Como me lembro do Josélito e da Marisol, nas matinées de domingos, onde ia com a minha irmã e os meus primos. E não só o Josélito e a Marisol, também me recordo, como se fosse hoje, do Cantinflas e do Charlot.
    Bons tempos!

    ResponderEliminar
  22. Lear
    sim, mas esses eram de outro género, tais como os impagáveis Irmãos Marx...
    O Cantinflas teve grande êxito nos países ibero-americanos, mas os outros são hoje clássicos do cinema cómico mundial.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Bonita recordação, pena não terem continuado tão bela arte. Como sempre tens novidades interessantes, é muito bom visitar o teu blog.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Olá Bruno
    as crianças prodígio raramente conseguem na vida adulta, dar continuidade à sua "arte" infantil...
    E muitas vezes, o êxito fácil de meninos acaba por se transformar, mais tarde, num pesadelo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Recordo-me perfeitamente de ambos (da tela do cinema, naturalmente).
    Já adulto, o Joselito chegou a viver "lá para os m/ lados" (terras d'Africa), sobrevivendo de actuações em "bares de 3ª categoria" e levando uma vida algo "complicada"...

    ResponderEliminar
  26. Ovelha
    eles eram tremendamente conhecidos, realmente.
    O Joselito teve realmente, ou estará a ter uma vida terrível, de degradação e desespero.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Esses nomes chegaram até mim pela minha mãe que gostava muito do Joselito e da Marisol. Ela adorava ouvir cantar o Joselito!!!

    ResponderEliminar
  28. MZ
    também pensei que por ti não chegarias lá...mas os teus pais com certeza se haveriam de recordar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. COMO É BOM LEMBRAR DOS FILMS DE JOSELITO E MARISOL,TENHO 63 ANOS E NUNCA ESQUECI DO FILME UM RAIO DE LUZ. EU DARIA TUDO PARA VER DE NOVO ESTE FILME

    ResponderEliminar
  30. Metro
    obrigado pela tua vista a este meu espaço.
    Sim é bo, lembrar esses filmes, que embora não fossem obras primas, cumpriam a sua missão de divulgar cantores muito jovens e populares.
    Alguns filmes antigos aparecem por vezes, completos no "You Tube". Infelizmente, não é este o caso.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!