domingo, 27 de novembro de 2011

Fado

O Fado foi aprovado, esta manhã, como se esperava, pela UNESCO, em Bali (Indonésia), como Património Imaterial da Humanidade.
Nos tempos de crise que vamos vivendo, temos que nos agarrar a coisas que nos elevem o ego nacional, e este facto é relevante, por si próprio e também pelo que atrás refiro.
Para homenagear, nesta data, o Fado, escolhi dois vídeos, um deles, velhinho, com aquele que por mim é considerado o melhor intérprete masculino do Fado, desde sempre, Carlos Ramos, interpretando um clássico maravilhoso "Não venhas tarde".

E o outro não poderia deixar de ser da diva do Fado, a nossa Amália, que o divulgou como ninguém em todo o mundo. E dela escolhi, também numa perspectiva muito subjectiva o fado mais bonito que já ouvi, e que me emociona cada vez que o oiço de novo:"Lágrima"!

Se, porventura, quisesse ir para fados e intérpretes mais recentes, a escolha seria mais difícil, pois muitas opções teria; de qualquer forma escolheria, no naipe masculino, Camané, com o seu fado mais emblemático "Sei de um rio"

e no campo feminino (a Marisa, de que gosto muito, que me perdoe), a minha opção seria Ana Moura, num fado lindíssimo- "Os Búzios"

42 comentários:

  1. Concordo contigo. Temos que nos sentir orgulhosos do país onde vivemos. E gosto muito do fado da Ana Moura.

    ResponderEliminar
  2. Gato
    não é um fado clássico, mas é muito belo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso nunca fui muito à bola com o Fado, mas sem dúvida que é uma excelente notícia para Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom gosto :)

    Entrei no desafio do Sad Eyes com o "Povo que lavas no rio" cantando por N vozes, mas a minha preferida é a Dulce Pontes ;)

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  5. FireHead
    apesar de tudo, como portugueses, sentimos-lo como ninguém mais no mundo.
    Depende muito da nossa disposição, também...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Francisco
    a Dulce Pontes tem uma excelente voz, mas é considerada pelos puristas do Fado (eu não o sou), como uma voz não apropriada para o Fado, assim como a própria Marisa.
    Para mim, são apenas formas diferentes, originais, de interpretar o Fado, como o era o António Variações, o Paulo Bragança e outros...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Clap clap clap, foi um prémio bem merecido!!!!!
    Abraço doce e adorei as músicas :)
    Sairaf

    ResponderEliminar
  8. Embora não seja grande apreciadora de fado, acho que fizeste umas boas escolhas (também gosto muito do Carlos Ramos:cantava como um tio meu:))))) )
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. A minha irmã também tem um especial gosto pela Lágrima:-)
    Sabes, cresci com fado, ao almoço é sagradinho, ouve-se fado, e depois de tanto tempo ter estado o fado num estado meio que mortiço, absorver as novas gerações, as novas formas de o interpretar, poder ouvir as novas vozes é uma sensação maravilhosa de frescura na tradição.

    ResponderEliminar
  10. O bom da Ana Moura é que, para além de nos providenciar um bom património imaterial, também nos privilegia com o seu magnífico património material :)

    ResponderEliminar
  11. Ainda aqui não tinha passado, mas tomaste-me a dianteira :p

    Acho o "Não venhas tarde" Carlos Ramos) lindíssimo, mas as 4 escolhas são excelentes.
    O Fado continua de muito boa saúde, como se vê.

    ResponderEliminar
  12. Toma lá mais um nome: Anabela Duarte (do álbum «Lisbunah» não conseguir encontrar nenhum clip)... Mas "é um dia de orgulho nacional", como diziam agora mesmo nas notícia da RTP1 :) Abraços,

    ResponderEliminar
  13. Gostos não se discutem, como se costuma dizer ... Eu, particularmente, gosto mais da Mariza do que da A. Moura. Do Camané não gosto. Nada mesmo. Implicâncias minhas ... E do Carlos do Carmo? Não gosta ou foi mero esquecimento? Eu, na minha modestíssima opinião, ou talvez na minha ignorância absoluta, acho-o fantástico. O melhor de todos. A Amália, é única. Uma Diva. Embora tenha muita dificuldade em entender o que canta, por vezes. De qualquer maneira, felicito-o, bem como os demais portugueses pela inclusão do Fado como património cultural da Humanidade (é assim?). Fado é alma, é paixão, é desatino e tudo isso, embora em questões musicais seja muito pobre, torna-o Único. Parabéns.

    ResponderEliminar
  14. Quanta saudade! Logo de entrada um fado e uma voz que meu pai adorava! Quanto tempo não ouvia :-(

    Não aprecio o fado, mas considero que a nomeação fez muito bem ao país, nesta fase...

    (tive que ficar aqui a ouvir...)

    ResponderEliminar
  15. Sairaf
    poucas coisas são tão consensuais ao povo português como o fado, mesmo para os que dizem que não gostam dele; mas convivem com ele, pois ele faz parte de nossa maneira de ser, nas suas variadas formas: triste, alegre, fatalista, sentimentalão, etc.
    E hoje todos ficámos um bocadinho orgulhosos que os "outros" reconhecessem isso como algo de muito válido.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Luís
    são apenas quatro escolhas, quatro fadistas, quatro fados.
    Tantos, tantos haveria mais...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Justine
    o Carlos Ramos tinha aquela voz rouca, característica de um homem já vivido...
    E este fado, cantado por tantos outros fadistas, homens e mulheres, só nele, se enquadra perfeitamente.
    Há um outro fadista de antigamente, do qual também muito gosto - Manuel de Almeida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Ima
    como tudo, o fado, embora muito tradicional tem evoluído e ninguém como Amália o demonstrou: ousou cantar Camões, cantou fados em diversos idiomas, aligeirou-o com fados muito populares: "Vou dar de beber à dor", e escreveu letras maravilhosas para o fado.
    Agora surgem vozes novas, que os puristas recusam, mas com inegável talento e com uma tremenda força de penetração lá fora: Marisa, Dulce Pontes; há variações muito originais, do António (de mesmo nome), do Paulo Bragança (por onde anda ele?), da própria Mísia, da Amélia Muge, eu sei lá.
    E há uma jovem, muito jovem fadista, excelente representante dum género de fado, que sempre teve muita importância, o fado aristocrático - refiro-me a Carminho.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Johnny
    nesse campo, a Ana Moura está muito bem acompanhada, não está sozinha: Kátia Guerreiro, Joana Amendoeira, e muitas mais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Sad eyes
    já ontem tinha seleccionado os fados, à espera do anúncio da "boa nova".
    Gosto imenso do "Não venhas tarde" e aquele último verso, é sublime...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Luís
    não conheço, mas vou indagar...
    Por falar em Duarte, também gosto muito da Aldina Duarte,que foi casada com o Camané...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Caro Anónimo(?)
    não sei se és português (penso que não, pelas felicitações), mas penso que não são comparáveis a Marisa com a Ana Moura. Eu escolhi a Ana Moura por duas razões: a primeira pelo fado que ela aqui interpreta (Os Búzios), e a segunda porque a Marisa, embora uma grande fadista é essencialmente uma enorme Artista do Fado, que sabe comunicar com o público como ninguém; ela não canta o fado, "interpreta-o", e assim sendo é mais uma intérprete (fabulosa) do que uma fadista. É arrepiante a forma como ela canta o "Barco Negro"...
    E, a talho de foice, já alguém ouviu o "Barco Negro" cantado pelo Ney Matogrosso, em que ele chora mesmo...?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Fragmentos
    o teu comentário só reforça o que eu disse aí em cima num outro comentário: mesmo para quem não gosta de fado, é um dia especial, de orgulho nacional.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Mas, Pinguim, o que vale uma bela voz se não houver "interpretação"? Neste caso específico - o Fado - que é um canto de paixão, de saudade, um canto de lamento, um desabafar, um exteriorizar da dor que corrói as entranhas, se o fadista não conseguir transmitir todos esses sentimentos, ainda que tenha uma bela voz, perde-se o fado. Concorda? Por essa razão é que não gosto do Camané, embora ache que tem uma boa voz. Não transmite emoção nenhuma. Quando canta sinto-o oco, vazio. Não sei se me fiz entender. Fui procurar a Carminho, que nem sequer lhe conhecia a figura, muito menos o cantar, e gostei. Nasceu fadista. Nasce-se fadista ... ou não. E o Carlos do Carmo?

    ResponderEliminar
  25. Nesse aspecto sou mais português que o Psi, amo o fado, faz-me sentir mais perto de Portugal quando estou cá no Brasil... é uma forma de matar as saudades. Fico muito feliz pelo prémio da UNESCO e como bem disseste eleva o ego nacional (mesmo que muitos não liguem a isso), até eu fico feliz e orgulhoso. As escolhas dos videos também está muito boa. Parabéns :D

    ResponderEliminar
  26. Car@ Anónim@ (não pode haver um nome?, por favor...)
    Tenho um enorme defeito: quando me ponho a escrever, ao correr da pena, como se costuma dizer, esqueço-me por vezes de coisas importantes.
    Não vou esgrimir espadas sobre a dicotomia(?) fado/interpretação, porque cada um de nós fica na sua.
    Apenas quero esclarecer que a distinção é ser Património Imaterial da Humanidade, pois o Fado não é um bem material, como um monumento ou uma maravilha natural.
    E quanto ao Carlos do Carmo, claro que o admiro muito e o Fado deve-lhe imenso, pois ele fez a ponte entre o fado dos seus habitats naturais (as casas de fados, as tertúlias) para o grande público com os seus fados conhecidos de toda a gente, como a "Gaivota", por exemplo. Mas preferia ouvir a sua Mãe, a maravilhosa fadista Lucília do Carmo - que voz imensa! Era a proprietária de uma das mais emblemáticas casas de fado de Lisboa, "O Faia", onde o Carlos se iniciou a cantar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Theo
    vê tu que até o Déjan gosta do fado...
    E tu, sendo brasileiro, conhecendo a nossa língua, ainda é algo normal, até porque grandes nomes da música brasileira já cantaram fado, Bethânia, Ney, o Chico...
    Agora o Déjan não entende a língua , mas parece que a tira pelo sentido...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Os meus favoritos são o Camané e o Carlos do Carmo, especialmente o charmoso. Adoro-o especialmente a maneira como ele cantou os poemas do Ary dos Santos. Um dos meus sonhos (ainda não cumpridos) é ir a uma casa de fados...acreditas que nunca fui? Bjs

    ResponderEliminar
  29. Fernanda
    acredito, claro; se puderes vai a uma com nomes menos sonantes, mais castiças. há algumas em Alfama e antes havia uma muito boa na Madragoa, onde cantava um fadista muito bom, o César Morgado, que morreu novo e que tinha uma particularidade muito curiosa: sendo homossexual, quando gostava de um cliente, cantava com uma mão no ombro dele e ia fazendo pressão, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Nome tenho, deram-me um e com ele tenho vivido. Não é bonito nem feio, é apenas um nome entre milhares ... mas, por vezes, gosto de escondê-lo atrás das minhas palavras. Permite-me essa opção?
    Ora aqui está uma das boas coisas do Fado: as suas casas, tão castiças, os xales negros das fadistas, a ausência de microfones e de instrumentos electrónicos, a boa sangria, o chouriço assado, a broa e o caldo verde. Nesse ambiente é que o Fado é muito mais Fado. Gosto muito mais dele nos becos e nas vielas do que sobre palcos iluminados. Desejo-lhe uma noite muito feliz e dedico-lhe o meu Fado preferido: Fado do Campo Grande, cantado pelo Carlos do Carmo.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo
    desisto da questão do nome, pois não vou a parte alguma, heheh...
    E ainda há o fado vadio...
    É um bonito fado, o que me é dedicado.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Belas escolhas, Pinguim. Eu tendo mais para os dois do meio: Amália e Camané.

    ResponderEliminar
  33. Congratulation! Great tribute to the people of Portugal and Portugal as a country!
    Amo-te chako pako!

    ResponderEliminar
  34. Déjan
    the other people must forgive me, but this is the best comment I could get...
    I love and miss you very much.

    ResponderEliminar
  35. Eu não preciso que uma dezena de pessoas reconheçam o fado como um estilo musical importante. O fado foi desde o dia que nasceu, destinado a ser um dos melhores estilos do mundo.

    Mas pronto, o que interessa é o reconhecimento internacional... ok ok, estou a ser sarcástico.

    PS: Adoro mensagens em inglês. lol

    ResponderEliminar
  36. Ribatejano
    cala-te que tu és um sentimentalão: ouves um fado de amor e ciúme e ficas com a lágrima no canto do olho...
    Sobre as mensagens em inglês não as adoras mais que eu, de certeza. Confortam-me a alma!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Eu amo o fado desde sempre...

    Este foi um presente para todos nós! Fiquei muito feliz com este reconhecimento!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Pat.
    como "meia portuguesa", penso que sim, te deves sentir feliz.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Caro amigo
    Tenho verificado que muitos de nós se sentiram impelidos a falar sobre o Fado, após a "classificação" atribuída pela UNESCO. Eu inclusivé, apesar de não ser um ouvinte regular de fado e muito menos um amante deste género musical... Mas é bom que se fale dele e sobretudo, nestes tempos tão dificeis, em que precisamos de uma massagenzinha no nosso tão maltratado ego!
    Obrigado pelos belos fados que trouxeste (só tenho algumas reservas relativamente ao Lágrima, pois acho o poema simultâneamente muito bem feito e muito (acho até que excessivamente) depressivo).
    Um grande abraço do
    Luís

    ResponderEliminar
  40. Luís
    Sim, é verdade; de repente o Fado ganhou uma projecção para muita gente, que não tinha antes e a crise que atravessamos não é estranha a esse fenómeno.
    Quanto à letra de "Lágrima", posso em parte admitir que seja algo depressiva, mas a intensidade é tão forte, que me comove mais do que me deprime.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!