terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ken Russel

Faleceu aos 84 anos o realizador britânico Ken Russel.
Durante a sua vida dirigiu filmes polémicos, alguns dos quais não agradaram ao público e à critica, caso de "Liztomania",  "Tommy" e "Valentino".
Mas há dois filmes que marcaram a sua carreira: "Tchaikovsky - Delírio de amor" e sobretudo "Mulheres Apaixonadas", adaptando o famoso romance de D.H.Lawrence.
É deste filme uma das cenas mais belas que eu já vi em cinema, e que é a luta, apenas com a luz da lareira, entre os dois protagonistas masculinos, Alan Bates e Oliver Reed (dois excelentes actores), e em que ambos estão completamente nus, o que para a época era bastante ousado.
É uma luta viril, mas ao mesmo tempo, carregada de homo-erotismo, que não resisto em deixar aqui em vídeo.

25 comentários:

  1. Patrícia
    muitos parabéns pelo número redondo de seguidores e é um prazer estar entre eles.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Carissimo, também fiz uma nota no http://sociologias-cultura.blogspot.com/

    e adiccionei este teu teu post como link. Espero que não te importes.

    Forte Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Luís
    olha que pergunta...
    Claro que não, é até uma honra.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. A cena continua magnífica, João.
    Repara nas tonalidades utilizadas, no 0% de "ordinarice" sem recorrer a corpos Danone aperfeiçoados em qualquer clínica estética. É das cenas que faz falta no nosso cinema, na nossa tv, sempre contextualizada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. O que nos vale é termos um pinguim cinéfilo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Paulo
    é pelos motivos que citas, que adoro esta cena.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Ribatejano
    já fui muito mais. Quando este filme foi exibido em Portugal, depois do 25 de Abril, eu já o tinha viso na Beira (Moçambique) onde eram exibidos muitos filmes comercialmente, proibidos aqui, porque a distribuição era canalizada por uma firma inglesa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Amigo João
    Não conhecia este filme e nem imaginava que estes actores tivessem protagonizado esta coreografia tão densa e original!
    Obrigado.
    Um abraço do
    Luís

    ResponderEliminar
  9. Luís
    além desta cena, o filme é muito bom, com uma adaptação livre, mas conseguida, do romance de Lawrence, e com uma interpretação soberba de uma das actrizes preferidas de Ken Russel - a "enorme" Glenda Jackson.
    E depois, há aqueles corpos do Alan Bates e do Oliver Reed, na pujança do seu vigor físico, sem as ajudas dos ginásios, que só fabricam clones, e que nos presenteiam com esta cena fantástica.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. nunca vi o filme e não conhecia esta cena, que é de facto soberba. realmente o KR era um tipo muito provocador, com um tipo de mentalidade que, penso eu, desapareceu nos dias de hoje. vi, a avaliar aqui pela tua lista, muito poucos filmes dele.
    realmente dois actores excelentes, também eles a marcarem uma determinada época do cinema.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a cena... Confesso que de Ken Russel só conheço o Viagens Alucinantes... Mas estou a ver que tenho aqui um cineasta para redescobrir...

    Partilho da opinião que só nesta decada é que hollywood teve a sua década mais interessante em termos de liberdade e arrojo criativo.

    Grande Cena!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    ele quis, de um modo muito original, nalguns dos seus filmes, analisar a vida de gente célebre: Tchaikowsky, Lizt, Valentino,etc.
    Foi sempre controverso, e em muitos casos as pessoas adoravam ou odiavam os seus filmes.
    Quanto a esta cena, julgava-a mais conhecida, mas sendo assim, foi muito bom partilhá-la.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Porcupine
    revi há um par de semanas o "Delírio de Amor" e se já tinha um vago sentimento de pouco entusiasmo, agora essa percepção acentuou-se, um pouco devido à péssima escolha do actor que protagonizou Tchaikowsky, o "canastrão Richard Chamberlain.
    Vê este "Women in Love", diverte-te com o "Liztomania", ouve a música de "Tommy" e delicia-te com a recreação da época, um pouco kitsh de "Valentino" com um Nureyev muito interessante...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Bem, eu pratico uma arte marcial e acho - acho não, tenho a certeza - que não dá mesmo jeito nenhum lutar completamnete nu... Mas não era mesmo assim que os lutadores da antiguidade lutavam? :)

    ResponderEliminar
  15. FireHead
    sim, era; aliás todos os desportos na Grécia antiga eram praticados em total nudez.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. o meu pensamento no final foi: eles jovens fizeram amor!! No início era uma luta nem animalesca, mas para o final os movimentos delicados, subtis eram química pura entre corpos. A fotografia é muito boa!

    ResponderEliminar
  17. Ima
    eles eram grandes amigos que cortejavam duas irmãs.
    Esta luta não é uma luta entre inimigos, é uma prova de virilidade apenas, foi um passatempo para ambos, não estavam zangados.
    Ambos não eram homossexuais e sim extremamente amigos.
    Mas...na realidade essa amizade, mesmo sem eles o saberem realmente, ia além do comum, eles "amavam-se" e esta luta pretende mostrar-nos isso, quando perto do final, o beijo entre eles está iminente e não se dá, porque o receio aparece no último instante.~
    É curioso que quando eu estudava aqui em Lisboa, partilhava um apartamento com aquele que era o meu melhor amigo e ainda hoje o é, de certa forma, mas vivemos longe e as nossas vidas seguiram rumos distintos. E um dia tivemos uma luta assim, por brincadeira, no quarto, apenas de slips, e quando num momento, ambos no chão, tivemos as nossas bocas quase a tocar-se, recuámos...
    Eu falo por mim, e posso dizer-te que além de uma enorme amizade, o desejava muito, mas não aconteceu; foi a primeira pessoa a quem abri a minha sexualidade, mais tarde e esse episódio nunca foi falado entre nós. Hoje é avô, vive no Algarve e temos por vezes longas conversas telefónicas...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Lamento que Ken Russel tenha morrido. Sempre gostei dos seus filmes, que revejo sempre com prazer!
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Justine
    o mundo do cinema vai-se renovando...
    Costuma dizer-se quando morre alguém conhecido: realizador, actriz ou actor, que o cinema fica mais pobre. É apenas meia verdade, pois vai aparecendo sempre uma boa quantidade de novas caras que o vão renovando.
    Claro que o mundo do cinema de hoje não é o mesmo de há 20 anos, pois desapareceu imensa gente; mas, e quantos não apareceram?
    Isso não invalida que não se homenageia os nomes válidos que vão desaparecendo, como é o caso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Considero este, um dia extremamente importante. Felizmente o ultima analise da situação em Portugal revelou que este ultimo ano o numero de casos desceu. O que é uma excelente vitória. :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. André
    apesar de estar nesta caixa de comentários e não na seguinte, eu vou passar o texto para o post seguinte.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. A cena é de facto muito bonita e extremamente ousada para a época.

    ResponderEliminar
  23. Sad eyes
    mas não é nada especulativa, apesar dos dois corpos nus...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!