segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os Kennedy's - a realeza americana

Numa ensolarada manhã de Setembro do ano de 1953, em Newport, Rhode Island, a igreja de Saint Mary, decorada com crisântemos brancos e gladíolos rosa, recebia 700 convidados ilustres. O arcebispo de Boston presidia à cerimónia de casamento, que, para o regozijo dos presentes, teve direito a bênção papal, através de uma carta enviada pelo próprio Pio XII. Do lado de fora, 3 mil curiosos aglomeravam-se para ver tudo. A imprensa ocupava-se com os mínimos detalhes. A nação inteira torcia pela felicidade de Jacqueline e John Kennedy. Não fora o facto de eles serem cidadãos de uma república presidencialista, o casamento teria sido uma cerimónia real. Nos Estados Unidos não existem castelos, mas, se existissem, eles teriam sido habitados pela dinastia Kennedy.

Porém nem tudo que reluz é ouro na história dessa família. Tragédias também assombram o clã, cuja trajectória política teve início no século 19, quando o primeiro Kennedy decidiu "fazer a América".

Filho de imigrantes irlandeses pobres, P.J. Kennedy tinha tudo para ser mais um trabalhador braçal e alcoólatra quando largou a escola para trabalhar como estivador no porto de Boston. Mas, diferentemente dos irlandeses que trabalhavam naquele e em tantos outros portos ao redor dos Estados Unidos, ele não gostava muito de bebidas alcoólicas. Sem beber, Kennedy conseguiu comprar o primeiro bar, aos 22 anos, com o dinheiro que juntara trabalhando. Cinco anos mais tarde, em 1885, ele já era dono de três bares e de uma importadora de bebida, a P.J. Kennedy and Company.

Naquele mesmo ano, ele foi o primeiro Kennedy a entrar para a política, na Câmara de Representantes. A seguir vieram outros mandatos como representante e como senador.

Em Boston, outro político rivalizava com P.J. Kennedy: o prefeito John Francis Fitzgerald. Durante anos, eles alternaram momentos de oposição e aliança. Kennedy saiu-se bem na política. Já Fitzgerald envolveu-se em escândalos por causa de infidelidade e fraude, perdendo várias eleições para cargos diferentes. Entre alianças e rivalidades, as famílias Kennedy e Fitzgerald uniram-se em 1929, no casamento dos seus filhos, Joe Kennedy e Rose Fitzgerald.
Joe e Rose tiveram nove filhos e ficaram milionários de um dia para o outro. Foi em 24 de Outubro de 1929, exactamente no crash da Bolsa de Valores de Nova York. Joe ganhou 15 milhões de dólares, negociando acções antes do mercado explodir. Ele tinha informações privilegiadas, o que, numa época sem qualquer regulamentação, não era crime.

A fortuna de Joe Kennedy multiplicar-se-ia dez vezes em poucos anos, não apenas por causa dos seus investimentos imobiliários, da sua carreira de produtor de Hollywood ou do seu diploma em Harvard. A grande jogada de Joe foi burlar a Lei Seca, que imperava nos Estados Unidos desde 1920, proibindo a importação e o consumo de bebidas alcoólicas. Usando os seus contactos em Washington, obteve permissão para importar quantidades enormes de bebidas como se fossem medicamentos. Uma parte delas, vendeu-a aos compatriotas alcoólatras, ilegalmente. A outra parte foi guardada até que a Lei Seca acabasse e Joe tivesse o maior reservatório de licores do país.
“Joe Kennedy combinava a falta de escrúpulos com uma certa prudência. Foi assim que ele adquiriu riqueza e poder na bolsa de valores e em todos os seus outros negócios", afirma o escritor Ronald Kessler, autor do livro The Sins of the Father ("Os pecados do pai", sem tradução para o português).

Como bom jogador, Joe Kennedy apostou em Franklin Roosevelt para presidente na eleição de 1932. No ano seguinte, Roosevelt acabou com a Lei Seca e, em 1934, ofereceu ao aliado o cargo de presidente da recém-criada Comissão de Valores Mobiliários, que deveria regular o mercado de acções. A oferta foi aceite. 

Na campanha de 1936, Kennedy esteve de novo ao lado de Roosevelt e foi convidado para outros cargos. De 1938 a 1940, chegou ao auge da carreira política, como embaixador na Grã-Bretanha. Mas Kennedy teve de deixar o cargo após se posicionar contra a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Diferentemente do sogro, que continuou insistindo na própria carreira - e perdendo -, preferiu dedicar-se às carreiras políticas dos filhos. Joe Kennedy apostava na vocação política do primogénito Joseph Jr., que morreu na 2ª Guerra Mundial.
O patriarca então voltou os olhos para os outros filhos. Três deles decidiram seguir seus passos: John, Robert e Edward graduaram-se em Harvard e entraram para a política.
John Kennedy entrou para a Câmara de Representantes em 1946. Carismático, ele cumpriu três mandatos até que foi eleito senador, em 1952.
Naquele mesmo ano, John conheceu uma jornalista e fotógrafa principiante do Washington Times-Herald. O seu nome era Jacqueline Bouvier. Ela vinha duma família rica e aristocrata de Long Island. Falava francês e italiano, gostava de moda e tinha acabado de passar uma temporada em Paris. Jackie estreou na profissão com uma coluna própria, "Inquiring Camera Girl", em que publicava fotos e opiniões sobre os assuntos do dia de cidadãos que encontrava nas ruas da capital - um deles foi John Kennedy.


Jackie e Kennedy casaram-se depois dele ser eleito senador por Massachusetts, em 1953. No primeiro ano de casamento, John Kennedy teve que ser operado às costas e ficou oito meses de cama. Escreveu o livro Profiles of Courage ("Perfis de coragem",sem tradução para o português), sobre senadores americanos. Foi um best-seller que ganhou o prêmio Pulitzer de 1957, dando um prestígio intelectual fundamental para a carreira de Kennedy.


Em 1960, quando John Kennedy anunciou que concorreria à presidência dos Estados Unidos, foi a vez de Jackie ficar de cama. Grávida e com um histórico de fragilidade (já havia sofrido um aborto e tido uma filha nada morta), ela precisava de repouso. Participou na campanha trabalhando em casa, respondendo a cartas, dando entrevistas e escrevendo uma coluna semanal intitulada "Campaign Wife" (esposa em campanha) que era distribuída aos jornais de todo o país. 

A sua ajuda foi fundamental para John, que venceu Richard Nixon numa das eleições mais disputadas da história dos Estados Unidos. Segunda a editora de moda do Washington Post, Robin Givhan, "os críticos diziam que Jackie era francesa demais. Mas não havia quem não a imitasse. E o seu guarda-roupas é copiado no mundo todo até hoje".
 Entre a vitória e a posse nasceu o segundo filho do casal, John Fitzgerald Kennedy Jr. Teriam ainda mais um filho, que morreria dias depois de nascer. O discurso de posse entrou para a história: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país". 

John Kennedy deu o cargo de secretário de Justiça para seu irmão, Robert Kennedy.
Juntos, eles enfrentaram a Crise dos Mísseis, quando um avião de espionagem americano fotografou navios soviéticos levando armas nucleares para Cuba. Por um acordo entre os governos dos EUA e da União Soviética, a tão temida guerra nuclear não aconteceu.
Em 22 de Novembro de 1963, fez a semana passada 48 anos, o mandato de John F. Kennedy, um dos mais populares da história da política americana, foi tragicamente interrompido. Num desfile presidencial pelas ruas de Dallas, no Texas, o presidente foi assassinado com um tiro na cabeça e outro no pescoço.
 
Quando a morte de John completou cinco anos, seu irmão, Robert, foi assassinado. Ele era candidato à presidência e vencera as primárias do Partido Democrata na Califórnia.
Nas décadas seguintes, vários Kennedys assumiram cargos públicos, mas tragédias impediram que a família tivesse outro representante na corrida pela presidência dos Estados Unidos. Foram tantas que há quem diga que o clã é amaldiçoado. 

John-John, filho de JFK, morreu pilotando o seu próprio avião em 1999, matando a esposa e a cunhada.
 O descendente mais notório tornou-se o irmão mais novo de John e Robert, o senador Edward Kennedy, mais conhecido como Ted, que faleceu em 2009 devido a um tumor maligno no cérebro. Ele nunca se candidatou à presidência, porque um episódio em 1969 manchou a sua imagem pública. Enquanto dirigia embriagado, o seu carro embateu numa ponte e caiu num rio de Massachusetts, matando a sua secretária. Ele só informou a polícia no dia seguinte. Ted, que não morreu nem quando um raio atingiu o seu avião em pleno ar, sempre afirmou que essa história de maldição familiar não é real.
Para uma família que ficou milionária com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que teve a alegria de ver um de seus membros à frente da nação mais poderosa do mundo e o viu morrer assassinado, a céu aberto, num desfile presidencial, sorte e azar são conceitos que parecem não caminhar separadamente.
Eles enriqueceram enquanto o mundo ruía, conquistaram o Senado, a Casa Branca e inúmeras beldades de Hollywood. Não fossem as tragédias que ensombram a sua história, os Kennedy’s seriam uma família invejável.

28 comentários:

  1. Luís
    História recente, mas realmente História...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Uma família influente dos EUA. O primeiro presidente católico dos EUA, John Kennedy, era, apesar de tudo, um pulha. A máfia sabia o que andava a fazer.

    ResponderEliminar
  3. Isso é que é fazer parte da História. Família forte entre conquistas e derrotas!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. FireHead
    é uma incógnita o que teria acontecido nos EUA se não tivesse sido assassinado.
    Há muita coisa que se desconhece da sua vida...e da sua morte.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Cláudia
    sem dúvida uma família muito poderosa, que nem sempre se conduziu das melhores formas.
    Foi um clã muito importante durante vários anos no partido democrático americano.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. O poder e a tragédia estão muitas vezes de mãos dadas.

    E pensar que a tia Belinha (Isabel II) sobreviveu a tudo isso e ainda mexe as pernas. LOL

    ResponderEliminar
  7. Ribatejano
    pois sobreviveu, mas olha que em escândalos a família dela tem sido bem pródiga...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Vejam algumas destas peripécias contadas pelo Pinguim, mais ou menos bem retratadas, na excelente série "The Kennedys" com Greg Kinnear (JFK), Barry Pepper (Bobby Kennedy), Katie Holmes (Jackie Kennedy) e Tom Wilkinson (Joe Kennedy) nos principais papéis.

    ResponderEliminar
  9. uau, bom espírito de síntese!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Tenho um certo fascínio por estes Kennedy, especialmente pelo John-John ;)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Luís
    estive para fazer referência a essa série, apesar de ainda a não ter visto, mas quero vê-la, apesar de ter sempre algum receio de ver retratados no cinema personagens da história recente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Paulo
    diz antes bons resultados nas buscas da net...
    As fotos foram fáceis de integrar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Migueis
    entendo-te...
    Infelizmente, já cá não está...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Já fiquei mais rico hoje :)

    Obrigado pela partilha :)

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  15. Francisco
    também eu;o que se aprende na net...
    Por isso resolvi partilhar, com algumas fotos escolhidas por mim...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Olá amigo João
    Que bela ideia assinalar o crime de Dallas com um resumo tão completo da história da familia mais conhecida dos EUA.
    Obrigado por este texto tão conciso e interessante sobre este clã tão extraordinário!
    Um abraço
    Luís

    ResponderEliminar
  17. Luís
    é uma família "sedutora", não no sentido de nos embriagar, mas sim pela imensidade de situações que esta família viveu, e nem sempre os melhores.
    Do seu membro mais conhecido, John, fica a dúvida de como seria tudo, se não tivesse acontecido a sua morte em Dallas.
    Mas parece-me que a figura mais importante nesta família foi o seu pai, pessoa com um enorme poder de antecipar situações e um hábil jogador no tabuleiro da política e dos negócios.
    A pessoa por quem nutro mais simpatia, apesar de tudo, é o também assassinado Robert Kennedy, não sei bem explicar porquê...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. eu acho que eles têm alguma maldição sim, mas isso é o meu lado místico a falar :-) ainda por cima origem celta...é que são muitas tragédias...e mesmo para a Jackie após a morte do marido a coisa ficou preta.
    Provavelmente karma por terem enriquecido à custa do mal de muitos...
    Agora esta família se ñ fosse tão afoita à desgraça, mais do que realeza seria ela própria um lobby na política americana.

    ResponderEliminar
  19. Ima
    a família Kennedy, como cã, acabou, com a morte de Ted; como o filho de John já havia morrido, não há herdeiros com reais possibilidades de singrar na política.
    Curiosamente o único político na família agora é o aborto do Arnold S. que está casado com uma irmã deles.
    E eles foram realmente um lobby, e poderosíssimo, na política americana e por causa disso John e Robert foram assassinados.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Tenho que voltar aqui...

    Os Kennedy são-me 'queridos'! E quanta tragédia numa só família :(

    ResponderEliminar
  21. Fragmentos
    pois volta; os teus comentários são sempre enriquecedores e complementam muito o texto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Realmente trata-se de uma família com algum azar. Também conheço a história dos Kennedy e reconheço que são muito acarinhados pelos americanos. É como referiste: uma quase realeza nos E.U.A. Já da Jacqueline Kennedy, infelizmente, não consigo ter a mesma admiração. Casou-se com o Aristóteles Onassis, provocou o desgosto que conduziria à morte da grande Maria Callas e revelou ser uma mulher algo volátil...
    A foto emblemática e reconhecidíssima do benjamim Kennedy a fazer continência à passagem da urna do seu pai é comovente e revelador de um sentido de Estado latente.

    ^^

    ResponderEliminar
  23. Mark
    Jacqueline só foi uma Kennedy por casamento,não te esqueças...
    Quanto a essa foto, é deliciosa, e revela sentimentos, e porventura talentos que não sabemos até onde o levariam se a morte o não tem levado tão cedo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Todos os irmãos foram expoentes do liberalismo norte-americano, partilharam o mesmo legado: a democracia, inclusive morreram em nome dela. A ambição política progressista era correspondida com triunfos retumbantes, dados pelas minorias sem voz, pelos imigrantes e injustiçados, no fundo, a possibilidade de todos acreditarem novamente na América, pelas mãos de três grandes estadistas.
    A dinastia política desta família foi marcada pela tragédia e os escândalos, mas mais importante, foi o modelo do idealismo e da concepção do sonho americano

    ResponderEliminar
  25. Dylan
    não por não ter sido assassinado, claro, mas porque teve menos envergadura, Ted Kennedy esteve uns furos abaixo dos irmãos.
    Foi uma família poderosa e evidentemente que marcou a vida americana e até do mundo ocidental, nos anos sessenta do século passado, principalmente.
    Mas não podemos subvalorizar o importante papel do pai, não só como político de larga visão e...ambição, mas principalmente porque foi o homem que lançou os filhos na política para alcançarem o que ele já não poderia obter.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Se houvesse realeza nos Estados Unidos, não sei muitas mais famílias que tomassem o papel da nobreza. Obrigado pelo post instrutivo!

    ResponderEliminar
  27. Amigo Coelho
    também acho,embora seja uma realeza "plebeia"...
    A vida desta família dava para muitos posts, hehehe.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!