Fotos
sexta-feira, 16 de março de 2012
2ª.Grande Guerra
Publicada por
João Roque
à(s)
00:11
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
fotos,
história,
sítios/viagens,
vídeo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais um periodo negro na história da humanidade :S
ResponderEliminarabraço amigo
Francisco
ResponderEliminare não há nenhuma foto do holocausto...
Abraço amigo.
Apesar da gravidade este período me fascina.
ResponderEliminarAgora um pouco de humor negro: na 2ª foto, terá a bomba interrompido o felácio? ;)
Catso
ResponderEliminarisso é o que chamo espírito de observação, caramba...
Abraço amigo.
alemnha ainda nao sossegou no seu canto, inflizmente.
ResponderEliminarAos36
ResponderEliminarobrigado pela tua visita.
É uma verdade, o que dizes; depois de vencida na 1ªGG, ressurgiu e tornou-se com o 3º.Reich, na maior potência da Europa e desencadeou uma nova guerra, pela qual dominou quase toda a Europa.
Perdeu-a e devidamente ajudada pelo Plano Marshall, a sua pujança económica demorou menos de meio século a afirmar-se de novo.
E aqui está de novo a dar cartas numa quase 3ªGG, desta vez, não no campo militar a ameaçar vários estados europeus - a Grécia já foi "invadida"...
Abraço.
Bom aia Amigo
ResponderEliminarAgradeço a visita e o comentário.
Tenho andado sem tempo para visitar todos os blogues mas passo por todos quantos me comentam.
Recordo ainda dois ou três homens aqui da nossa aldeia e que andaram na grande Guerra. Os seus rostos secos e os corpos magros pareciam transportar ainda o medo desses dias vividos em países diferentes deste lugar pacato de uma aldeia
do litoral português.
Se hoje tivesse o meu pai vivo, recordaríamos ambos, algumas dessas figuras esquecidas no anonimato da sua terra Natal.
Fotografias fantásticas! Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar(A Alemanha não aprendeu com a História; e a germanofobia vai crescendo outra vez)
Bjs
Olá Luís
ResponderEliminarquando era miúdo e vivi na Covilhã, havia por lá um homem idoso, um pouco estranho de comportamento, a que chamavam o "Gazeado".
Só mais tarde vim a perceber que tinha combatido na 1ªGG e tinha sido afectado por gazes que o transtornaram para sempre.
Abraço amigo.
Teresa
ResponderEliminara primeira será uma das mais conhecidas fotos de sempre - "O beijo em Times Square", de Alfred Eisenstaedt.
E a última parece ser (não estou certo)da actual rainha Isabel II, então princesa Isabel.
E tens toda a razão quanto ao "perigo" alemão...
fotos fantásticas, sem dúvida. mas a minha preferida continua a ser a primeira. pelo armistício, é claro, mas sobretudo pelo beijo, que é sempre uma coisa bonita :)
ResponderEliminarah, o famoso beijo na Times Square. começas bem.
ResponderEliminarhá meses segui com atenção um documentário na RTP2 sobre a IIGM. bjs.
Fotos belicamente belas...
ResponderEliminarMiguel
ResponderEliminarestive na dúvida em incluí-la, mas o armistício é a consequência da guerra.
E a foto é das melhores de sempre.
Abraço amigo.
Margarida
ResponderEliminarfoi uma guerra terrível, provocada por um louco - Hitler!
Beijinho.
Luís
ResponderEliminaré uma muito boa qualificação, sim senhor.
Abraço amigo.
Quando come3çará a 3ª.? Diferença: Não vai sobrar ninguém para contar a história. Um beijinho e bom fim de semana
ResponderEliminarMary
ResponderEliminarprecisamente por essa razão , ela ainda não começou.
O problema é que há vários loucos por aí à solta...
E por paradoxal que pareça, a "guerra fria" era um travão que agora não existe.
Bom fim de semana.
Beijinho.
adorei as imagens
ResponderEliminarFrederico
ResponderEliminarnão as escolhi, apenas juntei várias que tinha sobre este mesmo tema.
Abraço amigo.
Amigo João
ResponderEliminarEscolheste hoje um tema que me é muito caro!
Não vivi essa época, mas vivenciei-a através das memórias ainda muito frescas lá de casa, pois tanto os meus Pais me falaram muito dela, desde o racionamento, aos exercícios de blackout, passando pelo ambiente na cidade de Lisboa (o meu Pai vivia perto da Embaixada Alemã) que era um centro muito ativo para a espionagem de ambos os lados, como a leitura ávida que fiz de muitas publicações da época que a minha Avó tinha guardadas (e onde por exemplo me lembro bem de ver a última das fotos que mostra a então Princesa Isabel de Inglaterra na sua função de mecânica de veículos de guerra) me deram uma aprendizagem cívica que ainda hoje me marca!
Recordo ainda que o meu Pai me comprava na infância a banda desenhada do ENE3 e do Major Alvega de que eu não perdia pitada!
Mais tarde tive a oportunidade de visitar algumas das cidades que aparecem no pequeno vídeo que mostras no final: Berlin, Dresden, Colónia e Varsóvia! Visitas que foram uma experiência fantástica e que me deram a oportunidade de verificar o que a vontade política e o amor à História conseguiram ao promoverem a reconstrução de partes muito importantes dos centros históricos. Um verdadeiro exemplo que tanto mais admiro, quanto vejo quotidianamente a destruição e descaracterização das nossas cidades.
A Segunda Guerra Mundial foi um dos momentos mais terríveis da História do Mundo! Estive já duas vezes em Aushwitz/Birkenau e o choque e o horror que senti foram sempre os mesmos.
Falas também aqui no "gazeado" que conheceste na Covilhã! Isso também é algo que me toca diretamente pois tive um tio-avô que esteve na Flandres e foi igualmente gazeado, tendo ficado para sempre afetado e morrido permaturamente devido às sequelas do que lhe aconteceu. Foi alguém muito importante na vida da nossa família e sobre ele havia sempre histórias que marcaram a minha infância.
O Mercado Comum, hoje União Europeia construí-se exatamente para que nunca mais na Europa acontecessem horrores como os de 1914/1918 e de 1939/1945, no entanto a falta de qualidade dos dirigentes atuais da Europa demonstram não ter qualquer memória histórica, não protegendo o principio que mais garante a Paz, que é o de que todos os Países têm idêntica dignidade e que a solidariedade é o motor base do relacionamento mútuo.
Um abraço amigo!
Luís
O meu marido é CMDt civil antes foi piloto da FAP, muitas vezes falamos desta época e de como seria se tivessemos vivido nessa altura sendo ele piloto militar...
ResponderEliminarAqui em casa dizemos que a Alemanha não nos venceu pela guerra mas quer vencer-nos pela economia.
Bjs e bom fim de semana.
Luís
ResponderEliminaré um prazer ler-te quer nos cada vez mais raros posts do teu blog, quer aqui nos teus comentários, que muito me honram e enriquecem este blog.
Eu nunca visitei nenhum campo de concentração, mas já estive em Berlim, Dresden e Colónia e sou testemunha do renascer daquelas cidades.
Talvez a que mais me impressionou foi Dresden, uma das cidades mais belas da Europa.
Mas foi em Berlim, na primeira vez que lá estive, que visitei uma exposição no Reischtag, sobre a 2ªGG e vi como ficou Berlim, depois de tomada pelos russos - impressionante.
Fico satisfeito de teres confirmado que é Isabel II, que está na última foto e já que se fala em Inglaterra, aconselho vivamente a quem visitar Londres, a ir a dois sítios: ao "bunker" de Churchil, mesmo perto de Downing Street, e principalmente o "War Museum". É magnífico; pode-se andar nas trincheiras da 1ªGG, estar num abrigo, enquanto as bombas caíam lá fora, e tem uma secção com o campo de concentração de Aushwiz, impressionante. Vale a visita!
Abraço amigo.
Mz
ResponderEliminarimagino que para um piloto da FAP, a "visão" desses tempos terá que ser muito específica.
E na questão da guerra económica que a Alemanha está a manter com determinados países, não poderia estar mais de acordo.
Para quê as guerras?
ResponderEliminarPara escoar armamento bélico que está com o prazo de validade a terminar?
Para equilibrar a densidade populacional?
Para equilibrar ou desequilibrar os mercados financeiros?
Quando penso em guerra, lembro sempre de um provérbio africano:
"Quandos os elefantes brigam, quem sofre é a erva."
Rosa
ResponderEliminarnós temos o velho ditado, que também se aplica: quem de lixa é sempre o mexilhão...
Beijinho.
Por cá, o bandido do Salazar tirou-nos da 2ª Grande Guerra. Não tenho dúvidas que se Portugal tivesse sofrido os horrores da guerra, a esta hora o país seria bem mais desenvolvido. A História confirmou que os países devastados pela grande guerra, os principais perdedores, são actualmente as maiores potências do mundo. Exceptuando, claro, os EUA.
ResponderEliminarFireHead
ResponderEliminaros ingleses conseguiram suster o Salazar a entrar na guerra, mas se tivesse entrado, teria sido ao lado dos seus amigos Hitler e Mussolini...
Abraço amigo.
Que fotos incríveis, todas elas tristemente fantásticas.
ResponderEliminarA primeira é o iconico KISS de Alfred Eisenstaedt, foi recentemente recriada: http://nyclovesnyc.blogspot.pt/2011/05/reenactment-of-iconic-kiss-between.html
Félix
ResponderEliminarsim, todas elas incríveis, mas nem todas tristemente, como por exemplo a de Eisenstaedt, ou mesmo a última, da actualmente rainha de Inglaterra.
Abraço amigo.
às vezes penso, com o estado em que o mundo se encontra, que não estamos longe de uma situação de guerra mundial...espero enganar-me!
ResponderEliminarA guerra mais mortífera da história da Humanidade, quando muitos pensavam que pior do que a I Guerra Mundial era impossível.
ResponderEliminarRetirámos algumas lições, mas teremos retirado todas? Um homem, um só homem, despoletou uma guerra sem precedentes que ceifou milhões de vidas, deixando outros tantos milhões sem rumo. Ainda hoje vivemos consequências desse período negro. Esquecê-lo não é solução: devemos recordar-nos dele para sempre, para jamais o repetirmos.
Justine
ResponderEliminarcompletamente diferente das outras duas, mas curiosamente com o mesmo "personagem principal" - a Alemanha!
Beijinho.
Mark
ResponderEliminaro pior, meu caro, é que o ser humano tem a memória curta, infelizmente.
Abraço amigo.
As fotos podiam intitular, um momento negro da história, mas é "bom" que elas existam para ver o que o homem faz pelo poder.
ResponderEliminarAbraço doce querido joão :)
Sairaf
ResponderEliminaré bem verdade o que dizes.
Beijinho.
A 1ª foto é uma das minhas top 5 da História da Fotografia.
ResponderEliminarBackpacker
ResponderEliminartua e de muita gente que gosta de fotografia.
Abraço amigo.
Lamentável esse momento histórico..
ResponderEliminarAs fotos me fizeram viajar no tempo em imaginar o ocorrido...
Abraços
Ro
ResponderEliminaraqui na Europa foram bem visíveis as marcas deste terrível acontecimento, como se pode ver no vídeo.
Mas também no Japão, e isso é muitas vezes esquecido, porque é incómodo.
Abraço amigo.