sexta-feira, 8 de março de 2013

Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor foi uma actriz de cinema, que nasceu em Londres em 1932 e faleceu em Los Angeles vai fazer este mês dois anos (não poderei jamais esquecer essa data já que é o dia do meu aniversário).
Mais do que uma excelente actriz, que a Academia de Hollywood premiou com dois Óscares, ela foi uma das mais belas mulheres que o cinema já nos mostrou, com uns olhos que me atrevo a classificar como os mais belos que já conheci.
Na sua carreira, em que contracenou com grandes actores, sob a direcção de excelentes realizadores, há a registar entre muitos outros, os filmes “A Place in the Sun” (1961), “Giant” (1956), “Raintree County” (1957)*, “Cat on a Hot Tin Roof” (1958)*, “Suddenly, Last Summer” (1959)*, “Butterfield 8” (1960), “Cleopatra” (1963), “Who’s Afraid of Virginia Woolf?” (1966), “Reflections in a Golden Eye” (1967).
Nos três filmes assinalados com *, foi candidata ao Óscar, e venceu dois, o primeiro no papel de uma prostituta de luxo, em que contracenava com Laurence Harvey e com o seu marido na altura, Eddie Fisher, (e que curiosamente na vida real, também trocou a sua mulher, Debbie Reynolds, por Liz que era a sua melhor amiga), no filme “Butterfield 8”.

E o segundo por uma espantosa interpretação de uma mulher alcoólica, que tem uma relação tempestuosa com o seu também alcoólico marido, Richard Burton, também seu marido na altura, no filme “Who’s Afraid of Virginia Woolf”.
Mas, e numa opinião pessoal, ela teria merecido um Óscar também   pela sua interpretação excepcional num filme fabuloso “Suddenly, Last Summer”.
A sua fida sentimental foi muito atribulada, com oito casamentos e muitos e variados romances. Mas o grande amor da sua vida foi sem dúvida, Richard Burton, com quem casou duas vezes e com quem teve um relacionamento muito atribulado.
Ficou célebre o seu apoio a causas humanitárias, nomeadamente o grande contributo que deu na ajuda ao combate contra a Sida, principalmente depois do falecimento do seu grande amigo Rock Hudson. Muitas seriam as fotos de Liz que me apeteceria pôr aqui, mas para não tornar esta postagem, consegui conter-me e apenas mostrar estas.











30 comentários:

  1. viva La Diva, a divina.

    a ET conseguiu ser tudo: um ícone, uma star, uma actriz maravilhosa, uma showstopper, mas também uma mulher muito humana, com grande atenção pelos outros. única.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      uma Mulher plena!!!
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Que lindooo , amei suas palavras. Elizabeth Taylor é única.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo
      gostei do comentário, claro; apenas lamento que não seja assinado.
      Abraço.

      Eliminar
  2. obrigada!
    maravilhosa homenagem a ET neste nosso dia :)
    bjs. bom fim-de-semana
    (adorei todas as fotos, mas muito em particular a terceira e a quinta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      acredita que o meu propósito não foi exactamente esse, de homenagear a Mulher neste seu tão comemorado dia, com o qual discordo, por princípio; mas não deixa de ser ume referência, concordo.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Uma justíssima homenagem a esta extraordinária mulher e actriz que tanto admiro e gosto.
    Abraço amigo João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Arrakis
      já sabia que irias gostar, como é óbvio.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Uma justa homenagem neste dia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sad
      não foi muito premeditado, mas também não foi por acaso esta postagem, neste dia.
      Há muito, que sou quase o único comentador das postagens do Arrakis com fotos dela, e daí saber como ele a admira, tal como eu.
      Independentemente da sua inegável beleza e do seu imenso talento, ela foi uma Mulher que nunca se submeteu à "lei" dos géneros, uma Mulher a valer, com defeitos e qualidades, mas sempre empenhada e resoluta.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Olá, João!

    Não poderias ter escolhido melhor embaixatriz para representar o Dia Internacional da Mulher!
    Liz Taylor foi uma das mais belas mulheres do mundo do cinema e também pouco feliz.
    Não sendo o filme em que a sua beleza mais tenha sobressaído, "O Gigante" foi aquele que mais me marcou. Claro que isso também se ficou a dever ao meu ídolo James Dean e ao Rock Hudson, actor fabuloso.

    Parabéns pela escolha, João!

    Beijinho.

    PS: Semana passada estive com a minha mana e ela falou-me da tua irmã Isabel. Fiquei a lembrar-me perfeitamente dela. Incrível como o tempo nos faz esquecer as pessoas, que depois, mercê de alguns pormenores, nos reavivam a memória. Longínquos tempos esses da juventude!!:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita
      sim, "O Gigante" foi um filme admirável com um trio de actores que ficou na história do cinema. Devido à sua morte prematura ela não fez uma grande amizade com James Dean, mas foi desde este filme que ela e Rock Hudson, começaram um relacionamento amigável fortíssimo.
      Curioso como uma mulher bela e a respirar sensualidade por todos os poros, com oito casamentos e uma vida sexual super activa fez tantas amizades com actores homossexuais: Rock Hudson, James Dean, Montgomery Clift e um "duvidoso" Michael Jackson...
      Foi uma Mulher a sério e aqueles olhos, Deus meu, nunca vi iguais...

      É natural que a tua irmã se lembre bem da minha irmã Isabel, pois na altura em que o Carlos esteve na fábrica, essa minha irmã era a única de nós que lá trabalhava.

      Beijinho.

      Eliminar
  6. E se a intenção era homenagear a mulher, a escolha foi muito bem feita.Beleza, glamour,paixão,amor,profissionalismo,convições.Muitos outros adjectivos poderiam ser-lhe atribuídos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      vou ser sincero - não foi!
      Mas não me importa que vejam este post como tal, pois Liz era uma Mulher emtoda a acção da palavra.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Sem dúvida uma bela mulher de uma beleza sem igual!! As mulheres daquele tempo sim eram únicas, não tinha cá botox e mais uma infinidade de retoques!!!
    Abraço doce João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os olhos, Sairaf???
      Aqueles olhos de cor única...
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Cleopatra está na lista de filmes que me recordo de ver na minha infância e que me marcaram, não particularmente pela história mas pela presença de Elizabeth Taylor que me prendeu ao ecrã e mantém-se um filme que revisito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eolo
      obrigado pela tua visita.
      Cleópatra, não sendo uma obre prima é um filme grandioso e importante para quem, como eu gosta de História.
      Seria difícil encontrar uma outra actriz, naquela época para protagonizar este papel.
      Abraço.

      Eliminar
  9. Sem dúvida uma grande mulher!!!
    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  10. Um ícone do cinema! Uma estrela do tempo em que ainda havia divas...
    É um belo post, João, e ela merece a homenagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      ainda me recordo quando havia colecções de cromos para colar na caderneta, de estrelas de cinema. Já morreram todas, infelizmente...Eta mgrandes actores e autênticas divas, como bem dizes.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Talentosa e lindíssima. Era uma pessoa muito querida pelos colegas. A vida amorosa dela não correu muito bem mas tentou até ao fim encontrar a felicidade.
    Espero não deixar passar a tua data de nascimento. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Mary
    a vida amorosa de uma pessoa é por vezes uma procura constante da felicidade, tantas vezes mal sucedida.
    Quem sabe se ela não tivesse enviuvado tão nova de Mike Tood, não pudesse ter sido mais feliz?
    Mas ela era uma mulher arrebatadora em tudo o que fazia e a sua vida afectiva não foi excepção, nem nas amizades, com as quais foi sempre fiel.
    Da sua beleza e do seu talento ficam os filmes, as fotos, a vida...
    No dia do meu aniversário, além de ser o aniversário da sua morte é também o aniversário do nascimento de uma outra grande actriz de Hollywood - Joan Crawford.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Uma verdadeira Diva. Senhora de um talento e de uma beleza invejáveis. Muito íntegra também.

    Vou contar uma pequena história de bastidores: a Elizabeth era amiga íntima do Michael Jackson. Segundo consta, recusou-se a participar naquele funeral público que lhe fizeram, justamente porque criticava todo o aparato num momento que deveria ser de dor e recolhimento, dirigindo-se em concreto à família de Michael. Na altura, quando soube disto, passei a admirá-la ainda mais.

    abraço.

    ResponderEliminar
  14. Mark
    sabia da sua amizade com o Michael Jackson, mas desconhecia o pormenor do funeral.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!