segunda-feira, 4 de março de 2013

Henry Scott Tuke

Henry Scott Tuke (York, 12 de Junho de 1858 – Falmouth, 13 de Março de 1929) foi um artista britânico, tendo-se destacado na pintura, mas também na fotografia. O seu trabalho mais notável foi no estilo impressionista, e é provavelmente mais conhecido pelas suas pinturas de meninos e de rapazes nus. Nasceu numa família quaker em Lawrence Street, em York, na Inglaterra. Foi o segundo filho de Daniel Hack Tuke (1827-1895) e de Strickney Maria (1826-1917). Em 1859, a família mudou-se para Falmouth, onde Daniel Tuke, médico, estabeleceu consultório. A irmã de Tuke e sua biógrafa, Maria Tuke Sainsbury (1861-1947), nasceu em Falmouth. Tuke foi incentivada a desenhar e pintar desde tenra idade, e alguns dos seus primeiros desenhos, de quando ele tinha quatro ou cinco anos, foram publicados em 1895. Em 1870, Tuke juntou-se ao seu irmão William na escola quaker Irwin Sharps Weston-super-Mare, e lá permaneceu até aos dezasseis anos. Em 1875, Tuke matriculou-se na Slade School of Art para aprender com Alphonse Legros e Sir Edward Poynter. Inicialmente, o seu pai pagou as suas despesas dos estudos, mas em 1877 Tuke ganhou uma bolsa que lhe permitiu continuar a sua formação na Slade e em Itália, em 1880. De 1881 a 1883, esteve em Paris, onde conheceu Jules Bastien-Lepage, que o encorajou a pintar ao ar livre. Enquanto estudava em França, Tuke decidiu mudar-se para Newlyn, na Cornualha, onde muitos dos seus amigos parisienses e Slade se tinham juntado para fundar a Escola Newlyn de pintores. Enquanto lá esteve, recebeu várias encomendas lucrativas, depois de expor o seu trabalho na Royal Academy of Art, em Londres. Em 1885, Tuke retornou a Falmouth, onde trabalhou em muitas das suas principais obras. Tuke tornou-se um artista reconhecido e foi eleito membro titular da Academia Real, em 1914. Em 1928, Tuke sofreu um ataque cardíaco e morreu em março de 1929. No final da sua vida, Tuke estava já consciente de que o seu trabalho estava fora de moda. No seu testamento deixou quantidades generosas de dinheiro para alguns dos homens que, durante a juventude, haviam sido seus modelos. Hoje é recordado principalmente pelas suas pinturas a óleo de jovens, mas para além do seu trabalho como pintor figurativo, a sua obra relacionada com o mar ficou também famosa. Tuke foi um prolífico artista, conhecendo-se-lhe mais de 1.300 obras, sendo que continuam a ser descobertas novas obras da sua autoria.

14 comentários:

  1. :) vi há uns anos (quatro ou cinco anos) atrás uma exposição com trabalhos dele em Londres que incidia sobre a luz na sua pintura. Muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. O imaginário british. Gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo
      um "certo" imaginário british, mas muito bem observado, concordo em absoluto.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Adoro a luz quente, as águas calmas e transparentes, os corpos tranquilos a curtir o sol, tudo muito (curiosamente, dado que Tuke pintava em Inglaterra) muito mediterrânico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      e é púdico, ao mostar os nus. Nunca dá ideia de especular com o corpo.
      Não sei nada sobre os seus gostos afectivos, embora presuma que os corpos dos jovens o excitassem, mas nunca me dá a ideia de pedofilia, não sei porquê...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. É por isso que eu gosto deste blog! sempre se aprende mais alguma coisa!
    Abração Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel
      dentro do possível, gosto de variar o tema das postagens e quando falo de alguém ou da sua obra, procuro documentar os factos, o melhor possível.
      Apenas isso.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Adoro estes teus posts. Gosto bastante do Tuke, aliás sabes que já publiquei várias obras dele no meu blog. As suas as suas pinceladas de tom impressionista e a utilização da luz são sempre as de um pintor romântico e nostálgico. Gosto especialmente das suas telas de jovens à beira mar que interpreto mais como uma evocação da juventude passada, do que o desejo propriamente carnal por jovens efebos. Acho que isso é claro no bom gosto das composições e no decoro com que são retratas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      completamente de acordo contigo quer na apreciação artística, como nas motivações pessoais.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. já não tinhas colocado umas imagens semelhantes (ou o Arrakis, talvez, sei que as vi algures)?
    gostei de algumas, pela luz e pelo lado bucólico das cenas.
    não sabia da vida de Tuke e ainda bem que colocaste essa informação. aprendo sempre algo aqui.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      talvez eu já tenha publicado algo sobre ele, mas há muito tempo, quando ainda não seguias o meu blog; talvez tenha sido no blog do Arrakis, que mais recentemente publicou uma tela dele.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Fez ontem, dia 13, anos que ele morreu. Já conhecia alguns quadros dele, nomeadamente o seu auto retrato. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mary
    eu tenho uma boa página de telas dele no Pintrest. É um dos mestres da pintura homo-erótica contemporânea.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!