quarta-feira, 8 de maio de 2013

Viagens 8 - Espanha aqui tão perto (Galiza)

Nesta sequência de viagens que tenho apresentado, nem sempre respeitando a cronologia, é forçoso no prosseguimento da mesma que eu faça em diversas postagens, o relato de variadas e repetidas viagens a sítios onde estive por várias vezes ou que por uma questão geográfica, ou concentre outras variadas mas conjuntas razões.
Assim sendo vou começar pelo óbvio, o país aqui ao lado, a Espanha e onde mais vezes já estive.
Por razões de proximidade, vou hoje referir-me apenas às regiões que visitei essencialmente por estarem “mesmo ali”, à mão de semear.
 divido este post em três partes: a Galiza, a região perto da Covilhã e que abrange essencialmente a Estremadura espanhola e algo de Castela, e a região andaluza, de quando vivi em Serpa.

No que respeita à Galiza, Vigo foi a cidade que mais vezes visitei, pois indo muitas vezes ao Norte, fui variadas vezes com o Duarte a esta cidade que tinha uma vivacidade e uma beleza especial. Foram muitos os fins de semana ali passados e tenho muita pena que tenham destruído toda aquela zona piedonal ao longo da costa, onde se apanhavam os barcos para as ilhas e esteja aquilo transformado num imenso parque automóvel. 
antes...
e agora.
Outra zona que merecia uma visita era a zona dos bares, logo a seguir a esta de que falei e que era onde estava a louca vida nocturna de Vigo, nessa altura.
Um dos bares era o velho conhecido “Roy Bleck”, o único espaço gay da cidade, mas sempre cheio e com muitos portugueses, claro.
Havia também a zona do “Casco Viejo”, com óptimos restaurantes e uma extensa rua estreitinha cheia de bares, tascas e outros lugares simpáticos, com aquela vivacidade própria que os espanhóis têm. Ali se comiam e a um bom preço as melhores ostras, com gotas de limão – uma delícia!
A última vez que visitei Vigo foi uma desilusão total, pois além daquela monstruosidade no Passeio Marítimo, no Casco Viejo, apenas alguns poucos lugares abertos, quase ninguém, enfim uma cidade que parecia morta.

Mas depois de Vigo havia as Ilhas Cies, que era uma certeza de um dia bem passado de praia, com o contratempo, para mim, das inúmeras gaivotas, eu que tenho fobia a aves.

Toda a costa galega para norte merece uma visita, com as famosas Rias Bajas
e o assombroso Cabo Finisterra.

La Coruña é uma bela cidade

Ourense, no interior é um exemplo magnífico de uma pequena mas interessante cidade galega
e houve uma vez que me aventurei sozinho , de carro desde a Covilhã até uma cidade escondida entre montes e que se chama Monforte de Lemos, na província de Lugo (onde agora curiosamente vive com o seu namorado, o André, o sobrinho do Duarte); e fui lá porque umas semanas atrás tinha conhecido em Lisboa um rapaz lindo com quem passei um belo fim de semana, e me convidou a visitá-lo lá, onde ele vivia – foi interessante, mas não deu para prosseguir…

E falar da Galiza sem referir Santiago de Compostela é impossível.
É a mais conhecida cidade galega, aliás a capital da Galiza, com a sua imponente Catedral, das mais belas que conheço, com a sua animação de cidade universitária, cheia de sítios de convívio, pequenos mas buliçosos, principalmente nas ruas empedradas de acesso à Praça da Catedral.
Sempre repleta de turistas por ser uma cidade com acentuada importância religiosa, devido aos “Caminhos de Santiago”, só por si merece uma visita detalhada.
 A Galiza é uma região muito especial para nós, portugueses, já que geograficamente é muito idêntica ao Minho, com uma identidade de aspectos muito variados; até a língua é muito mais próxima da nossa do que o castelhano, com as suas terminações em “inho”.
E o povo galego tem por nós um carinho muito especial e não olha para nós com aquela sobranceria com que muitos espanhóis fazem.

E pronto, pensava falar de outras regiões, mas terão que ficar para próximas postagens.

26 comentários:

  1. Pontevedra é uma cidade junto ao mar, com uma ria de igual nome (uma das rías bajas), e não uma cidade do interior. Seria Ourense (que não pertence à provincia de Lugo) a que te referes, ou uma outra?
    Estou ansioso por conhecer a Galiza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Alex
      muito obrigado pela tua chamada de atenção, pois tens toda a razão e eu queria referir-me a Ourense exactamente, que é sim no interior, mas não na província de Lugo. Aqui, na província de Lugo está sim situada a outra cidade de que falo, Monforte de Lemos. Claro que já rectifiquei o que bem assinalaste.
      Quanto à Galiza, já te referi no no teu blog como gosto desta região e como é uma região que visitei variadas vezes, tem toda a legitimidade de estar neste meu roteiro de viagens.
      Estou com muita curiosidade em saber como vais achar Vigo, embora não possas fazer uma comparação com o passado, pois presumo ser a tua primeira visita aí.
      Falei pouco de La Coruña, e talvez devesse ter falado mais, pois é a cidade maior e mais populosa da Galiza, embora sem a importância de Santiago ou o bulício de Vigo (pelo menos da Vigo de antes).
      Há uma outra cidade que visitei e não menciono, pois não gostei nada, e não tem nada a ver com o facto de ser a terra onde Franco nasceu, mas porque é mesmo feia - trata-de de El Ferrol, que antes se chamava El Ferrol del Caudillo...
      Abraço amigo.

      Ainda não me respondeste ao mail..

      Eliminar
    2. João, enviei no dia 18 de abril o meu endereço, como pedias, para o endereço jcroque@zonmail.pt .

      Eu não me deixo seduzir pela vida noturna das cidades, ou comida típica, mas pela beleza natural, simpatia das gentes, equilibrio urbano, e pequenos nadas inesperados fora de circuitos turísticos. Nem tão pouco gosto de visitar lugares apinhados de gente. El Ferrol também está fora do meu circuito. Não lhe tenho interesse. Irei à Corunha, por um motivo bastante importante, que escreverei na próxima etapa da minha viagem fictícia em preparação (sonhar não custa).

      Abç

      Eliminar
    3. Alex
      em relação ao mail só hoje o recebi, enviado por ti; o Sad já me tinha mandado um e-mail teu, mas não era este e assim presumo que não tivesses recebido o mail que te enviei. Não importa, pois agora reenviei-o para o endereço certo.
      Quanto à tua viagem, e ao que eu digo neste post, apesar de falar da vida nocturna de dois sítios (Vigo e Santiago), eles são totalmente diferentes. Em Vigo era o ambiente normal de muita animação, que também não me seduzia por aí além; entrava num bar ou outro, todos de porta aberta e gente na rua e mais nada. Fui apenas duas vezes àquele bar gay, de que publico a foto.
      Já a vida nocturna de Santiago é muito sedutora, pois são pequenos locais, nada barulhentos, frequentados por gente muito simpática, essencialmente malta universitária e com um ambiente óptimo.
      Já disse o suficiente do meu desencanto pela transformação péssima que sofreu aquela que era a parte mais bonita de Vigo.
      E quando digo que El Ferrol é feia, refiro-me a isso, é uma cidade muito "mal construída" e nada atractiva aos olhos.
      As gentes galegas são super simpáticas e acolhedoras e vais sentir-te como em casa.
      Penso que vais adorar.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Amigo Francisco
      estou tão atrasado nos comentários, que ainda não conseguir ao teu blog e as postagens acumulam-se, pois tu tens cá um fôlego...
      Mas eu vou lá chegar, podes estar certo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. João,

    O meu pai é de Cerveira, muitas das minhas férias de infância nos oitentas foram passadas em Vigo, foi nostálgico ler isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo
      sim, sendo dessa região do Alto Minho, Vigo está a um passo, pois acho que dista cerca de 30 kms da fronteira. Não sei se tens lá ido últimamente, pois gostaria de confirmar ou não o declínio que infelizmente notei quando lá passei há dois anos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Não, há vinte anos que não passo por aqueles lados, verdade seja dita, férias em família acabaram por fazer com que eu abominasse o vá para fora cá dentro, coisa que vou ultrapassando pouco a pouco.

      Eliminar
    3. Eolo
      compreendo, mas se por acaso um dia regressares por lá, dá-me a tua opinião.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. a Galiza estava nos meus planos de férias no ano passado. de repente, retiram-me os subsídios e chapéu. presentemente, férias fora do país e por longos períodos são um sonho, pelo que leio estes teus posts com muito interesse.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      apesar de tudo, e talvez por ser perto, e por eles também estarem em crise, é provavelmente uma hipótese tão barata como outras, dentro do país.
      Se vivesses no Norte até talvez mais em conta...e vale bem a pena.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Rosa
      neste caso, como nos seguintes, digamos que foram várias, pois fui bastantes vezes à Galiza, principalmente a Vigo.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Olá, João!
    Adorei o relato destas tuas viagens à Galiza, afinal, aqui tão perto!
    Vigo e Pontevedra são as cidades onde fui mais vezes e melhor conheço, apesar de há muito tempo lá não ir.
    Houve uma ocasião em que apanhei um grande susto mo Corte Inglês de Vigo, ainda essa cadeia de lojas nem existia cá no nosso burgo.
    O meu Luís, que teria à volta de cinco ou seis anos, afastou-se de nós e perdeu-se lá dentro. Foi horrível!

    Adorei ouvir o Júlio Iglésias e o seu Canto a Galizia. Excelente escolha, João, e belíssimo post.
    Desta vez falaste de lugares que também conheço. eheh

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Pois Janita
    durante três relatos vou falar de zonas vizinhas a Portugal, a que fui variadas vezes.
    E é curioso, que dessas três vezes, tu não andaste longe: agora, vivendo no Porto estás perto da Galiza.
    Quando falar das zonas perto da Covilhã, quem não foi a Salamanca?
    E depois, dos tempos de Serpa, Sevilha ali tão perto...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Dos teus destinos galaicos, faltam-me as ilhas Cíes e Monforte de Lemos! E o mapa mostra bem a ligação da província ao Rio que é a nossa fronteira e fonte desta língua-berço que partilhamos!
    Como sabes (sim, sendo os teus comentários em jorros... ;)), a proximidade faz-nos muitas vezes ficar com a segurança da opção "ali ao lado" em vez de ir e explorar, mas as opiniões sobre as cidades são partilhadas: a melhor noite foi a de Santiago, Vigo está pelas ruas da amargura e A (bela)Coruña só de dia; as melhores são as do interior - Lugo e Ourense - assim banhadas (e aqui talvez tendencioso nas minhas origens)que permitem o deleite da paisagem rural fora das auto-estradas! Do que conheço (até à data) falta referir a costa Ártabra que é deslumbrante, tal como as rias altas, sentindo-se nessas arribas a vibração do oculto mundo celta. E sim, é isto que me atrai... sentindo-me pertença.

    Fico então aguardando as cidades raianaSSSS!
    Abraços Grandes, João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      as ilhas Cies se não tiveres aversão a gaivotas, vale bem o passeio. Já Monforte de Lemos, a razão da visita foi estritamente...digamos...sexual, mas nesse aspecto valeu a pena; claro que deu para conhecer um pouco da província de Lugo.
      Pois do que referes que falta aqui, terá que ficar para uma próxima visita que se poderá prolongar pela costa do norte de Espanha, incluindo os Picos da Europa, talvez a unica parte do território espanhol que me falta conhecer.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. Galiza ... já lá estive há tantos e tantos anos. Foi das minhas primeiras viagens, tinha uns 20 e algo ...
    Gostei muito, não adorei mas gostei muito, sobretudo das pessoas que, efetivamente, são muito parecidas connosco.
    Estive em vários sítios por toda a Galiza e também no Cabo Finisterra e Coruña. Confesso que, ainda assim, prefiro o Minho à região da Galiza.

    Muitos anos mais tarde voltei a Vigo, única sítio da Galiza onde estive por duas vezes.

    Em Espanha e de tudo o que conheço, tenho especial predileção por Madrid, cidade onde estive mais vezes e que adoro ... e por Sevilla que acho linda, linda e tão particular. Andaluzia tem lugares muito belos e interessantes, conheço alguns que adoro, Arcos de La Frontera e Medina Sidónia ... quero muito conhecer Ronda, Almeria, Cabo de Gatas, Deserto Tabernas ...
    Também quero muito conhecer o Pais Basco ... o problema é que há tanto tanto para conhecer e Espanha é apenas um país entre muitos outros, para mim ainda mais prioritários.

    Mas sempre que possível, vai-se dando umas voltinhas ...

    ResponderEliminar
  10. Brama
    nesta rubrica das minhas viagens, as próximas 4 ou 5 serão dedicadas a Espanha.
    Falarei de muitas coisas e de muitos lugares, entre os quais alguns dos que aqui citas.
    Podes enviar-me o teu e-mail, para o meu endereço
    jcroque@zonmail.pt ???
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito deste post, aos anos que já não vou até Vigo e adiante...
    Deu para recordar e matar saudades! ^^

    Abraço amigo :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, João
      apesar de perto e relativamente baratas esta viagens não deixam de ser um extra nos nossos orçamentos familiares cada vez mais apertados.
      Abraço amigo.

      Numa outra onda, quando me dás, a mim ou a Margarida, a confirmação da tua presença no jantar? Estamos a contar comigo, mas precisamos da confirmação, valeu?

      Eliminar
  12. A Galiza é uma das minhas paixões, talvez pela proximidade geográfica do Porto, onde vivo. O mar, as praias, os monumentos, são aquilo que sempre me atraiu. Baiona, Vigo, Redondela, Pontevedra, Cangas, Marin, Combarro, Sanxenxo, O Grove, Cambados, Ilha de Arousa, Ribeira (Dunas de Corrubedo), Santiago Compostela, Coruña, são locais inesquecíveis e fazem parte da minha essência. Memoráveis tempos em que partia com o meu velhinho Renault 5 rumo à aventura com a minha namorada, agora mulher. Sempre que posso, volto lá, mas agora em busca das Provincias de Lugo e Ourense que ainda não conheço presencialmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dylan
      quando trabalhava nos texteis ia muito ao Norte e assim possibilitava-me a ida muitas vezes a Vigo e também àquela zona do rio Minho, entre Caminha e Baiona.
      Vigo era muito, mesmo muito interessante, mas desde a última visita, perdeu metade da graça.
      Toda a costa galega é linda e Santiago é uma maravilha. Tenho que voltar à Galiza.
      Abraço amigo.

      (É bom teres descoberto o blog e apareceres de vez em quando...)

      Eliminar
  13. Concordo, Vigo transformou-se no gangue do botellón, de miúdos queques e de portugueses sedentos de mais alguma coisa...

    O teu blogue nunca está esquecido, às vezes por falta de tempo, outras vezes porque os post's não são propícios aos meus comentários. Mas estas tuas descrições de viagens são imperdíveis, uma autêntica enciclopédia turística! Manda mais, amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dylan
      ainda bem que estás de acordo com o que digo sobre Vigo...
      Vai haver mais relatos de viagens, sim; mas agora durante uns tempos andarei por terras de "nuestros hermanos"...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!