sexta-feira, 31 de maio de 2013

Viagens 9 - Espanha aqui tão perto (região Centro)

Nesta segunda incursão das minhas viagens a terras espanholas, não longe das fronteiras portuguesas, privilegio os tempos em que vivi na Covilhã e a facilidade com que habitualmente dávamos uma “saltada” a Espanha.
Neste mapa se pode ver quão perto distam da Covilhã, as cidades de Salamanca e de Cáceres. 

 Afinal, Salamanca é uma grande cidade, se a comparamos com a minha cidade e muito mais acessível, pelo menos nesses tempos, do que Lisboa ou o Porto; e sempre era ir a um outro país. Da Covilhã a Salamanca, distam cerca de 200 Kms, de uma boa estrada, então e por isso era frequente, quer familiarmente, quer mais tarde sozinho ou com amigos deslocar-me ali. Salamanca é uma linda cidade, universitária com todo o bulício que isso implica, com uma Catedral imponente que se recorta de qualquer ângulo pelo qual se espreite a cidade. Merece uma demorada visita.
Mas o centro atractivo desta cidade castelhana reside na sua Plaza Mayor, considerada como a mais bela de toda a Espanha, suplantando mesmo a de Madrid; é enorme e com todos os pormenores que necessita para ser considerada como tal: monumentalidade, dezenas de esplanadas ao longo das suas arcadas e espaço, muito espaço.
Uma ida a Salamanca a passar um fim de semana era sinal de um tempo óptimo para comprar algumas coisa, visitar outras e também viver aquelas típicas situações de comer umas tapas antes de um jantar tardio e de muita diversão nocturna, naquelas ruas estreitinhas que partem da Plaza Mayor e estão repletas de bares e “bodegas”.

Mas, e quase a meio caminho entre a Covilhã e Salamanca está uma pequena cidade que merece uma paragem; trata-se de Ciudad Rodrigo
uma cidade murada, pequena mas excepcionalmente atractiva com alguns monumentos que justificam umas horas de visita, nomeadamente todo o centro histórico, com destaque para a Catedral.
Fica apenas a 25 kms da fronteira portuguesa.

Já o terceiro destino, deste roteiro fica mais a Sul, já na Estremadura espanhola: é a cidade de Cáceres, para a qual se pode ir pelo mesmo caminho até Ciudad Rodrigo e aí divergir para Sul, ou então entrando em Espanha pela fonteira perto de Penamacor.
Cáceres é o maior município espanhol em extensão e a sua Ciudad Vieja é Património da Humanidade por ser um dos mais importantes conjuntos urbanos da Idade Média e do Renascimento de todo o mundo.
É uma cidade austera e talvez por isso me impressionou muito ter ali assistido às cerimónias religiosas de uma Sexta Feira Santa que ganharam no meio daquela monumentalidade muito própria, um espirito especial. Curioso que tendo já assistido a festividades semelhantes na Andaluzia (Sevilha e Cáceres), me ficaram mais na memória, estas, de Cáceres.

Não falo nestes relatos, de Badajoz, não só porque já dista um pouco da Covilhã. Mas também por ser tão raiana que é quase meio portuguesa e confesso, não é uma cidade que me entusiasme – prefiro Elvas!

24 comentários:

  1. Na última vez que parei em Salamanca (em Fevereiro de 2012) encontrei uma cidade triste, com lojas e lojas fechadas, as paredes todas escritas, portas e janelas entaipadas com tijolos, muitas das bodegas de que falas encerradas... E as pessoas, os espanhóis que eu sempre conheci com aquela alegria quase histérica, tristes, murchos, cabisbaixos... uma tristeza - pode ser que fosse pior, porque era Inverno, o dia estava um pouco frio... uma tristeza... Sempre gostei muito de Espanha (desde os tempos de infância em que via a série Verano Azul)... Acabaram com tudo, estes filhos-da-puta que "dirigem" a Europa... para o abismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André
      há já uma série de anos que não vou a Salamanca, mas pelo exemplo que vi em Vigo, acredito piamente naquilo que dizes.
      Sendo tu natural de uma região ainda mais perto de Salamanca decerto conheces a realidade actual, melhor que eu, até porque já não vivo na Covilhã há bastante tempo.
      Tenho imensa pena, pois Salamanca é uma referência para mim, dessa euforia de viver tão espanhola, no bom sentido.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. João em casa tenho uma dificuldade imensa em abrir o teu blog e ler os posts. Comentar então...Falas de duas cidades espanholas lindissimas e com muitos monumentos históricos, cidades que conheço muito bem. Cidade de Rodrigo era passagem obrigatória em dia de Carnaval. Beijinhos
    Brown Eyes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      não sei a razão dessas dificuldades, não tenho tido queixas. Há tempos aliviei bastante a coluna da esquerda, tirando de lá a lista de prémios e a lista dos blogs que sigo, para o blog ficar "menos pesado".
      Quanto a essas duas cidades só posso concordar com o que dizes, é claro.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Anotado para um destes fins de semana, quando tiver um amigo "especial" :)

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESpero que o "amigo especial" aparece rápiso, amigo Francisco.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Não tenho muito interesse pelo centro da Espanha. O norte, o leste e o sul têm cidades que me cativam mais. Farei exceção para Madrid só por causa de um certo museu que lá existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      Madrid é uma cidade fantástica e irei falar dela numa postagem, em breve.
      Estas cidades, como digo eram cidades que me estavam perto e portanto de fácil acesso, que me permitiam visitá-las com facilidade.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Gostei imenso das imagens e dos monumentos, bem o meu estilo de visitas! Seguramente, viagens a programar para o futuro! ^^

    Abraço amigo e votos de bom domingo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      a Espanha tem muito sítio para se visitar, não é só Madrid ou Barcelona.
      Na próxima "viagem" vamos até à Andaluzia...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. obrigada pela viagem ao país vizinho, que conheço mal.
    em pequena, as viagens eram sempre casa-aldeia-casa-praia da vieira e ficava em casa da avó e de tios. a Espanha nunca foi prioridade, aliás, embora goste dos nuestros hermanos, a primeira cidade que visitei em adulta foi Londres. entretanto, já visitei Espanha, mas foram estadas muito curtas. agora, nem posso pensar nisso. e mesmo que pudesse, preferia conhecer lugares por cá que não conheço (como a tua cidade :))
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      e olha que a minha regiãovale bem a pena: Covilhã, a Serra da Estrela, Belmonte, Sortelha e Monsanto. Muita coisa bela para ver.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Excelente reportagem, ilustrada com fotos belíssimas, não sei se tuas se retiradas da Net.
    Enquanto estive na Covilhã vivi muito dependente da minha irmã e do Carlos no que respeita as deslocações para fora, já que não possuía carta de condução nem viatura assim como os amigos que lá tinha. Eramos muito jovens e nessa altura a maioridade e tudo o que daí pudesse advir só era atingido aos 21 anos. Isto, para te dizer que, como eles não gostavam de ir para Espanha, a única cidade espanhola que conheci, nessa altura foi Ciudad Rodrigo. Lembro-me de muitas jovens da Covilhã irem estudar para a Universidade de Salamanca, parece-me que lá não havia uma exigência tão grande em relação às notas, como em Lisboa ou Coimbra.
    Quando falares da parte Andaluza, então já teremos mais em comum.

    Obrigada, João, por me facultares o site onde poderei ler o conto do Silvestre. Hoje é que já não!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita
      as fotos são da net, pois há muito que não vou para estes sítios e as que tenho não estão digitalizadas.
      Foram muitos e bons os passeios por estes lados.
      A partir de Serpa também houve muitos e disso falarei daqui a dias.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. acho que já comentei aqui que as minhas idas a Espanha foram poucas e breves. em Salamanca lembro-me de que passei uma tarde, comi tapas e gastei dinheiro numa livraria. e lembro-me de que gostei muito das horas que lá passei. mas já foi há tanto tempo... quer dizer, inclusivamente foi noutra reencarnação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      Salamanca, como cidade universitária que é, tinha boas livrarias; não sei, depois do que disse o André, como estará também nesse campo, a vida lá.
      Desgosta-me muito ver que cidades tão animadas como Vigo e Salamanca estejam hoje uma sombra do que foram antes. É o preço da crise...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. Basicamente, és um sortudo. Basicamente, tens bom gosto: só visitas cidades Património da Humanidade!

    De Salamanca, é inesquecível a cor da pedra dos edifícios monumentais, batidos pelo sol de fim de tarde (pedra de Villamayor). É fantástica, com duas catedrais! Logo fiquei apaixonado!
    Quanto a Ciudad Rodrigo, nas margens do Águeda, é uma miniatura de Salamanca mas igualmente muito bela. Quando lá fui, há alguns 12 anos, ainda não havia a auto estrada que arranca muito perto de Vilar Formoso. Percorri a N 620, com uma impressionante paisagem de quintas a perder de vista e criações de porcos (preto) e de touros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dylan
      também eu ainda não fui lá a não ser pela N 620.
      Mas fiquei muito triste com as notícias do André sobre Salamanca, pese embora que nada pode alterar a beleza da cidade - a sua vivacidade, talvez, mas a beleza, não!
      Se não conheces Cáceres, vale uma visita, mesmo que muito mais austera que Salamanca - perfeitamente a lembrar os tempos medievais, com uma Plaza Maior não quadrada, antes irregular e com algum declive.
      São cidades não escolhidas, mas que estavam à mão...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Hum! Quanta saudade me bateu ao ler este teu post sobre Salamanca!
    A Plaza Mayor (concordo, é belíssima em noites quentes), as esplanadas, as ruelas, os espaços culturais, a Universidade!

    Cáceres e Ciudad Rodrigo, mais austeras...

    Vim também agradecer por te manteres tão 'presente', mesmo quando me ausento tanto!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Fragmentos
    cidades fronteiriças plenas de interesse.
    A minha "presença" nunca depende das "ausências", mas sim do interesse e da disponibildade de tempo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ora cá temos uma primeira descida de latitude!
    A Salamanca só fui uma vez mas ficou associada ao Amor - fui acompanhar uma amiga na sua Lua-de-Mel (do qual casamento fui padrinho), a sua filha, marido e seu cão, pois também tinha por lá um meu amigo em Erasmus, e ela uma amiga; quando chegámos, os dois nossos amigos estavam apaixonados e ainda andei à noite a roubar amores-perfeitos do jardim em frente à catedral para ele lhe oferecer! Aventuras entre a Lousã e o Ródão, mas da cidade tenho poucas lembranças para além do enamoramento geral. Já a Cáceres fui primeiramente com um grupo de bons vizinhos da Bica ao Womad e tive a primeira experiência de conduzir uma carrinha no "estrangeiro"; depois com o Amor para percorrermos o centro histórico e no regresso passarmos por um incêndio na planície - sempre no verão abrasador! E a magnífica ponte de Trajano em Alcântara...
    Não conheço Ciudad Rodrigo e Badajoz só fui após duas entrevistas no mesmo dia (Barreiro e Elvas)pois tinha curiosidade: estacionei no alcazar junto à universidade e desci pelas ruas e praças enfeitadas para a "noche en blanco"; começou a chover torrencialmente e ainda regressei a Braga nessa mesma noite. Não desgostei... mas foram só algumas horas!
    Desculpa o relatório (e o desbafo) mas também eu tenho uma paixão pelo país vizinho!

    Um grande abraço e mais uma vez agradeço o teu resgate de memórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      fizeste bem em referir essa magnífica ponte romana em Valência de Alcântera que transformam essa fronteira talvez na mais bela que temos com o país "irmão...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Ah, Salamanca, já lá fui muito feliz! Ah Salamanca com as suas duas catedrais. Ah Salamanca com a sua lindíssima Plaza Mayor, por supuesto que sí mas preciosa que la de Madrid!
    Já não vou há algum tempo a Salamanca, mas despertaste-me a vontade de lá voltar em breve. E já agora conhecer uma pequena vila relativamente perto chamada Alberca.
    E Cáceres e Trujillo, em plena Extremadura terra de conquistadores.
    E que linda música tens hoje a acompanhar o blog.
    Enfim, só coisas agradáveis para podermos desfrutar um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lear
      comecemos pela música, que nada tem a ver com esta postagem, como é óbvio e é uma música de fundo própria para a postagem actual sobre o poeta José António Almeida e que é de Vivaldi.
      Quanto a Salamanca já conversei depois desta postagem, com gente amiga que tem ido todos os anos lá e parece que continua a ser uma maravilhosa cidade.
      Não conheço Alberca, nem Trujillo, mas gostei muito de Cáceres.
      E a Plaza Mayor de Salamanca é mesmo a mais bela de Espanha, não duvides.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!