terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Klaus Nomi

Klaus Nomi (nascido Klaus Sperber) (24 de Janeiro, 1944 - 6 de Agosto, 1983) foi um cantor contra-tenor e barítono alemão, reputado pelas suas notáveis actuações vocais e invulgar personagem de palco, que se tornou um ícone do início dos anos 80. Morreu de SIDA em 1983, uma das primeiras celebridades a morrer com a doença.
Nomi mudou-se da Alemanha para Nova York em meados dos anos 70. Após um encontro fortuito num nightclub, David Bowie contratou-o como cantor de suporte para uma actuação no Saturday Night Live em 1979. Nomi também colaborou com Manny Parrish.
Nomi é lembrado pelos seus espectáculos bizarramente teatrais, onde usava bastante maquilhagem, roupa invulgar e penteados altamente estilizados. As suas músicas eram igualmente invulgares, desde interpretações de ópera clássica acompanhadas por sintetizadores a covers de músicas como The Twist de Chubby Checker. Nos anos 90, Nomi era frequentemente mencionado nos monólogos de Dennis Miller como uma das suas referências obscuras favoritas.
Em 2004, foi feito um documentário sobre a sua vida e carreira: The Nomi Song


26 comentários:

  1. Ui, do que tu te foste lembrar, rsrsrsrs. Nos tempos na new have, o Nomi revolucionou realmente a coisa. Ouvi vezes sem conta o Total Eclipse e outras peças deste senhor. Uma delícia, ainda hoje.
    Lembras-te da Nina Hagen?! Ou da L. Lovitch?! Meu Deus!... :))

    ResponderEliminar
  2. Amigo João Manuel
    claro que lembro; recordar é viver!
    Este vídeo é comovente pois foi gravado ao vivo naquela que suponho ter sido a sua última actuação, alguns meses antes da sua morte; daí a minha escolha ter recaído neste tema e não noutro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Uma história para a história: na altura em que o Klaus Nomi morreu eu lia regularmente algumas revistas de música e, entre elas, a francesa Rock & Folk. Nessa ocasião a revista publicou um artigo sobre os músicos pop-rock que já tinham morrido. O esquema era sempre o mesmo quando o músico fazia parte de uma banda como, por exemplo: Jim Morrison (Doors). A SIDA (AIDS em francês) era uma coisa ainda nova e pouco conhecida. Talvez por isso, nesse obituário ele era assim referido: Klaus Nomi (AIDS). É curioso, não é?
    Foi um grande músico e ouve-se muito bem neste princípio do milénio, pois a figura e a música continua a parecer original e vinda de outra galáxia.
    Fantastique, fantastique!...

    ResponderEliminar
  4. Vantagens do mundo do blogue. Hoje aprendi um pouco mais.
    querido amigo pinguim, hoje não resisti e abri o Jasmim. Foi um momneto de nostalgia, todos temos as nossas fraquezas: as molduras vazias nas mesas de cabeceira dão para isto...
    felicidades

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo blog que desconhecia, mas correndo de cantinho em cantinho encontramos coisas que gostamos e que queremos continuar a gostar.
    Abração grande.
    Miguel

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que esta interpretação tinha sido a sua última... torna ainda mais marcante o que se vê e ouve.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Luís
    realmente curiosa essa história que contas do jornal francês acerca da notícia da morte de Nomi; infelizmente esse "grupo", já teve elementos a mais...
    AQcho comovente este vídeo deste grande Senhor do canto mundial e que foi tão bom, como excêntrico.
    Abraços para vocês.

    ResponderEliminar
  8. Só para te fazer reabrir o Jasmim, já valeu ter posto este vídeo; co,o diz o amigo Luís, aí em cima: Fantástico!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Caro Algiboy
    obrigado pela tua visita e amáveis palavras; já "espreitei" o teu blog, e reparei que estiveste uns tempos sem postar; vou voltar para ler mais atentamente, mas tal como tu fizeste, já estás linkado aqui.
    Volta sempre que queiras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Caro Will
    foi no "You Tube", num outro vídeo, desta mesma gravação que dizia isso.
    De qualquer modo é empre uma actuação fortìssima e bela.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia as suas actuações, mas tb me lembro dele num daqueles artigos em que se reunia um panteão de artistas já mortos de SIDA nos anos 80, devido à sua figura inconfundível.
    Já a Nina Hagen e a Lene Lovitch trazem-me grandes recordações desses tempos. Ainda tenho alguma coisa delas em vinil... LOL
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Rui
    assim ficaste a conhecer algo mais deste cantor fabuloso, a juñtar à sua figura inconfundível,como bem dizes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Convido-vos a passar pelo blog REVISTAGAY 2 e a participarem na nossa nova sondagem: Como foi a tua primeira vez?.
    Se possível passa por lá e deixa a tua resposta. Obrigado!!

    REVISTAGAY 2
    http://revistagay2.blogs.sapo.pt
    revistagay2@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Só muito recentemente conheci este singular artista, prova que se aprende muito na blogosfera.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Caro Afonso
    obrigado pela visita e já fui ver o vosso blog, que passarei a consultar, pois tem alguns conteúdos com bastante interesse; no entanto "a minha primeira vez" continua a ser um assunto privado, e se um dia vier a público será no meu blog que o farei...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Paulo
    tanta coisa de tão variados aspectos eu já aprendi na blogosfera...
    Aí reside, junto às amizades que se vão criando, o melhor deste mubdo de partilhas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia Klaus Nomi, logo é uma falha na minha cultura musical mas gostei (muito) do que ouvi...

    ResponderEliminar
  18. Amigo Luís
    no deve e haver das nossas mútuas partilhas, o teu saldo é imensamente positivo; no entanto fico satisfeito por teres gostado, embora isso não fosse uma surpresa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Primeiro, tenho de te dar os parabéns pela música aí ao lado... Fantástica voz e a música é linda mesmo... Também a conheço noutra versão... Depois quero dizer-te que continua a ser muito sempre interessante visitar o teu espaço e respirar um pouco da tua mente... Não conhecia Klaus Nomi, talvez como a maioria, e acho que devemos prestar homenagem a gente assim por tudo o que representaram um dia e pelas marcas que deixaram. Um forte abraço, até breve! (espero que o trabalho me deixe regressar em breve, lol)

    ResponderEliminar
  20. Amigo Lover
    foi um prazer registar este teu comentário depois de uma longa ausência e agradecer as tuas simpáticas palavras. Quanto ao Nomi, estamos em total sintonia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Este também é um grande nome! Não o tenho muito presente, mas é um nome que recordo de há (alguns) anos atrás. Abraço!

    ResponderEliminar
  22. Amigo Rato
    infelizmente como outros grandes nomes, Nomi desapareceu cedo, vitima de uma doença que não escolhe idades ou talentos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Eu tb não tenho este cantor presente..quer dizer, não tenho bem presente a imagem dele...pq o nome dele...está-me gravado algures na memória...e esta faixa..que estive a ouvir...além de deliciosa, conheço-lhe o timbre....!!!!

    Mas pronto, a minha memória grava coisas que eu nem me apercebo...se calhar esta é uma delas...

    Mas lembro-me bem de Nina Hagen!:) Ao menos esta certeza é inabalável:)

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  24. Caro Hydra
    apesar de tudo, acho que optei bem pelo K.Nomi, pois é menos conhecido que a Nina Hagen e assim alargou-se a sua "base de apoiantes"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Querido amigo
    obrigada pelas tuas palavras nas minhas modestas casinhas. Quanto ao "Fia-te na virgem e não corras" não te preocupes uso esta expressão muitas vezes. Depois a minha fé é uma coisa estranha, é como que uma filosofia de vida. Não sou de igrejas, naõ faço rituais mas acredito que existe alguém que zela por nós. Há quem acredite no Sporting, no pai natal, no Mourinho e etc.imagina que há quem acredite no Pinto da Costa...
    Bjocas e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  26. Querida Jasmim
    a Fé é sempre uma coisa estranha, já reparaste?
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!