domingo, 21 de setembro de 2008

Começou o "Queer"


Começou na sexta feira o 12º. Queer Lisboa Festival, tendo sido na sessão de abertura apresentado o divertido filme espanhol “Chuecatown”; como já tinha visto o filme só neste sábado dei início à minha maratona, tendo visto 5 sessões!!!. Não vou aqui assinalar dia a dia o que vou vendo, embora vá havendo pequenos balanços; para já, gostei de ver o S. Jorge bastante bem preenchido de público, e revi caras habituais de todos os anos, assim como tive o prazer de conhecer o Engine, e realmente muita coisa sobre este tipo de filmes temos que conversar; foi um prazer a troca de impressões com ele; outras pessoas amigas fui encontrando entre as quais alguém dos blogs, como o
Special K que me apresentou umas amigas de um outro blog e o Rui, que sem ter blog, vai comentando alguns blogs amigos.
Sobre o que vi o destaque vai para o filme de Ventura Pons “Barcelona (Un mapa)”, com interpretações muito boas dos “velhos” Josep Maria Pou, Núria Espert e a inevitável Rosa Maria Sarda, e que numa homenagem à sua cidade de sempre, disseca o presente e o passado de um casal, com as ligações às pessoas que habitam a sua casa.
Outra surpresa muito positiva foi a curta mexicana “Bramadero”, com um sexo explícito muito acentuado, mas curiosamente sem cair no pornográfico; um filme extraordinariamente polémico é o último do cineasta Bruce La Bruce, de quem o Festival tem apresentado por assim dizer todos os filmes; “Otto; or Up with Dead People”, não deixa ninguém indiferente - houve muita gente a abandonar a sala, mas também muitos aplausos no final; é um filme que provoca o espectador, chega mesmo a ser chocante, mas tem pelo meio pormenores deliciosos; não é filme para mim…
“Japan, Japan” é um filme israelita pouco interessante e a primeira sessão do “Obsceno” já depois da meia noite foi para mim uma desilusão.
Num intervalo entre duas sessões aproveitei para ir comer alguma coisa a um local próximo, e enquanto comia entraram também para comer algo, três funcionários do S. Jorge, duas raparigas e um rapaz que falavam sobre o festival e sobre a homossexualidade; algumas coisas que foram ditas tiveram o seu interesse, principalmente por parte de uma das moças, mas também foram ditas várias coisas, nunca num tom homofóbico, que mostravam algum desconhecimento do assunto. Fui incapaz de me manter em silêncio e depois de ter pago e antes de sair dirigi-me á mesa deles e apresentei-me como espectador assíduo do festival e como homossexual, claro, pedindo desculpa da minha intromissão, mas explicando algumas situações que me tinham parecido pouco esclarecidas; aceitaram com prazer os 10 minutos de conversa que mantivemos e estou certo que ficaram a perceber melhor o que é ser-se homossexual; foi talvez o melhor momento do dia.
Amanhã há mais uma maratona…
Adenda: Devido ao adiantado da hora esqueci-me de referir dois factos, um dos quais imperdoável, e que foi o reencontro com o amigo Ding Ling, que não via desde o célebre jantar de Abril; o outro foi que vi também um documentário pouco interessante sobre o "coming out" do cinema queer, desde os seus começos nos anos 60, com cenas de certos filmes e entrevistas a realizadores e actores, nada de novo...

45 comentários:

  1. Gostei do Chuecatown. Achei-o muito divertido, mas o que mais gostei foi de te voltar a encontrar e de conversar um pouco contigo. Abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Isto é que é Homem! Ainda teve tempo para escrever um pequeno resumo.

    Foi um prazer, sim... e foi uma tarde bem passada!

    (vou dormir que ainda fui laurear a pevide) ;)

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo a tua frontalidade aliada ao dom educativo permitem esse tipo de abordagem. E por palavras reais, sentidas, vamos mostrando aos outros o nosso mundo...
    Parabéns por assim seres, Pinguim! (há que dar formação profissional, pelo menos que entendam o público(alvo?) :D) Um bom Festival para Tod@s!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. muito bem...isso são atitudes de admirar... claro que ninguém é obrigado a expor-se mas pessoalmente acho que, sem cair na má educação ou intromissao, devemos com todo o respeito "abrir" a mente das pessoas que na maioria dos casos estão equivocadas... ainda bem que o balanço foi positivo...
    um abraço amigo Pingú****

    ResponderEliminar
  5. estive a ver o programa. Se der ainda passo por lá hoje.
    Bom cinema.

    ResponderEliminar
  6. É uma pena que o evento esteja limitado a Lisboa. Ou seja, acabo por a nada poder assistir.

    Mas graças ao teu maravilhoso post, indicando os títulos, naquela homepage que tão bem conhecemos, para todos como nós, deixo os trailers.

    É lamentável que, na Zon não exista nenhum canal para nós. Por que razão este tipo de cinema não é apresentado nos Tv Cine? Continuo fiel ao meu Arte apesar de o mesmo já não ser como nos anos 90.

    Grande abraço,
    Lost

    ResponderEliminar
  7. Dimg Ling
    peço-te mil desculpas de não ter referido logo de início o prazer de te ter reencontrado. Quanto ao "Chuecatown" é realmente divertido, mas são aquelas duas grandes actrizes que enchem o ecran: Concha Velasquez, como a "sogra" Antónia e Rosa Maria Sardá, como inspectora policial; para "encher o olho" o casal gay, ou estou a mentir????
    Abração.

    ResponderEliminar
  8. Engine
    ainda não é hoje que te mando o meu Indice de filmes que te falei ontem; foi um prazer muito grande ir falando contigo e como sei que nos vamos encontrando por lá, até breve.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Aii cinema cinema... aqui não há nada desses festivais!! Desgraça :P
    Acho que me vou mudar de malas e bagagens... hehehe (era bom!!)

    Bom cinema, boas conversas esclarecedoras (fizeste muito bem) e bom domingo.

    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A ignorância por si só não justifica certos pensamentos e atitudes.

    ResponderEliminar
  11. Ophiu
    não é por nada meu amigo, nem quero desvalorizar o trabalho meritótio das várias organizações gays lutando pelos nossos direitos, mas penso que é mais válido este contributo do que participar numa marcha na qual não me vejo completamente integrado: cada um deve agir onde e como acha que pode ser mais eficaz.
    Lamento que não estejas por cá.
    Abração.

    ResponderEliminar
  12. Faço aqui uma chamada de atenção sobre uma questão que nada tem a ver com o assunto deste post.
    É sabido que tenho divergências com um autor de um certo blog; aceito que nos seus comentários me tente picar, por vezes maldosamente, e até admito já ter feito algumas referências indirectas a essa pessoa no meu blog, coisa que não voltará a acontecer porque não irei mais baixar-me a esse nível.
    O que jamais posso aceitar é que haja insinuações já repetidas várias vezes que "alguém" anónimo anda a enviar a esse sujeito, vírus para o seu computador; só mesmo quem não me conheça poderia insinuar tal vileza; mas enfim, como se diz, cada um sabe de si e Deus sabe de todos.
    Assunto encerrado pois está podre.

    ResponderEliminar
  13. Um post muito bem escrito, interessante e, simultaneamente , perpassado de frontalidade.
    Tens leitora. Quanto aos filmes, não me posso pronunciar mas gosto da tua opinião.

    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Com uma reportagem desta qualidade, quase não vale a pena ir ver os filmes:)))
    (estou a brincar!)
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Eu não fui sexta, nem sábado...
    E com uma formação que tenho esta semana, também não vai dar...
    PORRA!!!!

    ResponderEliminar
  16. Do que vi ontem, o que gostei mais foi do 'Bramadero'. O do La Bruce pareceu-me ir 'beber' àquela ideia estafada do vampirismo como metáfora sexual...tinha algumas cenas divertidas, mas boring.

    ResponderEliminar
  17. Adorei o texto, e a referencia ao festival!
    És português creio eu certo?
    ;*

    ResponderEliminar
  18. Ah grande homem...ao menos ficou tudo em pratos limpos...é assim que eu aprecio as pessoas!

    Bjokas e bons filmes!

    ResponderEliminar
  19. Xis
    como já te disse não ando com rótulos atrás das costas, mas não tenho o menor problema em me expor, se as circunstâncias me levarem a isso; e neste caso, achei que o "timing" era o ideal para mostrar a pessoas apenas mal informadas, mas não mal formadas, note-se, que a homossexualidade não passa de uma forma de encarar a sexualidade como qualquer outra e não nos transforma em atracções de circo; fui bem escutado e por isso me senti feliz, e quando mais tarde no próprio cinema me cruzei com uma das raparigas, o seu sorriso franco e amigável, mais feliz me tornou.
    Abração muito amigo*

    ResponderEliminar
  20. Violeta
    hoje andei por lá à procura da formosa flor mas não a encontrei...Também não seria fácil, mas sei que se me tivesses visto, te terias dirigido a mim, pois conheces a minha imagem; pode ser que aconteça num dia destes e o prazer será grande, acredita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Paulo
    infelizmente este festival está realmente limitado a Lisboa e pelo que tenho conversado com os responsáveis, não será fácil deixar de o estar; quanto aos servidores de canais de televisão incluirem um canal gay, ainda hão de demorar uns anos; resta-nos o "Arte" que eu não acho que esteja pior, pois é rara a semana que não dá algo relacionado com o mundo GLBT; considera-te feliz por poderes usufruir dele, pois nem todos podem dizer o mesmo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Martinha
    Portugal é infelizmente um exemplo claro de um país macrocéfalo, que só muito lentamente se vai descentralizando culturalmente e quase só em relação ao Porto...
    Mas a Madeira tem outros atractivos, deixa lá...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Lampejo
    neste caso a ignorância não era total e as distorções da situação real não eram de molde a serem ofensivas, longe disso; apenas houve necessidade de limar arestas e tudo ficou simplificado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Sophiamar
    tenho com certeza vários defeitos, mas algumas qualidades também; e uma delas é a frontalidade e tenho-me dado sempre bem com ela; quanto à opinião sobre os filmes, ela é sempre subjectiva, claro, mas procuro ver um filme como um todo e não ficar influenciado por particularidades.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Justine
    só podes mesmo estar a brincar, eh eh eh; nada há como ter uma opinião própria, por muita coisa que ouvimos ou lemos sobre um filme.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Tong
    já me tinhas dito isso por outros meios e é pena, não só por perderes alguns bons filmes, como por podermos ir encontrando amigos; e até tenho cá algo para te dar, enviado sabes por quem, que aproveitei hoje para dar algo igual ao Special e aos dois amigões Paulo e Zé...
    Fica adiado o encontro e a prenda...
    Abraços duplos para ti e para o "Cara metade".

    ResponderEliminar
  27. Rui
    és um malandreco...com que então o "Bramadero", hein? Não tens mau gosto, não senhor e o Bruce é mesmo "boring"...
    Mas olha que o dia de hoje não foi grande coisa - valeu a "Fatucha", mas isso virá num novo post.
    Abração.

    ResponderEliminar
  28. Tatah
    obrigado pela tua visita e posso dizer-te que és a primeira brasileira a fazê-la, pois até agora só tenho tido as agradáveis visitas de alguns amigos brasileiros, mas do sexo masculino.
    Volta sempre que queiras e claro que sou português...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Keratina
    eu sou de impulsos, ou não fosse carneiro, eh eh eh.
    Beijinhos e tenho saudades tuas; e não te esqueças que tenho cá um DVD cheio de bailado para ti...

    ResponderEliminar
  30. A ver se ainda vou um dias destes ao S. Jorge, que ficou falhado o propósito de estar lá na abertura...
    Aprecio o impulso que tiveste. Se mais pessoas tivessem "coragem" de o fazer, por certo que muito boa gente pensaria mais antes de se deixar levar pelo que é a excepção e julga ser a regra.
    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Concordo com a avaliação (obviamente dos filmes q vi), também achei que aquela coisa do vampiro não veio nada a calhar após a inpiração do Bramadero! mas pronto, foi o que se pôde arranjar este sábado. E no próximo lá estaremos! ;) Espero q nos encontremos novamente, pois foi um prazer aquele acaso com o nosso amigo comum Special!

    ResponderEliminar
  32. Oz
    vale sobretudo a pena ver o documentário "A jihad for love", amanhã terça feira às 15,3o e "Saturno Conto" que dá sexta às 22,oo e sábado às 17,15.
    Quanto ao "impulso" não me arrependo de ter muitos assim, basta que haja oportunidades para isso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Lua
    foi também um prazer encontrar-vos e com certeza nos veremos por lá de novo; omtem ainda troquei umas palavras com o Special; quanto á seessão que falas, depois daquele "deslumbramento" mexicano, apareceu aquele Otto repugnante, bhaaaaa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Oi moço d bem!:? Vlw pela visitinnha lá viu! Interessante suas citações, espero ter a oportunidade de ver"!

    Abração

    ResponderEliminar
  35. Caro Amigo

    Vejo que pretendes mesmo pôr a escrita cinematográfica em dia.
    Até hoje não vi muitos filmes de temática gay e embora confesse que o tema não me incomoda nada, perfiro abordagens implícitas à semelhança do "Gata em Telhado de Zinco Quente", que acho perfeito em ambas as versões (Elizabeth Taylor/Paul Newman e Nathalie Wood/ Robert Wagner) e do "Reflexos num olho dourado" com Elizabeth Taylor e Marlon Brando.
    Há no entanto um que considero verdadeiramente excepcional, que por sorte apareceu na televisão.
    Trata-se de uma peça de teatro adaptada para o cinema e que se chamava salvo erro, "Os Rapazes do Grupo", (confirmei agora na amazon que o titulo original é "The boys in the band" e que está apenas disponivel em cassete video)
    É do William Friedkin e sendo passado exclusivamente no meio gay, acaba por ser universal, com uns diálogos absolutamente fantasticos. Acho inacreditável como ninguém teve ainda coragem de pegar nesta peça e pô-la em palco em Lisboa.
    Continuação de bons filmes!
    Um abraço
    PS - embora não saibas o nome do restaurante, já é bom saber que lá pelo Danúbio se consegue comer bem e em conta. Obrigado!

    ResponderEliminar
  36. O Queer já se vai tornando num hábito para mim, pena não haver tempo para mais sessões. Ainda assim já assisti a algumas boas sessões, como o divertidissimo "Chuecatown", o sensualíssimo "Bramadero" e o excelente documentário "Jihad For Love". Foi bom rever alguns amigos. Nós certamente nos voltaremos a encontrar no S. Jorge.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Alone
    é esta uma das funções dos blogs: partilhar!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  38. Com senso
    referes dois filmes que foram um marco na história dos filmes de temática gay; os tempos eram outros e assuntos havia que para se abordaremk no cinema era preciso coragem e também alguma arte para não mostrarem toda a evidência de algumas situações; estou-me a lembrar de um filme belìssimo que abordava de uma forma mais incisiva o tema: "Chá e simpatia", com Deborah Kerr e Hohn Kerr; hoje em dia, mesmo alguns filmes de grande êxito comercial já mostram sem constrangimento beijos e relações intimas entre personagens do mesmo sexo e o exemplo disso é "O Segredo de Brockback Mountain".
    Mas é principalmente no sector mais restrito dos "filmes de festival" que tudo se diz e tudo se faz; alguns conseguem vencer as barreiras dos grandes interesses financeiros e chegam mesmo ao circuito comercial e do vídeo; outros, só mesmo, nos festivais do tema os consegues ver...por isso estes festivais são deveras interessantes.
    Abraço e um obrigado pelo teu mail.

    ResponderEliminar
  39. Paulo
    ao fim de três dias sinto que no seu todo o festival está um pouco abaixo das prespectivas; claro que me faltam ver ou já vi antes do festival alguns filmes muito importantes; amanhã darei mais notícias.
    Até um dia desta semana, estou certo
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. é bom encontrar-te por lá! claro que não embarco na tua maratona! mas só hoje já conheci mais duas pessoas e isso é fantástico. um abraço e espero continuar a ver-te lá (amanhã, vais?)

    outro abraço apertado

    ResponderEliminar
  41. Paulo
    sim, vou à sessão das 15,15 e das 17,30 (curtas) e depois à meia noite. E tu, vais?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. vamos às 21,30 e também à 00h. vemo-nos lá, portanto! ânimo! e abraços aos meninos (os meninos são tu e o Déjan!)

    ResponderEliminar
  43. Acabei de falar com ele e...faltam 24 dias!!!!
    Até amanhã, amigos!

    ResponderEliminar
  44. Colocando em dia conhecimentos...sempre bom...

    Amo a musica de fundo...demais!!!

    abraços de coração

    ResponderEliminar
  45. O próximo post, amigo Código será uma visão mais ampliada deste acontecimento que hoje termina.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!