sábado, 13 de setembro de 2008

Passado e presente: 8 - Walt Withman




"A pé e de coração aberto lanço-me à estrada larga.


Saudável, livre, o mundo à minha frente,


À minha frente o longo trilho pardo conduzindo aonde quer que eu escolha.


Doravante não peço mais boa-sorte, eu próprio sou a boa-sorte,


Doravante não mais lamurio, não mais adio, de nada preciso,


Acabados os queixumes portas-dentro, bibliotecas, críticas lamentosas.


Forte e contente percorro a estrada larga.


A terra, eis o suficiente,


Não quero as constelações mais próximas,


Sei que estão muito bem onde estão,Sei que bastam aos que delas precisam."




(...)in "Cântico da estrada larga" (FOLHAS DE ERVA)
Este post dedicada ao maior poeta americano - opinião subjectiva - foi publicado neste blog, originalmente a 14 de Novembro de 2006.

33 comentários:

  1. partilho inteiramente da opinião de que é o maior poeta americano de sempre. e é um dos meus favoritos, pelo menos dos que conheço melhor.
    e esta canção do sting é uma das minhas preferidas (sabes concerteza que é dedicada ao Quentin Crisp, que é uma das minhas personalidades favoritas).

    em suma, gracias, Pinguim, por me teres deleitado nestas wee small hours, não of the morning, mas of the night.
    abração

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    Penso que Walt withman devia ser de leitura "obrigatória".
    E também para mim esta é a melhor música de Sting, e claro que sei a sua intenção de homenagear Quentin Crisp, esse fabuloso e singular inglês que revolucionou os seus tempos com as suas posturas coerentes com o seu ser; e foi a melhor "Rainha Vitória" que já vi na tela...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Duplo bingo para mim. Pelo Sting e pelo Walt Whitman, que não será o o maior poeta em língua inglesa porque há mais dois ou três que não posso deixar para trás.

    E assim embalada pelo Englisman vou dormir, que já são mais do que horas.

    Um beijinho para ti e outro para o Walt, lá onde quer que ele esteja.

    ResponderEliminar
  4. "Do I contradict myself? Very well, then I contradict myself, I am large, I contain multitudes."

    W.Whitman

    Sempre gostei desta frase do poeta. É tão verdadeira quanto à natureza humana. É sempre bom relembrá-lo (e lê-lo).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mar_maria
    há aí um pequeno erro de interpretação, pois eu não disse que W.W. era, para mim, o melhor poeta de língua inglesa, e quem seria eu para afirmá-lo...
    Apenas falei nos poetas americanos, o que limita e bastante o campo da escolha, e mesmo assim, reservei a subjectividade da escolha.
    Mas o importante é ambos estarmos de acordo na genialidade do Homem e da sua obra; quanto á música, está tudo dito: é Sting, no seu melhor, sem dúvida!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Rui
    isto dito por quem raras vezes se contradisse; mas que se revelou um homem com um horizonte imenso, isso ele tinha mais que razão; e nunca é de mais referir, à época, a "ousadia" de ser diferente.
    Abração.

    ResponderEliminar
  7. revejo-me muito nisto. obrigado pelo momento.
    a palavra "suficiente" refiro-a quando menciono o que preciso....

    abração

    ResponderEliminar
  8. Adoro...mas ADOROOOOOOO Withman...concordo com a tua opinião, é o maior poeta americano...excelente escolha...
    Ele é no minímo inspirador...

    ResponderEliminar
  9. Dou a palavra ao grande Álvaro de Campos...

    Saudação a Walt Withman, poema do heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, é uma espécie de manifesto a Walt Whitman, escritor norte-americano. Além de se referir ao conhecido homossexualismo de Whitman, de que parece comungar, revela uma das mais fortes influências sobre o seu estilo.

    SAUDAÇÃO A WALT WITHMAN

    Portugal Infinito, onze de junho de mil novecentos e quinze...
    Hé-lá-á-á-á-á-á-á!
    De aqui de Portugal, todas as épocas no meu cérebro,
    Saúdo-te, Walt, saúdo-te, meu irmão em Universo,
    Eu, de monóculo e casaco exageradamente cintado,
    Não sou indigno de ti, bem o sabes, Walt,
    Não sou indigno de ti, basta saudar-te para o não ser
    ...

    ResponderEliminar
  10. Sim, sim, João, eu entendi-te perfeitamente, estava a falar por mim. Só que como também gosto muito do Yeats e da Emily Dickinson, não consigo decidir-me.

    Bom fim-de-semana, Joãozinho.

    ResponderEliminar
  11. Rocket
    há certa poesia tão intemporal e tão impessoal (se isso é possível...penso que me compreendes) que é fácil vermo-nos retratados nela; poucos, raros são os poetas que o conseguem; outros há que andam a circundar metáforas, a falar de formas tão herméticas que só eles as entendem; não seria grave, se não quisessem eles que os consagrem pela sua "pessoalìssima" poesia...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Emanuel
    ainda bem que comungas desse mesmo prazer; fico feliz por isso...
    Abraço e diverte-te amanhã...
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Tong
    obrigado por me teres dado a conhecer este "relacionamento" entre dois grandes poetas, é neste tipo de intervenção que o comentário valoriza um texto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Mar_maria
    Quanto a Yeates, dou-te razão na dúvida; já quantp a Emily Dickinson, não conheço nada dela, mas não será tarde...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Também não quero as constelações mais próximas.

    ResponderEliminar
  16. Teddy
    basta uma estrela, não é, amigo?
    Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Um poema cheio de optimismo...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  18. Lampejo
    pois é!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abração

    ResponderEliminar
  19. Um nome de poeta que já me fora aconselhado já lá vão uns bons aninhos e de que não devo ter lido mais do que um ou dois poemas!
    Ora aqui está um excelente incentivo para poder preencher mais uma lacuna importante!
    Obrigado, amigo "Pinguim".
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  20. Lindo. gostei muito. Não conhecia.
    bom domingo

    ResponderEliminar
  21. E tens toda a razão. A sensibilidade deste homem escorre-lhe como seiva pelas mãos, à medida que compõe o que escreve.

    ResponderEliminar
  22. Com senso
    ler "Folhas de erva" é um imenso prazer.
    Depois de o teres feito, quero a tua abalizada opinião.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Violeta
    nunca é tarde para se tomar conhecimento com coisas belas e sensíveis.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. João Manuel
    e a tua sensibilidade, que não é inferior, exprime isso de uma bela forma.
    Abração(ões).

    Como vês já tenho net, 1o minutos depois de falarmos "ela" voltou...

    ResponderEliminar
  25. Partilho a tua opinião, Witman é um enormíssimo poeta.
    Que bom lembrá-lo:))

    ResponderEliminar
  26. Justine
    quem já o leu não poderá ter opinião diferente; quem não leu, decerto terá vontade de ler.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Amigo, conheço o nome mas, não estou à vontade para opinar. Poesia americana que conheço porque tenho alguns livros, é da grande Sylvia Plath.
    Numa próxima ida à fnac, vou procurar qualquer coisa de Walt Withman, porque adorei os fragmentos deixados aqui.


    beijocas

    ResponderEliminar
  28. Blueminerva
    caso estejas realmente interessada, o seu livro mais importante é sem dúvida "Folhas de Erva".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Vou guardar este poema! :)
    Obrigada

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Martinha
    fazes bem, devem guardar-se as coisas de que se gosta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. belíssima recuperação. Whithman é um dos meus favoritos. nem sempre me lembro dele, mas tem um lugar cativo há muito e por causa de Pessoa. este poema em particular é muito sobre o bastamo-nos a nós próprios, sobre a força que temos e que desconhemos. Whitaman é verdadeiramente um grande poeta!

    ResponderEliminar
  32. Paulinho
    a tua aoreciação a este poema, traz-me à lembrança que poderá vir a aumentar a tua auto-estima, que referiste Há pouco tempo estar um pouco em baixo.
    Aproveita e reflecte...
    Abraços amigos.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!