terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Fotos do ano

Em jeito de balanço, e agora que já não tenho paciência para aquelas escolhas dos "melhores e piores" do ano, em vários sectores, socorro-me de um assombroso conjunto de fotos escolhidas por uma entidade americana, como as melhores de 2008, para lembrar o ano que agora finda.
Gostaria que daqui a um ano, o tipo de fotos fosse menos centrado na violância, quer humana quer da Natureza, na dor e na tristeza.
Para todos, votos de um bom ano.
Podem e devem ver todas as fotos aqui.

48 comentários:

  1. Quem me dera a mim, que daqui a um ano amigo Pinguim as fotogrefias escolhidas por todos como as melhores do ano fossem fotografias de sorrisos nas crianças de África, enquanto estas comiam, fotografias de florestas preservadas e de humanos a se abraçarem e vivendo como irmãos.
    Não isto. Isto para mim são as piores. São as mais violentas, são as que causam mais transtorno, buh.
    Um Feliz Ano Novo Pinguiii :) um beijo grandeee

    ResponderEliminar
  2. Sandrinha
    Eu escolhi propositadamente algumas mais explícitas e é claro que o adjectivo "bom" neste caso é puramente técnico.
    Aconselho-te a ver as fotos todas, pois são sensacionais.
    Bom ano.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. De facto as fotos são um bocado ligadas a violência!
    Boa passagem, Bom Ano

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Tong
    a minha passagem de ano vai ser muito má, pois estou à espera, infelizmente de más notícias; é a vida...
    Um bom ano para vocês.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Vim deixar um beijinho grande, tão grande que espero que chegue a todos os que aqui te visitam. por muito que quisesse falta-me tempo para visitar todos. Estou de saída...
    Um 2009 com desafios que cheguem, com conquistas, com sonhos e muita força par a enfrentar o dia a dia a dia.
    Espero que me perdoem por não vos visitar a todos, mas é sincero o meu beijo.

    ResponderEliminar
  6. As fotos são boas pela qualidade fotográfica, sem dúvida. Se são ligadas a coisas terríveis é o fiel reflexo deste mundo.
    Pelo “andar da carruagem” não prevejo fotografias bonitas para o final de 2009.

    Abraço e o desejo de que não recebas más noticias!

    ResponderEliminar
  7. Queida Jasmim
    estou a precisar realmente de toda a força, acredita.
    Tenho saudades tuas.
    Um beijo e votos de um bom ano.

    ResponderEliminar
  8. Sócrates
    estou de acordo contigo em que muito provávelmente as fotos do ano que aí vem, não mudarão muito de aspecto, infelizmente.
    Quanto ao receber notícias, acredita que até tremo quando oiço o telefone...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Intenso e, infelizmente real, este teu post.Genial para esta mudança de ano, uma vez que a grande maioria das pessoas afasta-se da realidade.

    Grande abraço.

    Bendita luz que te colocou no meu caminho!

    ResponderEliminar
  10. Paulo
    demasiado real, mas é, como dizes a realidade; se dúvidas houvesse, bastava este exemplo actual dos ataques israelitas à faixa de Gaza...
    Abração.

    ResponderEliminar
  11. olá
    passei por aqui e deixei um bj cheio de luz, paz e harmonia.
    fica bem.

    ResponderEliminar
  12. Fico sem palavras...

    Feliz 2009, que nada do que aconteceu de mau neste ano se repita e que tudo o que fez com que esboçasses um grande sorriso aconteça todos os dias! Muitas felicidades, tudo de bom e um grande beijinho! Nada de pessimismos, 2009 será bem melhor que 2008! :)

    Beijão

    ResponderEliminar
  13. Violeta
    estou bem necessitado de tudo isso, acredita.
    Bom ano, minha Amiga.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Martinhas
    estas imagens falam por si, não precisam de palavras.
    Quanto a 2009, prefiro neste momento, calar-me...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Num ano muita coisa acontece e pelas fotos temos uma ideia do que já passou. Logo pelo inicio fiquei com a ideia que o mundo está do avesso ou mesmo de pernas para o ar, além das guerras e da falta de bom senso por parte do Homem a natureza aos poucos e poucos tem ganho as batalhas que tem vindo a travar com o Homem, o mais forte ganha sempre.

    2009 está à porta, se será mais positivo que 2008 não sei, mas esperemos que daqui a um ano grande parte das melhores fotos do ano transmitem uma outra mensagem!

    *Hugs n' smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  16. Carlos
    embora não pareça, par quem me conheça, eu sou um bocado pessimista, e no dealbar de um novo ano, não posso deixar de olhar para trás e, quer nas situações que parte das fotos retratam, quer nas minhas vivências pessoais, 2008 foi um ano mau!
    Daí, poder ter-se a sensação que 2009 irá ser melhor; não necessáriamente, embora eu gostasse muito que fosse. Infelizmente e pese embora tudo o que se tem descoberto,de todas as comodidades de que dispomos, não acredito nisso; questiono mesmo como será o mundo daqui a 40/50 anos e não estou a imaginar ficção científica, mas a realidade provável.
    Vêm-me à memória filmes que aqui há anos eram de pura ficção e hoje, tirando alguns promenores estão já a ser vividos ou quase: "Blade Runner", por exemplo.
    Mas, deixemos a filosofia e vamos cair na banalidade da época: Um bom ano novo para ti!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente haverá sempre dor e tristeza (elas nunca serão erradicadas), fazem parte da condição humana...
    Votos de um excelente 2009 para ti e os teus...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  18. Pois haverá, meu caro Lampejo, infelizmente...
    Prevejo, mesmo sem ser adivinho que 2009 não será um ano bom para mim, pelo menos no princípio; a ver vamos.
    A concretização dos teus anseios é o que te desejo, bom Amigo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  19. Geralmente as melhores fotos de cada ano são sempre um reflexo do melhor e do pior no ser humano. Do gesto mais altruísta ao mais violento. Todos queremos reflexos melhores para 2009 e para qualquer ano mas até lá, gosto de acreditar que é no violento equílbrio entre esses dois reflexos que reside a frágil e poderosa beleza do Homem. Somos raros e preciosos, pequenos e insignificantes.

    Que 2009 seja melhor do que estás à espera :) Que com o novo ano venha uma boa surpresa e não uma má.

    Beijoquitas

    ResponderEliminar
  20. Catwoman
    gosto do equilíbrio com que analisas, através das fotos, os comportamentos humanos.
    Quanto à surpresa, já não é surpresa, é má e só não sei se surgirá ainda em 2008 ou no começo de 2009 - é a lei da vida...
    Um bom ano para ti.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  21. Bem..............fica-se assim um pouco sem folego com as imagens,mas sim devem ser reveladas.
    Passei desejando um lindo 2009...
    E assim é...mais um ano,pois...
    Na melodia do vento, xuva, sol e tempo...
    Nós vamos passando como uma brisa de
    saudade passada e futura...

    Beijinho com carinho e o desejo de tudo de bom!...

    SOL

    ResponderEliminar
  22. Olá minha amiga
    mesmo o terrível deve ser mostrado para que sirva de lição, mas parece que ninguém aprende...
    Um bom ano para vocês.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Smepre vem a esperança de, no próximo ano, as coisas melhorarem. E nesse ano não vai ser diferente. Apostemos nossas fichas em 2009 e façamos nossa parte pra que seja um bom ano!

    Abração caríssimo e Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  24. Caro Uilow
    era tão bom que caísse sobre nós a responsabilidade de transformar um ano que chega num ano bom...
    Eu percebo o que queres dizer, se o conjunto da humanidade assim procedesse, isso era viável, ou pelo menos, mais viável(há sempre os factores naturais...).
    Infelizmente o Homem continua a ser estúpido!
    Abraço e votos de um bom ano para ti.

    ResponderEliminar
  25. Olá meu amigo, uma das minhas grandes paixões é a fotografia.Gosto pouco de arte abstracta embora me esforce por conseguir resgatar o conceito das peças. No caso da fotografia os sentimentos fluem em mim de uma forma tão inata que dificilmente me contenho em senti-los. Fizeste uma óptima selecção das fotos, a que mais me chocou foi a primeira...enfim...é triste.
    Houve em tempos uma velha amiga minha que me disse uma verdade que na altura não aceitei: a tristeza e o sofrimento são os grandes criadores de arte.
    Os meus desejos são os mesmos de todos os comentadores de cima: que as lágrimas se transformem em sorrisos, que a fome se transforme em saúde e que a morte se transforme em vida.

    Agora os meus mais sinceros votos para ti meu amigo: que a incerteza do Destino se transforme em segurança, que as poças de chuva que encontras no caminho se transformem em finais de arco-iris, que a TUA tristeza se transforme em Amor. Por último que permitas sempre que este, meio que intruso Sol de Avalon, possa expiar sempre um pouco da tua vida e dar-te um pequeno apoio sempre que precises para dares mais um passo em frente na tua felicidade.

    Aquele abraço apertado!

    ResponderEliminar
  26. Espero que 2009 nos traga um conjunto mais feliz de fotos. E sobre o "faremos contato", me refiro a 2010 de Kubrick. ;-)

    ResponderEliminar
  27. As fotos são as melhores pelos momentos que apanham, não são no entanto os melhores momentos do ser humano... Infelizmente... Fora duas ou três fotos, claro.

    O ser humano só aprende quando algo de muito mau lhe acontece, e mesmo assim, é preciso que aconteça no seu quintal para perceberem realmente, felizmente existem outras que não precisam de tais acontecimentos para fazer a sua vida felizes...

    Espero que tudo melhore e espero que as más notícias não apareçam.
    Eu acredito que depois de algo mau, algo bom acontece e assim sucessivamente, este ano também não foi dos melhores para mim, mas agora venha o próximo, que ainda agora comecei a viver.

    Abraço
    André.

    ResponderEliminar
  28. Apenas para desejar um

    BOM 2009

    a ti e a todos os que por aqui passam. Ou pelo menos melhor do que as nossas expectativas.

    Um beijo especial para ti e para o Déjan a caminho do novo ano.

    ResponderEliminar
  29. E que nesse imenso caleidoscópio de imagens saibamos encontrar o nosso ponto de equilíbrio. Tudo de bom para ti, caro Pinguim. Feliz 2009!
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Ima
    que bom receber um comentário destes; apetecia-me ir ter contigo e dar-te um beijinho.
    E mais não digo, pois já disse tudo...
    Que passes uma boa noite de fim de ano, mas principalmente que 2009 te conserve esse bonito sorriso que tens e que é sinal de felicidade.

    ResponderEliminar
  31. Amigo André
    a selecção das fotos e a própria sucessão delas não foi feita ao sabor do acaso; procurei mostrar quão cruel e triste é o mundo, de início, incluindo a Natureza, para depois evoluir para um patamar de maior optimismo nas 3 últimas fotos: progresso, liberdade e esperança (Obama)...
    Quanto à má notícia, já a tenho; resta-me esperar a sua confirmação e esta espera é angustiante.
    Um bom ano para ti e para o L. e M.
    Abraço grande e Amigo.

    ResponderEliminar
  32. Olá Edu
    desejo-vos a ambos um bom ano de 2009 e um obrigado pela explicação do "faremos contacto"...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  33. Mar_ maria
    de igual modo os votos de um ano novo bom, pondo de lado as expectativas.
    As saudades do Déjan são infinitas...
    Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  34. Caro Oz
    encontrar o ponto de equilíbrio, é realmente o desejável, mas por vezes, é bem difícil.
    Que em 2009 o encontres e que na justa medida isso te leve a momentos - muitos - felizes.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  35. cada uma mais impressionante que a outra. devia haver mais esperança... resta voar e esperar que Obama esteja à altura das expectativas!


    apesar de tudo, aqui ficam os nossos abraços de que 2009 te seja generoso!

    ResponderEliminar
  36. Paulo
    é precisamente a leitura que pretendia se fizesse das minhas opções; como amante e conhecedor de fotografia, deves ter admirado as belíssimas fotos no seu conjunto...
    E dizes bem, APESAR DE TUDO, que 2009 nos ajude a ser felizes...juntos!
    Abrações.

    ResponderEliminar
  37. Excelente compilação Pinguim. E feliz 2009, tudo de bom. Que este ano seja bem melhor do que aquilo que promete ser.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Caro C
    foi como expliquei aí atrás uma selecção com algum fundamento e seguimento, necessáriamente subjectiva...
    Quanto a este novo ano, vamos aguardar, pela parte que me toca; para vocês dois, as maiores felicidades.
    Abraços amigos.

    ResponderEliminar
  39. Olá Pinguim!

    De facto são fotos excelentes no seu realismo, mostram bem o mundo onde vivemos!

    Abraço e bom ano

    ResponderEliminar
  40. Caro Sérgio
    assim é, infelizmente...
    Votos de um bom ano também para ti.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Amigo Pinguim,

    Desejo-te um excelente 2009!

    das fotos gosto especialmente (apesar da violência) da 1ª e da 5ª.

    Abraço*

    ResponderEliminar
  42. Do you beleive
    na primeira, o espanto e o medo; na quinta, o espelho total da dor...
    Os mesmos votos de um bom 2009 para ti.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. Eu já tive o prazer de me passear por todas essas fotos! São incriveis!

    ResponderEliminar
  44. Caro Ibearico
    eu sei pois vi que as puseste no portURSOS.
    Abração.

    ResponderEliminar
  45. Ainda que atrasado... desejo-te um bom 2009!!

    ResponderEliminar
  46. I love my shoes
    O mesmo te desejo a ti, meu bom amigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. passei por aqui e deixei um bj cheio de luz, paz e harmonia.

    ResponderEliminar
  48. Dating
    Obrigado pelo teu comentário.
    volta sempre que queiras.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!