segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Inverno

Eu não tenho a mínima formação musical, nem na minha família era comum o gosto pela chamada música clássica; fui portanto um pouco auto-didacta na minha aprendizagem do gosto por este tipo de música. Claro que ouvia falar de Mozart ou Beethoven, mas não identificava os compositores e o máximo que conhecia era o “Hino da Alegria” que sabia ser a parte final duma qualquer sinfonia do génio surdo; claro que me estou a referir à minha infância e adolescência.
Quis o acaso, que uma vez, ao ver um filme, se não estou em erro, chamava-se “O Ídolo”, era com a Jennifer Jones e tratava de um romance problemático entre uma mulher de meia idade e o melhor amigo do seu filho, reparasse numa cena, muito bela da entrega dessa mulher ao adolescente numa sala apenas iluminada pelo fogo de uma lareira (o filme era a preto e branco) e nessa cena havia um fundo musical fortíssimo e que o próprio adolescente, desconhecendo-o quer identificar tendo a senhora em questão indicado que se tratava do “Inverno” de Vivaldi. Nunca tinha ouvido o nome deste compositor, mas no dia seguinte entrei numa discoteca para comprar o disco, pois tinha gostado muito; aí me informaram que podia comprar o vinil em 45 rotações, ou optar pela obra completa, que se chamava “As Quatro Estações” em 33 rotações, opção que escolhi.
Foi este o primeiro disco clássico que comprei e esta a primeira obra sinfónica que ouvi na íntegra; ao longo dos anos desenvolvi o gosto por este tipo de música, comecei a interessar-me e vindo para Lisboa a estudar comecei a assistir a concertos, bailados e óperas, sempre com agrado crescente; mas Vivaldi e o seu “Inverno” sempre ficaram no meu ouvido e ainda é hoje uma das melodias que mais oiço.
Entrados que somos no novo solstício, que coincide quase no calendário com as festividades do Natal e Ano Novo, e porque há muito perdi o gosto pelo Natal tradicional , porque se avizinha um ano assaz difícil e agreste, como agreste é esta estação do ano, e porque vivo momentos de alguma agitação, com características invernosas, por tudo isto, resolvi “comemorar estas festas” com este post, não querendo deixar de desejar a todos que passem esta época o melhor possível e dentro das vivências habituais de cada um.
Por mim, recordo John Steinbeck e chamar-lhe-ia mais apropriadamente “O Inverno do Nosso Descontentamento”.

55 comentários:

  1. Bom dia!

    Venho desejar um Bom Natal e um exclente ano de 2009 para ti e para os teus!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A música clássica entrou na minha infância e adolescência mais como uma oposição à música que eu "não" deveria ouvir! Comecei por conhecer os compositores barrocos e terminei por me apaixonar pelos românticos!
    O meu "mal" é que sou muito eclético! Que hei-de fazer?!... Paciência!

    (Reservo bilhete para ti, para o dia 27? - A sala é pequena) Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sérgio
    obrigado e da mesma forma espero que passes um bom Natal em família e o ano de 2009 te seja particularmente feliz.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Ez
    mas tu tiveste uma evolução na tua aprendizagem da música clássica, o que pressupõe alguns conhecimentos desde cedo, sobre a matéria, o que não foi o meu caso.

    Sobre o dia 27, como não posso, de momento, ter certezas, mas quero mesmo ver e essa será a única data possível, é melhor reservares bilhete para mim e se por qualquer motivo de última hora não puder ir, aviso com alguma antecedência, ok?

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. engraçado que também tenho um péssimo ouvido musical, mas das quatro estações de Vivaldi é, sem dúvida a quem mais gosto!
    Passei também para desejar
    _________________Paz
    _______________União
    ______________Alegrias
    _____________Esperança
    ____________Amor Sucesso
    ___________Realizações Luz
    __________Respeito harmonia
    _________Saúde solidariedade
    ________Felicidade Humildade
    _______Confraternização Pureza
    ______Amizade Sabedoria Perdão
    _____Igualdade Liberdade Boa sorte
    ____Sinceridade Estima Fraternidade
    ___Equilíbrio Dignidade Benevolência
    __Fé Bondade Paciência Brandura Força
    Tenacidade Prosperidade Reconhecimento
    _______________!!!!
    _______________!!!!
    _______________!!!!

    beijos e BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Pinguim é triste ver que o Natal já não é para ninguém o mesmo de sempre. É claro que ainda mantemos as tradições mas tenho a certeza que lá no fundo ainda não o sentes como antigamente, é ou não é verdade? Quando ainda eras criança?
    Quem me ouve falar até pensa que tenho experiência nisto, não não tenho. Mas pelos 16 anos que já vivi comparo e vejo as diferenças que existem. E se eu as sinto os que ainda têm mais idade que eu também as devem sentir.
    Desejo-te a ti também um óptimo e feliz Natal e que a tua melhor prenda seja mesmo os amigos e família a teu lado ao longo de toda a vida, e a saúde e o amor. Acho que são mesmo as melhores prendas que podemos receber.

    Beijinhos meu amigo

    ResponderEliminar
  7. Caro Pinguim, também não fui encaminhado para ouvir música clássica, nem tive uma educação musical minimamente decente na escola (aliás, foi quase inexistente). Mas quando era miúdo já gostava de ver concertos, ópera e teatro na televisão. Ainda deve haver por aí mais algumas pessoas que se lembram de como era a televisão pré-trash. E quando se começa a gostar...

    ResponderEliminar
  8. Ah! E também não gosto das Festas. Portanto, votos de um Inverno quentinho.

    ResponderEliminar
  9. Carla
    O "Inverno" é de todas as Quatro Estações de Vivaldi, aquela que mais nos consegue transmitir por sons as caracteísicas da época.
    Gostei muito da tua "árvore" natalícia.
    Boas Festas e beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Sandrinha
    já deixei no teu blog as minhas impressões actuais sobre o Natal; quando tinha a tua idade ainda esperava ansiosamente pela data, não pelos presentes, mas por toda a envolvência que ela representava para mim.
    Que isso aconteça contigo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Paulo
    tens toda a razão em focar o papel didáctico que a televisão limitada que antes tinhamos, representou, mais na tua adolescência que na minha, não podemos esquecer isso; tu apanhaste o período áureo do canal 2...

    Quanto às Festas, serão quentinhas, sim, pois pouco saio de casa. Votos de Festas Felizes para ti e para os teus.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito desta composição de Vivaldi, cuja obra admiro profundamente, apesar da opinião que é corrente entre algumas pessoas, de que andou uma vida inteira a produzir a mesma música.
    Eu sou simplesmente um amador e nada tenho de perito musical, e o meu gosto musical é pouco eclético hoje dia.
    Comecei, miúdo, na música erudita, com a 5ª de Beethoven em simultâneo com Glen Miller, ao som do qual via os meus pais a dançar, sozinhos, pela noite fora, quando me julgavam na cama, mas ... cometeram o erro de me darem, logo de rajada, as óperas de Wagner e, após a tetralogia d' "O anel dos Nibelungos", estive vários anos sem conseguir ir à ópera, a música trazia junto a náusea (que me desculpem os amantes de Wagner)!
    Ainda hoje o evito.
    Os barrocos são a minha escolha, e as óperas de Mozart as que elejo quando estou nostálgico.
    Abraço, e a escolha literária é perfeita, até parece que a história se refere à própria governação actual!!!

    ResponderEliminar
  13. Manuel
    não andas muito longe dos meus gostos musicais, pelo menos nos referidos (Glenn Miller é para mim um "must"); e de Wagner aprecio as aberturas das óperas, mas não as óperas em si...
    Quanto ao resto, Steinbeck também é uma referência, mesmo sem ser no Inverno...
    Abraço amigo e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito do que nos dás a cohecer de ti em cada post. Acho-te um ser humano muito doce e tolerante. É o que me chega cada vez que te leio. Que o Natal, o teu, seja à medida dos teus desejos. Isso é que interessa. O que aí vem não será bom, não parece, mas temos de viver cada dia. E vamos ouvindo alguma música clássica. Apazigua-me.

    Um abraço e um beijinho

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  15. Querido Pinguim
    Todos temos o "Nosso Inverno de descontentamento". Passa, custa a acreditar mas passa e o sol volta a brilhar.
    bjs e fica bem.

    ResponderEliminar
  16. Passei para deixar um abraço com votos de Boas Festas!

    ResponderEliminar
  17. Isabel
    há uma coisa que dizes de mim que é verdade: sou muito tolerante e o meu limite aí é a intolerância alheia; de resto sou um humano, como os demais, com defeitos e qualidades, mas que me assumo integralmente como sou, sem hipocrisias ou omissões; busco a felicidade, mesmo que por vezes me pareça uma miragem, e acima de tudo respeito os outros e sei dar o exacto valor à Amizade.
    Não acredito muito em signos, mas sei as características típicas do meu e reconheço-me um Carneiro total, para o bem e para o mal...
    Como tu, esta música relaxa-me e sinto-me outro ao ouvir estes sons de violino.
    Um bom Natal para ti e para os teus e um 2009 de...amor (que esse não está em crise).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Violeta
    eu sei que apesar de todos os problemas porque passo, por toda a tisteza que me vai invadindo, há tanta (demasiada) gente pior que eu; por vezes o nosso egoísmo é grande, na avaliação das nossas dores...
    E sei que nada é eterno, e portanto, hão-de voltar a surgir primaveras na minha vida...
    Boas Festas para ti e para os que te são queridos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Caro Tong
    para ti, bom Amigo e para o teu companheiro um primeiro bom Natal!!! E para os vossos entes queridos também e tenham a coragem de desafiar um ano tormentoso que dizem vir aí...
    Abraços fortes e amigos para vocês.

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito de música e sou muito eclética (felizmente). Obviamente que música clássica também entra na minha ainda pouca cultura musical. Género completamente diferente daqueles que costumo ouvir, mas foram diversas as vezes que o meu peito se encheu de ar, o coração de novos sentimentos ao ouvir uma simples melodia... Bom vídeo, boa música! :)

    Quanto ao Natal... o que me mais anima são mesmo as tradições madeirenses e familiares. Contudo confesso que este ano não tenho muita vontade para o celebrar. Sinto que não estou em paz comigo mesma e isso perturba-me e contradiz com o objectivo (?) desta época. De qualquer forma, faço os possíveis para que seja um bom momento...

    Desejo-te um GRANDE e FELIZ Natal, que seja passado da melhor forma possível, com harmonia, paz, carinho, amizade, amor etc etc etc. Um dia ainda iremos festejá-lo juntos, combinado? :)

    Beijão

    ResponderEliminar
  21. A música, como esta deste post suaviza-nos amarguras...
    O Natal é cada vez mais uma data apenas no calendário, com algum significado, mas não demasiado.
    Uma coisa é certa: não vou ter um GRANDE e FELIZ NATAL; vou apenas jantar com a minha Mãe, uma irmã e um amigo muito querido, apenas e só...
    Apesar de tudo que passes um bom Natal.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Meu amigo, primeiro, uma belíssima homenagem à chegada do Inverno; segundo, a aprendizagem da música por que passei é como a tua: auto-didacta (se calhar, o ensino básico falha mesmo no ensino da música). Terceiro, a vivência do Natal muda imenso com as ausências, as presenças, o consumismo mais ou menos menores. Não sei se será caso para dizer que o Natal tradicional já não é o que era... o meu não é de certeza, já que havia musgo e figuras de barro, agora nem isso. Quarto, 2009 não se afigura nada fácil, nem com as eleições :). Custa, mas passará depressa!
    Abraços


    E cá estou eu de volta aos comentários :))

    ResponderEliminar
  23. Caríssimo Paulo
    esse teu regresso aos comentários é uma bela prenda de natal e não se insere no consumismo; as minhas ofertas este ano são "minimalistas" á excepção da minha Mãe; nem há pachorra nem há dinheiro...
    O Natal vai resumir-se a um jantar quase comum, mas na Covilhã, e com bacalhau, claro...
    2009 será como? Como as expectativas são más, pode ser que não seja péssimo; seria pior ter boas prespectivas e ficar desiludido.
    Abraço grande para ti e para o Zé quando estiveres com ele.

    ResponderEliminar
  24. OI AMIGO
    UM FELIZ NATAL REPLETO DE AMOR E PAZ!
    BEIJO NO CORAÇÃO
    VINCENZO GONZAGA

    ResponderEliminar
  25. Vincenzo
    o mesmo desejo eu para ti, com toda a sinceridade.
    Beijão.

    ResponderEliminar
  26. Caro Amigo

    Com o magnifico som de Vivaldi, após ter saboreado gostosamente as memórias que connosco quiseste partilhar, resta-me desejar-te um Feliz Natal, naquilo que ele tem de mais significativo: o renovar de esperanças, o reunir de forças para prosseguir, o acreditar que os obstáculos serão ultrapassados e que depois nos deixarão mais fortes.
    Desejo-te caro amigo muita Saúde, Paz e Felicidade.
    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  27. Amigo Com senso
    queria escolher uma música enquadrada na época, sem ser uma música tipo de Natal; vi, ouvi, hesitei e acabei por "cair" no "Inverno" de Vivaldi - afinal, integra-se na época que estamos a comemorar, ou não? Sim, eu sei que é intemporal...
    Bom Natal, querido Amigo.

    ResponderEliminar
  28. Os mesmos votos para ti, amigo Do You Beleive.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Natal é também um época de reencontros.....

    FELIZ NATAL
    ABraços

    ResponderEliminar
  30. João Carlos - Um optimo solsticio, pois tb por aqui não se assinala estas festividade. Já não gostava, o ano passado com o falecimento da mãe e o seu aniversário no Dia de Natal fiquei com um óptimo álibi para não me empurrarem para o meio daqueles familiares que só se vê nestas ocasiões ou nos funerais. E que 2009 seja aquilo que for, há que tirar partido do que nos vai acontecendo - lugar comum, sei!!!
    Abraço forte!!!

    ResponderEliminar
  31. Caro Pinguim

    Passei por aqui apenas para desejar um Feliz Natal!

    Festas Felizes =)

    ResponderEliminar
  32. amigo pinguim, mal tenho tido tempo para ler os meus blogs de eleição, e menos ainda para deixar comentários ou responder aos que me deixam. venho aqui num pequeno intervalo para te deixar um grande abraço e desejar-te um feliz natal. espero que em breve superes a pequena crise. um grande abraço do teu amigo -ainda que virtual- andré benjamim.

    ResponderEliminar
  33. Teddy
    sim, de reencontros, é verdade; e por isso vim reencontrar a minha Mãe.
    Bom Natal para vocês dois e respectivas famílias.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Manuel
    foi exactamente por essa razão que substituí o tema Natal pelo tema solstício...Mas há pequenas coisas a que não se pode escapar e uma delas foi a minha vinda à Covilhã, consoar com a minha Mãe, o que me dá um particular prazer, é evidente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. FELIZ NATAL também para ti, Martinha, que "ainda acreditas no Pai Natal", o que é bom...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  36. Caro Will
    também para ti, votos de um feliz Natal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. André
    não é importante o facto de ter ou não comentários; o que é importante é o facto de sentirmos que temos amigos.
    A minha "crise", se estivesse na minha mão, já estaria acabada; infelizmente assim não acontece e terei que esperar por dias melhores.
    Bom Natal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Eu toco trompete eheh. Embora seja muito amador XD. Toco numa banda.
    E os meus irmão também tocam na mesma banda. Pena eu não ter o tempo devido.
    Entretanto ficam também os desejos de um feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  39. Feliz Natal amigo pinguim com votos de muita saúde, paz e amor, junto de quem mais gosta. Abração grande
    miguel

    ResponderEliminar
  40. João,
    sou dos últimos.
    Mas não podia deixar passar esta data sem te deixar um forte abraço.
    Num tempo de magia, um poema para um amigo MÁGICO.

    HISTÓRIA ANTIGA (Poema de Natal)

    Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
    Feio bicho, de resto:
    Uma cara de burro sem cabresto
    E duas grandes tranças.
    A gente olhava, reparava, e via
    Que naquela figura não havia
    Olhos de quem gosta de crianças.

    E, na verdade, assim acontecia.
    Porque um dia,
    O malvado,
    Só por ter o poder de quem é rei
    Por não ter coração,
    Sem mais nem menos,
    Mandou matar quantos eram pequenos
    Nas cidades e aldeias da Nação.

    Mas,
    Por acaso ou milagre, aconteceu
    Que, num burrinho pela areia fora,
    Fugiu
    Daquelas mãos de sangue um pequenito
    Que o vivo sol da vida acarinhou;
    E bastou
    Esse palmo de sonho
    Para encher este mundo de alegria;
    Para crescer, ser Deus;
    E meter no inferno o tal das tranças,
    Só porque ele não gostava de crianças.

    Miguel Torga

    ResponderEliminar
  41. Caro Psi
    folgo muito em saber que estás ligado à música; a música liberta-nos e ajuda-nos em momentos difíceis...Amador ou não é sempre bom e arranja-se sempre um bocadinho de tempo.
    Espero que o teu Natal tenha sido bom, na companhia dos teus.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. Miguel
    tentei ligar-te, para de viva voz te desejar um bom Natal; não foi possível contactar-te, mas espero que tenhas tido uma óptima noite de Natal.
    Abraço amigo para ti e para o C.

    ResponderEliminar
  43. Meu caro Grito
    num blog amigo tenho-me deliciado com poemas de Torga acerca do Natal; é um poeta tão natural que parece que está aqui ao nosso lado a contar-nos pequenas histórias...
    Acredito, que seja o Natal o que for para ti, o estejas a passar bem, em família, penso.
    Um enorme abraço, muito amigo.

    ResponderEliminar
  44. Amigo J. espero que "O Inverno do Nosso Descontentamento" não dure muito...
    Que logo venha a primavera do contentamento.
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  45. Lampejo
    esse será um anseio legítimo de todos nós.
    Abração.

    ResponderEliminar
  46. Pensei em ti quando lia este poema. Acho que te animará.
    Bjocas e fica bem!

    "I'll See It Through"

    When you touch me
    I feel there's nothing you can do to turn me away
    And I know that
    In the past you've had bad luck so I should help you stay

    You're all I ever wanted
    You're all I ever needed, it's you
    You're all I've ever wanted
    And loving you's the right thing to do
    And I'll see it through

    When I close my eyes
    And think of you it takes me places that I've never seen
    And the rain, it blows
    You're brushing up against my skin to wash me clean

    You're all I ever wanted
    You're all I ever needed - it's you
    You're all I've ever wanted
    And loving you's the right thing to do
    And I'll see it through

    I'll show you the love in my head
    I'll show you the love that we had
    I'll show you the love in my head
    I'll show you the love that we had

    You're all I ever wanted
    You're all I've ever needed, it's you
    You're all I've ever wanted
    And loving you's the right thing to do

    You're all I ever wanted
    You're all I've ever needed, it's you
    You're all I've ever wanted
    And loving you's the right thing to do
    And I'll see it through

    ResponderEliminar
  47. Violeta
    é um poema lindo e claro que me anima; já agora gostava de saber algo mais sobre o assunto; será a letra de uma canção? Caso afirmativo, qual? Sabes quem é o autor?.
    Obrigado, contudo pela tua lembrança e Amizade.
    Um beijinho muito especial.

    ResponderEliminar
  48. Nesta quadra, para ti e o Déjan desejamos tudo de bom e as maiores felicidades em 2009... Abcs,
    Luís e Gonçalo

    ResponderEliminar
  49. Luís e Gonçalo
    um enorme obrigado pela vossa simpatia e Amizade; espero que tenham passado um bom Natal e que 2009 possa ser um ano de concretizaçao dos vossos anseios.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  50. Caro Pinguim, podes não ter a mínima formação musical, mas tens bom gosto e curiosidade suficiente para a partir de um acaso descobrires todo um mundo novo. O Inverno é sempre uma estação complicada e fria, mas desde de sempre a seguir ao Inverno vem a Primavera fecunda e o Verão quente e alegre. Neste tempo dificil o que é preciso é sobreviver, para isso ou se hiberna como os ursos, ou se está rodeados de amigos como os lobos nas alcateias. Um abraço forte

    ResponderEliminar
  51. Caro F
    um belo comentário, precioso para os tempos conturbados que vou vivendo.
    Acho que me revejo mais na alcateia de lobos, animais tão nobres e tão vilipendiados...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  52. Atrasado como sempre, venho dar-te os meus votos de boas festas, aqui no teu espacinho (penso que terás recebido no teu email o meu postalinho electrónico) e deixar-te uma palavra de esperança, lembrabdo-te que depois de um Inverno há sempre uma bela Primavera - apesar do Inverno ser a minha estação favorita mas só em Vivaldi.
    Um forte abraço e muito obrigado pelas tuas palavras sempre amigas no meu espaço e no da minha mãe.

    ResponderEliminar
  53. Graphic
    espero que tenhas passado um bom Natal com as pessoas de quem gostas; o meu...olha, já passou...
    E vem aí um novo ano, que me traz poucas expectativas; espero pelo menos que um determinado assunto fique resolvido de vez.
    E espero que os teus anseios se concretizem também.
    Abraço para ti e para o Z.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!