quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O dia em que nos lembramos...

A Sida, nos países desenvolvidos, e de há uns anos a esta parte, devido aos fármacos que têm vindo a ser produzidos, deixou de ser uma doença letal, para ser uma doença crónica. Apesar da diminuição bastante elevada de falecimentos nestas zonas do mundo, o número de infectados não tem diminuído e os fármacos acima citados não curam a doença e têm graves efeitos secundários, levando a extremos cuidados aos contaminados.
Mas o problema da Sida tem vindo a alargar-se de uma forma alarmante no continente africano e também na Ásia, zonas do mundo com condições de vida muito deficientes e onde só agora se começa a campanha de informação.
Neste dia 1 de Dezembro, todos nos lembramos deste flagelo, por ser o dia que foi escolhido mundialmente para esse efeito; e os restantes dias?
Para, de qualquer forma, assinalar este dia, eis um vídeo com imagens recolhidas em diversas partes do mundo.

36 comentários:

  1. Tem coisas que precisam ser lembradas e mostradas continuamente. Fazendo isso já é difícil conscientizar as pessoas imagina sem isso. Um dia é pouco para que o mundo entenda que todos precisam se cuidar. E ainda se fosse só isso...

    Excelente, João!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Pat.
    É conhecida a minha aversão aos denominados "dias mundiais de...", por dois motivos: vulgarizou-se esse conceito e hoje há "dias mundiais" de qualquer coisa, todos os dias e de coisas, muitas delas, de pouca relevância. E o outro motivo, é que os dias que referem factos importantes, como é o caso da Sida, parece que só merecem ser badalados nesse dia, o que é profundamente errado.
    Mas, abro a excepção, em referi-lo, principalmente porque,nos países mais desenvolvidos começa a haver algum desleixo em relação às precauções, porque agora é uma doença crónica,por haver um decréscimo de casos mortais, por isto e por aquilo...
    Vamos pensar nisto todos os dias!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo. Peço desculpa por estar há tanto tempo sem visitar esta tua casa. O tempo passa a correr e de repente apercebemo-nos que deixamos passar muita coisa entre os dedos... umas de propósito e outras por distracção. Fico contente por continuares a manter o teu blogue com o mesmo entusiasmo de sempre. Obrigada pelos sinais do teu carinho. És um bom amigo. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana
    não tens que desculpar-te, de forma alguma disso; apenas lamento que espaces tanto os teus textos, que me merecem sempre uma leitura atenta e deliciada, pela tua forma simples de comunicar os acontecimentos que a tua vida vai tendo, com relevo especial para os que têm a ver com a Natureza.
    O teu blog respira a pureza dessa Natureza e faz inveja a quem passa a vida aqui nas cidades numa rotina cinzenta e sem graça.
    Claro que nem tudo serão facilidades, mas o teu optimismo de viver é maravilhoso.
    E tens um pormenor muito agradável: falas no plural, como uma pessoa completamente integrada numa comunidade, que penso se baseia na família.
    Penso muito seriamente numa das próximas visitas do Déjan, passar por aí, conhecer-te, dar-te a conhecer a ele e ver um bocadinho desse teu mundo, que tu nos descreves como tão apetecível.
    Beijinho afectuoso.

    ResponderEliminar
  5. quero acreditar que estamos no bom caminho para a cura deste mal, infelizmente a prevenção que seria a melhor das soluções nem sempre se faz sentir, pensamos sempre que nunca nos acontecerá a nós, até um dia...quando um grande amigo me contou que tinha contraído o vírus aí sim a ficha caiu. Até aí parecia um mito...que hoje as pessoas se recordem que este mal existe, sem distinguir cor, sexo, raça ou sexualidade...

    ResponderEliminar
  6. Cabe a todos nós a sensibilização dos que nos são próximos. A existência de um dia para assinalar o facto é importante, apesar de ser um trabalho de 365 dias por ano. Estamos juntos nisto. :)

    ResponderEliminar
  7. Ima
    como eu sou mais "antigo", nos anos 80, vi partir algumas pessoas conhecidas e até algumas amigas, o que podes imaginar, me causou tristeza e preocupação.
    Agora, há longos anos que não conheço ninguém que tivesse falecido por Su«ida.
    mas é bom, nunca esquecermos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Duarte
    pois, é essa pergunta que eu faço?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Coelho
    é precisamente essa a "táctica" que devemos usar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Pensava que ías colocar um texto nacionalista sobre a restauração da independência.

    LOL

    Abração

    ResponderEliminar
  11. Ribatejano
    eu sempre fui contra nacionalismos, excepto quando a vaca da Merckl quer meter a pata cá dentro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. #Psimento" disse...
    Considero este, um dia extremamente importante. Felizmente o ultima analise da situação em Portugal revelou que este ultimo ano o numero de casos desceu. O que é uma excelente vitória. :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. André
    sim, esse é um dado importante, e representa finalmente uma inflexão da doença, depois de tantos anos, sempre a subir.
    Que vá continuando essa progressão negativa, sempre.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. é um mero dia numa luta que deveria ser lembrada diariamente. Mas infelizmente muitas pessoas continuam a pensar que só acontece aos outros e os comportamentos de risco multiplicam-se. Sensibilizar o próximo deveria ser uma obrigação social.

    ResponderEliminar
  15. Speedy
    daí o nome do post "O dia em que nos lembramos"; e os outros???
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Sem palavras,

    Creio que falamos de estupidez, de falta de responsabilidade, de falta de coragem, entre tantas outras faltas...

    Apenas refiro que em Espanha os preservativos são pagos em todos os locais(saunas, bares etc), cá são oferta e mesmo assim temos a taxa de seropositivos mais elevada da Europa...

    Abraço muito grande

    ResponderEliminar
  17. É fulcral apostar na informação e sobretudo no incentivo de comportamentos decentes nas populações, pois os métodos de precaução são falíveis e não resolvem, por si só, o flagelo. Neste aspecto eu estou 100% do lado da Igreja.

    ResponderEliminar
  18. Francisco
    é a velha questão da mentalidade, meu amigo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  19. FireHead
    a Igreja, nos assuntos relacionados com o sexo, não tem moralidade para falar; devia antes olhar para si própria...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Pronto, quando metem a "Igreja" ao barulho estragam logo a conversa.

    A Igreja (que somos todos nós, pelo menos eu sou) tem posições boas e más. Infelizmente só se lembram das más, pois "dos bons não fica a memória".

    É a minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  21. eu só vi pessoas a queixarem-se que para o ano, não haverá feriado do que preocupados com isto.

    ResponderEliminar
  22. Ribatejano
    não vamos confundir dois conceitos: a Igreja, como conjunto de todos os crentes, e a Igreja, como instituição hierarquizada, que tem o Papa como figura de proa.
    E toda a gente sabe que a posição da Igreja, institucional é, no mínimo, controversa, em relação à Sida, já que se opõe ao uso de preservativos.
    Para não falar de outros "pecados" sexuais de muitos dos seus membros, o que lhe tira qualquer moralidade para debater o assunto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Gato
    realmente tens razão, foi muito mais falado esse facto do que o assinalar a luta contra a Sida, infelizmente,.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. pinguim

    Por acaso até tem moral para falar sim, pois se não fosse a Igreja, para começar nós nem estaríamos aqui com toda esta liberdade para falarmos de questões como o sexo.
    Temos que aprender com a História e não refutá-la.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Caro FireHead
    nós temos, nalguns aspectos da sociedade opiniões nem sempre convergentes, o que não impede que as defendamos, desde que seja com educação e liberdade, o que tem sucedido quer no teu, como no meu blog.
    Aliás a divergência de opiniões é saudável e mal estaria o mundo se todos pensássemos da mesma forma.
    Assim, nesta questão, cada um fica com a sua verdade e guardamos o consenso para vitória do Glorioso, logo à noite, no Funchal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. pinguim,

    Mas pensemos por exemplo que se não tivesse havido a vitória da Igreja na Europa, a esta hora isto seria a Eurábia, e não existiriam os livre pensadores de hoje em dia. Para começar, os homossexuais seriam perseguidos e executados. Por isso que eu digo que, apesar de ser de salutar haver troca civilizada de opiniões divergentes, é preciso antes de mais haver conhecimento de causa acerca das coisas em si.

    Mas sim, que o Glorioso nos dê uma alegria logo. :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. FireHead
    fiquemos-nos pelo Glorioso, está bem?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Existem membros do clero que aceitam e sugerem o uso do preservativo.

    End of comments.

    ResponderEliminar
  29. Ribatejano
    claro que há, poucos!
    A excepção comanda a regra; mas o Vaticano condena...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. O problema é mesmo esse: o mundo lembra-se da SIDA apenas no 1 de dezembro... Verdade seja dita, há outros problemas de saúde que preocupam mais os investigadores. Não é que não se preocupem em descobrir uma vacina ou algo do género; a SIDA já está minimamente controlada. O acesso à medicação é que já é um problema discutível... A desigualdade ainda é muito grande, todavia, o cancro, as doenças cardíacas e neurológicas continuam a preocupar muito mais.

    Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  31. Mark
    passado que foi o pânico da epidemia, e claro que estou a referir-me aos países mais desenvolvidos, pois em África e na Ásia, a doença alastra, conclui-se que o grande flagelo é o cancro, cuja cura tem tido menos resultado do que a Sida e só o facto de se detectar logo de início permite que não seja fatal.
    As doenças cardíacas são um pouco o resultado de um modo de vida demasiado stressante a que estamos sujeitos.
    Infelizmente, continuamos a reflectir nestas questões em dias específicos e não no dia a dia, como deveria ser.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Eu lembro-me da Sida normalmente em Setembro, altura em que faço o check-up anual. Da Sida, dos diabetes, do colesterol, etc. hehehe

    ResponderEliminar
  33. Ribatejano
    não me faças lembrar as doenças crónicas que tenho: diabetes, angina de peito, ui, ui, ui...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Bacana esse tema, abordando fazendo as pessoas refletirem sobre os cuidados necessários...
    Abraços

    ResponderEliminar
  35. Ro
    devíamos lembrar-nos todos os dias...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!