domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma outra visão dos filmes infantis

Há dias, recebi este mail, de um amigo. E além de me ter levado de novo à infância, achei alguma piada à actualização do seu conteúdo.

"Como querem que me porte bem depois dos 40 ???
Se em criança via que o Tarzan andava nu,
A Gata Borralheira chegava a casa à meia noite,
O Pinóquio mentia,
O Batman conduzia a 320 km,
A Bela Adormecida era uma preguiçosa,
A Branca de Neve vivia com 7 anões,
A Capuchinho Vermelho não ligava ao que lhe dizia a mãe,
A Betty Boop andava vestida como uma prostituta,
O Polegarzinho espalhava migalhas por todos os lados,
E  o Popeye fumava erva !!!!!! 
Vamos não me lixem..........!!!!! Muito bons saímos nós...  "

Sucede que mais ou menos na mesma altura tive conhecimento das fotos de Thomas Czarnecki, que num dos seus temas, a que chamou de uma forma genérica “Do encantamento até ao abismo”, recreou à sua maneira as “princesas de Disney”, de uma forma que até pode ser chocante, mas que a mim não me choca nada.
Por haver alguns pontos comuns na forma como olhamos, como adultos, para esses contos infantis, aqui ficam as fotos, com os nomes por ele escolhidos para cada uma.
"O Capuchinho Vermelho" - happy end
"Branca de Neve" - my sweet prince
"Alice no país das maravilhas" - just a trap
"A Bela Adormecida"- naughty girl
"A Gata Borralheira" - too fast
" A Pequena Sereia" - on the other shore
" A Lâmpada de Aladino" - one last wish
" A Bela e o Monstro" - not so romantic
"Pocahontas" - one more trophy

34 comentários:

  1. Vi essas fotos no final de semana passado, através do site da revista Época, se não me engano. Muito boas :)

    ResponderEliminar
  2. Giovana
    são umas fotos algo perturbadoras, mas muito interessantes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. vi as fotos na sábado. E adorei. Gostava que ele continuasse a explorar a temática :(

    ResponderEliminar
  4. eehheehe não tinha pensado por esse lado, mas adorei essas imagens!!!

    ResponderEliminar
  5. Speedy
    tens razão, mas ele apenas escolheu as "princesas de Disney" e portanto limitou muito o universo enorme de Walt Disney..
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Frederico
    são imagens muito pessoais, perturbadoras, mas muito interessantes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. A disney infantilizou e adocicou os contos dos irmãos grimm, muitos deles violentos. mas as histórias orais têm essa vertente.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    é suposto serem histórias com happy end e boas para a infância, mas susceptíveis de outras versões,e muitas delas têm conteúdo susceptível para tal, como por exemplo "O Capuchinho Vermelho" ou "A Bela e o Monstro".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. A piada é gira, já conhecia e quanto às fotos não me chocam nada, aliás acho bastante interessante quando as temáticas infantis são abordadas numa perspectiva adulta e provocadora.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Arrakis
    a piada está realmente bem apanhada...
    Quanto às fotos, elas são a "outra face" de uma mesma moeda.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Achei o máximo a piada! eheheheh
    Quanto às fotos... quando pesquisamos, a fundo, os contos infantis (a partir da origem), verificamos que alguns não tinham um final feliz e até eram bem perturbadores. Portanto, não achei as fotos chocantes.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  12. Rosa
    a mim também não me chocam nada, mas sei que foram consideradas chocantes por várias pessoas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Concordo, são perturbadoras, mas pessoalmente gostei delas

    ResponderEliminar
  14. As imagens são interessantes e colocam-nos interrogações. Os contos infantis não tinham a função moralizadora atual, mas funcionavam como exemplos mascarados do mundo real. Serviam para meter medo, mesmo a sério.

    ResponderEliminar
  15. De Perrault aos manos Grimm, a tradição oral desta nossa civilização encarregou-se de nos lembrar os nossos mais básicos e intrínsecos medos. E este senhor apanhou-os muito bem!

    Obrigado, Pinguim!

    ResponderEliminar
  16. Grandes imagens... Fortes e talentosas...

    Cumprimentos cinéfilos e apareça!

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  17. hahaha Hilário o post...
    A sensualidade da Betty é eterna...
    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Pessoalmente adoro os filmes apesar de achar que tem uma certa conotação sexista por trás.
    Estas imagens parece-me interessantíssimas no que toca à problemática da violência contra as mulheres.
    Além disso a música escolhida leva-me directamente para a minha infância e para um dos meus filmes preferidos.
    Espero que em breve tenhas tempo de ver aqueles que te dei.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Sérgio
    é esse facto de serem perturbadoras que as torna atractivas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Teresa
    o que eu acho curioso é que essa dualidade dos contos infantis clássicos, não está tão patente nos contos mais actuais, que estão mais preocupados com a mensagem e a pedagogia...

    ResponderEliminar
  21. João
    completamente correcto, e olha que não é assim tão fácil...
    E é curioso ver as designações que ele põe em cada foto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. É uma verdade, António.
    Eu apareço sempre, mas por vezes, e agora mais, devido à tendinite, demasiado tempo depois das postagens.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Ro
    realmente as pessoas falam essencialmente das fotos, mas o pequeno texto introdutório tem imensa piada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. é...realmente são...perturbadoras...contudo o que muita gente não sabe é que nas versões originais das histórias da disney os fins são bem diferentes, no capuchinho vermelho o Lobo comeu (oi?) a jovem por exemplo, e outros que tais, bem mais trágicos.

    Mas as fotos precisamente por serem perturbadoras são boa arte.

    ResponderEliminar
  25. André
    eu não sou contra os filmes de animação, mas prefiro mil vezes os filmes clássicos do Walt Disney, como estes aqui referidos, do que os modernos, tipo Toy Story, Carros, etc.
    Tens razão, no que respeita a haver sempre nesses filmes uma conotação sexista, mas os tempos também eram outros...
    Quanto às fotos era esse mesmo o objectivo do fotógrafo: revelar a violência contra as "princesas de Disney".
    Os teus filmes estão aqui na sala à espera de uma folga, hehehe...mas são três ou quatro entre quase duzentos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Ima
    não digas isso muito alto, pois pode alguma criança ouvir e fica psicologicamente afectada; o lobo comer a menina? mas que pouco ético!!!
    Ehehehe.
    O curioso é que geralmente é o que acontece: os lobos comem as meninas, e até alguns meninos (e não são comunistas...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Bom, como grande apreciador e portador de imensos filmes da Disney (aqui estão referências a alguns dos filmes que mais marcaram a minha infância, nomeadamente "A Pequena Sereia", o "Aladdin" e "A Bela Adormecida"), devo dizer que estas fotos chocaram-me um bocadinho. É aquele primeiro choque. Nunca tinha "transposto" os filmes da Disney para uma realidade bem real, passo a redundância, e mundana: a morte, a violência contra as mulheres, etc. É uma outra perspectiva.

    Abraço, my dear. ^^

    ResponderEliminar
  28. Mark
    mas deve-se sempre ver as várias perspectivas de um acontecimento, que apenas o enriquecem.
    Raras são as coisas que apenas têm uma leitura.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Eu continuo a gostar muito do Batman. Sempre foi o meu super-herói favorito. Estou em pulgas para ver o novo e último filme da trilogia de Christopher Nolan. :)

    ResponderEliminar
  30. FireHead
    por acaso ainda não vi nenhum, mas não é que não me interesse.
    E gosto muito dos filmes do C.Nolan.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Adorei a actualização, fartei-me de rir. As fotos não me chocaram. Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Mary
    havia de se arranjar mais actualizações: "O gato das Botas", "O Pequeno Polegar", "Peter Pan", "Pinóquio" e outros.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. A mim também não me choca nada, João. E gostei bastante do pensar e das imagens dele.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Pat
    a vida nem sempre é um conto de fadas, e nos dias de hoje, as realidades são outras, mais de acordo com a vida real.
    Afinal,já não acreditamos no Pai Natal, pois não?
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!