segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Jantar

Como estava programado realizou-se no passado sábado, dia 25, o sexto jantar de blogs por mim organizado e desta vez com a ajuda da Margarida, tendo o Paulo S. Mendes contribuído com o “banner” do mesmo.
Como sempre, deu-me muito trabalho, a começar na escolha da data, a qual se pretende seja a mais consensual possível, mas nunca poderá ser a ideal.
Tenho muitos contactos na blogo, quer daqueles que estão no activo, quer de muitos que já não estão, mas que continuam a privilegiar estes eventos e até simples comentadores.
A todos contacto e sei que se por pura utopia todos pudessem estar presentes teríamos que repensar o jantar, pelo menos quanto ao espaço.
No entanto esses contactos trazem inúmeras e a maior parte das vezes, compreensíveis respostas negativas e por diversos motivos: terem que se deslocar, casos de trabalho, e alguns casos de menor assiduidade no contacto virtual, que levam a uma quase normal recusa.
Mas também há recusas que me custam aceitar e que são em primeiro lugar aquelas que provêm de um total alheamento do contacto, sem se dignarem a um simples “não”.
Depois há os que alegam motivos perfeitamente identificados com desculpas esfarrapadas, quando seria muito mais bonito dizer que não vão porque não querem.
Há ainda e são vários os casos em que há o medo de se mostrarem publicamente, e aqui se associa a maior parte das vezes um medo de se assumirem como homossexuais que são, com a ideia errada de que o simples facto de estarem presentes os identifica como tal…
Enfim, muitas justificações para uma não presença que considero normal dentro do contexto deste tipo de reuniões.
Depois há os que aderem de imediato, e se eu aceito que até à data do evento algo possa acontecer que impeça a sua presença, aceito ainda melhor quem me diga que sim, estarão presentes em princípio, mas isso dependerá de circunstâncias que só mais na hora poderão confirmar; claro que não os incluo na lista dos participantes e aguardo a semana do jantar para definir a sua situação.
E também aqui há por vezes alguma precipitação pois não é uma eventual tarefa ou compromisso que os impedirá de estar presentes, mas sim um futuro estado de espírito.
Concluindo, não é fácil determinar com exactidão o número de participantes e as últimas horas são mesmo stressantes, principalmente depois de ter comunicado ao restaurante o número de presenças.
Este ano tive especial cuidado com o cálculo desse número, tendo-o fixado em 40.
Estivemos 37; uma presença agradavelmente não esperada e quatro ausências, duas delas justificadas pela presença dos companheiros que quiseram mesmo assim estar presentes e duas não justificadas, sem dar cavaco (salvo seja…)
Mas os 37 foram um belo grupo e mais que suficiente para uma noite muito bem passada e que justificou em absoluto o trabalho que tive.
Quero, como é óbvio agradecer em primeiro lugar a todos os que estiveram presentes, mais ainda aos que vieram de fora: Cadaval, Coimbra, Évora, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Porto, Braga e Galiza!
O jantar decorreu normalmente com as pessoas a conhecerem-se mutuamente ou a recordar encontros anteriores e mais uma vez a norma funcionou: aqueles que vieram pela primeira vez e foram bastantes, gostaram verdadeiramente e ficaram com vontade de mais convívios deste tipo.
Claro que neste tipo de eventos é necessário usar de algumas formas que levem a um clima de convivência bom; o primeiro é termos mais uma vez optado por um jantar volante, que pode não ser o ideal, mas leva a que não se fique limitado a conhecer apenas os 3/4 companheiros de mesa.
Outro e importante é apresentar sempre alguma coisa extra-jantar, que una por alguns minutos todos os convivas.
Este ano esse momento foi dividido em três partes: primeiro, o Luís e o João apresentaram o seu projecto, que tão bons resultados está a obter e que nunca é demais enaltecer – o Index ebooks –
 e depois fizeram informalmente uma apresentação da série “Dois Mundos”, do Pedro Xavier, da qual já estão editados os dois primeiros livros, como referi no meu anterior post.
Depois foi apresentado o André, e mostrado o seu magnífico trabalho de design de automóveis e motos, o qual já foi premiado com vários prémios mundiais.
E finalmente, e tendo como base as iniciativas do Sad eyes, foram lidos alguns contos dos concursos por ele promovidos, com natural destaque para os Pixel – LGBT e também outros dois textos de pessoas presentes.
Este momento, permitiu um ainda maior convívio, principalmente de quem ainda estava com alguma timidez. Já passava das duas de manhã, quando os últimos “resistentes” partiram, até porque o restaurante tinha que fechar.
Não poderia terminar sem uma palavra de agradecimento para a equipa do Restaurante Guilho
que nos presenteou com a melhor ementa de todas as quatro vezes que já ali festejamos; excelente a confecção, muito boa a organização, inexcedível a simpatia.
Se algum problema não existirá num próximo jantar de blogs, esse será a escolha do local, pois já está naturalmente escolhido – o mesmo.
Resta apresentar aqui a lista dos participantes, com a indicação dos links dos blogs ainda activos.
Estiveram presentes o Zé Varandas, Zé Grilo, Carlos Martins, Sérgio (Lampejo), Paulo Medeiros e Nuno (Engine), já com blogs desactivados e os seguintes blogs activos: Sad eyes, João, André Luder, Francisco Eustáquio, Francisco Mendes, Miguel/Vilna/Queta, Ophiucus, Nuno, Pedro Xavier, Marco, Paulo e Zé, Mark, Ribatejano, Miguel Nada, João e Luís, Margarida, Ima e eu mesmo.
Também a presença de um antigo comentador e presença habitual nestes jantares, o Rui Carriço e de dois convidados meus – o Duarte, naturalmente, e o Zé Sapinho. De referir o facto de alguns dos participantes terem levado os seus acompanhantes, um dos quais me parece ter ficado entusiasmado com esta atmosfera e irá iniciar em breve um blog; assim o espero.
Um enorme obrigado a tod@s!

48 comentários:

  1. É de louvar a tua paciência para organizares coisas destas. Imagino o trabalho que dá, as dores de cabeça, as aflições, as contradições, o nervosismo, etc. Fui estreante e ainda bem que o fiz, pois não me senti minimamente "deslocado". Se arrependimento matasse... já estaria no buraco desde 2011.

    Quanto ao espaço deixa que te diga o seguinte: não foi muito grande (claro que eu gosto de andar à vontade) mas foi muito acolhedor. O não termos onde sentar proporcionou melhores oportunidades de conversas e de nos conhecermos. Se estivéssemos sentados as conversas resumir-se-iam à meia dúzia de pessoas que estivesse em volta de cada um.

    Que surjam mais oportunidades para nos juntarmos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribatejano
      não é paciência, é carolice. Gosto muito da blogo, a qual vejo essencialmente como um veículo de partilha. Queres melhor partilha do que um convívio asim?
      Em 2011 critiquei-te muito quando me disseste que tinhas receio de te expores, o que eu rebati totalmente e é bom ver agora seres tu próprio a reconhecer que é bom "aparecer".
      Que o teu exemplo frutifique pois ainda há muito gente a pensar como tu em 2011.
      E vai haver mais oportunidades, decerto, para o ano, se não derem cabo de nós...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. João, foi o nosso primeiro "jantar de blogues" e superou muito as expectativas... foi um jantar muito agradável e tivemos oportunidade de conhecer e conversar com pessoas muito interessantes, entre os quais os "nossos" autores, o Pedro Xavier e o Miguel Botelho, com quem ainda não tínhamos estado "ao vivo".

    Obrigado por nos teres dado a oportunidade de falar do nosso projeto, a INDEX ebooks, e de apresentar o Pedro e os seus livros Dois Mundos. Tu tens sido um dos nossos maiores "fãs", promovendo e ajudando sempre que te pedimos e mesmo quando não te pedimos. Muito, muito obrigado!

    Apenas fiquei com pena de uma coisa: tenho trocado alguns emails com o João/Kuma e, como não sabia que ele estava no jantar, não o procurei. Também gostava de o ter conhecido e de ter trocado impressões com ele. Como poderemos "apresentar" as pessoas umas às outras no próximo jantar, tendo em consideração que nem sempre as pessoas conhecem as caras umas das outras? :D

    Finalmente, um enorme obrigado, mais uma vez, para ti e para Margarida, os excelentes organizadores e simpáticos anfitriões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      foi o primeiro, mas não vai ser o último...
      Sei como foi importante para vocês este jantar e fico feliz por ter proporcionado esses encontros.
      O vosso projecto teve uma mais que merecida referência e num auditório apropriado.
      Tens mais do que razão e foi um esquecimentomeu, não ter apresentado naquele início de tertúlia todos os presentes para que todos tivessem ficado a saber quem eram os outros...
      Para a próxima será.
      Abraço amigo extensivo ao Luís.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Francisco
      e eu digo uma vez mais: obrigado pela tua presença.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. João,

    Foi um prazer muito grande rever-te e poder estar presente, pela primeira vez, no jantar que organizaste. Gostei de tudo, mas especialmente de ter assistido à apresentação do livro do Pedro Xavier e de tudo o que se seguiu. Foi muito agradável poder ouvir os textos que tiveste a amabilidade de ler, dos quais gostei muito. Obrigada pelos momentos bem passados e um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvina
      foi realmente um reencontro depois de tantos anos de separação, e é curioso ter sido a blogo que nos juntou, de novo.
      Registo com agrado o teu primeiro comentário aqui e espero que haja mais...
      Ainda bem que vocês gostaram de ter estado no jantar e só tenho pena de não ter estado mais tempo convosco, mas tive que me desdobrar.
      Dá um beijinho à Queta e outro para ti.

      Eliminar
  5. Olá João

    Antes de mais, pede desculpas por mim ao Duarte que confundi com um dos vários, novos e mesmo bons, bloguers que por aí estrearam no nosso/teu jantar (deles, já sabes que sou um bocado distraído e confuso;)). Depois o de sempre, ou seja, cada vez melhor - para além da brilhante organização dos eventos seguintes que descreveste (o meu mais sincero obrigado por nos termos cruzado por aqui e aí nos revermos, sempre!), a equipa dupla do guilho desta vez com a timidez generosa de um singelo fotógrafo, os mesmos mas aprofundados nessa amizade que se alimenta dos momentos mágicos que tu crias e nos dás nesta Vida!

    Um profundo agradecimento pela efectiva realidade do conhecimento mútuo que assim acontece e(como por lá disse)ultrapassa a virtualidade destas nossas janelas e cantinhos da alma!

    Um grande, forte e Amigo Abraço - a Todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      é curioso que o Duarte também não te reconheceu, por tu agora teres barba, de quando estivemos em Braga, com o Rich, o André e o António, primeiro no Café Vianna e depois no jantar naquele restaurante onde já tinhamos estado com o Déjan...
      O jantar correu bem e é necessário realmente realçar o trabalho da Lia e da Ana na organização do jantar, coadjuvadas pelo André, arquitecto e fotógrafo (que belas fotos, as expostas); e é curioso que o André foi aluno em Belas Artes daquele meu amigo, Zé Sapinho que também esteve no jantar - o mundo é realmente pequeno.
      Obrigado por teres vindo de Braga, obrigado pela tua disposição, pela contagiante forma que tens de comunicar facilmente com toda a gente.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Fico feliz por ter tudo corrido bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      sim, tenho que reconhecer que, felizmente tudo correu muito bem.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. João, já está perito em organização de jantares de bloguers :)
    Divertiram-se, jantaram bem, conviveram e isso é bom!

    Um abraço a todos, principalmente para si.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      tenho a impressão que só quando me começares a tratar por tu (qualquer dia zango-me mesmo), é que vens a um jantar de blogs. Garananto-te que passarias um bom serão.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. João, os parabéns são mais que merecidos. eu ofereci-me para te ajudar, mas tu foste o único que, de facto, andaste para a frente com o barco. é compreensível, dado que conheces dezenas de pessoas e, nos outros anos, tivesses sido, igualmente, o organizador. precisavas de um apoio nesta tarefa e eu, simbolicamente, dei. estivemos sempre em contacto estes dias, por isso sei o nervoso que estavas, o desaire que poderia ser, dadas as ausências de há dois anos. contudo, como viste, correu tudo muito bem. deste a conhecer a Index, o Pixel, algumas histórias, eu conheci pessoas extraordinárias e sem dúvida que foi um grande passo, quando os bloggers que não tinham ido anteriormente, estiveram agora neste jantar.
    A Lia e a Ana estão, igualmente de parabéns e o André (cujas fotografias estavam expostas) também, pela simpatia.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      para já uma questão fundamental: se não fosses tu, este jantar não se teria realizado. Foi o teu entusiasmo e apoio que me levaram a voltar atrás com a decisão tomada em 2011 de não voltar a organizar uma coisa destas.
      Claro que, e pelas razões expostas e porque tinha outra disponibilidade que tu, me empenhei mais, mas é preciso ver que a totalidade das pessoas que seguem o teu blog seguem o meu, ou quase, pelo que não havia pessoas diferentes das que eu contactei para tu contactares.
      E de quem foi a ideia da sessão literária? E quem arranjou as lembranças para todos?
      E quem, mesmo sem conhecer muita gente, serviu de anfitriã com o à vontade, que tu tão bem te movimentas? Quem me foi ouvindo nos desabafos?
      Estamos esclarecidos?
      Ok!!!
      Boa referência à gente do Guilho, e também à exposição fotográfica do André.
      Era bom que parte da gente que agora conheceu o "Guilho", por lá aparecesse de vez em quando, pois a "amostra" deste jantar está mais que aprovada.
      Beijinho eum grande muito obrigado.

      Eliminar
  9. Foi uma noite de magnífica, e em grande parte graças à excelente organização que tu e a Margarida fizeram. Estão os dois de parabéns.
    Percebi agora pelos linques que estavam presentes mais alguns que conheço os blogues mas que não percebi quem eram, mas sem dúvida que a fórmula de jantar volante permitiu que fosses conversando uns com os outros.
    Noutros encontros haveremos de nos conhecer melhor.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sad
      a tua presença só concretizada pelo teu telefonema da véspera foi para mim, das mais importantes, pois iríamos falar, como aconteceu, do teu contributo, numa forma diversa desta, mas não menos importante, da partilha e do convívio entre bloggers.
      E foi bom conheceres e ser conhecido de muita gente, gente que já conhecias quer real quer virtualmente, mas também gente de outras paragens, pois não devemos estar num circuito fechado de blogs, devemos alargar os horizontes e eu sei que és defensor desta ideia por causa da iniciativa do "Book of Distance".
      Falhou uma coisa que já me chamaram a atenção e que foi esquecimento meu, pois noutros jantares aconteceu: os presentes identificarem-se como autores dos respectivos blogs.
      Era bom que lá para Julho fosse reactivada outra iniciativa que já teve duas edições e que é muito interessante: o pi-nic dos blogs, que tiveram lugar np Parque das Caldas Da Rainha por iniciativa do Miguel, que lá vive, e que esteve quase, quase a vir a este jantar e que tem o blog "A minha luz".
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. João fico muito satisfeita por tudo ter corrido bem! Parabéns por mais uma vez te encheres de coragem para organizares tudo. Estive convosco, embora não em presença. Os jantares vão-se repetir por muitos mais anos, desejo poder comparecer a muitos deles.
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Teresa
      que pena tenho que não tivesses podido estar presente, mas Avó é Avó...
      Sim, correu tudo tão bem como das outras vezes em que estiveste presente.
      Da nossa geração, desta vez só eu e o Carlos Martins; a marota da Esmeralda baldou-se...
      Beijinho.

      Eliminar
  11. João
    E mesmo com essa trabalheira toda, ainda tiveste tempo para me dares os parabéns!
    Obrigada outra vez. E fico feliz por ter corrido bem, tu mereces.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa
      uma coisa não tira a vez da outra. Teria sido um prazer dar-te os parabénspessoalmente e termos ali um bolo de aniversário.
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Obrigado pela organização deste encontro. Foi um excelente convívio e um excelente jantar onde imperararam, a meu ver, uma belas sobremesas. Embora fora do activo na área dos blogs, congratulo os resistentes! Abraço. Carlos Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos
      tu mereces, e os restantes presentes que me perdoem, um especial agradecimento. Embora nunca tivesses tido um blog, sempre acompanhaste nestas iniciativas, jantares e pic-nics, o teu companheiro Mário, que esse sim teve um blog agora desactivado. E como o Mário não pôde estar presente por razões familiares, tu não deixaste de comparecer e ainda por cima, com a Senhora tua Mãe doente.
      Foi um gesto que jamais esquecerei.
      Espero as melhoras da tua Mãe e recebe um especial e amigo abraço.

      Eliminar
  13. Querido João,

    Obrigado pela iniciativa e, em conjunto com a Margarida, pela organização do jantar. Como já referi ao longo do dia, foi uma noite muito agradável, num ambiente totalmente informal, de amigos, onde pouco ou nada se falou de blogues ou de sexualidades. Partilharam-se bons e saudáveis momentos. Gostei muito da companhia de todos. :)

    Apenas um detalhe: reparei que falou uma menção ao Meia Noite e Um Quarto, certamente por lapso. :)


    um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      finalmente, conheceste a Amadora, hehehe (estou a brincar contigo...)
      Sei que foi quase uma aventura para ti o facto de teres comparecido neste jantar, mas também terá sido importante para ti teres conhecido tanta cara que só conhecias virtualmente.
      Obrigado por me teres chamado a atenção de que faltava mencionar o Ima, o que de imediato, emendei.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. Boas caro João!!
    Como da última vez que fui em 2010, o jantar estava maravilhoso!! Boa organização e um excelente pós jantar!!
    Para dizer que a companhia que levei ficou maravilhado contigo, já que após algum tempo a seguir o blogue conheceu-te pessoalmente. Já agora temos blogue em comum mas ainda não tivemos tempo de avançar com ele... mas assim que iniciar dou noticias.
    um abraço em especial para ti e a Margarida por novamente teres proporcionado uma noite diferente, animada e com boas companhias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno
      foi um prazer ter-te de novo no jantar dos blogs, e não por teres dito o que disseste sobre a tua companhia, gostei muito de vos ver, com uma serena sensação de cumplicidade afectiva que me apraz registar.
      Pois que venha o novo blog conjunto e que haja boas postagens de ambos.
      Agradeço teres vindo de Coimbra, mais uma vez.
      Abraço amigo para ti e não só.

      Eliminar
  15. foi sem dúvida mais uma excelente reunião de amigos, graças a ti e à Margarida. não sei se foi o melhor de todos, porque os outros também foram muito bons, mas o que eu acho fantástico nos 'teus' jantares, é que toda a gente está descontraída e bem-disposta, e mesmo os que a princípio estão mais tensos e desconfiados, cedo descontraem também. e isso, já o disso, deve-se sobretudo ao teu feitio e à tua maneira de estar, que contamina de forma positiva estes encontros. e o facto de haver pessoas maravilhosas que te rodeiam é o reflexo da pessoa que tu és.
    para além de rever amigos, estava, como sabes, muito desejoso de conhecer algumas pessoas, e foi um consolo conhecê-las. e foi como também sempre acontece, uma magnífica oportunidade de conhecer outras pessoas e até novos blogs e passar a acompanhá-los.
    é caso para dizer que já estou com saudades dos próximo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      eu também estou muito tenso no imediato "antes" e no início quando vejo que ainda falta "x" e "y"; só relaxo, quando fecho a minha contagem mental, mas depois gosto de saltitar e de falar com toda a gente, prestando mais atenção a quem me parece mais "isolado".
      Mas, principalmente após o "momento comunitário", parece que tudo esteve muito bem.
      Tive pena de algumas ausências, uma das quais principalmente me "doeu" um pouco, o F~elix, mas há razões poderosas que se sobrepõem a interesses pessoais...
      Para o ano há mais; esta é uma das coisas que não pode ser feita várias vezes, pois perdiria parte do seu interesse e cairia numa rotina que contraria o próprio espírito da iniciativa.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Como gostava de ter estado presente... - raios parta a vida, mais quem lá ande...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André
      olhando para o teu caso específico, nenhuma ausência estaria mais justificada que a tua, claro. No entanto e como tu bem referes, este teria sido para ti um jantar muito especial, devido a termos focado o espaço lúdico a motivos de escrita de vários bloggers.
      Espero que as condições se modifiquem em breve para que tu possas voltar a Portugal, ao encontro de familiares e amigos.
      No entanto gostaria de te chamar a atenção para os concursos literários que o Sad eyes promove, pois eles ficarão decerto mais ricos com as tuas eventuais participações.
      O jantar serviu como sabes pois já participaste num deles, essencialmente para conhecer e reencontrar amigos, conviver e trocar ideias, o que aconteceu este ano, como sempre.
      Saudoso abraço amigo.

      Eliminar
  17. Pelos deuses, julgava que tinha comentado, comento agora.

    Obrigado por tudo, desde a organização, a disponibilidade e a simpatia, e quando voltares a falar com a donas do Guilho agradece-lhes a gentileza, estava tudo muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo
      estás a comentar agora e vens muito a tempo.
      Sobre a tua refeição vegetariana, só pude apreciar o prato que me pareceu muito atractivo, mas acabei por não te ter perguntado se tinhas gostado...
      O pessoal (todo) do Guilho merece todas as referências, tens toda a razão.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  18. Foi muito porreiro, especialmente a parte final que ajuda a conhecer melhor as pessoas e a promover a conversa, especialmente para os mais tímidos! :)

    Abraço
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André
      é uma das razões porque há sempre algo para apresentar a todos, mas isso só é possível ser feito após o jantar estar servido, é óbvio.
      Agradeço muito a vossa participação, vindos de tão longe e espero que a promessa do António iniciar um blog seja mesmo para cumprir.
      Aproveito para te pedir se tiverem fotos do jantar, para me as mandares para o meu mail, com a certeza de que elas não serão publicadas nem no blog nem em qualquer espaço público.
      Mas não tenho nenhuma foto do jantar e gosto sempre de ficar com recordações.
      Abraço(s) amigo(s).

      Eliminar
  19. Foi tão bom migo, mas tão bom!!! Andava há anos ansioso por ir, e não fiquei com as expectativas frustradas, não mesmo!!! Foi maravilhoso, saí com os maxilares a doer de tanto rir e sorrir, e de tanto que abri a boca feito parvo por estar a associar as caras às palavras:-D
    um grande abraço a ti, um beijinho à Margarida e um muito obrigado aos dois!! Quando repetimos? :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ima
      e eu há tanto tempo à espera que aparecesses...
      Agora, não tens desculpas para não estares presente nos próximos, e acompanhado pelo meu conterrâneo.
      Um enorme obrigado pela tua presença.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  20. Esqueceste-me João!!! Como foste capaz?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ima
      pois foi, se não fosse o Mark, "não tinhas Estado presente", vê lá tu...
      É a PDI, tens que me desculpar.
      E agora fiz outra aeneira, mas remediei-a de imediato, pois recebo todos os comentários por mail, também. Em vez de clicar em "publicar", cliquei em "eliminar" e se não fosse os comentáruos estarem no Microsoft, lá teria que te pedir para comentares de novo;mas assim publiquei eu por ti.
      Mais vale dizer que não te gramo, hehehe...(sabes bem que é mentira!)
      Abraço amigo.

      Eliminar
  21. Para quem não foi a informação está completa. Obrigada
    Brown Eyes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      e para quando uma tua presença num jantar destes? Quase acreditei que poderia ter sido este ano...
      Beijinho.

      Eliminar
  22. Como já disse no meu blog ;) um grande obrigado à organização (João e Margarida) pela fantástica noite, cheia de histórias e pessoas interessantes. Confesso que estava com receio, tanto que a Margarida acabou por me ir buscar à porta ^_^ mas esse receio acabou por se desvanecer e permitir-me bons momentos na vossa companhia. A oportunidade de ter um exemplar de um dos meus livros nas mãos foi indescritível (como se deve ter notado já que só o larguei para ir jantar, por puro receio de o sujar ao fazer malabarismo com o prato, garfo e copo). Só tenho pena de não ter podido ficar mais algum tempo convosco ;)
    Para o ano se organizarem novamente algo do mesmo género podem contar comigo ^_^
    Um grande abraço e mais uma vez obrigado por tudo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro
      fiz muita força para que estivessese presente neste jantar, não porque fosses mais um, mas porque sabia que iria ser um dia muito importante para ti, pois se iria falar da tua obra, terias um primeiro contacto físico com um livro teu e mais importante ainda, irias conhecer pessoalmente os teus editores, aqueles que acreditaram, em boa hora na tua obra.
      És muito novo, extremamente tímido e sei que não terá sido fácil, mas foi, não tenho qualquer dúvida, muito compensador para ti, teres vindo de Évora, de propósito.
      Fiquei muito sensibilizado com a tua presença e a tua maneira de ser e quero agradecer-te muito.
      E quando dizes no final do teu comentário que para o ano poderemos contar contigo, apenas reforças a ideia geral de quem vem pela primeira vez a estes jantares - o que custa é vir a primeira vez, mas afinal não custa nada...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  23. Foi muito bom ter ido ao jantar! Em boa hora decidi-me a ir! O fim de semana foi memorável e a vossa companhia extraordinária, como sempre! ^^

    Espero ver-vos em breve :)

    Um grande abraço a ti, beijinhos à Margarida e às senhoras do Restaurante! ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João
      gostei muito da tua presença e do teu amigo e também gostei muito do teu à vontade. Tomara eu que toda a gente fosse descomplexada como tu.
      E o fim de semana, meu Deus, vocês devem ter ficado todos partidos... Eu fiquei cansado,só de ler as vossas voltas; que fôlego!
      Abraço amigo.

      Eliminar
  24. Olá, João!
    Andei a ler as tuas mensagens anteriores que tinha em atraso e a propósito do post "Um livro, um vídeo" acabei por me 'perder' e perder a noção do tempo, no "Blog do Silvestre". De uma simplicidade natural que enternece, li textos e vi vídeos lindos. Gostei imenso da música e de tudo, naquele vídeo do casamento gay. Há um filme indiano que ele intitulou com algo no género 'não percebi nada, mas é amor à mesma':)e termina dizendo 'acho que dizem I love you, no fim'. eheh
    Encanto-me com coisas simples e com pessoas que se exprimem naturalmente sem afectar «sapiência insípida». Adorei!

    Bom, mas é no teu blog que estou e do qual gosto muito, por isso quero que saibas o quanto me satisfez saber que o jantar tivesse corrido em tão alegre convívio envolvendo apresentação de livros, inventos e momentos de leitura da autoria de alguns dos convivas.

    Pensei que houvesse fotos, mas compreendo o direito à privacidade de quem deseja manter a sua identidade no anonimato, o que não é o teu caso, claro.

    Quanto à tal Dra. Manuela Fontoura- motivo que me levou ao blog que já referi - é pena não ler esse livro de José António Almeida ou o texto que transcreves do mesmo.
    Se queres a minha opinião, há pessoas com as quais nem vale a pena perder tempo!

    Agora vou ver as tuas viagens a partir da Covilhã!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita
      O Silvestre tem um blog muito interessante, aliás eu sigo uma série de blogs muito interessantes; e o Silvestre além disso escreve lindamente e está quase a publicar um livro de contos.
      Conforme leste nesta postagem, durante o jantar houve leituras de alguns contos que se têm escrito,pois um dos bloggers presentes,o Sad eyes, tem promovido uns concirsos muito interessantes com participações muito válidas, já foram três e no jantar foram lidos os contos que venceram as três edições,um dos quais meu, da segunda edição.
      Mas o último que tinha como sempre o universo LGBT como tema, também focava o Natal e o conto do Silvestre, que muito justamente ganhou,é brutal.
      Podes lê-lo aqui
      http://good-friends-are-hard-to-find.blogspot.pt/2012/12/historia-09-autor-silvestre-blog-do.html
      Não há fotos do jantar pela razão que apontas, pois há pessoas que querem preservar a sua identidade e eu compreendo isso, pelo que as fotos que há, apenas circulam entre nós.
      Tenho lido todos os livros do António José Almeida, são livros pequenos que se lêem muito bem e qualquer dia faço uma postagem sobre ele.
      A Manuela Fontoura é para esquecer, ela e tanta outra gente que me enoja...
      Sobre estas viagens, elas não são tão pessoais como as outras, são mais descritivas, de regiões onde fui muito quando estava perto.
      Falta-me falar da Andaluzia onde fui tantas vezes quando estava em Serpa.
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!