terça-feira, 23 de setembro de 2008

Parar e reflectir


Há alturas da vida em que necessariamente fazemos uma paragem para reflectir; sucede a todos. E eu que sou bastante extrovertido, talvez demasiado, nem sempre reflicto nos contactos pessoais e escritos, o que vai cá dentro; nos últimos tempos não tenho passado bem, quer fisicamente, com um problema que se tem prolongado no tempo num joelho; quer profissionalmente, pois sinto-me algo desmotivado ao ver que sou apenas uma pequeníssima peça de uma máquina gigantesca, que não está programada para avaliar comportamentos humanos; quer a nível familiar em que sou o pára-raios de múltiplos atritos, enfim, tudo isso tem contribuído para um não bem estar, que justamente ambiciono; a excepção são os bons amigos de sempre e o incondicional, total e fantástico apoio do meu querido Déjan, que dentro de menos de um mês vou finalmente reencontrar.
Tudo isto para dizer que ponderei bastante seriamente em fechar este espaço, não por um motivo particular, mas por uma soma de questões, em que avulta o cansaço. Eu não preciso de um blog para nada, antes de o ter era a mesma pessoa que sou hoje, com os mesmos defeitos e qualidades; o seu aparecimento, já o afirmei há pouco aqui, veio um pouco na linha do aparecimento do Déjan na minha vida, o qual eu de certa forma não tinha programado, mas em boa hora acolhi; o próprio nome diz tudo: “Whynotnow”!
Claro que estou mais rico, ganhei bons, mesmo bons amigos e aprendi muito, essencialmente coisas positivas e também algumas negativas.
A gota de água que me fez ponderar o encerramento do blog, foi um mail que recebi de um Amigo que considero muito e que me deu conhecimento de algo que me entristeceu muito; e decidi mesmo fechar o blog; sou impulsivo, como bom Carneiro, mas também sei por vezes reflectir, sustendo o impulso; e foi quando me lembrei de uma palavra feia que existe na nossa língua e que é COBARDIA…
Eu tenho uma visão muito pessoal do que é ser cobarde; para mim só se é cobarde quando nós próprios sentimos que o somos; quando são os outros a decidir se o somos ou, não pode não o ser; basta ver a ténue fronteira entre o medo e a cobardia ( e quem nunca teve medo?) e uma outra questão muito complexa que é o que leva alguém a suicidar-se: será cobardia ou coragem?
E reflectindo melhor achei que seria um acto de cobardia, pelo menos neste momento fechar o blog, e que até poderia ser considerado um triunfo para determinadas pessoas e isso eu não quero, pois tenho o meu orgulho.
Mas fez-me bem esta paragem, para reflectir; deu para continuar, até quando????

104 comentários:

  1. Caro João Carlos - como portugueses sofremos dessa coisa maravilhosa chamada ciclotimia, o que quer dizer que depressa os momentos maus se sobrepõem aos bons e vice-versa. Quanto ao encerramento do teu blog, o melhor que podemos dizer-te são as tuas palavras deixadas nas caixas de comentários quando um de nós tem a mesma ideia peregrina, que sabes quais são para não repeti-las aqui!
    Abraço!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Bem... eu não devo dizer muita coisa.. Tenho pena, mesmo muita que a decisão seja essa. Este blog é um blog que visito com muita frequência e que já faz parte das minhas paragens diárias. O senhor por detrás deste blog já me ensinou muita coisa, já me aconselhou, já me fez ter o coração bem pequenino, já me fez admirar o que de mais belo há, já me fez alargar a minha cultura, já me tranquilizou, já me ajudou a crescer... Palavras não chegariam!

    Sinto que aqui ganhei um amigo.
    Mas, se a decisão for mesmo esta, se tem mesmo que ser... que seja... O importante é que te sintas bem, que estejas mesmo bem em todas as questões que aí falaste e que consigas estar tranquilo contigo mesmo, que é o mais importante.

    Vou ter saudades... Muitas saudades...

    Não desapareças, por favor!!!!

    Tudo de bom, e que voltes em breve (pensa nisso, sim?) e um grande grande beijinho! Obrigada por tudo. E o que escrevi durante todo este tempo aqui no whynotnow e especialmente este comentário, foi escrito com o coração.

    GRANDE BEIJO


    Ps: e blog privado? não podia ser uma hipótese??

    ResponderEliminar
  3. Meu caro João: em muitos anos de 'bloguismo' já vi muitos blogs fechar. Nuns casos custou-me muito, porque me tinha habituado à companhia, noutros custou-me imenso, porque sabia que o fim do blog punha em crise a própria ligação ao seu autor (e noutros, também tenho de confessar, não me custou nada...).
    Mas acredita que nunca senti a necessidade de pedir à pessoa que não o fizesse. Sempre achei que as coisas são o que são, e se as amizades estão destinadas a perdurar, isso acontecerá, com ou sem blog.
    Só que desta vez, meu caro João, tenho mesmo de te pedir que não feches o Pinguim. Acho que não falo só por mim quando digo que nos fazes muita falta. Porque marcaste muito esta maneira de estar com os outros, porque te esforças para chegar às pessoas, e para trazer as pessoas.
    Não quero fazer drama, mas acredita sinceramente que perder-te aqui neste espaço de convívio quase diário, iria pôr em causa muito do prazer que retiramos dos blogs.
    A sério, João. Pára, descança, bebe um refresco, vai 'lá fora' apanhar ar. Mas não te vás embora.
    Desta vez no lugar do abraço dou-te um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Bom, o que posso dizer é que "cobardia" fica ainda mais feia com o "b". :-)

    Mas a reflexão é importante. Me alegro que continue com a gente (por enquanto?) porque já é um amigo querido.

    ResponderEliminar
  5. Acho que só tens de pensar nas pessoas e amigos que passam por aqui, é a mesma reflexão que se tem quando se comete suicídio realmente, se pensamos em nós e só nós então acabamos mesmo por nos matar, mas se pensarmos em todas as pessoas que vão sofrer e nunca mais vamos ver e elas a nós... Então pensamos duas vezes, claro que no teu caso era só um espaço de reflexão que "ia com os porcos", porque quase todos que aqui vêm sabem como falar contigo, por isso não era por aí...

    Mas se não queres escrever não escrevas, deixa só o blog e fica a memória.

    Abraço
    André.

    ResponderEliminar
  6. Pingú...
    mas que m... é essa???achas que uma situação reles,mesquinha,fútil e não sei mais o quê te iria levar a fechar este teu espaço??? Há alguém assim tão poderoso que te faça tomar essa atitude???Ou alguém assim com tanta importância??Afinal de contas as opiniões valem o que valem , eu sei que sim, e esta é apenas a minha...nunca devemos permitir que nos pisem, que nos humilhem , que nos levem a fazer aquilo que não queremos e muito menos a desistir de algo...o interior de cada um é que deve decidir... não serão "cães" ou "cadelas" ,na época do cio por sinal, que devem incentivar-te ou provocar este teu desistir ... lembra-te da razão do existir do "WHYNOTNOW", isso sim , deves lembra-te sempre e não querendo ser egoísta, lembra-te também dos amigos que diarimente te "visitam" ...
    vá lá, segue o meu humilde conselho, não desistas por tão pouco e tempo é aquilo que, ou bem ou mal, há sempre, ok?????
    ai de ti... lol lol lol
    um abraço****

    ResponderEliminar
  7. Bem, não sei o que dizer, apenas que é bom reflectirmos e ainda melhor quando após a reflexão decidimos pelo mais sensato. Folgo em saber que a reflexão foi positiva e que o blog aqui continua a alegrar os nossos dias...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  8. Espero que te sintas melhor.
    quanto ao encerramento ou naõ do blog... naõ te preocupes, faz o que te apetecer: encerra, abre, reabre, muda de identidade... enfim o que te apetecer, porque se há uma coisa que respeito é a vontade de cada um.
    E depois, levamos a vida a fazer o qe tem que ser, o virtual é o virtual... aqui podemos ser quem quisermos, ou sermos nós próprios... imaginarmo-nos na pele de outras pessoas, escrever porque se gosta de escrever, ser homem e dizer que se é mulher e vice-versa; o mundo virtual é para desanuviar e desde que não se magoe ninguém, naõ me parece que os outros, de emnte tacanha, tenham que nos incomodar com as suas vontades...
    Melhora, melhora e o resto...

    ResponderEliminar
  9. Não sei concretamente o que se passa, obviamente, mas entendo as dúvidas que possas ter em continuar ou não com o blog. Já, várias vezes, pensei no mesmo, não, certamente, pelos mesmos motivos mas porque, por vezes, sinto que, de facto, não adianta grande coisa à minha vida. Por enquanto vai-se mantendo e espero que o teu também.
    Se um destes dias deres por fim ao mesmo, os motivos poderão ser muitos e, esses, só a ti dizem respeito. Só tu tens essa decisão na mão e cabe a todos nós, teus leitores, aceitar.
    Do pouco que te conheço gosto de ti e não é o fim de um blog que me faz mudar de opinião.

    Um grande abraço e o desejo de melhores dias, um melhor bem-estar.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Pinguim, além do que já falamos pessoalmente, acho que devemos primeiro "fazer as coisa" por e para nós próprios, se existem pessoas que não gostam do que fazemos e dizemos, problema delas, como diria o ditado, "não se pode agradar a Gregos e Troianos".
    Continua a ser o que és, e descansa um pouco que bem mereces, mas não "desapareças de vez". Melhores tempos virão.
    Abração!

    ResponderEliminar
  11. Amigo João, poderia perguntar why now?... mas nem preciso, não é?! o contexto é complicado, acho que compreendo porquê (esses motivos todos, bolas!) e, de certa forma, até me arrependo desse tal email! pá, não imaginaria que pudesse desencadear esta crise. já to disse e repito-o: não vale a pena! podia relembrar-te os adágios, a cobardia, as coisas positivas... e é nas coisas positivas que deves focar-te! afinal, acho que tens minimamente consciência da excelente pessoa que és; conhecendo-te então é impossível achar outra coisa; mas, lá está, nem todas as pessoas estão focadas nesse aspecto: conhecer-te realmente o outro e valorizá-lo por isso mesmo.
    eu, que não sou carneiro, também sou impulsivo e sabes que já estive várias vezes para acabar com o blog... e nem tenho o feedback que tu tens aqui. portanto, foca-te em ti, em que te visita e valoriza. se alguma vez decidires encerrar o whynotnow que seja por outro motivo (como teres atingido a noção de missão cumprida). de resto, também acho que deves pensar mais em ti e no que te pode trazer/fazer mais feliz. se passar por aqui tanto melhor (e que seja por muito tempo!!!).
    um grande, grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Oh senhor pelas alminhas...deixa lá essas vacas gordas...és mais e melhor do que isso...além disso como foi acima descrito este é um blog que faz realmente companhia...tens uma alma que vai muito além da covardia...mas muito além. E olha, opiniões são como os rabos, cada um tem a sua. E mais te digo, até Jesus que era Jesus não agradou a toda a gente. Por isso, deixa lá essas gordurosas mesquinhas...e continua a ser a pessoa que sempre me pareceste. Além disso sabes bem que o teu blog dá-me esperança ao ver que o "nosso" amor pode ser bem possivel...o teu mais do que o meu, mas pronto...:-) dás-me esperança...

    Aquele abraço!!!
    e já agora, adorooooooooooooo as tuas selecções musicais!!!;-)

    ResponderEliminar
  13. Amigo “Pinguim”

    Este post causou-me algum susto! Primeiro pela ponderação da hipótese do seu fecho, o que constituiria para mim uma verdadeira perda, depois porque li há algumas semanas um post num outro blog, anunciando o seu fecho em termos tais, que me pareceu uma verdadeira nota de suicídio.
    Espero que essa minha percepção não tenha tido qualquer fundamento!
    Penso também que o meu caro amigo “Pinguim” perceba do que estou a falar!
    A vida em geral é uma maravilha e a blogosfera, em particular é um mundo aliciante.
    Este teu post contudo, deixou-me perturbado!
    Por último, meu caro, independentemente das decisões que tome, hoje ou no futuro, a palavra Cobardia, não tem nada que ver nem com a sua cara, nem com o seu espírito!
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  14. Manuel
    tens razão, tanta vez já eu disse a outros para não se precipitarem...
    Mas como dizes, a vida tem ciclos e eu estou num menos bom, mas as reflexões são sempre úteis e eu vou continuar, mas menos activo...se for capaz.
    Obrigado pelo teu abraço!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Martinha
    tu és a pessoa, virtualmente falando claro, que mais me apetece fazer festinhas aqui no blog; não te conheço, mas imagino-te, muito jovenzinha, mas com uma grande força; tenho uma imensa simpatia por ti e uma boa amizade apesar de nos termos "conhecido" há pouco tempo.
    O qur disse no post foi sentido e nada desdigo, apesar de ter resolvido continuar por aqui, talvez com menor frequência e não comentando os outros blogs com tanta frequência.
    Mas vamos em frente, pois desistir é fazer figura de fraco...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Miguel
    de tudo o que dizes e que me ficou bem gravado cá dentro, uma é de certo a mais verdadeira; não é o fecho do blog que iria terminar os nossos contactos e menos ainda a nossa amizade; mas afrouxaria o contacto a que já nos habituámos ambos, através da blogosfera. Respondo a tudo o que me dizes com uma afirmação: ainda vais ler a conclusão da "Guerra cá do João" e que é aquela que mais terá a ver contigo.
    Retribuo de bom grado o teu beijo.

    ResponderEliminar
  17. Edu
    aqui também se diz covardia, mas estou habituado ao "b"...
    Obrigado pelas tuas palavras amigas e continuo npor aqui...até ver...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. André
    conheço-te desde criança e tu também me conheces melhor do que a maior parte das pessoas que leêm o meu blog; por isso sei que me compreendes...
    Não vou "cometer o suicídio" a que te referes.
    Um abraço muito esoecial.

    ResponderEliminar
  19. Xis
    és um amigo recente, mas já um grande amigo. Já tinha ontem na minha cabeça, este post quando estivemos juntos no cinema, mas nada te disse pois não estava certo se o iria escrever ou não...
    Era para dizer algo mais sobre o "Queer", mas não tive pachorra; depois nem vontade tive de dar a volta aos blogs e tornou-se-me imperioso escrever aquilo e acredita-me, eu escrevo ao sabor do que vai saindo e o final do post, com a resolução de continuar não era no início do texto, uma coisa certa; fiz bem? fiz mal? não sei, apenas sei que fui eu, dissequei a situação e tomei a resolução, confesso, mais para não dar a alguém a satisfação de me "mandar" abaixo, pois eu só me baixo quando quero!!!!
    ABRAÇO***

    ResponderEliminar
  20. Miguel
    tu poderás ter razão e sei que és uma pessoa boa, mas por vezes devo confessar-te que fico faro de tanta sensatez; ao fim e ao cabo, o mundo continua a pertencer aos oportunistas...
    Mas vou ser "sensato" uma vez mais.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Violeta
    concordo contigo por assim dizer em tudo, menos numa coisa; é que há gente que tem mesmo prazer em magoar...mesmo no mundo virtual.
    Vamos continuar por aqui...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Graduated
    também a reciporca é verdadeira no que respeita ao conceito que tenho de ti; sei que passaste por momentos dificeis, sei que tens uma profissão de risco, como hoje é ser-se professor e sei que apesar de tudo isso, com maiores ou menores vacilações, mantiveste o "barco equilibrado"; é o que vou fazer...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Lampejo
    mas disso podes tu estar mais que certo; não estou aqui na blogosfera para mostrar serviço e muito menos para agradar a A,B ou C...Tenho estado aqui porque me sinto realizado aqui, e se agora vacilei foi porque me questionei a mim próprio se valeria ou não a pena; concluí que "ainda" vale apena, daí o continuar...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  24. Paulinho
    o comentário para ti é muito simples e resume-se a isto: Obrigado!!!!!!
    Abraços para vocês dois, que sois lindos.

    ResponderEliminar
  25. Ima
    posso tratar-te assim, "à Engine"????
    Só por causa do alento do "teu caso" vale a pena continuar...
    Fiquei surpreso pela referência às minhas escolhas musicais, pois julgava-te apenas virado para uma vertente pop/rock que desconheço em grande parte; limito-me a´procurar um apontamento musical, de que goste, claro e que se coadune de alguma forma com o textoL; daí este clássico de sempre "Je ne regrette rien"...
    Abração.

    ResponderEliminar
  26. Com senso
    eu penso ter explicado bem os dois sentidos que a palavra cobardia têm no meu entender e até hoje nunca me senti cobarde...
    Sei que a vida é uma maravilha e que a blogosfera é algo de aliciante, pois se não fora o caso, como te teria conhecido?
    Mas por vezes, a vida troca-nos as voltas e baralha-nos as ideias...
    Não fiques apreensivo, eu vou em frente, e até tenho um mail muito simpático para responser, em stand by...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Caro Pinguim,
    só posso esperar que essas questões se resolvam e desejar que continues por aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Deixa essa gente lixada da cabeça! Ainda bem que te recompuseste!
    (até se nota no teu ânimo que cresce em cada resposta que dás aos comentários que recebes!)
    Não deixes de fazer o qe gostas e sabes estar correcto porque outros não têm mais nada para fazer senão espalhar ódio por aí!
    (Muito amor e beijinhos lambidos para essa turpe - seja lá quem fôr)

    Para ti, Tudo o que tens de Bom por Aqui, Lá e (novamente) Aqui!

    Um Grande, Grande Abraço, Pinguim!

    ResponderEliminar
  29. Caro Pinguim
    Tens perfeita consciência que tens tido um papel mobilizador nestas matérias da blogosfera. Como em tudo na vida há situações melhores, outras piores, personagens mais simpáticas, outras menos. Agora, isso por si não pode ser motivo de desistirmos das coisas que dão algum prazer e cortam de certa modo com a rotina do dia a dia. Falo por mim e penso que isso é subscrito por muitas pessoas, és uma pessoa adorável, um bom ouvido, com quem gostamos de falar (e confidenciar) e gostamos de ler os teus excelentes apontamentos. Não foi por acaso que te apelidei de bastonário da ordem dos blogues. Tal como se usa na gíria jurídica “Não tomei conhecimento da intenção de o autor do whynotnow encerrar o blogue”. Até já, para uma próxima leitura.

    ResponderEliminar
  30. Meu querido "Pin",
    Nem acredito que tenhas escrito que não precises do blog na tua vida, visto que foi assim que nos conhecemos para meu regozijo.
    Não entendi algumas coisas que escreves como motivo de encerramento, por isso irei ligar-te para falarmos melhor.

    Estava a pensar em juntar o pessoal no fds. Alinhas?

    Beijo.

    ResponderEliminar
  31. Paulo
    estou nais sereno (é sempre bom fazer uma reflexão sobre determinados assuntos) e vou continuar por aqui...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Ophiu
    sempre o mesmo Amigo desde os tempos em que nos conhecemos; sabes que agora que "estás" um pouco mais longe, tenho mais saudades de um reencontro?
    Vamo-nos vendo por aqui até nos reencontrarmos realmente de novo (espero que não seja só no próximo jantar de bloggers)...
    Abração muito amigo.

    ResponderEliminar
  33. Luís
    tu és alguém muito especial que eu conheci aqui na blogosfera; tiveste a amabilidade de nos dares o prazer de conhecer a tua família e que bom é ver uma família assim; compartilhamos não só textos (e os teus parecem roteiros não só, mas essencialmente culturais, romanceados), mas também confidências pessoais e de Amizade; tu serias, de facto, alguém a quem eu teria que dar uma explicação muito pessoal se tivesse realmente encerrado o blog; não o faço mas fica a sugestão para um almoço em Belém para breve.
    Abraço grande, um beijinho à L. e um abração ao meu homónimo.

    ResponderEliminar
  34. Keratina
    melhor que qualquer palavra que aqui deixasse foi o contacto telefónico contigo, há pouco; assim tudo ficou melhor explicado.
    Seria óptimo reunir-mo-nos no próximo domingo, conforme falámos; fico a aguardar notícias.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  35. Oh pinguim, claro, todos os meus amigos me tratam por Ima:-) és um deles:-)

    Os meus gostos musicais são absurdamente ecléticos...vão desde Lambada a Chopin...;-) mas quem me dá um Josh Groban, uma Sarah Brightman e bom pop, dá-me tudo:-D

    abração:-)

    ResponderEliminar
  36. E para nós leitores, mais ou menos presentes, é um alívio saber que continuas por cá e que te podemos continuar a ler. Um local já de presença obrigatória quando a disponibilidade permite.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  37. :D Muito obrigada!! Há, sem dúvida, uma simpatia recíproca e uma amizade que um dia passando a barreira do virtual será duradoura :)

    Obrigada por continuares a fazer parte das nossas vidas, e das nossas leituras. Obrigada mesmo!

    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  38. olá:)_______querido Pinguim




    .cheguei!!!_______das minhas férias:)


    obrigada pela visita.e pelo carinho da leitura.e.da.palavra


    .agora é só mesmo um___olá!
    volto mais tarde para ler e comentar








    beijO_____C_____carinhO

    ResponderEliminar
  39. Abençoados os momentos de reflexão! E as decisões certas! Assim classifico a tua, pois ias fazer falta se fechasses este cantinho.
    Até quando? Não interessa, interessa sim que continuas aqui, e que seja pelo tempo que achares bem:))
    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Ai home!!!
    Tu sabes bem o que eu penso de "certas vozes de burro"!!! Não chegam mesmo ao céu!!!
    Se são amigos que estão a passar por uma fase menos boa e têm um deslize, uma boa conversa, deixando a poeira assentar, o caso fica resolvido. Se for um "amiguinho"... que se lixe!!!
    Os outros problemas é que são verdadeiramente de preocupar. Mas tu tens força para isso e muito mais!!!
    Abraços e as melhoras

    ResponderEliminar
  41. Eu não sei o que esteve por detrás desta ciclotimia (como disse o 1ro postante e adorei a palavra!), mas tudo se resume a algo muito simples:

    É o teu blog, aqui escreves o que te apetecer, recebes os comments de quem te aprouver, e és senhor total deste "bocado de terreno cibernético"....Quem gostar gosta e volta...quem não gosta...que não volte!!!! Não achas?...

    Então ala de continuar...em direcção aos próximos 500 posts!!!!

    Abraço:)))

    ResponderEliminar
  42. Um blogue são pedaços de nós.
    Por isso, nos momentos em que a escuridão se debruça nos nossos espíritos, nada melhor do que uma pausa ou tornar o seu acesso condicional a leitores convidados.
    Não vais desistir porque és sábio e forte.

    Coragem.

    Grande abraço com muita estima,
    Lost

    ResponderEliminar
  43. Ima
    é bom pertencer ao grupo dos teus amigos, acredita.
    Quanto à música, só há um género que não consigo "encaixar" e que é a música contemporânea, pois não há ali, nada de melódico...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. música contemporanea? aquela coisa maluca que pode juntar garrafões de óleo com violinos?:-D aiiii como diriam as outras: Córror!!! :-D

    tb não gosto migo...aprecio ritmo e melodia...olha já ouviste Secret garden? se puderes faz uma breve pesquisa...é lindissimo...melodicamente falando;-)

    abraço:-)

    ResponderEliminar
  45. ah esqueci de referir que é muito "céltico";-)

    ResponderEliminar
  46. Já faz tempo que não tenho andado visitando os (ainda) poucos amigos da blogosfera. Hoje fiquei surpreendido com os propósitos anubciados e felizmente retirados de fechares esta porta... primeiro a Jasmim e agora o Pinguim!!!! vá lá não te amofines, descansa das agruras da vida e estou certo que para além de tudo o mais breve terás motivos para deitares para trás das costas esta ansiedade... um forte abraço

    ResponderEliminar
  47. Acho que ficaria muito triste se fechasses este teu espaço ... mas serás sempre soberano em fazê-lo, claro

    ResponderEliminar
  48. C
    Obrigado pelas tuas amáveis palavras; as núvens estão menos escuras...let's go on...
    Abraços para vocês os dois.

    ResponderEliminar
  49. Martinha
    estou certo que sim, aliás já é duradoura...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  50. Betty
    és sempre benvinda a este espaço; obrigado pela tua visita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  51. Justine
    é para isso que serve reflectir...
    De qualquer forma nunca deixaria de visitar os blogs amigos, que por sinal estão deveras atrasados, mas a culpa é vum bocado do "Queer Festival".
    Obrigado pelas tuas palavras amigas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. Tong
    já tiveste a amabilidade de me ligares e já falámos...
    De qualquer forma, e em relação ao teu comentário, nunca tive problemas com Amigos verdadeiros, pois como bem dizes, um diálogo oportuno acaba com quaisquer divergências pontuais; agora com outros "amigos"...não foi o primeiro, nem será o último, por muito que tente ter o "balneário" sempre limpo...
    Abração e em princípio, até domingo...e para o Zé também, claro.

    ResponderEliminar
  53. Hydra
    meu bom amigo; faz-me tanta falta o teu humor...nem acreditas!
    Claro que aqui mando eu, mas também cansam coisas que se veêm noutros espaços para nos achincalhar; mas vamos para a frente, que dos fracos não reza a História.
    Abração para ti, aí nessa cidade de que tanto gosto.

    ResponderEliminar
  54. Paulo
    não é preciso restringir o acesso a leitores convidados para ter um blog limpo de "anónimos" espertos e ofensivos; a moderação de comentários chega; claro que anónimos com um qualquer nome e com educação são sempre bem recebidos, mesmo divergindo do exposto num post, assim como pessoas que aqui chegam de outros blogs; tenho muita satisfação que o meu blog seja aberto, à excepção de más educações e ofensas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  55. Ima
    ainda bem que estamos de acordo quanto a essa "música" tão erudita, eheheh...
    Quanto ai "Secret garden" vou acitar a tua sugestão, até porque gosto muito de música celta.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  56. Vagamundo
    lamento tanto como tu o "desaparecimento" da Jasmim, mas conhecendo-a acredito que depois de uma pausa que também tem a ver com a sua vida profissional, ela "recuscitará por aí"...
    Eu estou aqui, não cheguei a morrer...
    Abração amigo.

    ResponderEliminar
  57. Brama
    obrigado pelo que exprimes a meu respeito, mas continuo por cá.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  58. Fiquei espantado quando comecei a ler o post, pois sempre te tive por uma pessoa com espírito muito positivo. Não sei o que motivou o teu abatimento mas se é uma coisa 'virtual' não vale a pena!
    Desculpa não ter dito nada qunado te vi hoje, mas só agora li este post.:-(
    Fico no entanto contente por teres decidido continuar.

    Um abração.

    ResponderEliminar
  59. Rui
    também não te quis dizer nada, pois não vinha a propósito; de qualquer forma, acredita que sou mesmo positivo, mas há momentos de fraqueza, mas os amigos também ajudam a vencê-los.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  60. "The sweet ain't as sweet without the sour"...

    São exactamente esses períodos de reflexão que, por mais contraprodutivos que à partida possam parecer, nos enchem de coragem e energia para, a longo prazo, nos concentrarmos mais a fundo de alma e coração aquilo que realmente interessa.

    Assim sendo, ao teres consciência da importância a longo prazo de todo este processo, a aparente cobardia torna-se em clara sabedoria.

    Sei na pele que, como Carneiro, custa imenso parar para pensar mas posso-te dizer que por mais que por vezes custe, vale quase sempre a pena.

    Fico feliz por teres continuado com o blogue que tantas boas leituras e conversas me proporciona.

    Até quando??? Bem, é costume dizer que o caminho faz-se caminhando (e não preocupando)... ;)

    Abraços fortes.

    ResponderEliminar
  61. Mário
    realmente, e embora não seja um fanático da Astrologia, acredito bastante nas características dos carneiros e por conhecer vários outros, penso que nos compreendemos muito bem uns aos outros; sendo assim, as tuas palavras têm todo o cabimento.
    Abraços por aí...

    ResponderEliminar
  62. Olha outro carneiro ;)... Passei para dar um beijinho e dar uma palavra de coragem... Força!!!

    A vida é demasiado preciosa :)...

    beijinhos e fica bem...

    ResponderEliminar
  63. Carpe diem
    Parece que nascem mais carneiros do que pessoas doutros signos...
    Acho que tens razão quanto à vida.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  64. Olá Pinguim. Neste momento não poderia deixar de passar por aqui, simplesmente para dar-te um abraço e força. E dizer-te que tu és uma referência nas nossas vidas, com ou sem blog (embora prefira com blog ;)! Mas agora vem aí o Outubro, que talvez te ajude a fazer uma pausa aqui e a descansar do blog pois sei que, certamente, irás aproveitar todo o tempo a ser simplesmente feliz! Abraços

    ResponderEliminar
  65. F
    obrigado; sei bem que posso contar com a vossa Amizade; as coisas estão mais calmas, mas preciso do dia 19 de Outubro, como de pão para a boca; por tudo e por mais alguma coisa.
    Abraço forte a vocês dois que são para mim uma referência dupla, como casal exemplar e como Amigos.

    ResponderEliminar
  66. Sei bem do que falas. Por isso optei por ter o meu privado. Só lê quem eu acho que faz parte do meu mundo, ou que entrou nele por esta ou outra janela.

    Pensa bem! Seria uma pena perder-te. Porque perder este espaço é, também, perder uma parte de ti. O que produzimos ninguém produz igual!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  67. caro joão,
    eu sou dos piores bloguistas que há, vejo muito pouco os blogues dos outros e não é do meu hábito ler post's muito extensos. li este teu até ao fim...
    a decisão de acabar com um blogue é muito pessoal. este que tenho já é a minha 3 ou 4 vida bloguista (ou tvz mais), mas os blogues são como as pessoas, às vezes passam pela nossa vida, depois perdemos-lhes o rasto, e até podemos ficar com saudades eternamente, mas é a vida como ela é.
    tu és dos melhores bloguistas que conheço e tenho a certeza que és genuino (a experiência de vida dá-nos destas coisas) e até me sinto em falta porque já me fizeste vários convites (tanto nas beiras com em lisboa) e nunca os aceitei.
    mas tenho a certeza que se acabares com este blogue um dia terás um outro (pk isto torna-se parte de nós) e como blogue ou sem blogue, não vais deixar dos bloguistas mais corrdeais que conheço.
    abraços

    ResponderEliminar
  68. A decisão de fechar um blog só pode ser da responsabilidade e vontade do autor e nunca por causa de opiniões de terceiros!
    Enfrentar certas situações pode ser difícil, mas é preferível pois ficamos de bem connosco mesmo.
    Acabar com um blog não é cobardia a partir do momento que somos nós e mais ninguém quem decide.
    Mas encerrá-lo só porque uma opinião nos desagradou... que se lixe essa opinião! Sabemos quem somos e o valor que temos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  69. João,
    Tenho um blog, e normalmente tenho um visitante. Tu.
    Digo-te.
    Escrevo para ti.
    Tenho o blog porque tu o lês.
    Tu foste a razão de eu o criar.
    Vais embora?
    Lamento, mas informo desde já que vou também.
    Não me obrigues a GRITAR ALTO.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  70. A coisa que mais aprecio, estimo, na vida é a liberdade... claro que és livre para encerrar, fechar, suspender, terminar, regressar, eu sei lá (como a rainha do light); no entanto, (como no principezinho) há amigos (ainda que virtuais) que nos prendem (nos cativam), e desses (dos verdadeiros, dos que verdadeiramente importam), desses não te podes desgarrar! Aqui (ou noutro qualquer lugar - real ou virtual) estamos para te "prender"! Um grande abraço. André

    ResponderEliminar
  71. Kokas
    sim, começo a compreender a razão de blogs fechados, mas não quero chegar a tanto; no entanto já accionei a moderação de comentários...
    A decisão está tomada, vou continuar, embora a um ritmo mais repousado...
    Sobre o que dizes de perder uma parte de mim, não tendo o blog, há alguma verdade nisso...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  72. Eskimó
    tu não estás absolutamente nada em falta comigo; uma das coisas importantes da blogosfera é aceitar blogs diferentes e gente diferente por detás deles; é isso que acontece contigo: aprendi a "ler" o teu blog e a "conhecer-te" um pouco, através dele; um dia haverá em que nos encontraremos ou aí, na minha terra ou por aqui, pois a Lisboa vem-se sempre com mais facilidade.
    Obrigado pelas tuas palavras e nunca pensei que fosses capaz de escrever tanto...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  73. Paula
    em três frases dizes tudo sobre a reflexão que fiz: por isso aqui continuo e obrigado por todo o teu apoio.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  74. GRITOMUDO
    não vais acabar com o teu blog, pois se as razões que invocas para a sua existência mantêm-se; vou continuar com o blog; sobre o teu blog, sou tudo menos "lambe-botas", que também os há por aí, mas é dos blogs mais interessantes que leio; é pena que quando dás um comentário a alguém, que não é exactamente o esperado por essa pessoa, mas o que pensas sobre o assunto, essa pessoa te "corra a pontapés", penso que me entendes...
    Vamos em frente, amigo!
    Abração.

    ResponderEliminar
  75. André
    tu e o teu blog são uma referência na blogosfera; estás-te nas tintas para o que pensem de ti, desde que te possas exprimir com a liberdade que tanto prezas; aprendi isso, aqui na blogosfera, contigo e com outros bloguistas que já por cá andam há muito, e não seria correcto arripiar caminho agora.
    Abraço sempre amigo. Quando terei o prazer de te dar um abraço?
    Agora envio-te um, bem forte e amigo.

    ResponderEliminar
  76. Esperemos que em breve! Até porque tenho saudades (muitas) do tempo em que simplesmente decidia "hoje vou a Lisboa"... Mas um dia irei! Quando não me acontecer como hoje, em que passei 15h no trabalho... Abraço

    P.S. Claro que, quando vieres ao nosso interior, basta enviares um e-mail a avisar!

    ResponderEliminar
  77. André
    isso está implícito; e quando apareceres aqui por baixo, basta avisar com um dia ou dois de antecedência.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  78. Joãozinho, parece que cheguei tarde mas a tempo, ficas.
    Conseguiste reunir aqui uma bela comunidade, bastante heterogénea mas com grande capacidade de convívio e de entendimento. Seria uma pena que se dispersasse. Por mim falo. Não sou muito assídua mas dá-me gosto vir até aqui dar dois dedos de conversa.

    Dois beijos, um pela decisão que reconsideraste e outro para ti mesmo. E olha, um para o Déjan, parece que ele tem muito a ver com a criação deste espaço.

    ResponderEliminar
  79. Mar_maria
    tem tudo! e até muito na decisão de ficar...
    Embora raramente comente publicamente, comentamos muito o evoluir do blog em conjunto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  80. Os comentários anteriores falam por si. É preciso acrescentar mis??

    Olha! Faltam 23 dias, o resto são tretas!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  81. Acabo de ler-te, mas não de entender a questão. Teria que a entender? Certamente que não! Tenho pena que não fiques por cá mais umas semanas para agitar ainda mais as águas sobre o casamento dos homossexuais, e de alguma forma fico à espera do momento em que possa entender melhor a tua decisão e - quem sabe - aquele em que tomarás a decisão de voltar. Até lá espero reencontrar-te pelo gayfield como tantas vezes o fizemos, e espero que te reencontres em grande e em múltiplas oportunidades com o teu companheiro de vida. Em nome de nós dois, abraços,
    Luís e Gonçalo

    ResponderEliminar
  82. Pinguim:)
    Tenho andado muito ocupado e longe da blogosfera.
    Agora, fechar o blogue porque alguém, que não dá a cara, é ofensivo ou é parvo, isso é que não!
    Se o queres encerrar, porque te apetece, é outra coisa.
    Eu aprecio os blogues e aprecio-os tanto mais quanto conheço os seus autores. Ainda hoje dizia a um Amigo meu que a possibilidade de ler o seu blogue me dava uma grande tranquilidade: era a certeza que, mesmo estando nós tão longe, sabíamos ambos que estávamos bem.

    Pode parecer estranha esta minha perspectiva, mas o facto é que eu prezo muito a amizade dos meus amigos e, infelizmente, não posso estar com eles tantas vezes quanto as que desejaria. Assim, o blogue, além de económico, é muito prático.

    Por isso, reflecte bem antes de o encerrares.

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  83. ADorei as palavras.
    bom reflexo pro fim de semana.
    Bjo

    ResponderEliminar
  84. Até um dia... como todas as coisas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  85. Teddy
    tens razão e o teu não é menos importante...
    Enganaste-te pois já só faltma 22!
    Abraço para vocês.

    ResponderEliminar
  86. Luís e Gonçalo
    a decisão de continuar com o blog está tomada, e se pensei desistir dele não foi por uma razão apenas, mas por um conjunto de situações menos boas e que, culminaram (aí sim, há uma razão que foi a gota de água) numa perseguição de alguém a quem dei, talvez, importância demasiada. Aqui estarei, talvez não tão assíduo a postar ( a razão principal de ainda não ter feito mais nenhuma entrada deve-se à falta de tempo com grandes culpas para o Queer Festival); e claro que continuarei a comentar os blogs amigos e habituais, mas estão algo atrasadas as visitas...
    E como disse o Teddy, daqui a 3 semanas vou ter o maior apoio "ao vivo" e é isso que anseio mais que tudo.
    Abraços muito amigos.

    ResponderEliminar
  87. Kapitão
    como podes ler nos meus comentários aí atrás, não fecharei o blog, pois isso era quase como "dar o ouro ao bandido"...
    Quanto à Amizade, os parâmetros que tu segues são idênticos aos meus e quer as pessoas concordem ou não, ao fim de um certo tempo de troca de ideias, ganha-se mesmo amizade na blogosfera; só tenho pena de ainda não te ter conhecido, mas um dia isso acontece...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  88. Confissõesaesmo
    foram as palavras necessárias; obrigado pelas tuas e um bom fim de semana para ti, também.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  89. Vieira Calado
    obrigado pela visita; ainda não foi desta que me deitaram abaixo, embora me tivessem "tirado a água"...
    Por aqui continuarei, mais calmamente, sim!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  90. como sabes, fui para longe... para um lugar onde tudo, o que te leva a essa reflexão e outras com que recheei o slave, mal nasce... morre a seguir...

    aqui a vida é como a natureza: simultaneamente bruta e inocente... esta gente não conhece a subtileza da ironia... e até a maldade é pura e cristalina.

    queria que por aí houvesse muito disso também, terias melhores motivos de reflexão, amigo...

    valoriza o que interessa. no meu ponto de vista, a tua presença por aqui é importante. o resto... é resto.

    um grande abraço

    ResponderEliminar
  91. Rocket
    mesmo de longe e em pleno período de adaptação a novos lugares e gentes, mandas-me um comentário de ânimo; um obrigado sincero.
    Fico, como todos os que te leêm à espera de coisas novas dessa terra fascinante.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  92. Esperemos que de para continuar por muito mais tempo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  93. Paulo
    vamos ver...por ora é para ir em frente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  94. Agora que regresso e ponho a leitura em dia, fiquei triste com este post. Entendo que dias acima e dias abaixo aparecem, mas pensava que isso era para gente mais fraca na vida como eu. Sempre te imaginei a coluna em que todos se apoiavam.

    Desculpa a ausência e o desejo de te dar umas palavras de ânimo não terem sido mais cedo.

    Muito já foi dito aqui que revela o que muitos pensam de ti. Força!

    Abração

    ResponderEliminar
  95. Sócrates, meu amigo
    todos nós temos fragilidades, por vezes insuspeitadas e há quem tenha o prazer sádico de as minar, com um ar de falsa inocência; mas mais importante que essas "merdices" (desculpa o termo), é um conjunto de situações de que falei no post, físicas, familiares e profissionais, que hão-de entrar nos eixos, espero...
    E quando te referes à tua pessoa, estás muito enganado, pois tu és muito forte, mesmo muito forte e sei do que falo.
    Um obrigado sincero pelo teu alento que não vem atrasado, pois as palavras dos Amigos têm cabimento, sempre.
    Abraço forte e amigo.

    ResponderEliminar
  96. Já tive 2 blogs e conheço o género. Cheiras muito a hipocrisia. Deves ter um grande telhado de vidro.
    Gosto de entrar nos blogs de todos e de comparar, analisar, ponderar e refletir. Concluí
    que deves pensar que és dono da verdade; que gostas de virar o bico ao prego. Se tens razões assim tão graves devias torná-las públicas e não deixar no ar esse ar de santinho ai ai ai ai; e ficar nesse joguinho sujo que chove e não molha. Parece que queres justificar algo de errado com um grave erro teu.

    Porra, consigo deve ser duro dizer que o céu e azul se acha que ele é verde!!!
    Meta a mão na consciência e não diga disparates e se arme em vítima.
    Gosto de sentir o pulso da verdade nos blogs.
    Disse.

    João Henrique

    ResponderEliminar
  97. J.H.
    só publico este comentário, porque vem assinado, e embora não te conheça de lado nenhum, deves ser uma de dois tipos de pessoas: ou mandatado por alguém, e é sempre feio ser-se servil; ou então gostas de te meter onde não és chamado e só dizes asneiras, porque nem sabes do que falas.
    Se já vtiveste dois blogs e acabaste com eles deves ter prestado um bom serviço à blogosfera.
    Eu exponho no meu blog, que é meu, o que entendo que devo expor e não tenho satisfações a dar a ninguém.
    Além do mais gostaria de ter conseguido ler em bom português aquela patetice das cores, para que ao menos fizesse sentido.
    E quando se começa um texto com um tratamento por tu, com o qual nem discordo, acaba-se o mesmo de forma semelhante.
    Finalmente, já li há tempos num blog que existe para aí, comentários assinados com este nome, e assim, não é difícil tirar ilacções.
    Qualquer outro comentário que envies só tem um destino: o lixo!!!

    ResponderEliminar
  98. Pinguim,

    A malta conversou no QL e sabes a minha opinião...
    O que foi MUITO bom ver forma as reacções aqui escritas... ;)

    Já sabes!

    ResponderEliminar
  99. Engine
    este caso está definitivamente encerrado para mim.
    Um enorme vobrigado por tudo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  100. Ana
    até onde o homem quiser...e puder...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  101. Bom... depois de todos estes excelentes comentários, nada mais há a dizer. Apenas que te deixo o meu abraço!
    Posso não vir aqui muitas vezes... mas gosto de vir aqui! ;-)
    Como bem diz o Tongzhi, "vozes...".
    Segue em frente!

    abraço!

    ResponderEliminar
  102. Bom... depois de todos estes excelentes comentários, nada mais há a dizer. Apenas que te deixo o meu abraço!
    Posso não vir aqui muitas vezes... mas gosto de vir aqui! ;-)
    Como bem diz o Tongzhi, "vozes...".
    Segue em frente!

    abraço!

    ResponderEliminar
  103. Gazpar
    obrigado pelas tuas palavras de amigo; como vês segui mesmo...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!