sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

8 de Janeiro de 2010

Seria completamente impossível deixar passar em claro esta data, e tudo o que se passou na Assembleia da República esta manhã.

Finalmente, em Portugal as pessoas do mesmo sexo podem, caso assim o desejem, casar!!! Esta aprovação na generalidade será agora apreciada e votada na especialidade e depois enviada ao Presidente da República para promulgação; só então será Lei. Claro que tudo indica e isso ficou bem demonstrado ao longo da sessão a que assisti no canal Parlamento, que há ainda um longo caminho a percorrer, e talvez o mais difícil. Mas, desde já, além da natural satisfação pelo que foi alcançado, há que reconhecer aqui duas derrotas: a não realização do referendo sobre o assunto, tendo sido hoje mais que provado o oportunismo do mesmo e a falácia do argumento invocado de falta de democracia ao não o aceitar, pelo simples facto que uma petição com maior número de assinaturas, sobre a IVG teve o voto contra de quem apresentou este – pela boca morre o peixe. E a rejeição do projecto de lei sobre uma nova figura jurídica (União Civil Registada), a qual foi também provada ser uma forma de descriminação dos homossexuais.

Foram rejeitados os projectos de lei do BE e dos Verdes, que além do casamento permitiam também a adopção; mas não a considero uma derrota, por várias razões: até que ponto se houvesse APENAS essa proposta, ela não dificultaria a aprovação do casamento, e também porque o Governo não fechou, nem poderia fechar, a porta a este assunto.

E possívelmente terá que tomar resoluções a curto prazo, pois ninguém espere que Cavaco Silva promulgue a lei de “mão beijada”, embora também não acredite que a venha a vetar: fará como Pilatos e possívelmente irá remetê-la ao Tribunal Constitucional, o qual quase de certeza a declarará inconstitucional pois não contempla a adopção. Assim sendo, a Lei voltará à AR para ser reformulada e aí se verá qual o posicionamento do PS; uma coisa é certa, nada a partir de hoje ficará igual no nosso país quanto aos direitos da população LGBT.

Uma nota final para salientar entre outras intervenções positivas, a serena e muito boa prestação de Miguel Vale de Almeida e a justa homenagem de um político, Francisco Assis à comunidade GLBT.

(imagem retirada do blog "Jugular")

76 comentários:

  1. Sem dúvida um dia de celebração... porque não se pode esquecer a Viagem que leva ao destino.
    Que continue a força de acalentar um direito e uma liberdade de todos num caminho que agora omeçou, mas começa com sorrisos e certezas.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  2. Não tenho palavras para demonstrar o quanto estou feliz com tudo isto! Incrível!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Izzie
    tantas são as certezas como a noção das dificuldades em as alcançar.
    Não esqueças que a homofobia reina no nosso país.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Félix
    hoje apetece-me muito distribuir beijos e abraços, principalmente a tod@s aquel@s que há muito ansiamos por um pouco mais de respeito e de dignidade.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Falavas há uns tempos, num post, sobre a figura dos abutres na sociedade portuguesa. Esta é, sem dúvida, uma lição para todos eles, sobretudo os que tinham intenção de perpetuar a injustiça e o obscurantismo.

    Estou feliz, acima de tudo, pelo passo progressista que foi dado!

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Meu blog...
    mas eles continuam por aí, e podes estar certo que vão continuar a tentar minar os nossos direitos; mas foi algo muito importante e fundamental.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Pinguim, antes de mais, os meus parabéns pela vitória alcançada. É um triunfo que directamente não me afecta mas, acredita, que me encho de sorrisos sabendo que finalmente este passo foi dado no nosso país! Principalmente, pelos amig@s que tenho e que tanto ansiavam por este dia! Parabéns a tod@s!!

    ResponderEliminar
  8. É uma conquista, sem dúvida! :-)

    Mais uma vez, manifesto o desejo de que isso também ocorra aqui no Brasil, pois já está mais que na hora de se reconhecer que o homossexualismo, assim como o heterossexualismo, não é uma opção, mas um modo de ser.

    E as pessoas têm o direito de amar quem elas querem, independente do sexo, idade, cor ou classe social.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, uma data importante não só para os homossexuais, mas para o país, e todos os cidadãos que não querem ver outros discriminados(ainda que faltem passos de finalização) Portanto, celebremos todos!beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Isabel
    directa ou indirectamente afecta-nos a todos de uma forma positiva (excluindo os homofóbicos), pois é o reconhecimento de direitos a uma parte da população portuguesa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. GiGi
    acredito que um dia, talvez não muito distante o mesmo aconteça no Brasil, e se acaso o for em breve, tornar-se-ia o maior país do mundo a ter esta lei.
    Esperemos que sim.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Eva
    tal como dizes, todos os cidadãos conscientes devem estar hoje satisfeitos, pese embora o árduo caminho ainda a percorrer.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que ainda existem e de toda a homofobia e tudo mais, hoje estou profundamente orgulhoso do seu povo, de você, da minha herança e tudo mais! PARABÉNS!!!! :-D

    ResponderEliminar
  14. E que seja uma jogada em 2 tempos: que vá ao TC para que estes assegurem a inconstitucionalidade da não-adopção e que assim obriguem a inclusão da possibilidade de adopção na futura lei.
    Nada como ficar devidamente fundamentada pela Constituição!

    ResponderEliminar
  15. Pois, era ao Pilatos (que raio de nome!) que te referias ontem à noite a propósito do PR... Vamos a ver, vamos aguardar, vamos ter esperança e dar luta! Esta luta é do nosso tempo e nós não podemos ignorá-la! Para já brindemos e comemoremos. Daqui a algum tempo teremos, então, os casamentos e um sem-número de mudanças nas nossas vidas (nas nossas, não nas deles) de que se calhar ainda não tomámos muito consciência. Fico feliz, muito feliz por tudo isto!

    ResponderEliminar
  16. O dia que parecia impossivel tornou-se possivel. O dia que foi brindado com sol e azul no céu.
    É um ‘pequeno grande’ passo é certo porque muitos passos haverá para dar.
    Mas brindemos a este novo dia cheio de esperança de um futuro melhor... assim o espero.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Para um país tão paternalista e católico foi um grande passo! Afinal ainda existe algo em Portugal que anseia por se mostrar!;)

    ResponderEliminar
  18. Aguardo o que vem a seguir, mas fico feliz por aqueles que tanto lutaram para que tal acontecesse.

    ResponderEliminar
  19. Little
    apesar de tudo e não os estou a defender (longe disso) esperava antes da discussão na AR uma maior agressividade da parte dos membros da Igreja; em Espanha essa agressividade foi imensa, mas cá tirando umas quantas declarações esperadas de alguns bispos e da (penso eu que tenha acontecido) palavra dominical nos pequenos lugares, a coisa esteve serena.
    Vamos aguardar e ter fé (eheheheh).
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  20. Como alguém disse, hoje é o primeiro dia do resto da nossa luta. Mas estou feliz por este passo...
    Beijinh@s e um abraço apertado

    ResponderEliminar
  21. Edu
    que comentário tão bonito aqui deixaste, meu amigo. Obrigado do fundo do coração.
    Eu sei que um dia, não muito distante, espero, deixarei no teu blog um comentário similar.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Engine
    sim, teremos que aguardar e continuar a lutar, embora o processo agora iniciado seja, quanto a mim, irreversível.
    Mas o facto de o Tribunal Constitucional se pronunciar eventualmente pela constitucionalidade da lei, agora ou mais tarde, não implica que ela venha a fazer parte da Constituição, infelizmente; isso só sucederá numa revisão constitucional futura.
    Essa situação, de uma lei deste tipo estar aprovada e não fazer parte da Constituição é um perigo sempre, como sucede também em Espanha, pois uma mudança radical do quadro parlamentar pode, no futuro, revogar a lei ou obrigá-la a ser referenciada, o que é a mesma coisa,devido à homofobia do povo.
    E não tenho dúvida que após a aprovação final desta lei, se o PSD um dia tiver, só ou com o CDS, uma maioria parlamentar, o fará de imediato.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  23. Luís
    tu e o Gonçalo, talvez por já terem manifestado a vossa intenção de casarem, estão sempre no meu pensamento, quando escrevo ou penso sobre esta matéria.
    Um passo gigantesco foi dado, vamos ver o que vem aí, e espero que esteja tudo aclarado antes da visita de Ratzinguer (custa-me a dizer Papa), pois decerto a sua visita será aproveitada por muitos sectores da sociedade para denegrir a lei e a comunidade LGBT.
    Beijos (hoje) para vocês.

    ResponderEliminar
  24. Olá Smile
    um primeiro passo é geralmente difícil e quase nunca é um grande passo; mas neste caso é um passo realmente grande, pois abriu uma porta que jamais voltará a ser fechada.
    Daí haver razão mais que suficiente para brindarmos, como dizes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Violeta
    agora que o processo se iniciou, temos mesmo que aguardar com alguma ansiedade, mas também muita esperança, pelos passos seguintes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. S.M.
    nunca uma música, ou a sua letra, para ser mais correcto, estiveram tão apropriados como esta do Sérgio Godinho, num dia como o de hoje.Merecemos bem felicitar-nos mutuamente por tal data.
    Beijinho(s).

    ResponderEliminar
  27. sinceramente estou positivo, hoje estou positivo...quanto à questão da constitucionalidade...é discutível...tudo em direito é discutível, e a grande resposta que se pode dar a tudo: depende!
    Depende da pergunta...para obter a resposta que queremos deve ser feita a pergunta certa.A ver...mas lá estou positivo, acredito que este tenha sido o passo mais difícil. A ver...
    abração!

    ResponderEliminar
  28. Ima
    foi decerto o passo mais difícil porque foi o primeiro, mas não necessariamente o único difícil; tudo depende de muita coisa, a começar pela posição do Cavaco, mas aí admito como bastante improvável a promulgação imediata.
    Vamos ver.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  29. Pois... eu não gosto de celebrar antes da festa!
    Vamos ver o que o Cavaco vai fazer...

    ResponderEliminar
  30. Draco
    sim, concordo contigo; esse é o passo seguinte.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. estou tão feliz!!!!! :))))

    ResponderEliminar
  32. Sem dúvida um dia para não esquecer.
    O País começa a entrar na sociedade de "hoje".
    Esperemos mas entretanto celebremos.
    Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  33. Maria Teresa
    é um comentário sucinto, mas muito feliz.
    Obrigado, e como dizes "Esperemos, mas celebremos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Caro Amigo

    Nos Estados Unidos ao produzirem-se estudos sobre o suicidio de jovens chegou-se à conclusão que a maior parte deles se devia a um profundo sentimento de exclusão social e familiar pelo facto de serem homossexuais.
    Uma sociedade que leva seres humanos ao suicidio apenas e só porque nasceram com algo de diferente da maioria é uma sociedade que tem de fazer algo para eliminar esse cancro social.
    Leis como a que foram hoje aprovadas, só pelo simples facto de existirem podem dar um pequeno contributo, no caminho certo, para que um dia, as gerações vindouras tenham uma visão diferente sobre a natureza das coisas, com o inerente respeito que todos os seres humanos merecem.
    Por isso hoje em Portugal deu-se um passo em frente para a dignificação do ser humano. O caminho para que as mentalidades mudem será longo, mas já se iniciou!
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Com senso
    acho que é demasiado árduo pedir aos homofóbicos que entendam a razão desses suicídios, pois eles nunca entenderiam que grande culpa desses actos vêm deles.
    Mas, como afirmas é com pequenos passos, como o de hoje, que muita gente não compreende nem aceita que se constrói um mundo melhor, o mundo de amanhã.
    Os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos agradecer-nos hão.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  36. Parece que demos um passo importante para uma sociedade (um pouco) mais justa e moderna.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Catsone
    sim demos e devemos celebrá-lo, mas sem euforias, antes com o sentido de que se começou a fazer justiça nos direitos de muitos milhares de cidadãos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Mesmo após ter chegado a casa de um turno da noite, não consegui ir dormir e fiquei na sala a seguir a AR, nunca pensei que a ansiedade por boas notícias me afectasse tanto, talvez tenha sido a "esperança" a dizer-me algo. Para mim foi muito importante o discurso de Miguel Vale de Almeida, chorei muito nesse momento porque senti uma parte de mim a falar ali diante da AR, fiquei abismado pelo facto de sentir que ele estava a falar por mim e por cada um de nós. Tem sido um longo percurso e não podemos parar de lutar.

    ResponderEliminar
  39. Ricardo
    foi realmente empolgante, e ao mesmo tão serem«no, o seu discurso, indiscutivelmente o momento mais alto desta sessão histórica.
    E tens razão ele estava ali a REPRESENTAR-NOS!!!!
    Beijão (para os dois)

    ResponderEliminar
  40. É realmente um dia que fica para a história e é um grande passo que se deu para, como disse José Sócrates, «promover a liberdade e a igualdade».
    Não querendo estar a repetir o que acima foi dito, apenas dizer que fiquei igualmente contente pela derrota dos plataformistas.
    Infelizmente ainda não existe nenhuma fórmula para mudar o pensamento de muita gente que mete nojo. A tacanhez e a ignorância em alguns casos....é irreversível.
    Como por exemplo, hoje em vários blogs podia-se ler muita ignorância e ódio pelo feito alcançado hoje.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. ora bolas, estava a trabalhar e perdi debate, votações, tudo. vou ver se consigo encontrar o discurso do MVA. li algures que a Heloísa Apolónia de Os Verdes também teve uma óptima intervenção. mas por outro lado ainda bem que não vi, ía irritar-me com os discursos da homofobia disfarçada.
    abração, Pinguim

    ResponderEliminar
  42. Miguel
    essa tal de Isilda Pegado, a principal impulsionadora da questão do referendo estava pior que estragada...mas foi bem feito, pois era deputada do PSD quando apareceu na AR a petição do referendo da IVG e ela votou contra: nessa altura isso já não era considerado um ataque à democracia - puta da política...
    Abração.

    ResponderEliminar
  43. Miguel
    podes ler o discurso do MVA no blog dele http://blog.miguelvaledealmeida.net
    Quanto à Heloísa Apolónia, teve uma boa participação, mas falou 4 ou 5 vezes a dizer quase sempre o mesmo. embora fosse quem melhor tivesse argumentado contra o referendo.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  44. Finalmente e felizmente! No entanto, na minha opinião custa-me a aceitar que no século XXI ainda seja preciso decidirem pela igualdade de direitos das PESSOAS numa AR. De qualquer das formas é claro que fiquei feliz e... aliviada! Sim... aliviada, porque parece que ainda existe um pouco de discernimento são na nossa AR!

    Outra coisa: Obrigada pela visita!! Foste tão cumpridor da tua palavra e tão rápido que nem me deixaste acabar a estória da Gina... Vais ter que passar pelo meu blog outra vez... :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  45. Olá Lala
    isso não invalida que começasse a ser fã da família...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Foi um grande dia!

    Um dia em que Portugal deu um grande passo para que todos os cidadãos sejam mais iguais.

    Apesar de adorar o nosso país, hoje sinto-me ainda mais orgulhosa de ser portuguesa :)

    ResponderEliminar
  47. Eu, ainda não vou deitar fogetes, cá por mim vai ser chumbado pelos legisladores por não incluir a adopção, depois volta para a AR e é chumbado por não ser o que o PS tinha no programa... enfim... espero que não... mas...

    ResponderEliminar
  48. Dantins
    claro que é motivo de orgulho para todos nós; embora me entristeça tanto a enorme onda de homofobia que esta situação despoletou.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  49. TUSB
    nem devemos estar demasiado optimistas nem demasiado pessimistas; vamos aguardar serenamente e pensar que o PS pode ser obrigado a rever, via Tribunal Constitucional a sua posição quanto à adopção.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  50. Estou feliz e acho pessoalmente que é motivo para festejar contudo é triste ver como alguns, que nunca se unem por causa nenhuma, juntam-se por uma causa que vai contra os direitos do Homem! Mas festejemos e continuemos a luta para o que ainda nos falta!

    ResponderEliminar
  51. Free_soul
    pois infelizmente assim acontece e não vão desistir, pelo menos enquanto "tiverem tempo" (a lei não for promulgada).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  52. Confesso alguma divisão...
    Como católico, sou casado. Na "sociedade civil" não.
    Depois de ontem, o não da frase anterior pode mudar para sim. Só depois de ontem.
    Mas, confesso, que isso não muda praticamente mais nada...

    ResponderEliminar
  53. Nuno
    almost, my friend...I hope we will have a happy end about it.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  54. Caro Teddy
    não muda praticamente nada, mas poderá mudar para muita gente; eu também não espero casar, mas quero ter a possibilidade de o fazer e há gente que necessita do casamento civil para obter certos fins legais.
    Abraço(s) grandes(s).

    ResponderEliminar
  55. Uma noticia tão boa tão boa apenas manchada por todo o jogo politico feito nos bastidores, que levanta questões da verdadeira motivação de alguns dos indivíduos da esquerda.

    Vi uma entrevista onde falavam que na Espanha, o Zapatero tinha avançado com legislação semelhante no parlamento espanhol numa altura politica que lhe tinha sido conveniente. Vejo o Sócrates a fazer por mesmo, mas pronto... Um importante passo que foi dado!
    Abraço

    ResponderEliminar
  56. The men...
    há realmente aqui estratégias políticas, mas algumas vezes mal calculadas; Sócrates deveria saber, ou sabê-lo-à que esta lei sofre de inconstitucionalidade sem consagrar a possibilidade de adopção. assim sendo e se não houver outra alternativa terá que mudar de estratégia.
    A ver vamos, mas de qualquer modo é um passo irreversível.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  57. João, sim, é o video do MVA mas nao consigo encontrar na Net :/ de facto não abre..

    Ja agora, Parabéns!! ;) (agr é so esperar que o Adolf Silva não vete a lei, o quem infelizmente, parece-me que será.

    Abraço em tons de arco-iris ;)

    ResponderEliminar
  58. Natcho
    parabéns para ti também, claro.
    O discurso dele está no blog dele "Tempos que correm".
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  59. 1. De facto a luta não acabou, pois a lei ainda terá de ser discutida na especialidade e promulgada pelo PR, o qual decerto que a vetará.

    2. No fundo o busílis da questão está na adopção.
    Muita gente ainda poderá aceitar que os homossexuais se casem, mas não que adoptem. É a pseudo-moral lusa no seu melhor... :|

    3. Irrita-me solenemente quando a direita vem com o espantalho da defesa dos valores familiares.
    Onde estava ela quando aquela mãe adolescente andava a lutar pelo filho que lhe foi retirado para adopção, cuja atitude até sensibilizou o director do Refúgio Aboim Ascensão? E quando foi aprovada a nova lei contra a violência doméstica, a qual tem mais buracos que um queijo suiço? E por aí adiante...

    ResponderEliminar
  60. Pois é amigo Maldonado
    é lamentável que além de todos os preconceitos homofóbicos que grassam no nosso país, haja uma visão totalmente antiquada da família, supervisionada pela hierarquia religiosa e sobretudo tudo isto que tem a ver com direitos fundamentais da pessoa humana seja considerada arma de arremesso em lutas políticas.
    Claro que aliada o a um conservadorismo que nunca escondeu, Cavaco não vai promulgar a lei a não ser que a isso seja obrigado; mas para isso ela terá que ser "trabalhada" de uma forma ou de outra,
    O que não acredito é que o passo agora dado possa ser reversível, pode demorar mais ou menos tempo...
    Ela, a lei, depois da sua entrada em vigor, só será posta em causa, e sê-lo-à com certeza com uma maioria de direita no Parlamento...longe vá o agouro!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  61. Passei por aqui para dar um abraço muito apertado a ti, Joãozinho, àqueles a quem esta lei vai trazer felicidade e aos outros que, não tencionando servir-se dela, sabem que agora para o estado português a orientação sexual de cada um dos cidadãos é indiferente. E também merecem a minha total simpatia os que se recusam a referendar a vida afectiva de quem quer que seja.

    Portugal é um país um tanto conservador, é verdade, mas quando se trata de direitos humanos não nos tem envergonhado ao longo da história.

    Um beijo muito grande a todos.

    ResponderEliminar
  62. Mar_maria
    sinto-me honrado de ser escolhido como receptor desta tua mensagem.
    Sabes que havendo muitos amigos e amigas homossexuais nos links que tenho aqui no blog, também tenho e cada vez mais, amigos e amigas heterossexuais; e dou muito mais relevo às mensagens vindas deste grupo, pois é normal ter apoio dos iguais a nós.
    Afinal somos todos seres humanos e não somos diferentes, apenas há diferentes orientações sexuais que não alteram em nada a maneira de ser de cada um.
    E por isso acho que todos os portugueses, até os homofóbicos (quem sabe se não estamos a tornar mais fácil a vida de alguns dos seus filhos), ficaram a ganhar, pois quando se aumentam as liberdades fundamentais de alguns, todos ficam a ganhar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  63. João, já celebrei no meu próprio blog e venho irmanar-me nos cumprimentos por aqui também. Parabéns a vocês todos portugueses, envolvidos direta ou indiretamente com essa causa. Ainda que haja meandros até que a lei saia do papel, em geral, concordo com a maioria: é um avanço e, imagino, com isso o seu país nunca mais será o mesmo. Estamos, no Brasil, com o debate da união civil emperrada há alguns anos. Que dirá o casamento gay! Portanto, comemoro com todos vocês esse dia e esse evento. Parabéns. Beijo, João!

    ResponderEliminar
  64. Sérgio
    o melhor comentário que poderias fazer a esta postagem já a deixaste no teu blog; de qualquer forma esta caixa de comentários ficaria incompleta, aceito, sem a tua opinião.
    Espero que num futuro próximo, os nossos dois países possam também estar irmanados nesta questão - era sinal que as mentalidades dos dois lados do Atlântico tinham evoluído positivamente.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  65. Querido amigo
    Quero aqui felicitar, todos os que em Portugal anseiam por uma sociedade mais justa , com os mesmos direitos para todos e com respeito pela diversidade. Foi uma vitória (grande porque foi o primeiro passo) mas há ainda um longo caminho a percorrer. Primeiro esperar que a lei entre realmente em vigor, e depois que a sua prática se vá implantando na sociedade , obrigando os hipócritas do costume a calarem-se .
    Sublinho que foi realmente uma vitória . Estamos todos mais livres, porque mais iguais.
    Brindemos a isso .
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  66. Olá Nocturna
    este teu comentário deu-me uma dupla satisfação: pelo que as suas palavras significam (há gente no nosso país, realmente muito covardes), mas também por quebrarem um longo silêncio.
    Espero que uma vez por outra escrevas algo no teu blog pois fazes muita falta na blogosfera.
    Obrigado e um afectuoso beijinho.

    ResponderEliminar
  67. Só espero não levarmos uma valente "cavada" !!!


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  68. Abraço-te
    podes contar com isso, quase de certeza...
    Abração.

    ResponderEliminar
  69. As mentalidades são as coisas mais dificeis de mudar. Mas, por algum lado têm de acontecer. Os principios do humanismo são claros e é bom ver que gradulamente são alargados. Claro que os passos são lentos, mas que pelo menos sejam seguros e fiquem estabilizados.

    Como disse a alguém que perante esta noticia, perguntou-me: "Mas para que é que esta gente quer casar, se cada vez existem mais divorcios?" Eu respondi: "Mesmo que não queiram casar, querem sentir que têm o direito e a dignidade de o fazer, se lhes apetecer. Isso é importante para qualquer ser humano. Faz parte. Quer concordemos com eles ou não."

    Abraço!

    ResponderEliminar
  70. Caro Sócrates
    é na tua resposta que está a fundamentação da minha posição perante este assunto.
    Não há 100% de casamentos felizes na heterossexualidade; daí haver uma figura jurídica que é o divórcio. Porque razão num casamento entre pessoas do mesmo sexo haveria de ser diferente?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  71. passo importante e histórico no que aos direitos humanos diz respeito ... fiquei feliz!

    ResponderEliminar
  72. Luís
    é um facto, mas irá ser um passo a vários tempos, embora absolutamente irreversível.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  73. ainda não caí verdadeiramente em mim, mas além de histórico o dia marca um grande, enorme passo em frente. falta o resto mas lá chegaremos, não é? fico muito mais contente com o meu país!

    um grande abraço, beijo e tudo!

    ResponderEliminar
  74. Paulo
    comungo totalmente do teu estado de espírito.
    Beijos para ambos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!