Mas agora, e porque são desafios parecidos, vou abrir uma excepção (parcial, pois não irei nomear ninguém) e vou usar a fórmula do “dois em um”, juntando neste post a resposta aos dois desafios.
Assim, a Denise pede-me para fazer um auto-retrato escrito, para o qual parece não haver regras rígidas, podendo o mesmo ser elaborado à vontade do freguês; por outro lado, o Little John quer saber de cinco manias minhas que me distingam dos demais, e aqui é que a porca torce o rabo, pois manias todos temos, mas são quase todas semelhantes, com poucas variações; mas vamos ao trabalho:
AUTO-RETRATO – sou um homem bastante normal, com defeitos e qualidades, como toda a gente, mas há algumas coisas que me caracterizam especialmente: sou teimoso como as coisas teimosas; debaixo de um optimismo aparente esconde-se um pessimismo, por vezes mesmo mórbido; sou bom, na forma corrente de o ser, mas quando é necessário e principalmente se me tocam em coisas para mim sagradas, posso ser bastante “mauzinho”. A intolerância, a hipocrisia e a estupidez são palavras que não entram no dicionário da minha vida e são esses os defeitos que mais me afastam de certas pessoas; tenho na Amizade sincera e desinteressada um dos meus maiores apoios. Já vivi bastante, momentos bons e outros menos bons e de quase nada me arrependo do que tenho feito. No Amor sou acima de tudo honesto e respeitador e tenho colhido frutos dessa maneira de o viver. Fiz muitas coisas diferentes na vida, tive variadas profissões, e se nunca fui demasiado notado, engrandeci com todas essas vivências o curriculum vitae pessoal, intimo. Tenho uma boa capacidade de comunicação e sei como “chegar” junto de alguém, devido talvez a ter sido vendedor, parte da minha vida. Sinto-me realizado e de certa forma posso afirmar que tenho vivido bastantes momentos felizes, pois ninguém é feliz constantemente. Sou convicto das minhas ideias e vivo totalmente de acordo com o meu pensamento. Ahh, já me esquecia – sou do Benfica e tenho dois ódios de estimação nacionais (Alberto João Jardim e Pinto da Costa), e dois internacionais (Berlusconni e o Bentinho!!!!!!)
CINCO MANIAS
1. Detesto três coisas que a maioria das pessoasgostam: pássaros, queijo e azeitonas.
2. Não sendo praticante, no meu catolicismo (e sendo até bastante critico da Igreja), benzo-me a “cada pé de passada”, pelas razões mais pueris.
3. Entro sempre com o pé direito, tanto na escada como na “manga” que conduzem aos aviões, como dentro do próprio avião.
4. Sou algo desleixado com o que visto e estou sempre a repetir para justificar não comprar muita roupa nova, que já “não perco casamento”.
5. Adoro, quando estou só num determinado sítio, olhar atentamente para alguém e tentar adivinhar o que essa pessoa pensa ou sente nesse momento, só pela análise do seu comportamento – é um jogo fascinante!
E pronto. Botem faladura, digam da vossa justiça, já que eu não vou nomear ninguém; mas gostava de vos conhecer melhor; não tenham receio de se expor. É muito pior do que ser exposto…
Mais umas confissões para me ajudar a conhecer-te melhor.
ResponderEliminarDevo dizer que não me surpreendeste.
Abracinho
Só me apetece falar das manias, o auto-retrato iria levar demasiado tempo :D
ResponderEliminar1. Adoro três coisas a que várias pessoas têm alergias: gatos, queijos, e chocolates
2. Exalto-me facilmente com a homofobia e preconceitos e as vezes com coisas pequenas que têm a ver com isso, como a "tolerancia".... toleram-se são as formigas e mosquitos, eu não quero ser alvo de tolerancia... e até me irrito em frente à televisão devido a isso haha...
3. Sou um bocado como a Penelope Cruz na "mulher por cima", se não for a conduzir, enjôo; e pronto... não só a conduzir
4. sou demasiado guloso e preguiçoso... e pior que tudo, perco imenso peso a fazer desporto, mas só não tenho paxorra...
5. odeio bricolagem, odeio pregos, parafusos, fazer furos em paredes, montar prateleiras, estantes, passar fio, só de falar disso chateia-me e fico de mau humor
Muito interessantes estas tuas confissões...
ResponderEliminar:-)
Algumas eram conhecidas (pelo menos para mim), em outras foi bom ver a tua auto-avaliação!
Abraço!
Nossa, também não suporto azeitona! Costumo dizer que isso aí é que nem a cidade de São Paulo, ou se ama ou se odeia! :-))
ResponderEliminarAhahahah uma mania minha, e creio que seja partilhada por muitas pessoas, é dormir com meias. Vixi... Faça calor, frio, chuva, não consigo dormir sem meia de forma alguma. E olha que aqui está fazendo um calor que, nossinhora... A gente mal aguenta!
Já o auto-retrato, para mim está demasiado difícil traçá-lo neste momento devido à inconstância (coisas da idade? o.O) que já perturba-me há algum tempo. Quem sabe, futuramente conseguirei definir-me melhor!
:-*
Também não me surpreendeste nem um pouco :) Digo-te já João, que apesar de licenciada em Psicologia, acredito um bocadinho na astrologia... e como conheço (muito bem), quem faz anos no dia seguinte ao teu ,(e por acaso tem o mesmo nome e tem a mesma idade :),tudo o que falas , eu já adivinhava, e depois, és sempre tão franco no teu blogue, que é relativamente fácil, deduzir várias facetas que mencionas, outras até já o tens dito para quem estiver atento às tuas diversas confidências. Senti logo uma empatia contigo desde o início e nem sabia das coincidências que falo :), e gostei de te conhecer um bocadinho melhor desta forma. Lamento, mas eu adoro queijo!!!! Azeitonas também não aprecio e passaros, já sabia que tens fobia,rrrss. Achei piada às manias...especialmente à 5ª, até porque é um hábito que também tenho, rrssssss!!!! Beijinho grande para ti
ResponderEliminarMaria Teresa
ResponderEliminare eu não esperava surpreender ninguém: sou um péssimo jogador de poker...
Beijinho.
Caro TUSB
ResponderEliminartu percebeste-me; era isso que eu pretendia dizer no parágrafo final: que as pessoas se expusessem também um pouco, como tu fizeste.
Obrigado.
Abraço grande.
Amigo Sócrates
ResponderEliminaras auto avaliações são sempre um pouco perigosas, pois são obrigatoriamente tendenciosas.
Abraço amigo.
GiGi
ResponderEliminarpelo menos tentaste...
E tens razão: com o tempo temos uma maior capacidade de nos conhecermos a nós próprios.
Beijinhos.
Eva
ResponderEliminarsim, eu sou um livro aberto! Por isso detesto tanto a hipocrisia...
E quanto à astrologia, eu sou Carneiro (em absoluto) e com ascendente em Peixe, o que torna o caso ainda mais extremo, no bom e no mau sentido, eheheh...
Beijinho.
Não gosto nem sei falar de mim (se calhar é uma mania), por isso não faço o auto-retrato. Mas lendo o teu, posso ver que temos bastante em comum. Até à 6ª linha que escreves parece quase tirado a papel quimico.
ResponderEliminarManias...
1 - Fechar o carro e embora saiba que é fecho centralizado sou capaz de dar a volta a ver se as portas estão bem fechadas ou cismar que não fechei o carro e voltar para trás para verificar. (Algumas vezes já em casa)
2 - Tenho a mania de corrigir o mau português (mais o falado que o escrito)
3 - Detesto leitão assado (ou de qualquer maneira)
4 - Gosto de olhar uma pessoa nos olhos quando falo com ela.
5 - Quando conheço alguém tenho a mania de lhe olhar para as mãos/dedos.
6 - .... havia muitas mais, mas são só 5. :-)
Abraço.
Miguel
ResponderEliminarpor acaso não és carneiro????
Tenho que ir contigo à Bairrada, eu como o teu leitão e tu comes queijo e azeitonas, eheheh.
Abraço amigo.
Com que então, "pássaros, queijo e azeitonas"? Quem diria!?...
ResponderEliminarGostei bastante desse auto-retrato, é sempre bom acrescentar mais alguns pormenores que eu não sabia.
ResponderEliminarAbraço! :)
Deixa lá que não és só tu: João Jardim e Berlusconni deviam ser empalados às portas da cidade!!!
ResponderEliminarE deixa lá, que também não gosto de queijo e azeitonas!
Sabes o que te digo?
ResponderEliminarViva o queijo e sempre tive pássaros :)
E partilho essa 5a mania... é tãaao bom poder ter "tempo" para isso...
Beijinho,
pinguim já leste muitos dos meus posts, sabes como sou. A transparência é uma das minhas qualidades que evidencia qualidades e defeitos. Como não sou calculista tudo o que sinto digo. Por isso não vou falar sobre isso. Mas sabes que a tua 5ª. mania também a tenho? Depois adoro concluir se errei ou não acerca da análise que fiz sobre alguém. Nem que não queira quando dou conta estou a analisar as pessoas. Um bom passatempo que nos é de grande utilidade. Beijinhos
ResponderEliminarLuís
ResponderEliminarquase dava um excelente título para um filme alternativo...
Abração.
Fora do contexto: tenho um mail excelente sobre a Islândia (só fotos) e tentei enviar-te mas não consegui; ou mudaste de e-mail ou tinhas a caixa cheia.
André
ResponderEliminarfaz parte do processo de amizade gradual, ir sabendo mais dos amigos.
Abraço grande.
Ângelo
ResponderEliminarjá vou conhecendo bastante gente que não gosta de queijo (não tanta como as que não gostam de AJJ e Berlusconni, claro), que qualquer dia no Facebook lanço uma "causa" qualquer sobre o assunto.
Abraço amigo.
Izzie
ResponderEliminarquanto ao gosto por pássaros e queijo, isso é o normal - eu sou uma excepção.
Já a quinta mania, pelo que vejo há mais gente a tê-la do que eu pensava...
Beijinho.
Brown Eyes
ResponderEliminarentão somos muito parecidos.
E essa quinta mania é mesmo apaixonante; uma variação dela é ver duas pessoas juntas num café ou restaurante e adivinhar o relacionamento entre elas (quando não é óbvio, está claro).
Beijinho.
Pois é, Pinguim, partilho algumas das tuas manias: também não gosto de azeitonas, nem do Pinto da Costa, nem de comprar muita roupa nova, não tenho paciência!
ResponderEliminarEm contrapartida, sou do Sporting e adoro pássaros, como todos os animais (excepto insectos, pronto!).
E também acho que a intolerância e a hipocrisia são flagelos com que temos de conviver. À estupidez, eu acrescentava a arrogância, porque acho que a arrogância da estupidez é o pior flagelo de todos, e bombardeia-nos diariamente.
Bjs
Teresa
ResponderEliminarpuseste-me a pensar, e ainda estou, com essa frase "arrogância da estupidez"...
Beijito.
Oi João, vim para te desejar um grandioso 2010. Feliz ano novo, que lá se vão os Reis e eu ainda não havia aparecido por aqui. Voltei recentemente e ainda não tive tempo de me inteirar de tudo e todos apropriadamente. Ainda que eu acredite que nunca nos inteiremos por completo, de qualquer forma, de coisa alguma. Li este post e os demais os lerei com calma. Mas não vou me arriscar. Adorei seu auto-retrato e as manias, se eu começar a falar sobre as minhas, serei feito Penelope a desfiar colchas sem fim. De resto, é um prazer estar de volta ao convívio dos amigos. Por minha vez, gosto dos pássaros, desde que estejam livres. Gosto um pouco de azeitonas e amo queijos. E leitões também. E uvas passas. E pastéis de Belém. E doce de leite. Para falar francamente, não há comida que eu rejeite. Hehehehe! Beijo!
ResponderEliminarOi João (me decidi por chamá-lo de João a partir deste ano e vale a reciprocidade). Volto para lhe dizer que, ao acabar de escrever o meu comentário aqui, fui ao meu próprio blog para liberar eventuais comentários e encontrei os seus. Nenhuma surpresa no sincronismo - você me escreveu e eu, em algum momento, te escrevi depois. Pois saiba que, se você leu a minha resposta ao teu comentário do meu post de despedida antes do Natal, já reclamei lá da tua ausência nas despedidas do ano passado. Sim, que possam achar ridículo alguns, mas não eu, como mui acertadamente você o disse. Sim, senti falta de muita coisa. Mas mais sentida foi a tua ausência e meio que parti assim com um certo vazio. Que embora não nos conheçamos, não tenha dúvida que, afinal, esse desconhecimento é apenas corporal. De alma, percebo que nos conhecemos de há muito. Uma vez mais, feliz ano novo. Beijo, beijo de retorno pois!
ResponderEliminarSérgio
ResponderEliminarpela mesma razão que eu comecei a tratar-te pelo teu nome, fiquei muito satisfeito que fizesses o mesmo comigo; acho esse passo um sinal de que a amizade está a aumentar e eu já o fiz com muita gente, e só o não faço com outras pessoas por respeitar um certo recato que alguns querem dar ao seu verdadeiro nome.
Adorava saber as tuas manias, pois nas manias incorporamos certas "nuances" crónicas um pouco diferente da maneira geral de procedimento.
Sobre todos os outros pontos focados nos nossos comentários, penso que lhe daremos continuidade, ou por mail ou por alguma conversa pessoal na net...
Beijo.
Estava adorando ler teu auto retrato até chegar na parte que vc diz detestar azeitonas e queijo,ahahhaha.Eu adorooo isso..hehe.
ResponderEliminarPois é amigo ,depois de um breve sumisso, cá estou novamente.
Quero agradecer por todos os comentários deixados por lá.Só engrandece meu humilde espaço.
Grande abraço e um maravilhoso 2010 a ti.
É daqueles desafios que ajuda a conhecer-te um pouco melhor, e estou a pensar em tomar esse mesmo desafio.
ResponderEliminarAi João, vamos só às manias, que a descrição pessoal para mim é difícil, prefiro sê-lo pelos outros, pois normalmente sou mau juiz em casa própria (foi uma conclusão que tirei há muitos anos!).
ResponderEliminarOs ódios de estimação são algo semelhantes aos teus, excepto o Pintinho, que não me aquece nem me arrefece, mas posso juntar-lhes mais uns quantos, a começar pelas suas Excelências, o Primeiro Ministro (sorry!) e sua Reverendíssima Eminência parda, o Presidente da República.
A juntar ao queijo, também não gosto de chocolate!
Apesar de não ser católico (muito longe disso, provenho de famílias de cepa judía e não tenho qualquer crença tradicional) encho a casa com arte sacra (aquela, pouca, a que a minha bolsa pode chegar!).
Quando alguém me incomoda risco a pessoa da minha vida para todo o sempre;faço de conta que essas pessoas deixaram de existir (e para mim deixaram mesmo). Não serve isto para castigar ninguém (seria tonto pensá-lo, pois os outros estão-se marimbando para nós), mas considero que a minha vida é mais interessante quando a tenho preenchida com gente de quem gosto realmente! Sobra-me mais tempo para lhes dar em vez de o desperdiçar em ódios que, além de inúteis, servem para nos tornar azedos!
Superstições, que me dê conta, não tenho (evito passar debaixo de uma escada, mas isso é porque tenho medo de levar com alguma coisa, ou alguém, em cima da cabeça).
Trapos não ligo. Como, durante muitos anos, tive relação com uma pessoa ligada ao mundo da moda, ganhei especial aversão a este mundo. Visto a primeira coisa que me chega à mão, sem ligar a combinação de cores estilos ou tecidos! (já me deram esmola uma vez porque me confundiram com um sem abrigo ... hehehe)
Ah! E partilho contigo a nº 5.
Grande abraço
Manel
Olá Glauco
ResponderEliminarse todos gostássemos do mesmo, o mundo caía...
Pois, as pessoas habituam-se a ler os blogs com regularidade, e depois estranha-se a ausência, mas tudo e todos temos direito a férias, não é verdade?
Abraço amigo.
Ricardo
ResponderEliminarvamos lá, mãos à obra: desnuda-te (salvo seja...)
Abração.
Manel
ResponderEliminarquanto à descrição, não és só tu a seres mau juiz em casa própria - todos o somos; mas mesmo assim, assumi o risco...
Quanto às manias, são perfeitamente adequáveis à imagem que tenho de ti e não constituíram grande surpresa; registo, com agrado que a minha "quinta mania" é muito mais abrangente do que eu pensava.
Abraço grande.
Gostei da tranquilidade(e transparência) do teu retrato, e ri-me com duas das tuas manias, iguazinhas às minhas!
ResponderEliminarQuanto a fazer o mesmo...prefiro que me adivinhem pelo que escrevo!
Abraço
Caro Amigo
ResponderEliminarFazes um auto-retrato que revela algo de ti, mas que deixa por dizer que tens uma lucidez e uma capacidade de entendimento das coisas, das pessoas e da vida que são incomuns e que te tornam um excelente amigo.
Que deixa também por dizer que sabes transformar o complexo e o denso em algo simples e acessível, com uma base cultural riquissima que não alardeias, mas que se percebe a cada ideia que exprimes e em cada pensamento que desenvolves.
Quanto ao queijo e às azeitonas estamos de facto em posições antagónicas, quanto aos ódios de estimação, eu diria que são umas figuras de farsa que não farão história, mas que serão protagonistas de muitas anedotas... E acho até que alguns deles até já terão percebido isso!
Um abraço amigo
"sou do Benfica e tenho dois ódios de estimação nacionais (Alberto João Jardim e Pinto da Costa), e dois internacionais (Berlusconni e o Bentinho!!!!!!)"
ResponderEliminarQuanta afinidade meu amigo!
beijos
Ai Pinguim gostei tanto de ler isto sobre ti...
ResponderEliminarA teu auto retrato veio adicionar algumas coisinhas aquilo que de ti ja tinha intuído quer por leitura quer pelo que conheci...e espero que breve possamos repetir:)
E as tuas manias...bem a primeira, achei um mimo!:)...azeitonas tb não é cmg...já queijo...comia-o às toneladas se fosse possível:)...
identifico-me com a 5ta;)
Abraço grande de ano novo:)
Olá Justine
ResponderEliminarmodéstia à parte, transparente sou e por vezes até demais...
Já tranquilidade, há dias...
As duas manias, uma delas deve ser a quinta, que pelos vistos é quase comum a todos, a outra, fico a pensar...
Beijinho.
Con senso
ResponderEliminartu queres mesmo que eu me babe, rapaz? Olha que se vamos por aí, terias que arranjar um babete ainda maior que o meu.
Só discordo de uma coisa em ti, e não é no queijo e azeitonas; mas tu achas que aquelas 4 pessoas, ou alguma delas já perceberam que são figuras de farsa? Não acredito...
Abraço grande.
Blue
ResponderEliminare há outras, minha querida amiga...
Beijoquita.
Hydra
ResponderEliminarmais um "assinante" da já famosa "quinta mania", eheheh.
Tens toda a razão, temos que nos encontrar um dia destes para matar saudades; se não for antes, pelo menos em Março será, quando o Déjan cá vier. Tenho saudades tuas...
Abraço forte.
Acabei por responder ao desafio das manias, no meu blogue :) Beijinho
ResponderEliminarEva
ResponderEliminarpasso por lá amanhã para ler e dar a minha opinião.
Beijinho.
Ahahaha...obrigado pela resposta;)
ResponderEliminarCOmo nao podes gostar de queijo??? Manda todo para mim:P
Little
ResponderEliminarreza a história familiar que era eu bebé, de gatas, entrei num armário (eheheheh...não é piada) e comi quase um queijo inteiro. Tiveram que fazer-me uma lavagem ao estômago e estive quase a "andar desta para melhor"; depois só me lembro que nunca gostei de queijo; só o cheiro me arrepia...
Abração.
Hummm...vamos, então, ao auto-retrato:
ResponderEliminar-47 anos, 1,73m, 68 kg exustivamente mantidos com muita ginástica e malhação.
-jornalista e pessimista.
-Praia, sim (muito e sempre), futebol, não (mas sou flamenguista).
-Rock'n roll na veia, Chopin na alma e o samba, no pé.
-Partido Verde sempre, coração partido idem.
-Bom humor, apetite melhor ainda.
Manias:
-bater três vezes na madeira à menção de coisas ruins e negativas.
-apesar de não seguir nenhuma religião específica, não gosto de usar cor escura às 6as. feiras, dia de Oxalá no Candomblé.
-evito pisar nas "linhas" que dividem os calçamentos.
-sempre molho os pulsos e a nuca antes de mergulhar no mar, mesmo com a água quente como agora.
-sempre lavo as mãos ao chegar da rua, é uma compulsão mesmo.
-Não sossego enquanto não arrumar a cama pela manhã. E não me sento sobre o lençol se estiver com roupa usada.
Nossa!!! Nem eu me dava conta de tantas manias...Bom exercício, esse.
bjs
Gentil Carioca
ResponderEliminarObrigado; fiquei a conhecer-te um pouco melhor e a gostar ainda mais de ti.
Beijinho.
Agradecida pela excepção :-)
ResponderEliminarHummm Um homem inteligente e supersticioso.
Gostei do auto-retrato com a adenda das cinco manias, sim senhor. Agora só falta conhecer o menino Pinguim pessoalmente :-)
Olá Denise
ResponderEliminaresse encontro esteve quase, quase a acontecer, perto do Natal, lá nas minhas berças...
E será este ano que vens ao nosso jantar? À terceira costuma ser de vez...
Beijinho.
Boa noite Pinguim,
ResponderEliminarvenho agradecer a visita e o comentário lá no "meu" mar de Afectos e Dúvidas...
Chego aqui e nada melhor do que este post para o conhecer melhor.
Quantos aos ódios, os meus não são de estimação, mas não posso com essas duas figuras da nossa sociedade... grrrrrrr
Depois, adorei essa sua mania do jogo fascinante...
agora já sei que se um dia um olhar atento pousar na minha pessoa... é o Pinguim!
estou a brincar... :)
beijinhos
Olá MZ
ResponderEliminaragradeço a tua simpática visita a este meu canto e logo a um post onde me "desnudo" um pouco, mas eu vou fazendo isso ao longo de todas as postagens, pois não tenho qualquer problema em mostrar como sou.
Já linkei o teu blog e vou começar a passar por lá...
Mas com uma condição: o tratamento por tu, ok?
Beijinho.
se não te conhecesse, teria ficado muito satisfeito com a parte de saber que te achas um "homem bastante normal"... :)
ResponderEliminarde resto, tudo bate certo, só não sabia do teu amor pelas azeitonas e pelo queijo(?)... pelo queijo, logo tu que és da terra dele. enfim. e és supersticioso! de resto, repito, bate tudo certo e dá bem conta da pessoa boa que és!
um grande abraço
Paulo
ResponderEliminaro ser um "homem bastante normal" está claro que é usado num sentido irónico, e o quase refere-se a que tenho as minhas "maluquices", como toda a gente...
Abração.