sábado, 10 de dezembro de 2011

Quem se lembra de...

Inicio hoje mais uma rubrica neste blog. Uma rubrica musical, onde apresento grandes êxitos do passado.
Alguns recordar-se-hão ou das músicas ou dos intérpretes; outros haverá para quem estes temas musicais nada lhes disse,mas pode ser que gostem.
Uma coisa podem ter a certeza: no seu tempo foram enormes êxitos e estiveram nos tops de vendas.
Pat Boone foi dos mais populares cantores e actores norte-americanos, e se interpretou essencialmente musica romântica, talvez o seu maior êxito seja esta música, um popularíssimo rock'n roll.
Brenda Lee não teve, talvez a popularidade dos restantes intérpretes de hoje, mas este seu tema era dos mais tocados naqueles bailes da malta nova de então.
"Diana" foi sem dúvida o tema mais conhecido de Paul Anka; mas eu prefiro este, que também teve um enorme êxito.
Françoise Hardy tornou-se conhecida por esta famosa canção, e foi um pouco por acaso; estava prestes a começar um importante discurso do então PR francês, General de Gaulle, na televisão, mas houve um imprevisto e teve que se esperar uns minutos; então surgiu nos ecrãs televisivos, para "encher" esse tempo, a até então FH a cantar esta canção que pouco tempo depois era cantada não só em França, mas em toda a Europa.

39 comentários:

  1. belas músicas, mas eu não conheço nem uma delas heheheh
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Pinguim, adoro a última música. E já não ouvia há tanto tempo! Obrigado!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Frederico
    eu já imaginava que houvesse pessoas que não conhecessem estes temas musicais; decerto não serás o único e é para esses que esta rubrica tem mais justificação: dar a conhecer grandes músicas e intérpretes do passado,
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Francisco
    ainda hoje sei de cor o refrão desta canção.
    Concordas comigo quando digo que para a juventude de então este tema era o mais ouvido, cantado e dançado, suponho...
    Quantos namoricos não nasceram devido a esta música?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Eu só conheço Paul Anka: em casa dos meus pais ainda deve haver um sigle dele dos anos 60. Não está de mais lembrarmos estas músicas de outrora.

    ResponderEliminar
  6. Kaplan
    Paul Anka teve quase simultaneamente vários êxitos, e alem deste e de "Diana"já referido houve um outro muito apreciado - "Puppy Love".
    Curiosamente, nessa altura era raro haver álbuns com 10 ou mais temas (LP's), e apareciam os "singles", com o êxito, claro e o chamado "lado B", geralmente pouco interessante, mas por vezes havia boas surpresas com esses "lados b"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Que vergonha... só me lembro da última :S

    ResponderEliminar
  8. Eu admito que, apesar de os conhecer a todos, não tenho lembrança de uns três deles... Para a minha geração, pelo menos conhecer, nem é assim tão mau. :)

    Já tu, João... sempre com tão bom gosto musical e sentido de oportunidade.
    Parabéns. :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Backpaper
    obrigado pela tua visita.
    Não é vergonha alguma, pois são canções muito antigas...

    Enviei-te um mail, pois não consigo comentar o teu blog, aliás como muitos outros que antes comentava facilmente; sucede que a Blogger (sempre a "inovar"), inviabiliza-me os comentários dos blogs que não escolheram na definição dos comentários a hipótese "janela do pop-up"; assim peço a quem puder para optarem por esta forma de receber os comentários, que em nada afecta os blogs e permite que os comentários possam aparecer nos vossos blogs.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Retiro...
    mas ficaste a conhecer, o que não é nada mau, e mais vão aparecer. Só espero que tenhas gostado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Eu também não conheço nenhuma delas, pois sou da colheita dos 80 do século XX. :)

    ResponderEliminar
  12. FireHead
    o que é normal, claro...
    Não quer dizer que não gostes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Pat Boone é bastante conhecido, tal como as versões feitas a partir da música apresentada ao longo dos anos (acho que o Elvis tinha uma também).

    A Françoise Hardy tinha uma voz muito boa e o sucesso foi maior devido à moda de se falar francês (que felizmente desapareceu, lol).

    Tout les garçons... sinceramente a minha favorita no rol apresentado.

    Parabéns por esta rúbrica... sou bem capaz de a copiar. hahaha

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Creio que todos nós conhecemos a Francoise Ha...

    Porque afinal, os "onda Choc" cantaram uma versão deste tema
    "todos os rapazes e raparigas..."

    Obrigado por me permitires viajar no passado XD

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  15. Ribatejano
    Pat Boone talvez até seja o mais desconhecido, pois é da década de cinquenta, mas ainda bem que te lembras das suas músicas.
    A FH pertenceu a uma época em que à excepção de muito poucos cantores ou grupos de língua inglesa, a canção francesa e até a italiana, imperava por toda a Europa.
    O que tens tu contra a língua francesa? Para mim, que a comecei a aprender antes do inglês, foi uma língua fundamental. Graças a ter lido muitos livros em francês, das colecções "Livres de Poche" e "J'ai Lu", aperfeiçoei muito o conhecimento dessa língua que é uma pena hoje estar praticamente reservada aos franceses e suas antigas possessões.
    Aliás, a cultura francesa, sempre foi mais importante para mim, que a cultura anglo-saxónica, pois Portugal sempre foi mais influenciado por ela. Afinal somos latinos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Francisco
    sim, há versões posteriores, mas como a original, é impossível; e a forma de cantar da FH era única.
    Ela posteriormente chegou a fazer cinema, mas sem grande projecção.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Conheço todas menos a da Brenda Lee :) nada mau para um rapaz de 28 anos hein :) O Dramatismo de Paul Anka... Meu deus que te deu para desenterrares tais tesouros do bau? :D

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Yeap so conhecia duas...

    A primeira, que se não foi parece a mãe do rock on roll, e a última.

    Apesar de podermos gostar ou não gostar, conhecer o tema além de cultura geral é bastante interessante.

    Abc

    ResponderEliminar
  19. Lembro-me delas todas, Pinguim! E não só das canções, mas da pessoa que eu era na altura em que as dançava nos bailes de garagem em casa de amigos: uma jovem cheia de sonhos, de projectos e de força para os realizar, todos!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Olá João!
    Grande viagem que por aqui vai...
    Bem, confesso que a tua última escolha me acompanhou desde miúdo...lembro-me dessa música já não sei desde quando...
    =P

    Abraço

    http://www.rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Não me lembro de Brenda Lee!
    Como é possível lembrar dos outros e não dela?

    ResponderEliminar
  22. Mais uma coisinha.
    Apreciei imenso o seu (ai) teu comentário e gostaria de usá-lo no post. Posso?

    ResponderEliminar
  23. Porcupine
    Brenda Lee é das menos conhecidas e não teve um grande repertório; mas esta canção é maravilhosa, ela canta-a lindamente e foi um enorme êxito na altura.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. André
    a primeira foi realmente um dos primeiros grandes êxitos do rock'n roll, mas não o primeiro. Numa próxima edição vou pôr o primeiro.
    A FH será porventura a mais conhecida, mas vão aparecer outras muito interessantes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Justine
    estás precisamente como eu; até me recordo como estes discos apareceram em minha casa...
    Belos tempos de despreocupação, e...de excelente música.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

  26. uma viagem que me deu um imenso prazer partilhar.
    A FH sem dúvida, tornou-se a mais popular, mas é difícil citar outras músicas conhecidas dela, só mesmo esta...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Rosa
    pela razão que já expliquei aí atrás: era a menos conhecida!

    Quanto ao comentário, é claro que podes...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Mz
    pois não, por causa das pessoas da tua idade é que eu aqui ponho estas músicas para as dar a conhecer...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Eu lembro-me do Pat Boone (mas com outra canção, já não me lembro qual) e também da Françoise Hardy.

    ResponderEliminar
  30. Luís
    talvez o "Speedy Gonzalez"????
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Sei a letra da Françoise Hardy toda de cor, uma das melhores coisas que aprendi nas saudosas aulas de francês. É uma música optima quando se está enroladinho com alguém...

    ResponderEliminar
  32. Amigo Coelho
    é bom ouvir essa frase "saudosas aulas de francês"...
    E é bom, como bem referes, quando se ama alguém, estar abraçadinho e ouvir esta canção da FH.
    Não digo que a conheça de cor, mas o refrão, sim, em absoluto.
    Quem nunca se passeou , de mão dada, alguma vez numa rua com a pessoa que se ama?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. 4 excelentes escolhas, meu caro, para inaugurar a rubrica nova. a FH é um must, uma canção irresistível, a cheirar a verão e adolescência por todos os poros. mas destas 4 vou votar no Paul Anka: uma grande canção, um crooner extraordinário, daqueles que já não existem. quanto ao tutti frutti, prefiro outras versões, o Pat Boone nunca me arrebatou. resta a Brenda Lee, de que conheço pouca coisa, mas que vale a pena perseguir no YouTube.

    e deixa-me dizer que fico todo orgulhoso por fazer parte dos cotas que conhecem estas canções. afinal de contas, o diabo sabe muito não é por ser diabo...
    abração

    ResponderEliminar
  34. Como eu te compreendo, Miguel, hehehe...
    Alguns leitores deste blog, porventura foram concebidos ao som destas músicas, e para eles, é bom poder dizerem aos "velhotes" que o Paul Anka era muito bom e a Brenda Lee tinha uma canção tão bela como esta "I'm sorry".
    Já tenho ideia para mais quatro, mas como diz o outro: "deixa-os pousar..."
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Queira saber o meu caro amigo que sou um amante de clássicos dos anos 50, a minha primeira k7 foi um best of do Elvis ;-) e aprendi aquele malabarismo de anca+perna ao som do tutti frutti;-)

    a tous les garçons é linda! tb ouvi muitas vezes.

    Esta tua nova rubrica é bem interessante, dado o teu bom gosto musical, faz todo o sentido:-)

    ResponderEliminar
  36. Ima
    tu és uma caixinha de surpresas, hein...o Tutti Frutti era bem mexidinho e era doce, doce a melodia da FH.
    Ainda bem que estamos a falar de música de antigamente, pois se fosse hoje aparecia "entre nós" aquela sujeitinha que tu sabes, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!