terça-feira, 1 de maio de 2012

1º. de Maio

Em 1974 foi assim
Uma festa de um povo inteiro.
E hoje?
Um povo aflito, temeroso da situação a que foi levado, até já não protesta, quase resignado; e pior, quase ameaçado de se manifestar, pois a "convulsão social" não dá uma boa imagem do país às entidades económicas que na realidade nos governam.
Um país que tem um governo que promete coisas para um ano em que a sua legislatura já findou...
Precisamos, mais que nunca de um novo 1º.de Maio, porque hoje muita gente não goza o dia do trabalhador, pois é obrigado a trabalhar.
Uma vergonha!

40 comentários:

  1. Cada dia que passa as mentiras vão sendo mais desavergonhadas e descabidas de sentido e de realidade.

    Como podem estes insanos prometer alguma coisa se tudo o que nos prometeram antes foram mentiras e enganos...???

    Como podem eles apontar obrigações para quem vier a seguir se estes, os actuais governantes, não foram capazes de honrar os seus compromissos...?

    O tempo dos vendedores de ilusão e de banha de cobra barata já acabou.
    É tempo de lhes darmos as respostas que merecem antes que acabem de vender o país ais chineses e companhia.

    ResponderEliminar
  2. Nesse dia, estava bem longe daqui mas os ecos que nos chegaram através da Rádio deram uma ideia desta manifestação vgorosa. Provavavelmente estaríamos na mesma zona do mundo nesses instantes (Moçambique). Pouco resta deste entusiasmo! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Friend, acabei de ver uma reportagem onde uma sindicalista falava das pressões do Pingo Doce para que trabalhassem hoje, justamente num dia onde estão a fazer promoções absurdas. Disseram aos trabalhadores que "no estado em que o país está , blá, blá, blá...
    Ora, não foram esses mesmos FDP que se evadiram com a sede para a Holanda pq lá se paga menos impostos? Que moral tem essa empresa para dizer este tipo de coisas aos trabalhadores?
    Não há pachorra para esses falsos moralistas e para um povo que, há muito, deixou de ter sangue na guelra!!!
    Bom feriado, de qq forma, meu caro.

    ResponderEliminar
  4. uma vergonha, sim, João. os trabalhadores são humilhados, obrigados a isso, senão perdem o trabalho.
    reduzem o significado deste dia a um mero feriado, e isso tb transparece nas pessoas que hoje vão às compras a essas lojas. solidariedade? pois sim...
    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Luís
    prometer pagamentos (ele não são pagamentos, mas apenas o que nos tem sido roubado, inconstitucionalmente) para datas que vão até 2018 é a prova de que este governo é perfeitamente mentiroso e irresponsável.
    Mentiroso, porque de início era para 2 anos (2012/2013)e agora já vai em seis; irresponsável, pois vai além da legislatura que é de 4 anos, isto é prometem pagar 25% em 2015 e o resto (75%) na vigência de um novo governo que provavelmente será de outro partido; inconcebível!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Carlos
    sim, ambos estávamos em Moçambique e houve uma pequena festa em Marrupa, sede do Batalhão. Uma festa sem nada destas coisas, pois os ecos para aquelas bandas chegavam tarde e deturpadas.
    É um facto que me lembro, e não tem nada a ver com o dia do trabalhador, mas recordo-me que a meio da tarde fomos para o tabancal " a ver de miúdas" e levámos connosco o capelão, que também "molhou o bico", hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Catso
    desse tipo do Pingo Doce já se espera tudo. Dia do trabalhador? Infelizmente, cada vez menos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    ver este vídeo, apesar das deficiências técnicas, se por um lado me mostra o que deve ter sido essa data aqui em Lisboa (eu estava em Moçambique), por outro traz-me uma imensa tristeza ver o que é hoje, não só por trabalhar cada vez mais gente, mas também por ver as duas centrais cada vez mais afastadas.
    Naquele dia, há 38 anos, Soares e Cunhal estavam de mãos dadas e isso diz tudo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. esse era um dia de protestos e manifestações que acabou virando um dia festivo, só não sei o que se comemora!!!

    ResponderEliminar
  10. Dia de comemoração, mas principalmente luta!

    \o/

    ResponderEliminar
  11. As construções inacabadas, ocupadas como plateias para o desfile, copos de água servidos pelas famílias do rés-do-chão aos participantes, cartazes, abraços, sorrisos nessa torrente de gente unida...
    Tenham esperança: voltaremos lá...por novas/velhas causas Comuns!

    Obrigado e abraço, João

    ResponderEliminar
  12. Não é só o Pingo Doce. Reparei que tb o Lidl, que nos anteriores primeiros de Maio esteve fechado, está tb hoje aberto. Sinais dos tempos: o governo dá o mote e o patronato segue a dança. Mas, deixa que te diga que os culpados são os consumidores. Eu, por exemplo, ainda que tivesse absoluta necessidade de algum produto de hipermercado,hoje eu não poria lá os meus pés por nada deste mundo. Por solidariedade para com os seus funcionários. Mas, eu sei, eu sei, solidariedade é uma palavra vã, que já não se usa. Por isso, os tempos estão a voltar para trás.Se há crise, que uns tantos gananciosos por esse mundo fora provocaram, é claro que são os trabalhadores - a parte mais fraca - que a vai ter de pagar. Aqui, no canteiro à beira-mar plantado, o governo mente, promete o que não pode e e está sempre a pensar como pode extorquir mais uns euros aos incautos cidadãos. Mas, pelo que se vê, esta postura do governo ainda não fez os ditos cidadãos indignarem-se. O que vejo é uma completa passividade perante todos os ataques ao estado de bem-estar social. Esta passividade, aliás bem característica do cidadão médio, deixa-me triste e desiludido com o bom povo português.

    Mas enfim...

    Abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  13. Ótima colocação, pois infelizmente as pessoas perderam seus valores profissionais, além do respeito para com o proximo.
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  14. A diferença entre a manifestação nesse dia e as cenas no interior e exterior dos pingo doce de hoje, dizem tudo João. E esse afastamento entre as centrais sindicais, entre os partidos de esquerda, olha, nem sei que te diga mais...ando tão desanimada que nem me apetece mais ler, nem comentar posts de cariz político... beijinho

    ResponderEliminar
  15. Frederico
    o 1º. de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador, que era proibido nas ditaduras e que se festeja nos países democráticos; embora nalguns países comunistas se comemore também, e não haja lá um regime completamente democrático....
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Prisioneiro
    aqui em Portugal, primeiro, nos longos tempos da ditadura estava proibida qualquer manifestação.
    Depois da Revolução dos Cravos - 1974 - começou a ser uma celebração e festa pelos direitos alcançados.
    Agora, infelizmente, é de novo uma jornada de luta, pois estamos a assistir à retirada de alguns desses direitos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Será que voltamos, João????
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Lear
    as grandes superfícies estiveram por assim dizer todas abertas, mas o que se passou no Pingo Doce é um atentado aos trabalhadores e feito com um propósito deliberado: fazer que resultasse em cheio a campanha e que o dia do trabalhador não tivesse para muitos - os consumidores - o significado de comemoração e luta que deveria ter.
    Eu não culpo os consumidores, pois acredito até que tivesse havido gente a pedir dinheiro emprestado para ir gastar na campanha e assim encherem as dispensas com bens que pagaram por metade do preço, nos tempos que correm, com as dificuldades que tantas famílias vivem, a dignidade não surge facilmente e eu percebo-os.
    Mas devia haver, agora com preços normais uma jornada de luta contra esta cadeia de super mercados, como por exemplo, durante uma semana ninguém comprar lá nada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Ro
    perante uma situação aflitiva como aquela que vive a maior parte do povo português, neste momento, as pessoas perderam muitos valores, foram obrigadas a tal...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Eva
    tens razão nos dois pontos que tocas, quer na vergonha da campanha do Pingo Doce, quer no cada vez maior fosso entre as duas centrais sindicais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Sobre as centrais, gostei de ouvir a posição do sindicalista da autoeuropa, do bloco de esquerda sobre o diálogo e a radicalização de posições - também a descrição do garcia pereira sobre a semelhança da posição policial antes do 25 de abril e agora, nas últimas manifestações!

    A luta ainda nem começou!...

    ResponderEliminar
  22. 1º de Maio!
    Em 2012 foi assim:

    http://www.youtube.com/watch?v=wW8rtkG9EUA&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar
  23. João
    vou ver se consigo ouvir essas declarações.
    Quanto à luta, tu achas mesmo que vai começar?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Caro Anónimo
    não é costume publicar comentários anónimos, por uma questão de princípio; sim eu sei que estar "anónimo" ou um nome qualquer (Zé, Tó ou um nick), na prática é o mesmo, mas foge-se ao "anónimo" que não é realmente ninguém...
    Abri a excepção para dar aso a que quem veja o teu comentário possa ver essa "nojeira" que se verificou hoje nos "Pingo Doce", uma autêntica vergonha...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Meu caro João.
    O meu primeiro abraço em Maio para ti.
    Que as consciências voltem a ser viradas para os verdadeiros problemas. E se encontrem as verdadeiras soluções.
    Não paremos...
    Houve um tempo em que o povo saiu à rua e disse que "É o povo quem mais ordena".
    Que o povo volte a decidir o seu destino!
    Outro abraço, meu amigo.

    ResponderEliminar
  26. É uma vergonha, e uma tristeza também... aqui não é diferente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Pedro
    o problema é que o povo continua a ordenar, pelo menos em teoria, pois quem lá pôs este governo, foi o povo (não todo, que eu não sou estúpido); e enquanto o povo português assim "ordenar" como fazer?
    Claro que não nos podemos calar e se houver razões para os pôr de lá para fora, antes do fim da legislatura, e há-as, então lutemos por isso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Pat
    não queiras comparar...
    Longe vão os tempos da célebre música do Chico, "Tanto mar".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Desta vez não li todos os comentários, não sei se mais alguem falou nisto...De facto, assim como no continente, tb os funcionarios do pindo doce foram obrigados, ameaçados se nao fossem trabalhar, isto ja aconteceu em anos anteriores no continente/modelo, este ano tb no pingo doce aconteceu...Vergonhoso!!!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  30. Duarte
    fala-se em tanta coisa...
    Já ouvi dizer que receberam mais do que o normal por este trabalho extra, mas uma coisa estou certo: não lhes foi dada capacidade de opção.
    É lamentável que cada vez mais gente trabalhe a 1 de Maio.
    Ainda há poucos anos me recordo que era praticamente impossível encontrar alguma coisa aberta para comer uma bucha...
    A escolha desta data para a promoção do PD é algo nojento, sem palavras, mas não deitem a culpa para cima dos desgraçados que para lá foram tentar equilibrar um pouco mais o seu magro orçamento.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. É bom lembrar esta data enquanto os visionários "laranjistas" não o extinguem.
    A coberto do histerismo do Pingo Amargo, muita gente esqueceu-se realmente do significdo do 1º de Maio...

    ResponderEliminar
  32. Dylan
    infelizmente acho que já faltou mais para essa "extinção"...
    Ontem foi dada mais uma machadada.
    E será que continuamos apenas a protestar?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Ribatejano
    e como no FB, gosto do comentário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. No 1º de Maio de 1974 soltou-se o grito que estava preso na garganta, uma vez que qualquer manifestação ou celebração estava terminantemente proibida neste dia. Bom, neste e nos outros...

    A atitude de certos super / hipermercados foi uma violação clara dos direitos dos trabalhadores. Naquele que é, historicamente, um dia em que se assinalam as reivindicações laborais, coagir funcionários a trabalhar, ameaçando-os, é totalmente reprovável! Espero que se tirem consequências disto (embora não acredite nem um pouco...).

    ResponderEliminar
  35. Mark
    acabei de ler que a ASAE considerou esta situação do PD como um caso de "dumping" em vários produtos, pelo que a empresa terá que pagar coimas, mas são tão baixas para o volume de negócio, que eles ficam-se a rir...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Neste dia estávamos em Córdoba. A loucura do Pingo Doce passou-me completamente despercebida, ainda quando olho para os jornais ou para as notícias me parece incrível como é que isto aconteceu em Portugal.

    ResponderEliminar
  37. Coelho
    imagino...parecia um pandemónio...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Há muito que ando à espera de uma revolta mas os dias vão passando. Somos cobardes ou demasiado pacientes?

    ResponderEliminar
  39. Mary
    nem uma coisa nem outra; talvez muito comodistas e demasiado acomodados...
    Mas um dia isto pode arrebentar; o balão enche, enche e um dia...estoura!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!