segunda-feira, 21 de maio de 2012

Qüir

De vez em quando aparece no panorama jornalístico português uma nova revista focando temas do mundo LGBT, o que é sempre de saudar.
Não é fácil fazer uma revista deste tipo, sem fotos de sexo, apenas com artigos de texto, pois o público quer sempre outra espécie de revista, infelizmente.
Geralmente, os primeiros números vendem-se, mais pela novidade, para conhecer a revista e depois o interesse decresce e a maior parte das vezes, a publicação não se aguenta.
Claro que actualmente já vai havendo uma certa franja do mercado que vê a população gay como potencialmente interessante para os seus artigos e poderá investir em termos de publicidade, sem a qual qualquer publicação não sobrevive. Mas mesmo revistas com grande suporte publicitário, como a espanhola "Zero", acabam por sucumbir, pelo que é sempre uma aventura o lançamento de uma nova revista deste tipo.
Comprei o primeiro número e devo confessar que esperava mais, principalmente se a compararmos com a anterior "Com'Out", e que não durou muito.
Os artigos parecem-me pouco profundos na sua análise, e dou como exemplo o tema da capa, a adopção por casais do mesmo sexo, e principalmente um outro tema, que conheço bastante bem e que é a homossexualidade durante a guerra colonial, que é abordado quase só com o que se passava nas cidades e não nos quartéis, no meio do mato.
Enfim, fico a aguardar o segundo número para me pronunciar com maior conhecimento.
Espero, é evidente que tenha sucesso, e a tiragem foi cautelosa (600 exemplares), o que mostra o receio, mas também a prudência de quem dirige a nova revista.

26 comentários:

  1. Pois que cuidem de tratar dos assuntos com profundidade de modo que escapem à tua critica e também para prestarem um bom serviço.

    ResponderEliminar
  2. Luís
    é uma mera opinião pessoal e até pode ser que seja contrária a da maioria das pessoas. Aliás é uma crítica construtiva, pois desde o início do texto me congratulo com o aparecimento da revista.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. ainda não consegui encontrar à venda. há tanta gente a escrever blogs formidáveis, quer ao nível do texto quer da imagem, esperava-se que a imprensa aproveitasse mais essa qualidade. de qualquer forma tenho muita curiosidade e muito interesse em ler e comprar.

    ResponderEliminar
  4. Miguel
    agora sou eu com curiosidade de ler o que achas da revista.
    Em Coimbra podes encontrá-la aqui:
    Jornalidades - Centro Comercial Atrium Solum
    Tabacaria do Arco
    Tabacaria Machado Assis
    (Praça Fausto Correia, Celas)

    Quem é que é amigo, quem é?

    E parabéns pela vitória da Briosa, sobre o teu leãozito...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. obrigado, vou tentar encontrá-la, mas agora só depois do meu encontro com o cirurgião eheh

    fiquei muito contente com a vitória da Académica. não porque eu seja adepto do clube (mas tenho simpatia, é claro), mas porque acho que na taça tem sempre mais piada ganharem os pequenos, quando têm a possibilidade de chegar à final. o sporting terá mais oportunidades (quer dizer, espero eu...).
    abração

    ResponderEliminar
  6. Miguel
    eu também penso assim, no que respeita à Académica.
    Ainda falo contigo antes de quarta feira...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Irei procurar na livraria do El Corte Ingles :)

    Depois opinarei :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Francisco
    cá ficarei à espera da tua opinião.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado João pela divulgação e pelos teus comentários lá no meu canto.
    Sempre atento e observador.
    Leio-te com o maior prazer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Pedro
    tenho a impressão que me alarguei um pouco nos últimos comentários que te deixei, e peço desculpa do facto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Nada disso João.
    Podes crer que gosto muito quer do que escreves aqui quer do que deixas de ti no meu espaço.
    Aliás não apenas no meu mas em todos os que intervéns.
    É bom continuar a seguir-te.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Acredito que venha a ter saída, principalmente agora, visto que há revistas que vendem durante anos, com assuntos de menos interesse tipo porcelanas!! Não me recordo do nome da revista mas sei que existe!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Pedro
    nos comentários que deixo, se o assunto me interessa mesmo, esqueço-me que estou a comentar e começo a desbobinar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. RiKardo
    isso é verdade, e era bom que esta revista tivesse êxito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. não sei como é ai, mas por aqui revistas com esse tema não tem uma vida muito longa

    ResponderEliminar
  16. Frederico
    infelizmente sucede o mesmo aqui.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Curioso pelo artigo de Boy George. Nunca entendi se é gay, travesti ou um produto de mercado.

    ResponderEliminar
  18. Eu só dei uma vista de olhos e não me apeteceu nada comprar. Pareceu-me muito pobrezinha em termos gráficos, nada apelativa mas confesso que não li os artigos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Paulo
    é capaz de ser um pouco de tudo isso.
    Esse artigo sobre o Boy George até nem está mau, mas está bastante desactualizado já que actualmente ele é essencialmente um Dj.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Arrakis
    em termos gráficos, perde totalmente em relação à Com'Out; e o preço não é inferior...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Nunca comprei uma revista "LGBT". Nunca aconteceu, simplesmente. Todavia, acho importante existir algo que preencha essa lacuna. Há temáticas que ainda precisam de esclarecimentos e há sempre peculiaridades do mundo "gay", digamos assim, que necessitam de uma abordagem em material propositadamente direccionado para o efeito. ^^

    ResponderEliminar
  22. Mark
    eu diria mesmo que são essenciais e não só para "consumo" das pessoas LGBT...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Uma das coisas que aprendi com o Robert e com o Bastiaan, o casal gay que nos deu guarida em Amsterdão, é que não é preciso estar fora do armário para dar o nosso contributo para a comunidade LGBT. Dos vários exemplos que me deu, comprar uma publicação local de uma associação LGBT era uma das opções, e tentei pô-la em prática com a Com'Out sem sucesso porque nunca a encontrei à venda. Mas ainda espero encontrar a Quïr à venda.
    Já agora, a imagem gráfica da capa parece mesmo de um casal que conheço, o Valdemar e o Wladimir. Sabes se são eles, ou é pura confabulação?

    ResponderEliminar
  24. Amigo Coelho
    sabes que na questão da saída do armário não temos exactamente a mesma opinião, mas isso não impede de concordar contigo na questão de que não é preciso sair do armário para dar o contributo pela causa LGBT.
    No que respeita a esta nova revista, no FaceBook, eles têm um perfil e lá estão indicados todos os postos de venda.
    Quanto à capa, não sei quem lá está representado...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. É verdade que temos opiniões dissonantes em relação ao armário, mas ainda bem que isso não nos incompatibiliza. ;)

    O casal que te falo é este,

    http://www.otemplario.pt/ficheiros/fotos/N2633-CD75392E.JPG

    Pensei que no interior da revista falasse algo relativamente a eles, mas vou aguardar para que a tenha na mão para investigar isso. Ou então pergunto-lhes. :)

    ResponderEliminar
  26. Coelho
    de forma alguma nos incompatibiliza, era o que faltava...
    Quanto à capa, fui verificar, pois não tinha aqui a revista e são mesmo o Valdemar e o Wladimir.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!