sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Prémios Nobel e IgNobel




Já são conhecidos os prémios Nobel deste ano; não me debruço sobre aqueles que são de áreas mais específicas, como a Física, a Química, a Medicina ou a Economia, para me deter nos dois mais mediáticos, naturalmente o da Literatura e o da Paz.

O Nobel da Literatura premiou uma grande carreira de uma velha senhora inglesa, de origem persa, Doris Lessing, que já havia ganho por assim dizer todos os prémios que havia a ganhar e que agora, como ela diz, com uma graça pouco habitual na sua idade, deram-lhe o Nobel à pressa antes que “pifasse”; tem vários títulos publicados no nosso país e a sua figura fará lembrar a “nossa” Agustina, mas um pouco mais democrática... Este prémio contrariou a maioria das prespectivas, mas a Academia Sueca assim determinou, e quanto a mim, muito bem.

Já o prémio para a Paz foi dividido entre uma instituição pública, o IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, da ONU), e Al Gore. Dando toda a razão da atribuição do prémio ao IPCC, pois esse é um dos temas que mais preocupa as gerações actualmente, já não estou tão seguro do mérito de Al Gore, que, embora bem intencionado, me parece que está mais a investir no seu futuro político, a curto, médio ou longo prazo.


Mas à margem do Nobel e antecendendo-os, foram atribuídos, como é hábito, pela universidade de Harvard, nos EUA, os já muito conhecidos IgNobel, dez prémios que pretendem ditiguir nas diversas áreas, investigações de conteúdo sério, mas improvável, brincando assim com o lado ignóbil de alguns estudos científicos. A cerimónia da entrega dos prémios, nessa mesma Universidade será tudo menos académica, embora quem faça a entrega dos prémios sejam individualidades, que ganharam mesmo os prémios das Academias Sueca e Norueguesa.

Neste ano, o prémio mais polémico, terá sido o da Paz, que premiou a fórmula da bomba gay, e que se resume a usar químicos que influenciem o comportamento humano para desviar a disciplina e moral do inimigo, ou dito de outra forma mais perceptível, sugere afrodisíacos fortes, especialmente químicos que provoquem comportamentos homossexuais..


14 comentários:

  1. Aplaudo de pé a escolha de Doris Lessing...não só por ser mulher, mas por ser a mulher que é. Assim , não aconteceu o mesmo do que a Yourcenar e Wolf, que morreram sem terem sido cabalmente homenageadas...

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís
    acho que a escolha de Doris Lessing acaba por ser consensual, apesar de não ser a favorita, mas nestas questões não se pode dizer que haja favoritos, mas sim...palpites.
    Por falar em Yourcenar, ontem ao comentar o teu post, esqueci-me de referir esta mulher admirável, mas estava a escrever, como sempre, ao correr da pena, os nomes iam surgindo, e, de repente, fiquei a recear estar a abusar do "MEU TEMPO" e parei...
    Mas é uma falha enorme, pois "As memórias de Adriano" é um dos mais admiráveis livros que já li.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. O prémio da Doris Lessing foi merecido, os Ingnóbeis também. Atenção que este prémio nem é suposto ser depreciativo.
    Quanto ao Nobel da paz, gostei da escolha, embora polémica do Al Gore. Gostei porque é necessário chamar a atenção para o problema. Não sei quais eram os outros candidatos mas se calhar haveria alguns que o mereceriam ainda mais que o Al Gore.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Como em todos os anos, desde que o prémio nobel foi estipulado - há mais de um século - a polémica em torno das atribuições é uma realidade.
    Fiquei feliz pelo prémio nobel da literatura, tenho as minahs dúvidas quanto "inocência" do Al Gore (e sou uma mulher do ambiente). Quanto aos outros: uns sim outros não.
    Gsotei de conhecer o seu blog

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Paulo
    as minhas "reservas" acerca do nobel para Al Gore, nada têm a ver com o seu trabalho em defesa do ambiente; apenas haja aqui algum anti-americanismo primário, terei que admitir, pois tirando a simpatia que tive para com ele, quando adversário de Bush, sempre me pareceu um indíviduo muito ambicioso e que dá passos sempre muito estudados; há uma outra razão, embora não o possa confirmar; é que fui informado por alguém que sabe do assunto, que Gore será um dos principais apoiantes de uma das muitas "máfias" que proliferam nos EUA, no caso, a máfia albanesa, ao que consta, bastante mais poderosa do ue um país como a Albânia, poderia fazer supôr.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, amiga Jasmim
    em primeiro lugar, um obrigado por esta visita, que suponho vir, através do blog do Luís Galego, o que é logo sinónimo de uma sintonia em muitas coisas; o meu blof é muito especial, como eu sou, sendo constituído por vários bocados que constituem o meu todo, é assim que me entendo, e quem me conhece, é assim que me aceita...
    Li o teu blog, desde os últimos posts, e há vários posts que me apeteceria ter comentado, pelo que vou linkar-te, esperando que não leves a mal.
    Quanto ao meu post dos nobel, parece-me que também tu, porás algumas reservas, não à obra, mas sim ao autor, no que respeita a Al Gore.
    desculpa tratar-te por tu, mas é o tratamento que uso aqui na blogosfera, sem que isso signifique falta de respeito; espero que o faças também, em próximas visitas, pois serás sempre benvinda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Pinguim, não vou comentar os prémios, mas sim a música fantástica. Nem gosto particularmente do Bob Dylan, mas gosto desta música:
    How many roads must a man walk down
    Before you call him a man?
    São tantas perguntas...
    The answer, my friend, is blowin' in the wind,
    The answer is blowin' in the wind.
    Melancolia pura.

    ResponderEliminar
  8. É todo um hino dos anos 60, amigo Paulo.
    Ainda bem que gostas; eu também, é claro...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Sábias as palavras de Lessing, e a demonstrar que a idade não serve apenas para nos trazer rugas e cabelos brancos...
    Al Gore? O tempo dirá...
    Bomba (cocktail) gay? Em teoria tem graça, mas só mesmo em teoria...:)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Oz
    para já é um prazer reler-te!
    Pois, parece que Doris Lessing assumiu o seu Nobel com imensa piada e até algum sarcasmo, pouco habituais na sua idade - "velhos são os trapos...".
    Quanto a Al Gore, é isso mesmo, só o tempo dirá se há uma continuidade ou não do seu labor e se ele terá ou não outros alcances, além dos que, realmente, e é preciso não esqucê-lo, já teve; os prémios IgNobel, com a teoria do cocktail gay, enfim, é um divertimento, com base em dados que existem , de facto, mas que têm que ser vistos na necessária visão do impropvável.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Olha lá, será que andaram a fazer testes da bomba g no Chiado?! ;))

    ResponderEliminar
  12. A escolha de GORE é uma vergonha. Eu pergunto: porque é que esse senhor, enquanto foi candidato à Casa Branca, nunca encheu a boca para falar do perigo das alterações climáticas? Gostava era de ter sabido, nessa altura, o que pensava sobre o protocolo de Quioto. Não agora. Agora cheira a oportunismo político, puro!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  13. Só no Chiado, João Manuel?
    "Ela" anda aí a ser disseminada sorrateiramente pelas forças do mal, disfarçadas de intenções de paz; abriga-te, amigo, antes que os "efeitos" te atinjam; eu, à zona do Principe Real, já não vou, e ao Chiado, só com protector...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Kokas
    ainda bem, que não só confirmas as minhas reservas, mas também as amplias, como deve ser. Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!