terça-feira, 1 de abril de 2008

...do Amor


Nos blogs de habitual leitura, dois recentes posts, me chamaram uma especial atenção, pois embora diferentes entre si, versam o mesmo assunto, o Amor.
Num deles, o X faz uma declaração de amor soberba ao seu namorado, a propósito do primeiro aniversário do seu conhecimento, e nas suas palavras, belas, sentidas, comoventes, senti o que sei existir em vários outros blogs amigos, em que é frequente lerem-se demonstrações dos afectos que têm pelos seus amores. Outros há que não sendo tão evidentes nessa eloquência sentimental, demonstram por pequenos apontamentos, que estão ligados por esse sentimento, de que todos necessitamos; não é sequer necessário falar em nomes e até seria deselegante da minha parte referi-lo. Também há aqueles que vão falando dos seus amores falhados ou passados, e que através de um blog, tantas vezes libertam o grito, que lhes está aprisionado na alma; e há finalmente aqueles, tantos, que muitas vezes, de formas “figuradas”, mostram a sua solidão e a necessidade, algumas vezes ansiosa de encontrar “aquela pessoa”.
No outro post, o Luís, a propósito de um filme, menciona uma pergunta no final do texto, tão pertinente, como de difícil resposta: “será que é mais importante a paz que o Amor”? No meu comentário respondi quase sem hesitação que era mais importante o Amor; mas há que pôr reservas, pois só concordo se o Amor for consolidado, e que o sendo transporta consigo mesmo a paz; o amor sob a capa da paixão, da instabilidade, da não correspondência, da dependência, não é o Amor verdadeiro e aí, já a paz ganha terreno.
Tudo isto para dizer, que na blogosfera, o Amor é um assunto essencial, visto de mil e uma maneiras, mas nunca negligenciado.
E, olhando para mim próprio, que sou extrovertido e tenho o coração ao pé da boca, como costuma dizer-se, quase me apetecia ter um segundo blog, apenas dedicado ao meu amor, tanta a vontade de lhe dizer a toda a hora, quanto lhe quero, quanto necessito dele e quão feliz me sinto por amá-lo e sentir a sua reciprocidade. Este post , mais uma vez, Déjan, é a ti que o dedico.

I love you, I need you, I miss you, I want you!!!

42 comentários:

  1. o amor deve ser dos termos mais complicados de se viver e no entanto a única missão que qualquer humano tem qd lhe é dado o dom da vida... complicado... abraço.

    ResponderEliminar
  2. Creio que sem amor nada faz sentido. Vive-se por viver, cumpre-se um ritual vazio de obrigações. O amor nunca será perfeito, mas quando é sincero, vale a vida.
    Um depoimento á altura do tema, amigo.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois...
    Para mim, o amor é uma coisa muito intima.
    Transpira-se, mas não se descreve.
    Vive-se, mas não se divulga.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Tenho amor, não tenho palavras (era só o que me apetecia agora dizer).
    Mas digo mais: tenho um amor agarrado ao coração vai para 14 anos. Deus queira que me não falhem os batimentos por muito tempo. E se falharem, que ele possa ficar ali - abrigado - à espera de o viver mais um segundo. À espera de o viver mais um momento.

    O Déjan, meu caro, nasceu com o coração virado para a lua. E tu também. :)

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está um tema que deu, dá e dará sempre pano para mangas...

    Por muito que se fale, o que importa é que se vá sentindo :)

    ResponderEliminar
  6. Ahhhh Catatau...valente homem do "nuorte", canudo!
    Eu não diria melhor...
    O amor é lindooooooooooo...

    ResponderEliminar
  7. Cara Vampiria
    um obrigado pela tua visita em primeiro lugar.
    Pois o amor pode ser, e é complicado, mas por vezes não sabemos como o "descomplicar" e é tão simples: respeito, ternura e sinceridade, em dose dupla, é claro...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Sócrates
    anda meio mundo à procura dele e tanta gente não percebe que a vida, como dizes, não "carrila" bem sem ele.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Tonghzi
    respeito muito essa forma de estar na vida; todos somos diferentes, e embora eu também considere o amor um sentimemto intimo, se o exponho, é porque preciso de manifestar o que sinto.
    Aliás, essa é uma das características maiores do meu viver: preciso das palavras, no amor como em tantas outras coisas para avançar; quantos problemas deixam de o ser depois de um desabafo...se guardasse para mim muitas coisas, mesmo intimas, sentir-me-ia espartilhado; o meu "espaço" é a palavra, escrita ou falada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. João Manuel, tu além de amor, também tens palavras e que palavras tão belas para descrever uma história de amor com 14 anos de existência...
    Retribuo o piropo, também o J. nasceu com o coração virado para lua e tu, pelo que dizes, também.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Will
    pano para mangas dá sempre e mais importante que senti-lo, é vivê-lo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Querida Keratina
    aquele tipo não merecia uma sova por não ter um blog, mesmo com a atenuante de ter "muito que fazer" desde há 14 anos?
    É liiiiiiiiiiiiiiindo, é!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. O amor... o amor é tudo, é com ele que atingimos algo mais alto... enfim se não fosse esse maldito amor não estava há 10 anos a aturar este gajo hahaha

    ResponderEliminar
  14. Ai o amorrrrrrrrrrr, só o entende quem ama de verdade contudo acredito que a maioria não ama, apenas tem interesses, mas enfim....
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  15. Ui, mas que assunto foste tu abordar aqui...

    Acho que o amor é uma das variantes mais importantes na nossa condição de humanos. Quer queiramos quer não, muito daquilo que somos está ligado a esse amor ou, nalguns casos, à falta dele.

    Ao ler todos estes comentários (especialmente o do Catatau) apercebo-me de que não estás sozinho nesse viver de amor. Para alguém que caminha e caminhará numa estrada solitária desenhada a carvão, toda essa celebração de amor é bonita de ler :)

    Quanto à difícil escolha entre a paz e o amor, acho que o amor é mais importante porque nos alimenta, mas quando nos sentimos morrer de fome, é à paz que pediremos que nos ensine a viver sem ele.

    Beijinhos e desculpa lá este comentário XL ;)

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito! O mesmo abraço de sempre!!!

    ResponderEliminar
  17. É bom ver que este blog "transpira" amor...

    =)

    ResponderEliminar
  18. ia para dizer qualquer coisa; mas como estava isto dito: "Creio que sem amor nada faz sentido. Vive-se por viver, cumpre-se um ritual vazio de obrigações. O amor nunca será perfeito, mas quando é sincero, vale a vida." calei-me...

    Por razões pessoais não gosto de falar do assunto, embora passe a vida a falar dele. Indubitavelmente sou do tipo: "Também há aqueles que vão falando dos seus amores falhados ou passados, e que através de um blog, tantas vezes libertam o grito, que lhes está aprisionado na alma"

    Abraço.

    P.S. Reparei que juntando a citação do post, do pinguim, com a citação do comentário, do socrates, dá uma coisa muito cruel... vou fumar um cigarro depois de mais uma vez ter tentado parar! hasta!

    ResponderEliminar
  19. Pinguim
    Será o único comentário que faço anónimo, porque sabes que este teu post me tocou profundamente.
    E que o amor nunca nos abandone. Ser feliz é preciso! Mas entre o mei imenso amor, escolhi a paz. Agaurdo coragem par air ver o filme. hei-de ir...

    ResponderEliminar
  20. Caro Swearbear
    e ele a "aturar-te" a ti...
    Continuem, é bonito!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  21. Mas, amigo Miguel
    isso não é amor!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Querida Anita
    qual desculpa, qual carapuça: o espaço é todo teu!
    Felizmente sei que não só eu e o Catatau pensamos tão positivamente.
    E como te dou razão na alegoria muito bela que fazes sobre a fome e a escolha da paz...
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  23. Sabes, caro SP, talvez seja imodesto da minha parte, mas eu também gostei!
    Pois cá vai o "tal" abraço...

    ResponderEliminar
  24. O teu está naquele segundo escalão que refiro no texto, o dos pequenos apontamentos, mas o amor também lá mora, amigo Aequillibrium.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Caro André
    só pelo teu comentário já valeu a pena ter escrito este texto; só o cigarro está a mais...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Caro "anónimo"
    e julgas que não me lembrei de ti várias vezes quando redigia o texto? E que até pensei não o pôr para não te ferir?
    Muitos e ternos beijos.

    ResponderEliminar
  27. Hum... Amor ou paz?
    Quem ama está em paz, se ama de uma forma saudável e é correspondido. Entre outras coisas para amar é preciso saber aceitar o outro, respeitar, ouvir. E a paz não é isso também?
    Obrigado pelo elogio!
    Abraços

    ResponderEliminar
  28. Eu, em princípio, escolheria sempre o amor, mas se calhar nem sempre será a escolha mais sensata. O acto de amar nem sempre é sensato pois é comandado pelo coração não pela cabeça.
    Nos anos sessenta, quatro senhores de Liverpool diziam, e com muita razão: "All you need is love"
    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. Meu caro X
    eu digo isso exactamente: o verdadeiro amor traz consigo a paz...
    Quanto ao elogio, não passa de ser uma constatação da excelente pessoa que és e do amor que vos envolve.
    Continuem, terão Amor e paz...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  30. E tinham toda a razão, meu caro Paulo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Um dia faço-lhe um filho. Hoje é o dia.

    Miguel

    ResponderEliminar
  32. Olha Miguel
    e se te deixasses dessas tiradas de miúdo? Nem sequer és original, pois essa de "fazer um filho", tem direitos de autor...
    Ficamos combinados?

    ResponderEliminar
  33. A gente bem tenta, às vezes, substituí-lo pela impossibilidade de paz que a Paz de facto é... Quanto muito, uma paz podre que tudo mina e consigo leva... As travessias do deserto podem ser muita coisa, mas, pacíficas, é que não são! Abraço!

    ResponderEliminar
  34. Caro Rato
    muito curiosa e apropriada a tua escolha do termo "travessia do deserto" para o período de paz podre, que corresponde à ausência do amor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Já pensei, vivi, senti tanto o amor que já não consigo quase falar dele.
    É só o sentimento mais bonito e forte de todos os sentires, mas, por ele, pelas suas várias nuances, podemos sofrer de uma forma avassaladora.
    Quando se ama é impossível falhar no amor, mas possível falhar numa relação com quem se ama.
    Falhar numa relação é muito diferente de deixar de amar.

    ResponderEliminar
  36. Amigo Graduated
    dou-te toda a razão, pois o amor é tudo o que dizes, mas é algo muito complexo, até porque tem a ver com duas pessoas e não só connosco próprios.
    Quando um dia amamos de verdade é quase impossível deixar de o fazer, mesmo sem darmos conta.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Tudo isto para dizer, que na blogosfera, o Amor é um assunto essencial, visto de mil e uma maneiras, mas nunca negligenciado


    tudo isto talvez por que também prepassa alguma solidão nas almas dos viajantes destes blogs, digo eu, mero observador.

    o que aqui comove de facto é o amor incondicional que consegues transmitir pela pessoa que amas e isso é mais importante do que tudo.

    ResponderEliminar
  38. Caro Luís
    Isso é um facto e aí pesa muito a questão de estarmos separados e eu precisar de vez em quando de dar num grito, sinal de quanto isso me afecta, mas nunca me perturba.
    E também a solidão de que falas nalguns viajantas é notória, muitas vezes manifestada em palvras de sinal contrário...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  39. Meu caro, o amor é meio caminho para tudo, até para a paz (a interior incluída). Falas de tantas formas de manifestar o amor, sempre falando de ti, de vós. E repito: o vosso amor é tão belo e grande que só pode ter muitas pernas para durar. Todas as manifestações são poucas para retribuir sentimento tão grande!
    Um abraço aos meninos, felizes sempre!

    ResponderEliminar
  40. Quando falava no texto, nos blogs em que é frequente lerem-se demonstrações dos afectos que têm pelos seus amores, um deles é claro que é o vosso, e que não é caso único.
    Os votos são pois retribuídos e os abraços também ,claro.

    ResponderEliminar
  41. :)

    primeiro sorriso da manhã

    gostei do blog. da forma franca como gritas ao mundo o teu amor

    ResponderEliminar
  42. Olá Isabel
    Obrigado pela tua visita: é sempre reconfortante encontrar eco para as nossas sensibilidades. Volta sempre que queiras.
    Beijoquita.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!