segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os cães ladram e a caravana passa...


Esta é uma carta de uma professora de Barcelos sobre certas opiniões de um "filho desnaturado" de uma grande Senhora da cultura portuguesa, a "nossa" Sophia, de seu nome Miguel Sousa Tavares ( o apelido do pai também não lhe "cai" muito bem...)



"É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou “os professores os inúteis mais bem pagos deste país.” Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de “inúteis”, como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?
O senhor tem filhos? – a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que “são os inúteis mais bem pagos do país.”? Não me parece… Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura! Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores “inúteis” são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?
Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos “inúteis” a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio.

O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.
Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que “os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.”? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que “são os inúteis” mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados “são os inúteis mais bem pagos do país”? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados. Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do ( falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, “os inúteis mais bem pagos do país”, que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.
Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de “escrevinhar” alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições
nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém.
Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe:

“Perdoai-lhes, SenhorPorque eles sabem o que fazem.”


Ana Maria Gomes

Escola Secundária de Barcelos

37 comentários:

  1. Subscrevo esta senhora.
    Penso que estas palavras do sr. Miguel de Sousa Tavares foram nada mais nada menos que show-off. Show-off daqueles que já enjoa e que existe para dar e vender.
    Não digo que não é um bom escritor porque tenho dois livros dele para ler mas, lá que ''raramente'' (e estou a exagerar) deita uma para a caixa, isso é verdade. No entanto, se calhar é tão bem sucedido devido à sua ilustre mãe, Sophia de Mello Breyner, uma heroína da literatura portuguesa.
    Não li/ouvi esse comentário àcerca dos professores mas ainda bem que só o soube através deste ecrã, porque teria a mesma reacção desta professora. Um senhor da categoria/estatuto do Miguel de Sousa Tavares deveria de ter vergonha em dizer/escrever as palavras citadas pela senhora Ana Maria Gomes. Não sei a que propósito veio, nem me interessa saber. O que realmente importa é que esses "inúteis" estão a instruir milhares e esses milhares (também ''inúteis'') são o futuro deste país (que diga-se de passagem está fantástico *notar a ironia).
    É a triste realidade com que nos deparamos todos os dias ao abrir o Expresso, Público, DN madeirense ou seja lá o que for.
    Tenho dito.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que dizer??? Pois! Que escrever?

    ResponderEliminar
  3. Nunca consegui descobrir a razão da embirração deste senhor contra os professores. É uma antipatia já bastante antiga, lembro-me de alguns textos bastantes críticos ainda no tempo em que ele escrevia para o Público.
    Mas que fazer é um escritor que está na moda e que por isso se acha um pouco com o rei na barriga. Quanto à sua filiação, estou totalmente de acordo contigo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pois é... os "inúteis bem pagos" sabem escrever. Será que esquecem os seus saberes quando estão com uma turma na frente? Tenho a certeza que não. Sei-o por mim, enquanto fui aluno, e agora que sou professor, e desde há muitos anos e com muitos alunos na bagagem.
    Quanto ao petulante do Miguel... que dizer? Não sai à mãe nem ao pai. Mas é certo que sempre foi um menino bem, convencido, mal educado e petulante. Coitados dos professores que tiveram que aturar semelhante cretino pela frente.

    José

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão, amiga Marta
    Este individuo nunca primou pela simpatia, escreve bem, mas tem autênticas cruzadas contra determinadas situações, como esta dos professores e outra célebre, na defesa dos fumadores...além da sua paranóia portista!!!!
    É triste ver um individuo inteligente nestas situações, seria mais fácil desculpá-las a alguém estúpido.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Triste situa�o! O que dizer a n�o ser manifestar indigna�o! Pior, � que o discurso est� virando chav�o! N�o � a primeira vez que o leio ou ou�o. Bem, caro Pinguim, quanto ao seu post no meu blog, vc definiu muito bem a situa�o: "intermezzo". A a�o vir� no pr�ximo cap�tulo...
    Um grande abra�o

    ResponderEliminar
  7. Caro Sp
    não escrever nada, mas dá vontade é de agir...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Paulo
    a única coisa suportável no MST, além dos seus livros, mas que o tornaram ainda mais insuportável, foi aquela revista que depois deu um programa na TV: "A grande reportagem"; nada mais...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Perdoai-me senhor, mas estou completamente perdida...alguem me dá umas luzinhas para sábado, please?!
    É que isto anda muito mal...

    beijokas das gandes...

    ResponderEliminar
  10. Caro José (que bom é ver um "anónimo" ter um nome...afinal não custa nada...), este senhor se há um adjectivo que lhe "caia" bem, é mesmo petulante.
    Abraço e força, de alguém que já foi professor.

    ResponderEliminar
  11. Razão tem a prima dele, que é a primeira a dizer que MST escreve e fala sobre o que não sabe, desde que tenha uma coluna ou tempo de antena pagos.
    Desconfio sempre das pessoas que tomam as suas opiniões como verdades absolutas e sentenças inquestionáveis. Gostam de se fazer ouvir, como quem fala de cátedra, discorrendo sobre um fait divers com a mesma segurança com que analisam(?) as pessoas. Chamam-lhes "fazedores de opinião" e a verborreia que debitam é tão balofa e mal-cheirosa que os coloca mais ao nível dos "shit makers".
    Já não é a primeira vez que MST fala mal dos professores, como fala mal dos benfiquistas ou dos homossexuais. É irrelevante sobre quem ele fala mal. Preocupante é quem o valoriza sempre que ele mija fora do penico. O que é frequente.

    ResponderEliminar
  12. Caro Tarco
    a situação aqui, quanto aos professores, como vocês dizem por aí, "está preta", é uma profissão de risco e com imensas dificuldades para quem tanta responsabilidade; e depois ainda vêm estes "colunistas de merda" a botar discurso...
    Quanto à tua história, pois fico aguardando os acontecimentos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Querida Keratina
    pois conforme no meu post sobre o assunto (de 5 do corrente) e outro do mesmo teor e mesma data, mas mais completo, que encontras no blog "Felizes Juntos", que podes abrir através da muinha lista de blogs diários, encontrará todas as explicações: Restaurant Caruso, no Pátio Bagatella( perto da rua Artilharia Um, quem vai para o Rato, sendo a concentração por volta das 19 e o jantar por volta das 20(?)...
    Vou mandar-te um mail com o meu contacto telefónico e alguma coisa que precises de saber, é só ligar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Meu caro João Manuel
    ainda hoje falámos sobre este assunto dos professores e talvez daí a ideia de postar agora este texto que já tinha em "stand by" há uns dias.
    Quanto ao MST, olha, como diz o povo: "vozes de burro não chegam ao céu".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. muito bem mandado, e o Sr.(?!) Miguel de Sousa Tavares se não fosse a mãe não saberia onde cair morto...
    Há uns tempos vi o a deixar o carro em terceira fila na rua de campolide, e ir a vida dele como se nada fosse, é essa a educação que lhe deram... pelos vistos a educação não se compra.
    Eu estive sempre na escola publica, com pais mais ou menos ausentes, e fui criado na escola, mas orgulho me de não pertencer a casta de imbeceis ignorantes de que fazem partes esses comentadores politicos inuteis como esse senhor...

    ResponderEliminar
  16. Caro Swear
    talvez não saibas, mas o MST depois de um primeiro casamento, com a Laurinda Alves se não estou em erro, voltou a casr com uma senhora lá do Norte, daquelas que não sabe o que fazer ao dinheiro; desde então ainda me parece mais arrogante e senhor do seu nariz, tipo "o mundo é nosso" e depois manda postas de pescada...podre!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Conheci o senhor há uns tempos atrás... e é de facto arrogante e antipático. E se não concordas com ele é porque estás contra ele... o problema destes comentários está na generalização...

    ResponderEliminar
  18. E será que isso é defeito dos comentadores ou do "comentado"?
    Abraço, amigo Ilovemyshoes

    ResponderEliminar
  19. O texto desta Sr.ª ia muito bem até ela cair no mesmo pecado que aponta ao escritor em questão: o de julgar o que desconhece.

    E aqui arrogo-me eu ao papel que ela assumiu... Sim, que ela assume-se como arauto de uma classe profissional vitimizada pelas acusações do MST e depois brinda-nos com um "alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados são os inúteis mais bem pagos do país?"

    Ainda bem que ela acha que não se deve julgar o que não se conhece... "Não tenho nada contra os advogados" diz ela: pois ainda bem, porque temo pensar no que diria se tivesse.

    É que apesar de achar que o MST foi bruto e incorrecto no que diz, pelo menos reconheço-lhe a frontalidade! Agora, esta sonsa escreve uma cartinha toda sentimentalóide a apontar a farpa no olho dele sem reparar na trave que lhe atravessa a vista.

    A Sr.ª Professora dá-nos uma lição de humanismo e a seguir actua da mesma forma insultuosa que condena... um dia gostava que essa criatura hipócrita visitasse uma mão cheia de advogados que conheço para que ela lhes dissesse na cara que são inúteis; até podia começar pelo meu escritório para eu lhe mostrar as pilhas de papelada que me entretêm entre as 9h e as 21h, dar uma olhada nas centenas de processos a impugnar despedimentos ilícitos, que me acompanhasse ao SEF às 7h da manhã para tentar legalizar imigrantes ilegais explorados até à 5ª geração.

    Gostava ainda que ela visse a quantidade desses processos que são feitos "pro bonu", o valor ridículo de honorários que são cobrados aos outros devido aos fracos rendimentos e à sua situação precária e, a somar a isso tudo, visse ainda os honorários que o Estado me deve há 3 anos.

    Se no fim ainda tivesse coragem para me chamar de "inútil mais bem pago do país", teria que lhe explicar que então somos iguais: a diferença é que ela é uma inútil que recebe a tempo e horas.

    ResponderEliminar
  20. João
    Aind abem que publicaste, estava na lista para publicação lá no meu cantinho.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  21. Amigo Will
    embora compreenda a tua indignação, isso não tira valor à denúncia da situação do MST; não devemos no entanto usar argumentos que desvalorizem o efeito pretendido, como é o caso...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Amiga Jasmim
    peço-te desculpa se me "antecipei", mas como disse aí para trás, lembrei-me de postar isto após uma conversa com o Catatau, hoje de manhã.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Eu era fã da Grande Reportagem. Mas, este senhor deve ter subido alguma coisa á cabeça que a sua inteligencia e poder de raciocinio ficaram ao nivel de uma pessoa inculta e popularucha. Desde os seus argumentos anti-lei do tabaco até uma arrogancia de argumentos sobre o que quer, existe de tudo. Frontalidade? Estupidez. Porque temos o direito de dizer o que queremos desde que respeitemos a inteligencia e sensibilidade dos outros. Professores mal pagos? Mal pago é quem vai a um telejornal dar opiniões depois das noticias como se as pessoas não tivessem sentido critico sobre o que ouviram. Olha, se ele gosta de falar com frontalidade e espirito popular, deve saber escutar as opiniões sobre ele no mesmo espirito. Vá dar banho ao cão! De preferencia no Equador, que fica bem longe de cá...

    ResponderEliminar
  24. É sempre de desconfiar de quem opina sobre tudo e sobre todos...
    Sabem o que é que eu faço? Quando ele aparece a comentar, aproveito para dar uma vista de olhos às outras estações!
    Desculpem a franqueza, não há cu que aguente!!!!

    ResponderEliminar
  25. o justo direito à indignação por parte de quem exerce com rigor e profissionalismo uma das mais importantes profissões, basta pensar que ela forma as gentes de amanhã...como em todos os lados há bons e maus profissionais, generalizar é sempre um erro grave

    ResponderEliminar
  26. Tens toda a razão, amigo Sócrates
    É pura arrogâcia e não frontalidade; só é frontal quem é tolerante e este senhor não o é.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. O haver há, amigo Tonghzi
    quem lhe continua a dar espaço...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Olá, Carla
    obrigado pela tua visita; já fui espreitar o teu blog e porque gostei, já o linkei; espero que não te aborreças.
    Quanto ao teu comentário, estou em total sintonia: é muito perigoso generalizar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Grande Will!

    Como sempre, a pôr o dedo na ferida, doa a quem doer...

    ResponderEliminar
  30. Amigo José
    costuma dizer-se que quem não se sente não é boa gente...

    ResponderEliminar
  31. Amigo José
    volto aqui pois acabei de ler um comentário no blog do Will em que anuncias a tua intenção de iniciares um blog; não é que isso fosse um requisito essencial, mas aoroveito para te propor vires jantar connosco no sábado; sempre seria uma forma de conheceres uma série de gente com muito interesse, podes crer e então no que respeita à tua profissão parece quase a manifestação do dia 8 de Março (que exagero...).
    Diz-me alguma coisa e se precisares utiliza o e-mail que está no meu perfil aqui no blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Moi aussi!
    Obrigado pela tua visita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. A profissão de professor é a mais nobre de qualquer sociedade. Deveria por isso ser mais respeitada e valorizada. E mais bem paga até, porque não?
    MST que é um homem inteligente, tem acesso aos meios de comunicação Os seus comentários deveriam por isso ser mais ponderados e sensatos. Comentar numa televisão, numa rádio ou num jornal não é falar com amigos à mesa do café. Contudo, pela ligeireza com que aborda os assuntos, muitas vezes parece que é o que ele está a fazer. Nessa medida os seus comentários não só são inúteis, como correm o risco de ser ridiculos e até nocivos. Uma inutilidade negativa, paga, quase sempre, a peso de ouro.

    ResponderEliminar
  34. Caro Com senso
    obrigado pela visita; pois, a sua inutilidade é mesmo notória, apenas nos livros ainda vai tendo fiéis leitores, porque de resto, quem se interessa actualmente por MST? Deixou de ser quem era, para ser o inútil filho de uma admirável mulher e poetisa, tão sòmente...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. pinguim!

    sorry a minha ausência prolongada. quanto ao jantar, acho que não vou poder estar prsente... por uma razão que irias entender.

    resgatar uma amizade, é importante...

    um forte abraço

    ResponderEliminar
  36. Claro que compreendo, amigo Astor, embora fosse muito agradável poder contar contigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!