sábado, 10 de maio de 2008

A meio de uma tão oca manhã de Março


Num velho papel, não datado, mas que sei ser de há bastante tempo, encontrei este meu poema, apenas com um dizer por baixo: - «a meio de uma tão oca manhã de Março».
Ponho este poema aqui no blog, com uma dedicatória especial ao meu amigo Sócrates da Silva, e também a um outro amigo anónimo, que me mandou dois amáveis mails, e que sei que me lê, a mim e a muitos dos blogs que visito, e pode ser que agora arranje coragem para um comentário, como primeiro passo…
O poema é fraquinho, mas revelava o que me ia na alma, no momento.


E as nuvens apareceram
toldando o Sol daquela tarde!
E os medos que sempre houve
ampliaram-se no outro eu que és tu!

Dá-me a tua mão,
e juntos, gritemos
a força que queremos possuir
para ir mais além,
vencer mentiras e silêncios,
conquistar o Sol e o Mar!

E quando amanhã recordares
o temor de hoje,
que seja num abraço terno
e não no vazio do teu próprio sofrer…

43 comentários:

  1. Muito linda a mensagem e ainda mais linda a dedicatória.
    Acho muito importante que o nosso Sócrates saiba - "from this moment on" - que já não está sozinho. Aliás, já há um certo tempo que pertence a um mundo que, quer queira quer não, já faz parte dele.
    Com muito gosto. :)

    ResponderEliminar
  2. Querido João Manuel
    claro que não está sózinho e sabe que pode contar com muita gente deste "lado de cá", ao qual, e tu muito bem referes, ele já pertence.
    Abração

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Caro "Pinguim"

    Fraquinho???

    "....
    E quando amanhã recordares
    o temor de hoje,
    que seja num abraço terno
    e não no vazio do teu próprio sofrer…"

    Eu acho magnífico... belissimo.
    Obrigado pela partilha de algo tão intimo e tão belo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo Com senso
    eu acho que quando se escreve poesia, nunca se escreve para os outros, mas para nós próprios; e esse "eu" dessa altura, já não me reconheço nele, felizmente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Gostei do teu poema, nada fraquinho. Acima de tudo fico feliz por te teres encontrado, assumido e que há conta dessa coragem possas viver o teu amor livremente.
    Um bj

    ResponderEliminar
  8. Fraquinho também não o acho. Aliás, parece-me muito revelador de uma alma poética. Se houver mais por aí, esquecidos na gaveta, agradecemos que os publiques.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Pinguim
    O tal primeiro passo!
    Desta vez, respondo ao desafio. Desta vez, não podia ser de outra forma.
    Ontem, recebi um "Murro no estômago" e já o agradeci ao "pugilista" Sócrates da Silva.
    Hoje, é uma mão que me dão (e como estou a precisar!) quando "as nuvens apareceram toldando o Sol daquela tarde!".`
    Que bom poder encontrar um refúgio quando se anda a fugir!
    Que bom saber que há seres humanos com uma generosidade que vai muito para lá das meras convenções da boa educação.
    Obrigado por tudo.
    Parabéns pelo belo poema.

    Um abraço caloroso e amigo

    daquele que agora se dá pelo nome de

    Fugitivo

    P.S. Quantos aos passos seguintes, vamos ver. "Me aguardem"

    ResponderEliminar
  10. Não achei nada fraquinho.
    E concordo com o final: é sempre mais fácil quando os nosos temores são vividos no terno abraço de alguém.
    Bom fim-de-semana e
    Dias felizes

    ResponderEliminar
  11. Querida Jasmim
    os passos que têm de ser dados, devem-no ser, mas não de uma forma leviana ou precipitada; algo diferencia o homem dos restantes animais...
    Tudo tem o seu "timing" e há que estar atento e preparado; e por vezes, pode fazer-se uma gestão equilibrada dos dois "tempos do nosso viver.
    Eu assim procedi, e sou feliz, muito feliz com a minha sexualidade, pois sou um homem livre e normal, ao seguir como todo o ser humano os instintos e os anseios que quero e não os "normalizados".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Há coisas dispersas, que a seu tempo surgirão, se vir que tem cabimento pô-los aqui, como agora foi caso.
    Ainda bem que gostaste, amigo Carlos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo amigo Pinguim e de fraquinho não tem nada, apenas os sentimentos desse momento traduzidos por palavras...
    Um abraço grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  14. Querido amigo (acho que posso tratar-tr assim) Fugitivo.
    Mentiria se te dissesse, independentemente do "recado" que te deixei no início do post, que não estava à espera que comentasses este post; claro que estava...
    Tiveste a iniciativa de me contactar, e que muito me honrou, para me expores, sem grandes rodeios, o teu problema, que é, acredita, o de tanta gente; dei-te e dar-te-hei sempre o apoio que conseguir dar e já está a dar frutos; peço-te para leres o meu comentário à Jasmim, aqui atrás e de lá tirarás ilacções.
    Estou sempre ao teu dispôr, caro amigo, e ...FORÇA!!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. É na simplicidade que a verdade se esconde!
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela idéia assim tanto ele como outros na mesma situação sabem que podem sempre contar com o apoio dos amigos.
    Um grande abraço pra dividir entre ti, o Sócrates e o Fugitivo.

    ResponderEliminar
  17. Como sempre, tu és um querido!
    Uma beijoka

    ResponderEliminar
  18. Meu amigo! Que hei-de dizer?
    Tenho tido tantas palavras amigas nestes últimos dias que acho nem as absorvi com a devida ponderação.
    “so many things, so little time!”
    Agora venho aqui e… cai-me a alma com a tua referência e um poema (fraquinho, dizes tu… Um espectáculo, digo eu!)
    Tens sido um bom apoio. E agora sei que tenho mais pessoal aí do lado de dentro do meu monitor. E se eu tenho muitos desafios á minha frente agora sei que não estou só. Nunca me tinha sentido assim. Obrigado, obrigado, obrigado.
    Acho, que não sei o que escrever mais… Tenho medo de escrever coisas sem nexo só por causa dos nervos! Assim, vou respirar fundo, e continuar a escrever no meu blogue e comentar os blogues dos outros.
    É a minha maneira de te dizer, ao fugitivo e, perdoa-me o abuso, dizer a todos vocês com muito sentimento:
    SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MIM!
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Claro, cara Blue
    só um final assim, me permitiria estar agora aqui falar sobre o assunto.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Sim, amigo Miguel
    e chega para dar dicas a quem precisa...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Caro Sp
    podes ter razão, mas por vezes as coisas não são assim tão simples.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Paulo
    Não tem nada de original esta "ideia"; apenas peguei num verso antigo e "desactualizado" no contexto da minha vida actual, e me servi dele para dizer a pessoas, que considero amigas, que estão tudo menos sós, e que mesmo aqueles que eles agora "invejam" tiveram o seu percurso a vencer...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Querida Keratina
    querida és tu em andares por aqui a distribuir galanteios...
    Só quero que saibas que gosto muito de ti, e que desejo que tudo corra bem e rápido, nessa "visitinha" ao Hospital da Luz.
    Beijoquitas reforçadas.

    ResponderEliminar
  24. Amigo Sócrates
    li com enorme satisfação o teu post de outro dia, e nele deixei as minhas impressões; talvez agora muita gente perceba a razão porque afirmei, na altura, que embora lamentasse todas as ausências ao jantar do passado dia 19 de Abril, era a tua a que mais me entristecia, pis teria sido uma ocasião de ouro para sentires que o mundo a que já pertences ou sempre pertenceste, não difere nada do mundo socialmente conhecido como "normal" e serias recebido com carinho por toda a gente; ao fazeres pública a tua condição de casado, vieste encontrar um apoio lindo, que talvez não contasses tu, mas que não me surpreendeu, pois conheço as pessoas que giram à volta deste "nosso pequeno mundo" blguistico, do qual faço parte; devo dizer-te que há comentários ao teu post que são verdadeiramente belos e sinceros; mas Amigo, não basta a generosidade e a disponibilidade dos teus amigos para te resolver o problema; é preciso um equilíbrio e uma racionalização da tua parte, par, por um lado, te libertares das amarras do medo que tem sido toda a tua vida, mas por outro lado, não podes cair em precipitações repentinas que te levem a romper com afectos profundos e com outros aspectos que sabes melhor que ninguém, te rodeiam.
    Este meu post, é acima de tudo um incondicional apoio a todos os esforços que todos os "Sócrates e Fugitivos" que existem, para não se deixarem ficar metidos no casulo em que, até agora tinham estado; e acima de tudo um obrigado a ti por conseguires com a tua sinceridade e a tua "entrega" dar passos fundamentais para afastar essas teias de aranha que têm ensonbrado a tua vida. Todos, mas todos nós, mesmo aqueles que hoje vivem assumidamente e com total apoio a sua homossexualidade tiveram a sua história, o seu percurso, as suas dúvidas, e venceram tudo isso com maior ou menor dificuldades; uitos que por aqui gravitam, ainda não têm os seus assuntossexuais completamente resolvidos, mas acredita que tu, e o Fugitivo também, que vocês estão, apesar de tudo, melhor e mais à frente do que tanta e tanta gente que não tem coragem de abrir a boca e muito menos o coração.
    Continua a contar comigo e TENHO A CERTEZA que no próximo ano, se não fôr antes, estará "realmente" no nosso jantar.
    Um abraço do tamanho da tua luta para seres tu, por inteiro.
    Gosto muito de ti e tenho por ti um imenso respeito e admiração.

    ResponderEliminar
  25. Olá! Curioso... este mundo é mto pequenino!!! Ao ver o seu blog descobri q tb conhece o Luís Galego! Eu também! :) trabalhei com ele e somos amigos!! Boa semana! Bjs Sónia

    ResponderEliminar
  26. Depois de ler com todo o cuidado tudo o que foi escrito neste post e nos seus comentários, fica um pouco difícil acrescentar algo de novo.
    Contudo, não quero deixar de sublinhar duas ou três ideias que considero fundamentais referir.
    Primeiro ao autor do post e do poema. Penso que um simples OBRIGADO será suficiente para o pinguim perceber o que sinto por ele e o valor que lhe atribuo.
    Segundo aos dois principais visados - Socrates e Fugitivo. Penso que "AQUELE ABRAÇO" lhes irá transmitir o apoio de quem já passou pela fase complicada em que se encontram.
    Terceiro a todos os que já comentaram. Penso que SOLIDARIEDADE será a palavra que mais resume tudo o que disseram.
    Beijos e abraços *

    * escolha o que mais gostar!!

    ResponderEliminar
  27. ...isto alegrou-me o coraçao...Parabens pelo posto, adorei.
    Um abraço*

    ResponderEliminar
  28. Amiga Sónia
    Foi um prazer conhecer-te, ontem, no jantar do X.
    Não me admira que sejas amiga do Luís Galego, pois ele é uma excelente pessoa, além de ter um magnífico blog.
    Logo que se proporcione, deixarei algum comentário no teu blog, que já linkei.
    Beijnhos.

    ResponderEliminar
  29. Caro Tong
    agradeço o OBRIGADO e concordo em absoluto com o AQUELE ABRAÇO e a SOLIDARIEDADE, dos restantes items, que enuncias.
    Por isso escolhi as três.
    Abraço amigo e bom domingo para descanço, pois o tempo não está para passeatas.

    ResponderEliminar
  30. Caro X_bear
    um obrigado pela tua visita e volta sempre que queiras; e obrigado também pelas tuas palavras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. peço desculpa pela intrusão mas por 3 motivos foi "obrigada" a faze-lo: claro está o primeiro foi para dizer que o poema de fraquinho nada tem e apoiar as saídas de armário que por aqui proliferam ( e por outros sitios!) pois no meu ver é muito importante apoiar e respeitar quem (pouco) se revela!
    O 2º motivo é agradecer o vosso comentário deixado no blog do Special K, relativamente ás (nossas)relações duradouras;
    Por último, quero dar tb os parabéns a estas duas pessoas pela sua vida de muitos anos concerteza "lutando" contra discriminações que estou certa, pelo menos no inicio devem ter sido muito duras!

    Serão benvindos ao nosso blog (se assim o entenderem, claro!)

    Um abraço especial
    Lua(

    ResponderEliminar
  32. pequenino, discreto, suave, subtil, bonito, pessoal, reflexivo... eu gostei!

    beijinho

    ResponderEliminar
  33. Olá, amigas Lua e Sol
    obrigado pela vossa vsita, que é um prazer e nunca uma intromissão.
    Aproveito para tectificar que ste blog é apenas meu, pois o meu amor, infelizmente está longe, é sérvio e vive no seu país.
    Vem aí daqui a 2o dias a passar comigo duas semanas de sonho...
    Já passei pelo vosso blog, que me agradou, já o linkei e oportunamente comentarei. Vocês são, é claro, sempre benvindas aqui.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Querida Marta
    quase me apetece repetir aqui, palavra por palavra,o que disseste no teu comentário e em relação ao mesmo.
    E gostei...também!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Masmo os desactualizados???
    Talvez...
    Abraços para vocês.

    ResponderEliminar
  36. Gritar pode ser muito libertador!
    Adorei a tua companhia ontem Pinguim!
    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Amigo X
    pois à terceira, foi de vez; ontem pudemos falar bastante mais e a boa impressão anterior foi subtancialmente aumentada.
    Ficamos à espera dum jantar feito por ti, no teu "coração da cidade"...
    Abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  39. Caro PInguim, tu próprio és um poema em forma de gente. Como é que aquilo que expressas através das palavras escritas podia ser fraco, como tu modestamente caracterizas? Assim, fossem fracos todos os poemas...

    ResponderEliminar
  40. Caro Luís
    passamos do oito ao oitenta, he he he...
    Se eu sou um poema, então o que és tu??? Estou a referr-me, sem esquecer as tuas magnificas qualidades humanas, principalmente ao teu dom da escrita.
    Um obrigado e um abraço carregado de Amizade.

    ResponderEliminar
  41. Fraquinho é coisa que não vejo aqui, lamento desiludir-te senhor.

    É extremamente bonito e muito sentido.
    Se tiveres por aí mais, mostra-nos.

    ResponderEliminar
  42. Caro Graduated
    como já disse "aí para cima" há algumas coisas, que se fôr oportuno, publicarei; já o fiz duas ou três vezes, no passado...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!