sábado, 17 de maio de 2008

Transexuais da Sétima Arte

Se o facto da homossexualidade assumida ou escondida, de personalidades ligadas ao cinema, sempre foi muito badalada pelos “media” e junto a outras personalidades do “show business”, essas saídas do armário já não surpreendem ninguém, já é diferente a mudança de sexo, menos vulgar e quase sempre pouco falada.
E no entanto, e só para falar nos tempos mais recentes foram três as personalidades ligadas ao sexo, que assumiram a sua transexualidade, no mundo da sétima arte.


O actor que tantas vezes interpretou papéis de homossexual em filmes não muito ambiciosos e sem grande carreira comercial, ALEXIS ARQUETTE, o único do qual consegui fotos antes e depois da mudança de sexo.Um dos irmãos que dirigiu os tês filmes “Matrix”, LARRY WACHOWSKI. O realizador, galardoado com um Óscar de melhor realizador, com o filme “O caçador”, que dirigiu também “O ano do dragão” e “As portas do céu”, MICHAEL CIMINO.




A ver vamos se a moda pega…
Por cá, não é que seja uma personalidade do cinema, mas também faz fitas, temos um candidato: José Castelo-Branco!




Acho que este post se integra bem no "Dia Mundial Contra a Homofobia", que hoje se comemora, já que a transexualidade é talvez um dos menos apoiados e mais difíceis problemas do mundo GLBT.

44 comentários:

  1. solidária!

    beijo e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Há que o ser,Isabel;infelizmente a homofobia está muito presente em todo o lado, mesmo em países ditos tolerantes.
    Beijoca e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Dia Mundial Contra a Homofobia? Hoje? O meu calendário anda muito desnorteado. Agora, quanto ao Coming Out, funciona mesmo para mudar alguma coisa? (compreendo que, em termos pessoais, é uma verdadeira revolução coperniciana e, só por isso, vale a pena) A verdade é que sempre me fez "espécie" esta coisa. Não é que me esconda, antes pelo contrário - exponho-me muito, e então quando estou apaixonado, nem se fala -; mas, desde que contei a um amigo que era gay e ele respondeu-me com um "e quem te disse que eu queria saber, não estás interessado em mim, pois não?", que eu fiquei sempre de pé atrás.
    PS: EStou pronto para receber os açoites do costume....

    ResponderEliminar
  4. Não recebes os açoites, e respeito muito a tua opinião, mas vamos por partes: sou, à priori, contrário à proliferação dos dias mundiais contra isto e mais aquilo, mas nalguns casos, porque são coisas deveras importantes, recordo-os, dando 2 exemplos absolutamente diferenciados - 1 de Dezembro, Sida, e 21 de Março, Floresta. Noutros casos e porque estão associados a datas marcantes, respeito-os, que é o exemplo de hoje, em que a OMS declarou que a homosselualidade não é uma doença.
    Ootro ponto, o "coming out", ele não é, nem nunca será obrgatório no percurso homossexual de um ser humano, é quando muito necessário, para a própria pessoa, se assim o entnder e na forma e timing que achar mais adequado, quefoi o que fiz e continuo a fazer da maneira mais normal deste mundo.
    Finalmente, apenas referi o "coming out" como uma coisa, hoje em dia, bastante normalizada entre gente pùblicamente conhecida, como contraponto ao caso da transexualidade, que éw o tema do post, e que é um passo, esse sim, demasiado pensado e importante para não ser feito "levianamente"; e acho que num curto espaço de tempo, 3 dessas pessoas da área do cinema, o terem feito, é de realçar.
    Desculpa o testamento, mas por isso é que gosto dos comentários; faem-me soltar a lingua.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Ainda ontem vi uma entrevista da Filipa Gonçalves Néné, ex- Paulo Gonçalves Néné, que se queixava de ter perdido imensos trabalhos como manequim desde que se assumiu.
    As pessoas não toleram aquilo que não conhecem.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  6. Dois apontamentos.
    1- Não me fales na Castelinha que ainda agora passei à porta dela e deu-me "gómitos"
    eh eh eh
    2- Quanto ao "coming out" confesso que por vezes acho que é mais uma forma de exibicionismo que outra coisa qualquer. A
    cho que uma pessoa pode ter a sua cabeça "resolvida", o que me parece ser o essencial, sem necessitar de certo tipo de manifestações que por vezes se observam por aí.

    ResponderEliminar
  7. Mas amigo acha que o José castelo Branco ainda é candidato? Há transexuais que nãosão perfeitos como o "conde" white castle como gosta de ser tratado...
    E são essas coisas que me entristecem...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  8. O papel da ciência e da tecnologia!

    ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Cara Keratina
    Essa foi das poucas pessoas "públicas" que assumiu no nosso país a sua mudança de género (também não haverá muitas mais), edevo dizer que é um bom "bocado de mulher"; realço a total aceitação e ajuda da sua família neste caso, o que nem sempre acontece.
    Beijinhos e boa recuperação.

    ResponderEliminar
  10. Caro Tong
    a referência a essa "coisa" a que tu chamas Castelinha, é apenas o desejo de ver resolvido de vez aquilo que eu acho ser uma aberração, pois não se trata apenas de algo sexual, é muito mais que isso, é a vontade de assumir um "papel" perfeitamente vergonhoso; não me agradam homens efeminados, mas acho normal que os haja e respeito-os, mas esta "coisa" nem isso é, é estupdez e cretinice corporizada num ser nojento.
    Pronto, não falo mais nada, senão gasto o "papel" todo...
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Caro Miguel
    é triste, realmente, e como atrás disse, também é nojento...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. meu caro amigo...há coisas que não são necessárias para que as pessoas sejam aceites, mas é apenas a minha opinião... agora tb existem muitos por aí que querem ser falados,querem aparecer daí o facto de chegarem ao ridículo... e em relação à Filipa Gonçalves... qual a razão de se ter "mostrado" ao Mundo???qual a razão de ter falado em coisas tao íntimas e pessoais???queixa-se que perdeu trabalho??? ninguém a mandou falar....não terá sido com a ideia de se tornar mais famosa??? parece-me que lhe "saiu o tiro pela culatra"...mas sao decisões que as pessoas tomam,nem sempre as mais acertadas...quanto à outra personagem que já se falou por aqui...sem comentarios pois aquilo não é nada ...nem gente é...
    Um abraçao***

    ResponderEliminar
  13. Olá Marta
    o papel da ciência ao serviço de uma causa que tantos problemas acarreta a quem está nessas condições.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Caro X_bear
    no caso da Filipa, é evidente que foi para benefício dela, na altura, que se assumiu pùblicamente e agora está a sentir o reverso da medalha; mas o que realço no seu caso é o apoio total da família, ainda por cima sendo o pai, uma figura verdadeiramente publica.
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. sim,sim meu amigo...isso sim é que é de referir, pois a família será sempre a primeira ( ou deveria ser ) a apoiar e ajudar... quanto a isso concordo plenamente ctgo...
    Um Abração***

    ResponderEliminar
  16. Ainda bem, amigo X_bear
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Meu caro amigo

    Quem sou eu para dar palpites nestas questões!
    Mas gostaria de lembrar os estudos recentes que mostraram que a mentalidade dos portugueses no que se refere à homossexualidade - mesmo nas novas gerações - pouco tem mudado.
    Limito-me, pois, como já fiz noutro lado, a enviar-te um abraço em homenagem à Tolerância.

    Daquele que agora se dá pelo nome de
    Fugitivo

    ResponderEliminar
  18. Não sabia que hoje era dia mundial contra a homofobia.
    Mas, tanto como nos outros, acho que todos os dias o deveriam ser.
    Quem somos nós para julgar os outros?
    Não vejo necessidade de ninguém se assumir publicamente, a menos que seja uma figura pública, mas assumir-se, tout court, acho perfeito.
    Tenho alguns amigos homosexuais e além de serem das melhores pesoas que conheço, são muito felizes.
    E isso é que importa.
    E viva a diferença.
    Dias felizes

    ResponderEliminar
  19. Caro vizinho, após algumas buscas na net, permita-me apontar que a foto é de Larry WACHOWSKI e não de Andy.
    Depois, se fizeres um search pelo google pelo nome MICHAEL CIMINO, vais encontrar resmas de fotos quando o homem ainda era "macho", e deixa-me dizer que era mais jeitoso homem do que agora, eheheheh...
    Tás feito ao bife, que eu agora tenho resmas de tempo, e a tertúlia cor-de-rosa só dá durante a semana, lolololol
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Só para assinalar o dia: tens medo de gays? Maricas!

    Vivam (não gosto do verbo tolerar, prefiro aceitar) as vossas diferenças!

    ResponderEliminar
  21. Olá! Tudo bem?!
    Aqui estou para também desejar-te um óptimo fim de semana.

    Em relação ao post, confesso que se tivesse coragem até eu gostaria de seguir o mesmo caminho que as pessoas aqui referidas. Já cheguei até a ter essa conversa com a minha irmã mais velha, pois por vezes sinto mesmo que estou no corpo errado mas... Isso será assunto para outros dias.

    Um abraço e fica bem...

    ResponderEliminar
  22. Olha, o Alexis Arquette ficou uma canastron@, mas se está feliz assim... (desculpa lá, aquele de barbas... estou enganado, não estou?! :D )

    Agora mais a sério, se as pessoas não estão felizes no corpo que têm e se possuem alternativa válida e consistente para viverem o resto dos seus dias em paz consigo próprias, então força! O Estado deve apoiar e não travar o processo numa burocracia interminável. Sempre é preferível do que ir a Marrocos, por exemplo, cortar o que está a mais e vir de lá com uma infecção mortal.
    A avaliação tem de ser feita e bem ponderada, sem dúvida. Há processos e etapas irreversíveis. Que comprometem - caso algo corra mal - toda uma vida que só queria um corpo à medida da sua cabeça.

    ResponderEliminar
  23. Querida "vizinha"
    a foto estava bem, o nome é que estava mal, pois foi o Larry é que se tornou Lana!
    E também podes ver agora uma foto do então jovem Cimino e a Elizabeth em que se transformou.
    Obrigado pela observação.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Caro Fugitivo
    se te referes a um estudo que apareceu no Público no fim de semana passado, posso dizer-te que ele partiu de dados viciados à partida, pois não considerou as lésbicas e parece que só considerou relação homossexual, desde que a mesma originasse orgasmo, e, meu amigo, a homossexualidade não se contabiliza dessa forma; de qualquer forma, mesmo que partisse de situações corrigidas, os resultados não se alterariam muito e a conclusão é de que a nossas população é altamente homofoba.
    Assim há que, não num dia, mas todos os dias lutar contra a intolerância sexual.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Confesso que sou um pouco contra o dia do que quer que seja, pois parece que só nesse dia é que tomamos consciência desse tema( cada qual ao seu dia). Já dizia alguém, o natal é quando o homem quiser.

    Admiro as pessoas que conseguem enfrentar tudo e todos e serem felizes com aquilo que sentem. Creio que o/a grande Homem/Mulher mais conhecida quanto a mim, foi a Roberta Close.

    Abraço
    A.António

    ResponderEliminar
  26. Cara Blue
    gostei muito do teu comentário, é muito lúcido e correcto.
    Obrigado pela tua opinião.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  27. Caro JJ
    sempre igual a ti próprio; adorei a tua ironia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Caro Ermelindo
    ora aí está uma declaração de intenções feita no post correcto; claro que se te sentes "desconfortável" num corpo masculino, adulto como és, e certamente com os pés assentes na terra, deves dar os passos necessários, devidamente acompanhado, para em primeiro lugar saberes concretamente o que desejas fazer, pois sei ser uma decisão difícil e deve ser muito bem equacionada em todas as suas vertentes. Força, amigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Caro João Manuel
    o meu post estava originalmente correcto nas fotos (embora a foto d@ Cimino fosse demasiado híbrida), mas estava mal o nome do mano Wachowski (tinha mencionado o Andy em vez do Larry)e a nossa amiga Keratina, que está nestes momentos de forçada prisão, muito atenta, chamou-me a atenção; corrigi o erro, recorrendo à ajuda informática do Paulinho (FJ), pois de informática estou verdinho (e eu que sou do Benfica); foi pior a "amêndoa que o sorvete", pois mantive o nome errado e pus a foto errada, a tal do barbudo, que realmente para se tornar mulher devia dar muito trabalho à depiladora; finalmente, tudo corrigido, com as fotos correctas, o post está como devia estar de inicio.
    Sobre o processo de que falas, estou de acordo contigo e á deixei uma opinião no comentário ao Ermelindo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  30. Amigo A.António (é tão fácil e bonito um comentador deixar um nome...), obrigado pelo teu comentário; também eu sou visceralmente contrário aos "dias..." que nascem como cogumelos; hoje por exemplo também é o dia da pressão arterial, lá vai uma fila de pessoas a medi-la e depois só para o ano...
    Mas acima de tudo hoje comemora-se uma data, pois a luta é e tem de ser cadavez mais todos os dias ate que a tolerância, melhor dizendo, a aceitação das diferenças sexuais seja um facto.
    Falaste na Roberta Close que foi muito famosa no Brasil, mas em Espanha são célebres e lindas Bibi Andersson, que entrou em filmes de Almodovar e Carla Antonelli, que é uma das vozes que mais tem lutado pela causa no país vizinho. E antes, a muitos anos, se não estou em erro, foi muito conhecida uma beleza francesa, Coccinelle, que por ser percursora deu brado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. meu caro: nem vou comentar... não penses que vou lavar as mãos com o outro fez... não!
    é uma situação que me faz confusão e que me perturba pensar nisso.
    digo apenas: presente e deixo um abraço... peludo como sempre!!!

    ResponderEliminar
  32. Compreendo, amigo Sp.
    Abraço peludo e bom domingo.

    ResponderEliminar
  33. Olá, pinguim, estou passando para conferir os últimos posts. O de hoje é particularmente surpreendente. Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. Amigo Tarco
    é sempre um prazer ler um comentário teu; o assunto, pelo nome das pessoas surpreende um pouco, é verdade.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Não me parece que o castelo bronco quera mudar de sexo. Ele não ia conseguir ser um homem convincente.
    ;)

    ResponderEliminar
  36. Puseste-me a rir quase às 2 da matina, amigo X.
    Coitado do homem(?), mete dó...
    Abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  37. O Sr Castelo Branco, por muito que se esforce, nunca há-de à pontinha dos calcanhares de qualquer uma destas personalidades que aqui apresentas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. José Castelo-Branco é talvez o pior exemplo. Francamente alguém que não é nada e não consegue ser coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  39. Caro Paulo
    só referi esse cretino, como motivo de gozo, é claro.
    abraço.

    ResponderEliminar
  40. Caro C
    eu não sou mìnimamente pre-conceituoso, mas esse tipo tem o condão de me irritar, só me parece um andróide, mal concebido...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Estes são os tais de que me tinhas falado e que desconhecia. Acho que ficaram todos lindíssimos após a mudança de sexo e só tenho a congratulá-los por terem feito aquilo que acharam melhor para se sentir bem com a sua pele.

    Quanto à pele dos outros, é curioso como o Castelo-Branco desperta a irracionalidade nas pessoas. É nojento para aqui, nojento para ali...
    Ele não é carne, nem é peixe? É 'trangénero' para usar a terminologia adequada a estas definições identitárias. Ame-se ou odeie-se o homem mas que não seja pela maneira que confunde os géneros como se comporta. Que seja pela homofobia declarada por exemplo. Ele diz que não é paneleiro, que os paneleiros são essas machas que andam praí a levar no cú...yuck!

    Parabéns pelo post pinguin.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. Amigo Rui
    acredita que já estou mil vezes arrenpendido de meter uma referência a esse tal de Castelo Branco neste post.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. A do realizador do Matrix e do realizador do excelente "O Caçador" surpreenderam-me. Desconhecia! Acho que sim, ora essa. Se se sentem melhor assim, se não se sentiam bem com o aspecto que tinham, porque não fazê-lo?
    Houvesse mais que tivessem essa coragem, capacidade e sempre com respeito por parte dos outros.

    ResponderEliminar
  44. Amigo Graduated
    quando se é figura pública, penso que deve ser ainda mais dificil, mas o desconforto de se sentirem num corpo errado falou mais alto.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!