domingo, 13 de julho de 2008

Camané...e amigos

Quase de surpresa, fui esta noite ao CCB, assistir ao concerto de Camané, integrado no Festival Música Portuguesa Hoje, e em que o conhecido fadista juntou três amigos: os pianistas Bernardo Sassetti e Mário Laginha e o contrabaixo Carlos Bica.
Foi a primeira vez que assisti a um concerto de Camané ao vivo e devo dizer que fiquei maravilhado; não sou um conhecedor profundo do fado, mas gosto de o ouvir, e é curioso que sendo femininas as vozes mais conhecidas deste tipo de canção, com Amália e Mariza, cada uma no seu tempo a monopolizá-lo, eu sempre preferi a voz masculina a cantar o fado: Camané é um excelente exemplo dessa minha preferência que tem a sua expressão máxima em Manuel de Almeida, tão depressa esquecido, em Carlos Ramos (“Não venhas tarde” é um marco na canção nacional), Fernando Maurício e chegando aos mais comerciais e não menos interessantes Carlos do Carmo, João Braga e até João Ferreira Rosa; claro que não posso esquecer o velho Marceneiro…
Camané, sem nunca deixar de interpretar fados populares, sempre recusou o “popularucho”, e os fados do seu repertório estão cheios de mensagens, não digo elitistas, que é coisa que ele nunca foi, mas de uma forma mais “elevada” de ver o fado; mas Camané canta tão naturalmente que isso quase passa desapercebido: a mensagem que ele deseja transmitir e que vem apurando de disco para disco.
Além disso, a sua presença é de uma simpatia contagiante e isso pôde-se ver esta noite onde a cumplicidade com Laginha e Sassetti foi total; sim, faltou a guitarra portuguesa, mas sobrou piano e do bom; como prenda especial, mais um amigo nos trouxe Camané: Carlos Bica, e que bem soa o fado com os dolorosos gemidos do contrabaixo.
Sala cheia e entusiasmada para uma noite inesquecível

Sei de um rio
sei de um rio
em que as únicas estrelas
nele sempre debruçadas
são as luzes da cidade
Sei de um rio
sei de um rio
rio onde a própria mentira
tem o sabor da verdade
sei de um rio
Meu amor dá-me os teus lábios
dá-me os lábios desse rio
que nasceu na minha sede
mas o sonho continua
E a minha boca até quando
ao separar-se da tua
vai repetindo e lembrando
sei de um rio
sei de um rio
E a minha boca até quando
ao separar-se da tua
vai repetindo e lembrando
sei de um rio
sei de um rio
Sei de um rio
até quando.

Outro amigo houve também neste concerto: o Mike, que teve a amabilidade de me convidar e que foi um prazer muito grande ter conhecido; ainda deu para uma boa troca de impressões, musicais e não só, mas soube a pouco…como é bom ganhar um novo Amigo!!!!

62 comentários:

  1. Parabéns pelo teu novo amigo, antes de mais... "mal nos conhecemos... etc."... depois, obrigado pelos (muitos) comentários que vais deixando no meu postigo blogosférico... a que nem sempre tenho dado resposta... porque o meu cérebro anda com convulsões (ou serão implosões) nostálgicas... por fim, ouvi uma vez Camané, uns 15 minutos... e... não gosto de Fado... ou melhor, não consigo ouvir Fado, porque quando ouço Fado fico com uma disposição/humor nada agradáveis... e mesmo no meio do reportório daqueles fadistas com temas mais alegres, vem sempre uma letra mais nostálgica pelo meio... e isso dá cabo de mim... Portanto, onde é que eu ia? Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do Camané, embora não seja um grande apreciador de fado. Já o vi ao vivo em dois concertos com os Humanos e ele mesmo sem cantar fado tem uma voz fascinante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo André
    realmente pareces-me um pouco confuso; tenho vindo a reparar nisso no teu blog, que tem sido um reflexo de muitas angústias, que espero sejam passageiras; não me vou referir ao teu comentário, que começa por falar no acessório, para depois, sim, através de uma legitimada razão para não apreciares o fado, fazeres a ligação à tua actual situação.
    Abraço amigo e força para acreditar em melhores dias.

    ResponderEliminar
  4. Caro Paulo
    embora o Camané seja sempre bom, a sua colaboração no excelente album dos Humanos foi "apenas" isso mesmo: uma colaboração a juntar às outras, todas elas muito boas.
    O Camané, de corpo inteiro, é este, o deste concerto, cuja única "falha" (que era um dado da estrutura do cocerto), de faltar a guitarra portuguesa, que é o complemento natural de qualquer fadista; mas mesmo assim, brilhou e fez brilhar os seus amigos/convidados.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. é por isto que gosto da blogocoisa...referiste a surpresa e eu também a tive, ao ver este excelente vídeo.
    só conhecia o camané da sua contribuição nos "humanos". é de facto, mais que um fadista, um cantor excelente. obrigado.

    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ao contrário de ti sempre apreciei mais as vozes femininas no fado, do que as masculinas. Mas, atenção Camané é uma excepção, é mesmo a melhor voz do fado. Esse espectáculo esteve na minha agenda e apenas não se concretizou porque outros desenvolvimentos tiveram lugar. Realço ainda o Sassetti e o Laginha....deve ter sido de facto um espectáculo formidável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. É por isto que eu gosto da blogosfera, amigo Rocket, por esta possibilidade diária de ser surpreendido com algo novo ou com algo diferente.
    É-me muito gratificante ter-te mostrado esse lado, o verdadeiro, de Camané.
    Bom domingo e um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Fados fados, só mesmo Mariza e Camané. Tirando "Menina e Moça" do Carlos do Carmo, porque de resto... naaaa :p

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Luis
    sim, nunca me passaria pela cabeça que desconhecesses este concerto; e é curioso, que ontem, num contacto telefónico, nem sonhava ir vê-lo, razão porque não falei disso.
    Ainda bem que Lisboa está a ter um conjunto de ofertas culturais como nunca teve, o que leva a ter que haver opções; ontem, depois de estacionar o carro, vi o imenso movimento na zona e recordei, que do outro lsdo da rua, no Museu da Marinha estava a representar-se a Saga e que ainda não tinha acabado o espectáculo anterior do CCB, pelo que a zona de Belém estava plena de gente e isso é muito importante.
    O espectáculo, como tu próprio referes foi excelente, e devo dizer-te que gosto muito de certas vozes femininas do fado, mas Camané é único, como único foi Manuel de Almeida, o melhor fadista que já ouvi.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Olá Martinha
    deves saber que se não "morasses" tão longe, quem tinha ido a ver o Camané, terias sido tu, pois o Mike tinha-te convidado...São os custos da insularidade, a juntar aesse de ter que aturar o "anti-cubano"; de resto, a Madeira é um paraíso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de Carlos do Carmo (a pose então...), não gosto de Mariza e não gosto de mais uma série de outros e outras.
    Adoro os fados antigos da sô dona Amália (fado Malhoa, fado do ciúme, etc...).
    Gosto deste pequeno-grande-homem.
    Tenho o último álbum dele e este 'sei de um rio' passou 300 vezes quando o coloquei no leitor do carro.
    Gosto, em particular, da imagem de "crooner" que ele adopta ultimamente.

    ResponderEliminar
  12. Tenho a certeza de que terias gostado, e muito... deste concerto, meu caro João Manuel.
    Um bom domingo e um forte abraço.

    ResponderEliminar
  13. Por mim Caminé, Amália, Mariza gosto dos três, Carlos do Carmo não acho que cante fado, por mais prémios que ganhe, só acho piada as musicas dele com letras de Ary dos Santos, e é mesmo pelas letras fantásticas... Enfim o que posso dizer, as letras para mim são (quase) tudo haha

    ResponderEliminar
  14. A sério? :D UAU! Um dia que esteja por aí temos todos que nos encontrar, ok? :D

    Quanto ao que disseste, infelizmente é bem verdade e eu nunca vou perceber esta relação ''amor-odio'' entre os madeirenses e os lisboetas (e vice versa)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O Camané é um excelente interprete e nota-se que o que faz faz com paixão ;)...

    Ontem fui à Saga... Não tenho palavras, e as que encontrei coloquei no meu pequeno espaço virtual... ;)
    Temos mesmo que combinar um coffe, que te parece? :)

    beijinho...

    ResponderEliminar
  16. Engraçado, não gosto por aí além de o ouvir e provavelmente nunca comprarei nenhum bilhete de propósito para esse efeito; em contrapartida, são sempre bons esses encontros quase surpresa e conhecer gente nova e agradável. Ainda bem que valeu a pena!

    abraço

    ResponderEliminar
  17. Caro Swear
    totalmente de acordo com o que dizes do Carlos do Carmo, que é brilhante com os poemas que seleciona a dedo, mas demasiado comercial e algo convencido.
    E também não podia estar mais de acordo com a referência às letras; por vezes, fecho os olhos e só os ouvidos funcionam, e se encontro pontos de referência nessas letras, então funciona o coração também e lá vem a lamechisse...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Martinha, quem falou em amor/ódio entre madeirenses e lisboetas? Nunca o notei, só me refiro ao "chefe Jardim" que abomino e nada mais.
    Quanto a esse encontro, ai de ti se apareces cá e não dizes nada...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Olá, querida Carpe
    Ainda bem que ambos gostamos do Camané e ambos gostámos da Saga...
    ainda não comecei a volta aos blogs, mas lá irei ler o que dizes...
    Quanto ao "coffe" é mútua a vontade, e em breve será.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Paulinho
    admira-me um pouco esse teu alheamento acerca do Camané; mas é só em relação a ele, ou é um sentimento generalizado ao fado?
    Quanto ao encontro surpresa não poderia ter sido mais agradável, pois o Mike parece ser um tipo mesmo porreiro...
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. o meu alheamento é só em relação a alguns do fado. acho que não tenho grande ouvido para eles...
    ouço o Camané, como ouço a Mariza, a Ana Moura, a Cristina Branco ou a Raquel Tavares, mas sem grandes arrebatamentos de alma, percebes?

    ResponderEliminar
  22. Pois é, ninguém falou, mas a verdade é que existe! E eu prometo que dou novidades, heheh

    beijinho

    ResponderEliminar
  23. Caro Paulo
    fiquei mais "descansado" eh eh eh
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Caro Miguel
    tens razão, não sendo grande fìsicamente, ele é enorme como artista!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Ok, Martinha
    fico à espera delas...
    Beijinho repetido...

    ResponderEliminar
  26. ... Sei de um rio.
    alguém gritou-mudo na plateia.
    noite sem descrição.
    todo o meu ser foi emoção.
    noite Estrelada.
    noite Mágica.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  27. Novos amigos ao som de grandes músicas.
    Estás em grande.
    Já tinhas contado a história da tua irmã. Espero que tudo corra bem.
    Abraços

    ResponderEliminar
  28. Que preciosidade... Camané é fantástico!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  29. Dá uma espreitadela ao meu blogue, acabei de publicar os 2 textos finais do desafio literário. Muito obrigado por teres participado, as histórias saíram absolutamente brilhantes! Espero pelo menos 1 comentário a este post! ;)

    Até ao próximo desafio!

    ResponderEliminar
  30. Caro Gritomudo
    já vi no teu blog que estiveste presente e deves sentir-te feliz por teres assistido a tão magnífico espectáculo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Caro Tedy
    olha que não, tenho saído pouco, mas os dois espectáculos que vi no espaço de uma semana, na zona de Belém, foram realmente magnificos: este e a "Saga"!
    Quanto á doença da minha irmã, agora me recordo, que na altura estiveste ao corrente...
    "Renasceu" para tudo e como dizes, espero que tudo corra bem...
    Abraço forte e amigo.

    ResponderEliminar
  32. Olá Blueminerva
    obrigado pela tua visita; o Camané superou as minhas expectativas num espectáculo memorável.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  33. Meu caro Ypslon
    acabei agora de te deixar esse comentário que referes; não me agradeças, foi um prazer participar, sinto-me honrado por isso e se alguém é merecedor de agradecimentos, és tu, que tiveste a "ousadia" de acreditar nos poderes da blogosfera, em desencantar dois processos criativos passando por 20 pessoas, que, por principio só conhecem a precedente...
    Parabéns, uma vez mais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. "Sei de um rio que corre no corpo e faz sua nascente na alma..."

    Adorei sua visita e espero aceite meu convite...

    abraços do Código

    ResponderEliminar
  35. Também não sou muito fã de Camané, até preferi as vozes femininas. Mas penso que s elá tivesse estado deveria ter gostado.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  36. Também já tive a opotunidade de o ouvir, no Maxime, e gostei. Mas Camané e elevado? Eu diria estatura média/baixa ;)

    ResponderEliminar
  37. Que magnífico trabalho... Mas Camané é mesmo assim é uma das vozes lindas do nosso fado que me arrepia a alma! Ainda bem que gostas-te meu amigo se soubesse também eu tinha ido! E digo-te com conhecimento de causa Camané é sempre cumplice em todo o que faz, para além de ser uma pessoa fantastica... com um grande coração!

    Uma boa semana para ti e deixo aquele abraço e o meu agradecimento!
    VS

    ResponderEliminar
  38. Porra! Esqueci-me. O R. já me tinha falado disso! Pronto... mais um que deixei escapar. Amizades enquadradas pelo fado são sempre amizades confidentes!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  39. Olá Código da vida
    obrigado pela visita, para já; também já respondi ao teu mail, sobre a minha participação no teu blog, a qual muito me honrou e que conheci atravé do também colaborador Paulo (Felizes Juntos); vou postar ainda hoje, algo lá.
    Abraço e volta sempre.

    ResponderEliminar
  40. Querida Jasmim
    estou certo que terias gostado muito; mas tu "desdobras-te" a ir aqui e ali...enfim, invejo a tua dinâmica cultural.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  41. Caro X
    no físico, sim, claro, a estatura é média baixa, mas profissionalmente é deveras elevada.
    E olha que fisicamente, até que nem é desagradável...são gostos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. Amigo Vitor
    esses pormenores pessoais escapam-se-me, embora acredite que seja uma excelente pessoa, aliás nota-se na sua postura em palco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. Eu incluo-me no grupo dos que preferem as vozes femininas no fado. Aliás, o meu gosto limita-se a quase exclusivamente uma, cantasse ela o que cantasse (guess who!). Quanto às vozes masculinas, Marceneiro, pela autenticidade, Carlos do Carmo, pelo refinamento, e Camané, que de certo modo o segue, são a excepção. E este rapaz tem tido uma evolução extraordinária.

    ResponderEliminar
  44. Caro Kokas
    e agora aí tão perto...
    Não tens desculpas, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  45. Caro Paulo
    eu adoro mulheres a cantar o fado, mas os homnens fadistas, talvez por serem menos, dão uma entoação ao fado que gosto; e depois há as letras, que se me dizem muito, me imagino eu a cantá-las e não uma mulher...
    Mas claro, Amália é sempre Amália, e foi,para mim , num conhecido fado dela, sobre a perseguição a Alain Oulman pela polícia, que ele teve o melhor momento da noite.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  46. Nunca fui grande fã do Camané. Mas reconheço que fiquei muito mais atento e interessado ao seu trabalho a partir da sua participação no projecto Humanos. Fiquei muito bem impressionado pelo facto do mais recente trabalho de Camané na semana de lançamento ter ficado em primeiro lugar na tabela de vendas em Portugal.
    Com tanto sucesso, profissionalismo e carisma, está mais do que na hora de Camané endireitar os seus dentes. Ficam-lhe tão mal os dentes encavalitados...

    ResponderEliminar
  47. Ah,ah,ah, puseste-me a rir, caro Luís.
    Sabes que nunca tinha reparado nisso...
    Mas ele é um belìssimo profissional, disso não tenho dúvidas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  48. caríssimo, morro de inveja (da boa, da boa) por não ter assistido a esse concerto. adoro o sassetti e o laginha, e então o camané nem se fala. das duas vezes que o vi ao vivo foi sempre a cantar fado e, como ainda por cima tenho a sorte de gostar de fado, foram ocasiões únicas. deve ter sido um concerto diferente e muito criativo.
    já agora dou um abraço ali em cima ao catatau por dizer que não gosta da marisa. eu também não e já fui insultado lá na minha chafarica por o dizer.
    um abraço amigo.
    um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  49. Caro Miguel
    gostos não se discutem; mas, apesar de tudo, é bom saber que neste caso, dos participantes deste concerto, estamos do mesmo lado da barricada...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  50. Já tinha tido outra fonte que me falou muito bem do concerto do Camané!

    ResponderEliminar
  51. Caro Tong
    seria impossivel que o não fizesse, pois foi realmente muito bom.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  52. Amigo Pinguim,

    O prazer foi todo meu por te teres prontificado a partilhar este espectáculo comigo. Devo confessar que foi para mim um prazer confirmar o generoso ser humano que é e que o blog já havia deixado transparecer.

    Quanto ao espectáculo foi intenso e maravilhosamente tocado e cantado. E até a ausência da guitarra portuguesa, que logo se fez notar no primeiro fado da noite, acabou por merecer a folga que lhe foi concedida.

    Uma vez mais obrigado pela partilha de uma noite memorável e que venham muitas mais... porque afinal é bom ganhar e manter um bom Amigo!

    Bem haja

    ResponderEliminar
  53. Caro Mike
    sobre o prazer da tua companhia, já disse tudo e espero que mais vezes aconteça, pois a conversa foi por demais interessante.
    Também sobre o concerto parece haver unanimidade pelos comentários lidos, na importância que o Camané tem hoje no fado bem como dos convidados, o que deu como resultado o excelente concerto que aconteceu.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  54. CR/51
    Quase um ano depois... será que dá para publicar, ou melhor, mesmo publicando quem virá cá ler?
    Se calhar até é bom.
    Mas vou tentar.

    Afinal não é só da ELIS, passamos pelo ZÉ MÁRIO BRANCO, pelo ADRIANO, pelo ZECA ( atão está é uma falha de palmatória, por isso levas em rodapé o link da AJA.É um blogue a seguir, bem como os "caminhos da memória".)e entre outros o CAMANÉ e este SEI DE UM RIO.

    SEI DE UM RIO
    poema de PEDRO HOMEM DE MELO
    música de ALAIN OULMAN ( inédito cedido pelo filho ao CAMANÉ)


    ...O álbum "Busto", editado em 1962, marcou o início de colaboração com Alain Oulman com Amália. Foi ele quem trouxe os poetas portugueses, como Luís de Camões, David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre, para dentro de casa. da Amália. Alain Oulman é também considerado o principal responsável por uma profunda alteração na música que a acompanhava.

    Oulman, homem de esquerda, é perseguido e preso pela PIDE. Amália tudo fez para o apoiar aquando da sua prisão. Oulman escreveu a música para "Meu Amor É Marinheiro", com base em "A Trova do Amor Lusíada" de Manuel Alegre, quando esteve preso em Caxias. É deportado para França...
    in
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alain_Oulman



    Já agora como não sei se tens o CD ou se isso constava do folheto do concerto, lembro-te que a direcção musical, deste CD e de todos os outros é do ZÉ Mário Branco.
    E muitos poemas deste CD são da actriz de teatro MANUELA DE FREITAS , a companheira do Zé nos muitos anos.
    ESTE SILÊNCIO
    CIÚMES DA SAUDADE
    AS PALAVRAS
    E nos outros CD's há sempre a MANUELA, o FADO da TRISTEZA que já aqui divulgas-te do ZÉ MÁRIO, também é letra dela, e também é cantado pelo CAMANÉ, bem como o FADO da PENELOPE.

    Uma curiosidade o NEM DEUS NEM SENHOR, do Zé, foi 1º gravado em fado pelo CAMANÉ ( PELO DIA DENTRO 2001) e abre com uma lindíssima obra sinfónica ( Orquesta de Gratz) o RESISTIR É VENCER de 2004 do ZÉ MÁRIO, até agora o seu derradeiro CD.

    Deste CD, há um SER AQUELE, poema de FERNANDO PESSOA que ouço muito.


    Tenho esta mania, e tu faz o favor de não me levares a mal, de citar as fontes, ou a fonte do que veio à minha pose.



    Tenho uma história a prepósito deste SEI DE UM RIO.
    A 22 de Abril 2008, comprei 2, voltei a fazê-lo a 29. Um é o meu.
    Outro ofereci-o ao casal meu amigo há 25 anos ( dia dos anos dela). Outro a uma amiga, que apesar de nos conhercermos há muitos anos, só nos últimos convivemos mais. O quarto foi para outro amigo de longa data. Porém, quando passado 2 meses estavamos, numa pequena roda de amigos à mesa de um café, alguém falou que tinha comprado e adorado o SEMPRE DE MIM, esse meu amigo, tal como eu, referiu-se que já o tinha, mas foi incapaz de referir que lhe tinha sido oferecido.
    Esqueceu-se? Ficou embaraçado?
    O que é certo é que nunca mais lhe ofereci nada.
    Há coisas que não devemos omitir, porque ñão nos fica bem.

    Um abraço agradecido
    CR/51
    CARLOS

    PS1: Sim gosto muito de música.

    http://vejambem.blogspot.com/
    http://caminhosdamemoria.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  55. Carlos
    realmente nunca recebi um comentário tão tarde, eheheh, mas valeu bem a pena...
    De início e porque falavas apenas de música brasileira, ainda pensei que fosses brasileiro, mas a forma de expressar nada tem de brasileiro; agora vejo que a tua "pátria" é a música!
    O que já aprendi contigo...
    Claro que estou ao corrente de toda a influência que o Zé Mário tem na carreira do Camané, aliás alicerçada em amizades extra musicais, quiçá políticas...
    Também estava a par da importância de Alain Oulmain na música portuguesa, via Amália e das dificuldades que por aqui passou.
    Mas é sempre bom recordar...
    Volto aagradecer-te este belo comentário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. DUAS ERRATAS:

    -Deste CD, há um SER AQUELE, poema de FERNANDO PESSOA que ouço muito.
    Refiro-me ao SEI DE UM RIO.

    -MANUELA DE FREITAS , a companheira do Zé nos últimos anos.

    o resto são falhas normais nestas coisas.

    CR/51

    Embora, por esta altura fosse CR/50, pois estava a seis dias dos 50.

    Se há arquivos nos blogues, se dá para consultar por temas, então é bom vir cá comentar e dar-lhes vida.

    Num fórum esta mensagem vinha para a "frente", assim quem fizer como eu, que andei a ver as tuas propostas musicais e não só, encontrará comentários em "post" intemporais, como é este.

    Pessoalmente foi um período, que visto retroactivamente me deixou marcas profundas, embora nessa altura tenham sido só presságios, não fazia a menor ideia do que estava para vir.

    Quem me dera voltar a MAIO/JUNHO de 2008 e ver com olhos de ver, o que devia ter visto.


    "CHEGAR A CADA INSTANTE PELA PRIMEIRA VEZ" frase de ALMADA NEGREIROS que GERMANA TÂNGER fez de seu lema de vida.

    Recomendo, no caso de não teres visto:

    No ano passado a CAMARA CLARA passou esta maravilhosa conversa entre a Paula Moura Pinheiro e GERMANA TÂNGER, então com 88 anos.

    Amiga de TEIXEIRA DE PASCOAIS, JOSÉ RÉGIO, ALMADA NEGREIROS E DA SUA MULHER SARA AFONSO, VITORINO MENÉSIO, JORGE DE SENA, VIEIRA DA SILVA E SOFIA DE MELLO BREINER-ANDRESEN.

    PROCURAR
    ENTRETENIMENTO
    CAMARA CLARA
    DATA:
    2008.06.15

    É uma hora e dez minutos de puro prazer.
    GERMANA TÂNGER diz o poema NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO de FERNANDO PESSOA.

    No passado dia 13 de JUNHO celebrou-se o 121º aniversário do seu nascimento.

    http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?pagURL=arquivo&tvprog=24806&idpod=23045&formato=wmv&pag=arquivo&pagina=3&data_inicio=&data_fim=&prog=24806&quantos=10&escolha=

    Um abraço agradecido
    Até um dia destes, volto concerteza, não sei em "post"...
    CR/51
    CARLOS

    ResponderEliminar
  57. Há muitos anos conheci caual e pessoalmente Maria Germana Tânger; é uma grande Senhora e uma das melhores "dizeuses" de sempre em Portugal.
    És sempre benvindo, caro Carlos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  58. CR/51

    onde mesmo se espera ou onde já começa aser habito...



    Porque será que esta incursão do CAMANÉ, nos XUTOS é tão pouco conhecida?


    Nos teus comentários, ninguém se referiu a esta brilhante interpretação ( só à sua passagem pelos humanos):

    CIRCO DE FERAS
    CAMANÉ/XUTOS & PONTAPÉS

    http://www.youtube.com/watch?v=K9NB3MIQxGQ

    ou este
    SOPRAM VENTOS ADVERSOS
    ( MANUELA FREITAS/ JOSÉ MÁRIO BRANCO
    CAMANÉ/XUTOS & PONTAPÉS

    http://www.youtube.com/watch?v=B5I6zGPmX9Q&feature=related

    Abraço amigo
    CR/51
    CARLOS

    ResponderEliminar
  59. Carlos
    Devo confessar que para mim, foi mesmo uma surpresa; mas eu não sou um bom exemplo, pois gosto de música, mas sou tudo menos um conhecedor...
    Daí, e mais uma vez obrigado.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  60. PERGUNTEI HÁ DOIS DIAS, POR AQUI, SE O CARLOS A QUE TE REFERIAS, NO TEU REGRESSO, TINHA ALGUMA COISA A VER COMIGO
    CARLOS
    CR/51

    Abraço

    ResponderEliminar
  61. Olá CR/51
    desculpa só hoje responder, mas o teu outro comentário, de há dias, eliminei-o sem querer.
    Não não tem nada a ver contigo, mas sim com outro Carlos que tem um blog que eu ajudei a crescer e agora não se digna a mandar um comentário a quem quer que seja...
    Mais uma vez, peço desculpa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!