terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Moscovo e S.Petersburgo

Dois vídeos sobre as duas maiores cidades russas.
Se por um lado, Moscovo, a capital, com a famosa Praça Vermelha -com o Kremlin, sempre esteve nos meus planos de viagem, por outro é S.Petersburgo uma das cidades do mundo que mais ambiciono conhecer. Cidade imperial, cheia de História, repleta de palácios deslumbrantes, a presença forte do Rio Neva e um dos melhores museus do planeta, o Ermitage, faz-me sonhar...
Estes dois vídeos ajudam.
Vamos então visitar a Rússia monumental...

42 comentários:

  1. Lindo! Duas cidades que há muito tempo ambiciono visitar! Este vídeo só aumentou essa ambição! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Francisco
    embora também Moscovo seja uma prioridade, eu iria primeiro fazer uma viagem cujo itinerário há muito está talhado, pela localização próxima dos locais a visitar: S.Petersburgo, Helsínquia (a única capital escandinava que não conheço) e os três pequenos países bálticos de que me têm falado bem, quer por sem bonitos quer pela simpatia das gentes, quer por serem acessíveis em preços - Letónia, Lituânia e Estónia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Nunca estive lá... gostaria tanto de conhecer... Amei os videos... me inspiraram a planejar uma nova viagem...

    ResponderEliminar
  4. Ricardo
    Força nisso; afinal estás mais perto que eu. E decerto não passarias sem uma visita ao Bolshoi...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Pinguim,

    É uma viagem que me fascina imenso, :)

    Quem sabe um dia?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Também são duas cidades que adorava conhecer, mas visitar o Hermitage é um sonho de há muito. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Francisco
    se estivesse "mais à mão", já tinha sido, não é verdade?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Arrakis
    o Hermitage parece pertencer ao imaginário de toda a gente que gosta de Cultura.
    Com certeza que preencheria um largo espaço de tempo da minha viagem à cidade dos Czares.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Moscovo não me seduz, mas S. Petersburgo sim. Quem sabe, um dia... não esquecendo de visitar algumas das mais belas estações de Metro. Pelas imagens do seu site, são fantásticas.

    ResponderEliminar
  10. Tem despertado em mim um interesse crescente por conhecer um país como a Rússia. Muito vasto dir-me-ás tu. É verdade. Vejo que as sugestões que aqui deixaste parecem ser um bom início :)

    Um forte abraço e e um excelente 2012, amigo Pinguim.

    Até já

    ResponderEliminar
  11. Margarida
    também a mim me seduz mais S.Petersburgo; mas olha que essas estações de metro famosas e lindíssimas são em Moscovo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Sapo
    muito vasto, sim, mas também os pontos de interesse não serão assim tantos, mas apenas muito distantes uns dos outros.
    Claro que há outros locais que valem uma visita além destas duas maiores cidades, mas para uma grande viagem, estas chegam e crescem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. pinguim, desculpa não me despedir adequadamente no outro post, mas ando sem prática disto (com perfil desde 2008 e não me lembrava). Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Margarida
    é a falta de teres um blog.
    Pensa nisso para este ano, ok?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. ui, uma resolução de ano novo? :) e se começar por aqui e depois logo se vê? beijos.

    ResponderEliminar
  16. O Kremlin sempre me fascinou, mas lá está muito frio, muuuuuuuito frio.

    ResponderEliminar
  17. Margarida
    pronto, ficamos por ora assim...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Gato
    agora está, mas podes ir no Verão...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. permite-me corrigir: tive um blogue :) e já não me lembrava. Fiz parte de um grupo de trabalho no âmbito da Presidência Portuguesa da UE. foi bom recordar. ainda ficou activo uns meses, mas depois esmoreceu e esqueci-me dele. agora vou actualizar o perfil. b.

    ResponderEliminar
  20. São cidades maravilha que realmente devem ser visitadas.
    Felizes dos que podem.
    Já fico muito satisfeito quando encontro estes videos ou email que me vão enviando

    ResponderEliminar
  21. Comentário para ti colocado agora nas "Tertúlias":

    Pinguim, meu amigo, que memória maravilhosa... fui conferir... e nao é que em 2009 eu realmente postei este video? (conferi o texto... pelo menos fiquei tranquilo porque escrevi a mesma coisa que entao... imagine só se eu tivesse mudado toda a estória... ). Gostei desta sua agucada atencao!!!!!! Um abraco!!! Ricardo

    ResponderEliminar
  22. Luís
    eu vou dizendo o mesmo, mas sempre com a esperança de ainda lá ir...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Ricardo
    não é uma questão de memória, mas sim de ter gostado imenso da canção.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. Ambas as cidades também estão no meu imaginário, eventualmente com uma viagem de combóio entre elas. São cidades muito bonitas, como atestam os teus vídeos, mas diferentes. São Petersburgo tem 300 anos, Moscovo quase 1000!
    Estive a pouco mais de 100kms de S. Petersburgo, mas por circunstâncias diversas não se proporcionou ir lá. Fica para uma próxima oportunidade, com o meu bunny.
    Quanto a Helsinquia, não percas muito tempo. É a parente pobre das capitais nórdicas. Um dia, em trânsito para a bonita e acolhedora Tallin, é mais do que suficiente. :)

    ResponderEliminar
  25. Um Coelho
    sim, Helsínquia seria sempre um ponto de passagem, mas já as repúblicas bálticas me mereceriam mais tempo.
    E depois, claro, Moscovo e S.Petersburgo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Me leva,rsrs.

    Um maravilhoso 2012 amigo, tudo de bom sempre!

    ResponderEliminar
  27. Duas cidades que parecem maravilhosas mas que ainda não conheço.
    Um abraço e um excelente 2012 meu amigo.

    ResponderEliminar
  28. Glauco
    quando eu for, eu aviso-te, combinado?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. André
    nem tu, nem eu, com muita pena minha...
    Se me saísse um prémiozito no euromilhões, passava por Belgrado a buscar o Déjan e eis-nos a ouvir o som das balalaikas...
    Bom Ano.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Adorava passar por ambas as cidades, mas no âmbito de um projecto específico: o trans-siberiano (com desvio para Beijing)!

    ResponderEliminar
  31. Backpacker
    o trans-siberiano deve ser uma aventura fabulosa, mas liga apenas Moscovo a Beijing ou a Vladivostock.
    Tinhas que fazer uma visita prévia a S.Petersburgo.
    E já agora no regresso de Beijing a Moscovo vinhas num percurso diferente, mais a sul, chamado Rota da Seda.
    Sonhos...

    ResponderEliminar
  32. Bom dia.
    Que bonitas são. Queria ser como Phileas Fogg e poder viajar pelo mundo, mas como isso é impossível, limito-me a contemplá-lo através de vídeos como estes.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  33. Olá Elvira
    de quem te foste lembrar...
    Há dezenas de anos que não me recordava dessa personagem fabulosa de Júlio Verne, que li quase criança, ainda antes de ver em filme, representada pelo David Niven.
    E realmente, para a época em que foi escrito, "A Volta ao Mundo em 80 Dias" foi um livro soberbo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Adorei os vídeos!
    Que lugares lindos... encantador, João!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Pat.
    fazem-nos sonhar, não é verdade...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Paulo
    como é que eu adivinhava isso???
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Se isto for uma votação alinho sem dúvida em São Petersburgo.

    (já ouvi dizer que a capital da Estónia é encantadora e barata)

    ResponderEliminar
  38. Dylan
    não se trata de uma votação, mas tratando-se das duas cidades mais conhecidas da Rússia, é normal expressar a nossa preferência, neste caso apenas baseada em vídeos fotos e relatos.
    E como S.Petersburgo está tão perto dos países bálticos, penso ser uma óptima ideia visitá-los na mesma altura.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Adoraria visitar a Rússia, conhecendo, sobretudo, Moscovo. Sinto uma grande atração, como creio já te ter dito, pela arquitetura dos países do leste europeu. Seria interessantíssimo. A Praça Vermelha e o célebre Kremlin guardam histórias, já desde a U.R.S.S, que têm inevitavelmente de ser conhecidas. :)

    ResponderEliminar
  40. Mark
    claro que sim; mas e que dizer do que está guardado no "Ermitage" de S.Petersburgo? E não te esqueças que foi a capital dos czares.
    A nível de História, Moscovo só começou a tê-la depois da revolução bolchevique.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!