quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns, Eusébio!

Ocorre hoje o 70º.aniversário de Eusébio da Silva Ferreira, o maior desportista de sempre em Portugal e o maior embaixador deste nosso país no mundo inteiro, a par de Amália.
Figo foi um grande jogador, Cristiano é um excelente jogador, mas como Eusébio só lá fora, pois pertence à galeria muito restrita dos mitos, que difere dos grandes jogadores; grandes jogadores houve e há muitos, mas daqueles que nunca mais se esquecem e que continuam a ser recordados mesmo por quem nunca os viu jogar, apenas três ou quatro: além de Eusébio eu poria Pelé, Maradona e Cruiff, apenas.
Vi jogar Eusébio muitas vezes, ao vivo e na televisão. Ao vivo, não esqueço um jogo em que o Benfica, numa eliminatória da Taça dos Campeões, cilindrou o Real Madrid por 5-1 e Eusébio marcou possivelmente o melhor golo da sua vida.
Na televisão, a segunda final dos Campeões que o Benfica venceu, com o Real Madrid (5-3) e principalmente um épico jogo dos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1966, em que Portugal derrotou a Coreia do Norte por 5-3, depois de ter estado a perder por 0-3; Eusébio marcou 4 golos nessa partida!
Aqui deixo um vídeo desse memorável jogo.

Eusébio, o "King", ou o "Pantera Negra", como é costume ser tratado, é e sempre foi um homem extremamente simples, correctíssimo e que consegui ser sempre admirado pelos próprios adversários.
Parabéns, Eusébio!

34 comentários:

  1. O teu texto denota bem quanto o admiras. Nunca me interessei por futebol, mas reconheço-lhe simplicidade e simpatia. Parabéns ao Pantera Negra!

    ResponderEliminar
  2. Justine
    sim,para mim é um ídolo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. não é do meu clube, mas é um menino da minha terra. parabéns, pois :)

    ResponderEliminar
  4. Miguel
    o Eusébio com o seu estatuto actual é um jogador que honra o Benfica, claro, mas honra sobretudo Portugal e não esquecendo a sua meninice e adolescência no bairro de Mafalala, da antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, capital moçambicana.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. a minha família é bem "bermelha" e como tal, percebo bem a simbologia do Eusébio, desejo-lhe saúde, que é coisa que lhe tem faltado, e é o que de mais precioso se pode ter.

    ResponderEliminar
  6. Ima
    ele é um homem simples, mas faz os seus abusos e tem sofrido problemas de saúde devido a isso.
    Que estes "avisos" recentes o façam repensar a vida, pois 70 anos já é uma idade em que aparecem as mazelas...
    E nós queremos o Eusébio vivo e bem durante muito mais tempo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Emocionante. Eusébio está, sem dúvida, entre os maiores do futebol. Há os bons, sim há. E são muitos. Acima destes, poucos são. Lista curta, mas o nome do nosso Eusébio nela permanecerá "ad eternum". Ao tal Cristiano Ronaldo falta-lhe um longo caminho a percorrer para alcançar Eusébio. E faltam-lhe pernas também, o que significa dizer que jamais lá chegará. Falta-lhe, principalmente, humildade, aquela que faz um Homem ser diferente dos demais. Detesto Cristiano com as suas vaidades exacerbadas e o seu "novo riquismo". Parabéns ao Eusébio e que tenha mais saúde.

    Não me venham dizer que é compreensível o C.Ronaldo ser vaidoso visto ter ele pertencido de uma classe pobre e desvalida e com a fama e o dinheiro de hoje, aos quais não estava acostumado, deslumbrou-se ... Digam-me: de onde veio Eusébio????

    Há Homens e homens, isso sim ...

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo
    obrigado pela tua visita, embora lamente o teu anonimato.
    Concordo com o que dizes e eu próprio estive para falar nisso, na comparação de Eusébio com C.Ronaldo; mas eles nunca se poderiam equiparar por muitas razões, além das que muito justamente apontas.
    A C.Ronaldo foram dadas e são dadas todas as regalias e mordomias que a nossa época permite, incluindo quase escandalosos montantes de transferência e vencimentos.
    Nos tempos de Eusébio não havia nada disso; a única coisa em que Eusébio teve um tratamento diferenciado, foi no seu não cumprimento do serviço militar, segundo penso por directiva emanada pelo próprio Salazar. Pudera, já que numa época em que Portugal estava isolado do resto do mundo devido à sua política colonialista e ditatorial,eram Eusébio e Amália os únicos embaixadores credíveis de Portugal lá fora.
    E acima de tudo, toda ridícula ostentação de C.Ronaldo e da sua família, só mostram que nem sempre um grande jogador, como ele realmente é, está associado a um grande homem.Nesse campo, nem aos calcanhares de Figo, ele chegará ou de Rui Costa, quanto mais aos de Eusébio.
    Eusébio houve um, aquele homem simples, generoso e amigo que não teve inimigos e que jogava um futebol de sonho. Esse Senhor que hoje completa 70 anos de vida.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Concordo, mas acrescentaria também na lista o Alfredo Di Stéfano, aquele que foi para o Eusébio o melhor jogador de sempre. Já em relação ao Maradona eu tenho muitas dúvidas, pois apesar de tudo nunca marcou um golo de cabeça (mas já marcou com a mão) e não podemos ter a certeza de que ele jogava limpo. E depois também podia acrescentar o Garrincha, o Bobby Charlton, o George Best (que também não se sabe se jogava limpo), o Puskas e por aí fora.
    O Eusébio na humildade bate a arrogância conjunta dos Figos, Ronaldos e companhia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. FireHead
    é claro que esta lista de "mitos", em que coloco Eusébio tem que ser extremamente reduzida e é sempre subjectiva.
    Aceito que se possa trocar um que outro nome, mas nunca acrescentá-la com vários nomes de grandes, enormes jogadores como aqueles que apontas; mas esses são apenas grandes jogadores. Nunca Di Stéfano, um jogador fabuloso, teve a projecção "a posteriori" que Eusébio sempre teve e que têm os outros mitos que eu apontei.
    Quanto à humildade, ele bate-os a todos, mesmo Pelé, Maradona e Cruiff...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. O Eusébio foi uma descoberta maravilhosa.
    Hoje e sempre nos deliciamos com as reportagens dos jogos onde participou e deixou grandes marcas.

    ResponderEliminar
  12. Luís
    aliar à arte de bem jogar, a arte de se ser simples e natural, nem sempre é fácil.
    Mas Eusébio é um exemplo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Sobre este senhor só posso dizer que foi um excelente jogador na época errada (Estado Novo), pois tinha "asas para voar" e "cortaram-lhe as pernas".

    Quanto ao clube... é melhor nem entrar nesse assunto.

    lol

    Abraço pinguim

    ResponderEliminar
  14. Ribatejano
    devo dizer-te que nessa altura nem se "exportavam" jogadores como agora se faz, e principalmente, que o Benfica era na altura, e nunca deixou de ser, um dos melhores clubes do mundo.
    Nem me parece que alguma vez Eusébio tenha estado contrariado no Benfica.
    Parece-me que no teu comentário estará alguma outra razão, que terá mais a ver com "dor de cotovelo"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. E pensar que inicialmente era para ser contratado pelo Sporting :S

    ResponderEliminar
  16. Backpacker
    pois era; daí algumas "dores de cotovelo" que eu refiro, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Sou do Sporting,

    Mas deixo aqui um abraço de Parabéns ao Eusébio pelo aniversário e um abraço de Parabéns a ti, por este fantástico espaço

    ResponderEliminar
  18. Deve ter sido magnífico tê-lo visto jogar ao vivo!

    Invejo-te "cota".:)

    ResponderEliminar
  19. De facto ele merece os nossos mais sinceros Parabéns por toda a sua conduta e o que tem alcançado e ultrapassado. Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Francisco
    acima de ser do Benfica, Eusébio foi o maior desportista que já houve em Portugal!
    Isso é que é o importante.
    Obrigado pelas tuas palavras acerca do blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Dylan
    ser "cota" traz algumas vantagens.
    Além de ter visto ao vivo, variadíssimas vezes,vivi a extraordinária década de sessenta no auge da minha juventude, e que anos foram esses...O movimento hippie, a revolta de Maio em França, as revoltas estudantis em Lisboa e Coimbra, a música extraordinária, não só dos Beatles e Rolling Stones, mas também de tantos outros, a nouvelle vague do cinema francês, a guerra do Vietname...enfim, um mundo de acontecimentos que fui vivendo intensamente.
    A conquista do terceiro lugar no Mundial de 66, em Inglaterra foi mais importante que o 2ª lugar do Euro 2004, pois ali ganhámos à Hungria, Bulgária, Brasil (com Pelé), Coreia do Norte, URSS e apenas perdemos um inglório encontro com a Inglaterra; campeonato esse em que Eusébio marcou 9 golos e foi o melhor jogador do Mundial!!!
    Que bom ser "cota", ao lembrar tudo isto...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. André
    sim, merece e é de enaltecer o seu reconhecimento de grande jogador por todos os adversários, quer internos quer externos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Belo post. Já tinha ouvido falar neste jogo mas nunca tinha visto as imagens que são fantásticas!!! Só o talento de um grande jogador podia dar um volte face tão surpreendente, oferecendo a vitória a Portugal. Um grande senhor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Pinguim,
    Agora fizeste com que queira ser "cota" rapidamente.:)

    ResponderEliminar
  25. Arrakis
    tu não queiras saber o que foi ver este jogo em directo; impróprio para cardíacos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Dylan
    não tenhas pressa; vai vivendo o mais possível o dia a dia, para quando lá chegares teres muitas e boas recordações, como é o meu caso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. benfica para sempre! :) Eusébio é o rei. bjs.

    ResponderEliminar
  28. Margarida
    duas verdades absolutas!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Eu não entendo nada de futebol, mas tenho a noção de que o Eusébio foi um dos - senão o - melhores jogadores de Portugal (nascido em Moçambique, claro, que à época era uma província ultramarina portuguesa).
    O pai, nascido e criado em Moçambique, ouvia os relatos dos jogos por lá, contou-me. Acho que viu pela primeira vez um jogo do Eusébio numas férias em que veio à "metrópole". Hei de lhe perguntar... :)

    Resta-me desejar-lhe os "Parabéns" e as melhoras dos recentes problemas de saúde.

    ResponderEliminar
  30. Mark
    tens razão, não é preciso perceber ou gostar muito de futebol para saber que Eusébio só há um e foi o melhor!
    É quase cultura geral...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Não destôo de 'parabenizar' o Eusébio, mas conhecendo-o pessoalmente como é o caso não o posso considerar uma pessoa simples. Não deixa de ser simpático e prestável, mas não simples.
    E um aparte, a Adega da Tia Matilde nunca tinha visto tanta publicidade.

    ResponderEliminar
  32. Um coelho
    eu falo por aquilo que leio e vejo nos "media", pois não conheço Eusébio pessoalmente como tu.
    Uma coisa é certa: durante os seus tempos de jogador nunca se lhe viu atitudes de vedeta; e se hoje se pode permitir ter uma vida algo aburguesada, se disso for exemplo a ida constante à "Adega da Tia Matilde", isso não mexe com a sua simplicidade.
    Compara essa forma de viver com a vida de C.Ronaldo, Beckam e tantos outros...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!