domingo, 8 de janeiro de 2012

Viagens - 3

Retomo hoje a rubrica das minhas viagens, falando de uma viagem que foi extraordinariamente importante para mim, e por várias razões: foi uma das mais longas, sendo mesmo a de mais tempo de permanência num só país – a Bélgica;
aprendi muito sobre vários aspectos da vida e foi um começo importante para um descobrimento mais aprofundado da minha sexualidade.
Deixo este último tema para outra ocasião, e que será exposto fora desta rubrica sobre viagens, e para uma ocasião em que me sinta mais à vontade para abrir certas páginas intimas, mas importantes da minha vida, e que são verdadeiramente fundamentais para a formação do ser que sou hoje.
Quando cheguei ao meu primeiro ano em Económicas (1963) tomei conhecimento que a minha Faculdade fazia parte de uma organização internacional chamada AIESEC, e que reunia as principais faculdades de economia do mundo, tendo como objectivo, nos períodos de férias, a troca de estágios em empresas de todo o mundo para os estudantes dessas faculdades.
A coisa funcionava assim: o núcleo da AIESEC de cada escola de economia, abria inscrições para os estudantes que queriam fazer esses estágios, indicando eles as suas preferências quer no tipo de empresas quer na localização das mesmas; claro que os alunos dos anos mais adiantados tinham prioridade e nestes funcionava ainda o critério das melhores classificações.
Por outro lado esse mesmo núcleo, procurava junto das grandes empresas nacionais, quem estava disposto a receber um estagiário de outro país.
Todos os anos, havia uma reunião, numa cidade escolhida no ano anterior, e onde esses núcleos iriam promover as trocas: se o núcleo da minha Faculdade tivesse conseguido “x” empresas dispostas a receber um estagiário, poderia arranjar o mesmo número “x” de estágios para estudantes dessa Faculdade; depois era uma questão de ver se  podiam satisfazer-se  todos os pedidos feitos, quer em número, quer na escolha do tipo de empresa, quer no local.
Sei que a AIESEC ainda existe, mas parece que está bastante diferente nos seus objectivos, sendo hoje essencialmente e de uma forma mais geral e não específica, uma organização de intercâmbio de jovens.
Estando eu no final do 1º.ano, claro que seria difícil conseguir um estágio, mas consegui-o e foi para a Bélgica, para a cidadezinha de Mons, na Valónia (parte sul e de língua francesa deste pequeno país bilingue), quase junto da fronteira francesa.
Curiosamente esta pequena cidade é a única em todo o país em que a denominação francesa e flamenga são totalmente distintas, sem uma raiz comum; Mons, em flamengo é Bergen, tal qual a cidade norueguesa de mesmo nome.
E fui para ali, para estagiar na maior cimenteira da Bélgica, que estava situada (e está) nos seus arredores – Ciments D’Ouburg!
Claro que eu ia e fui, estagiar para a parte administrativa da empresa e não para a parte do trabalho da cimenteira; mas tive uma visita privilegiada da fábrica, com explicações pormenorizadas de tudo, tendo inclusivamente estado dentro de um dos fornos, quando por motivo de uma avaria, ele esteve inactivo três dias.
A empresa tinha um plano elaborado para um mês, de toda a actividade administrativa que era obviamente complexa e não tinha nada a ver com as actuais tecnologias, como se pode depreender.
Foi muito interessante e importante em função do meu eventual futuro como economista.
Também me arranjaram um local para ficar, numa residência universitária, que por estar em período de férias estava por assim dizer vazia, havendo apenas meia dúzia de alunos de países distantes, que não tinham dinheiro para ir passar férias aos seus países. Todos os quartos, eram individuais e tinham uma pequena cozinha onde podíamos confeccionar as refeições; fiz amizade com um vietnamita que me convidou variadas vezes a partilhar os seus cozinhados, estranhos mas muito apetitosos.
Ali bem perto de Mons, fica o quartel general da NATO, o S.H.A.P.E., que é assim uma espécie de Pentágono americano, mas em ponto pequeno, e por isso havia sempre na cidade muitas famílias estrangeiras.
Deu para conhecer bastante bem a maneira de viver do povo belga daquela região, não tão rica ou desenvolvida como a região flamenga e estranhei muito a forma deles viverem: durante a semana, não faziam qualquer extravagância, antes pelo contrário, poupavam o mais possível, deitavam-se cedo, mas ao fim de semana, era a “desbunda”: reuniam-se em grandes festas familiares, e o álcool era o rei – não faltavam enormes bebedeiras, deles e delas.
Fraco gozo, para tanta poupança, mas era assim que eles se divertiam.
Apesar de tudo eu nunca ficava em Mons no final da semana.
Havia um alemão a estagiar numa empresa em Charleroi, quase ali ao lado e que conheci por acaso na residência universitária e que tinha um carro giríssimo, um velho Carocha cor de rosa e então íamos sempre passar o fim de semana fora: um a Bruxelas, outro a Gand e outro a Brugges.
Deixo Bruxelas para o fim e falo das outras duas cidades;
Brugges é uma das cidades mais belas que conheço – muito bem preservado o seu centro histórico que é maravilhoso, os seus canais, é uma cidade de sonho. Curioso ter lá voltado 40 anos depois e a cidade permanece na mesma. Verdadeiramente um encanto.
Também cheia de canais, também muito bela e maior que Brugges, é Gand.
Ali assisti a duas coisas memoráveis, pois tive a sorte de a visitar durante o seu Festival de Verão. Um concerto na Catedral, com uma acústica óptima e que uma orquestra muito boa interpretou as “Quatro Estações” de Vivaldi; e assisti a uma exibição ao longo dos canais, de cenas históricas, as quais permaneciam nos mesmos sítios, sendo as pessoas que se deslocavam ao longo dos canais para assistir a essas cenas – algo de muito bom e inesquecível.
Houve também um passeio com todos os estagiários que estavam na Bélgica a diversos locais, incluindo Waterloo, onde se realizou a célebre batalha e a um incrível local de sistema de “elevação” de canais (tipo como há no Panamá), em Nivelles.
Bruxelas mereceu duas visitas, a primeira com o alemão e outra sem ele, pois queria descobrir certas coisas sozinho, e fiz muito bem.
Bruxelas tem aquela que possivelmente é a mais bela praça do mundo, La Grande Place,
e tem um restaurante que é toda uma instituição, o “Chez Léon”, conjunto de salas e mais salas onde se comem os melhores mexilhões do planeta – os famosos “moules”. Visitei o Atomyum e visitei o menino que faz chi-chi, o célebre Manneken Pis, que é uma grande desilusão .Visitei La Bourse, que me proporcionou uma “certa história" (das tais para contar mais tarde) e outros sítios nocturnos que tinha vontade de conhecer…
No final do estágio, fui remunerado com uma quantia de dinheiro suficiente, para durante uma semana ter ido conhecer algo da Holanda, mas isso já é outra viagem.

©Todos os direitos reservados A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

44 comentários:

  1. encantam-me os teus relatos de viagem, João. como sempre, és muito impressivo, e isso faz-nos querer muito ter partilhado estas vivências contigo. o que, de certo modo, é o que nos permites fazer, agora, que as escreves.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    a próxima viagem a ser relatada é a continuação desta - a semana na Holanda!
    Naquele tempo ainda lá não tinha chegado o Soares dos Santos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Ora está aqui uma falha minha, ainda não estive na Bélgica :S

    Já tomei algumas notas, para o caso de este ano ter mais uns trocos e poder ir até lá........

    Adooro chocolates belgas :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Francisco
    eu não falei nos chocolates porque não aprecio, mas sim, já ouvi dizer que os belgas são mesmo muito bons.
    Fico-me pelas "moules", que mesmo cá em Lisboa se podem comer deliciosamente cozinhadas no restaurante belga "A Travessa", ali perto de S.Bento, e...do Labyrinto, ehehe...
    Mas agora, falando a sério, a Bélgica merece uma visita; além de Bruxelas, Brugges e Gand, visitei outra bela cidade, anos mais tarde: Antuérpia.
    Vale uma vista.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Tal como o Francisco, eu também adoro estes teus posts de viagens.
    Confesso que a Bélgica nunca me tinha atraído muito, mas como era um dos países que o P queria visitar acabei por incluir Bruxelas no nosso tour europeu. Ainda bem que o fiz, porque adorei a cidade, e a Grand Place é mesmo fantástica. Por outro lado, o facto de ter ido de autocarro para Amsterdão permitiu-me passar (e abrir o apetite por conhecer) por Gant e Antuérpia, duas cidades lindíssimas, como bem descreves. Só foi pena, em Bruxelas, de não saber isso dos mexilhões. ;-)

    ResponderEliminar
  6. E o sistema de elevação nos canais em Nivelles é interessantíssimo, desconhecia mas já fui pesquisar. Calculo que quando lá estiveste não devia ser bem como agora.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Coelho
    fica para a próxima. O "Chez Léon" fica muito perto da Grand Place; num dos cantos norte há uma galeria e quando esta acaba, à esquerda há uma rua estreitinha, só para peões, onde quase só há restaurantes: o maior é o "Chez Léon", mas todos eles têm "moules" pois é o prato nacional.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Caro Coelho
    não sei como está agora, mas na altura era perfeitamente revolucionário. Recordo-me que entre os estagiários, havia um japonês, que nessa visita só tirava fotos e escrevia notas. Imagino que os japoneses já construíram uma engenhoca daquelas e ainda mais perfeita, hehehe.
    É importante dizer que grande parte das mercadorias exportadas pela Bélgica é transportada através de canais que depois comunicam com o Reno, na Holanda.
    Daí a importância deste "nivelamento" através do sistema da elevação de enormes plataformas, com os barcos lá ancorados.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. É um país (e falo de Bruxelas, apenas) onde gosto de ir e vou... ou melhor ia ( este ano tive que 'optar' por não ir) com alguma frequência.
    É uma cidade de múltiplos contrastes, mas uma autêntica cidade do norte.

    Bruges já lá não vou há muito tempo.
    No que concerne a Holanda, tenho duas experiências, uma fantástica, outra horrível (foi aí que fiquei a conhecer bem os holandeses...)

    Prefiro os belgas, mas também não sã fáceis!

    Votos de bem estar! E um Ano 2012 com saúde, paz, afectos.

    Sensibilizada pela amizade!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Fragmentos
    é curioso, o Déjan também detesta os holandeses (suponho que por razões políticas), mas eu simpatizo muito com eles; já quanto aos belgas, a minha ideia é que são uns "tristes" e eles até são um bocado gozados por essa Europa fora, há anedotas, etc.
    Mas isso nada tem a ver com a beleza do país, nem mesmo que o povo belga seja antipático, que não é, mas são uns "tristes", não te sei explicar melhor.
    Talvez aquela imagem que deixei no texto, de se sacrificarem durante a semana, para se embebedarem ao fim de semana, que não é tão rara como parece, e o que mais me choca é que o fazem em família, me leve a chamar-lhes assim.
    Na parte flamenga as coisas já são diferentes e Bruxelas, nesse campo é uma cidade mista, e muito internacional, como é óbvio.

    Um Bom Ano também para ti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Bons tempos! No final do estágio ainda foste remunerado! Abraço.

    ResponderEliminar
  12. André
    é verdade; não sei se essa remuneração era uniforme em todos os países e em todas as empresas, mas talvez fosse muito semelhante, pois só grandes empresas acediam a ter estes estagiários, que afinal iam apenas a aprender algumas técnicas de gestão e não lhes traziam qualquer mais valia.
    No final do mesmo, fui chamado ao gabinete do Presidente, onde me ofertaram uma boa caneta e me entregaram um cheque de uma quantia entre os 5 e os 6 mil escudos, o que era considerável naquele tempo e funcionava mais como lembrança.
    Chegou à vontade para a visita a Amsterdão, Roterdão e Haia, durante uma semana.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia.
    Os teus relatos são maravilhosos. Conheço mal a Bélgica, confesso. Em Bruxelas, provei as cervejas da Mort Subit, não comi as moules, porque não gosto, mas gostei dos gaufres, ;)
    Brugges é idílica e apenas a 1 hora (mais ou menos) de comboio de Bruxelas.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Magnífico relato de viagem, fazes quase sentir que quando te leio lá estou a visitar as mesmas coisas... bem podes continuar que foi óptimo ler-te. Continua :D

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Estágio na Bélgica..mas que sorte, hein?

    Encantador o relato e as fotos...absolutamente um encanto: fazem-me desejar cada vez mais sair daqui...e ir...simplesmente ir...
    Hoje estou triste, ...mas as imagens parece que até me deram novo ânimo: há terra para lá desta aldeia/cidade chamada Mangualde....

    Bj

    ResponderEliminar
  16. Não digo que tiveste sorte, mas sim que soubeste viver e aproveitar essa estadia.
    Conheceste amigos que te ajudaram e correste ainda a tua própria aventura.

    Parece-me que hoje falta alguma coisa deste género aos nossos jovens.

    ResponderEliminar
  17. pelas imagens parece ser lindo!!
    abraços

    ResponderEliminar
  18. Que relato maravilhoso... e eu conheco tao pouco da Bélgica! Me destes vontade de fazer as maletas e pegar o primeiro aviao para lá...

    ResponderEliminar
  19. Encantador.
    Hoje os universitários têm a facilidade de fazer esses intercâmbios, mas nesse tempo não era assim...
    Fizeste bem em aproveitar essas oportunidades e certamente foi muitíssimo importante para o que nos vais contar no próximo post :-)
    Aguardamos :p

    ResponderEliminar
  20. Também não conheço a Bélgica mas com este teu relato já me abriste o apetite.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. conheço um pouco devido ao grupo de trabalho que já tinha falado num outro post. sim, a estátua do menino a fazer xixi é uma desilusão, mas a grand place no natal é deslumbrante. por outro lado, a estação central continua com as intermináveis obras...
    associo brugges a sintra, romântica.

    ResponderEliminar
  22. Estes teus relatos de viagens dão-me vontade de conhecer os lugares de que falas.

    Obrigado e abreijos.

    ResponderEliminar
  23. Elvira
    tu estás para as moules como eu estou para os chocolates...
    Uma coisa boa que tem a Bélgica é que as distâncias são muito curtas e assim as deslocações ficam muito facilitadas.
    Idílica é uma palavra que descreve muito bem Brugges.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Ricardo
    claro que vou continuar...
    Há muita coisa a "visitar" e muitas aventuras a relatar. Algumas com ponto vermelho, pelo que tenho que ganhar coragem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Blue Shell
    claro que há...
    Sabes que quando trabalhei nos têxteis, visitava Mangualde regularmente, pois tinha aí alguns clientes.
    E houve duas ou três reuniões familiares que se fizeram num restaurante grande, aí no alto de Nossa Senhora do Castelo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Luis
    dizes bem; eu, sem ser propriamente um aventureiro, na minha juventude e mesmo mais tarde sempre fui muito activo e empreendedor, com muita vontade de conhecer e aprender; há quem lhe chame sorte, mas muitas vezes essa "sorte" conquista-se, não se ganha...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Frederico
    ao vivo ainda é melhor, acredita.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Ricardo
    e Viena está tão perto de tudo...
    Também hei-de falar de Viena, que há muito gostaria de revisitar para rectificar algumas ideias com que fiquei...depois explico melhor.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  29. Sad eyes
    era preciso saber aproveitar as oportunidades. Aqui até nem eram muitas, pois eu tinha concluído (parcialmente) o meu primeiro ano universitário, e talvez outro candidato não tivesse aceite ir para Mons durante um mês de férias, "trabalhar" numa empresa de cimentos. Eu fui e não me arrependi absolutamente nada...
    Abraço amigo.

    Já deixei expressa no teu blog a minha satisfação de te ter conhecido pessoalmente; pena é que outros participantes tivessem perdido a oportunidade de contactar meia dúzia de pessoas, com quem até contactam assiduamente nos blogs...
    Porquê tanto medo, ou antes, medo de quê???

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Arrakis
    se fores, posso dar-te mais umas dicas importantes.
    É só pedires.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Só conheço Bruxelas no Verão, nas três vezes que lá estive, mas acredito que a Gran Place, no tempo de Natal seja deslumbrante.
    Brugges associada a Sintra? Só no romantismo e na beleza, pois são muito diferentes.
    Parabéns pelo teu blog que aproveito para divulgar aqui, pois nem sempre nasce um blog novo.
    Chama-se "sem nome" e o URL é
    http://umbloguesemnome.blogspot.com/
    Beijinho.

    ResponderEliminar

  32. força, pega na famelga e põe-te a andar a visitar estas coisas...
    Abreijo.

    ResponderEliminar
  33. Adorei visitar Bruxelas. Pena que só lá estive dois dias :(

    ResponderEliminar
  34. Muito interessante o relato! Não conheço o país, mas está na minha lista. Está em estudo, neste Verão, dar um salto á Bélgica, nomeadamente á região de Mechelen. Quem sabe se, a seguir ao Verão, não terei a minha própria opinião sobre o país! :)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  35. Speedy
    mas olha que Bruxelas em três dias vê-se tudo razoavelmente bem...
    Era só mais um.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  36. Ikki
    não te esqueças de visitar Brugges e Gand.
    Depois queremos impressões...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Sou fã dos teus relatos de viagens, não fosse eu uma pessoa que adora viajar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Bela viagem, amigo. Se o dinheiro fosse meu amigo não importava de o trocar por este tipo de coisas: viagens (fico-me pelo nacional que tb é muito bom).

    ResponderEliminar
  39. Sérgio
    viajar é um dos grandes prazeres que me podem dar; não é só o que vê de belo e diferente, mas também o que se aprende...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Catso
    pois, o dinheiro é o maior inimigo desse prazer tão grande, que é viajar.
    Hoje, por via das companhias de aviação low coast, até se conseguem pechinchas; mas o pior são os gastos com o alojamento, a alimentação e outras coisas importantes, com níveis de vida quase sempre proíbitivos para as nossas bolsas.
    E então em tempo de crise...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Pinguim,

    Já pensaste fazer um livro sobre as tuas viagens? Acho que daria um livro fascinante :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  42. Porcupine
    matéria prima não faltava; mas falta engenho e arte, coisas que sobram a certos "autores", desde actores de telenovelas, treinadores e jogadores de futebol... e até a prostitutas...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. Pinguim!!
    Que bacana!!! Você morou um tempinho na Bélgica e conhece muito bem o país. Adoro essa terra maluca, com todas as suas confusões de política e idiomas. É um país lindo!!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderEliminar
  44. Olá Cláudia
    sim, foi curto o tempo, um mês, mas o suficiente para conhecer o país, até porque voltei por duas semanas, mais recentemente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!