quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bandeira arco-íris



Foi a 25 de Junho de 1978, durante a Marcha Gay de S.Francisco, que a bandeira arco-íris, foi desfraldada pela primeira vez. Foi Gilbert Baker, um jovem artista militante que inventou este símbolo de reconhecimento da comunidade homossexual. Numa entrevista recente dada ao jornal inglês “The Independent”, Gilbert Baker declarou: «Em 1978 quando pensei em criar uma bandeira para o movimento gay, só existia um outro símbolo internacional para nós, que era o triângulo rosa, que os nazis tinham utilizado para identificar os homossexuais nos campos de concentração. E embora o triângulo rosa continue a ser um símbolo poderoso, ele foi-nos imposto.»
Gilbert Baker evoca depois o momento em que ele viu pela primeira vez a bandeira, nas ruas de S.Francisco: «Lembrar-me hei sempre de Harvey Milk(*) debaixo da bandeira arco-íris gigante que flutuava por cima da multidão. Foi um momento incrível de alegria, e todos nós sentimos que iríamos mudar o mundo.»

(*)- Harvey Milk foi "supervisor" do Mayor de S.Francisco, mais tarde assassinado; está a ser feito um filme sobre a sua vida.


Para comemorar os 30 anos da bandeira arco-íris, a célebre marca de vodka Absolut, pediu a Gilbert Baker para criar uma uma garrafa com as cores da bandeira.

46 comentários:

  1. Eu sou pouco de estandartes, símbolos e outros folks, mas lá que o arco-íris pegou, identificando toda uma característica humana, lá isso pegou. E não é por aí que vem algum mal ao mundo.

    Só tenho pena é que sejam frequentes as vezes que vejo a bandeira a meia haste...

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que os sentimentos e afectos genuínos das pessoas, tenham que ter simbolos, ou ser hasteados por algum motivo.
    O ideal da questão deveria ser as pessoas viverem com a sua liberdade, claro está respeitando sempre a de quem está do lado.

    Mas tu estás sempre em cima do acontecimento e muito actual!

    Beijinhos!

    PS- Catatau, ultimamente tenho visto tanta malta a meia-haste que nem te passa! Bjo-bjo!

    ResponderEliminar
  3. Curioso. Acho interessante a ideia da vodka absolut, excelente forma de abrir os olhos a esta gente!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. E viva a diferença, essa ideia da marca Absolut é fantástica!!!

    Gostei do que li, voltarei...

    Carpe Diem...

    ResponderEliminar
  5. Nos estados unidos houve uma altura em que os homosexuais denominavam se a si mesmos como os "Friends of Dorothy" do feiticeiro de Oz, e sempre pensei que a bandeira tivesse alguma coisa a ver com o "Somewhere over the rainbow..." pelos vistos estava redondamente enganado hahaha
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. adorei saber a historia que havia por tras da bandeira abracos

    ResponderEliminar
  7. Salvé...como não conseguia por este meio, dei uma volta por outro lado...até chegar aí.
    Nunca o AMOR foi palco para diferenças! enquanto as pessoas não se deixarem de PRE-CONCEITOS, O amor NÃO PASSA!
    Isto parece palavras de ordem de alguma manifestação dos anos passados, mas não é!
    Eu aceito o AMOR ( que não deturpado em sexo) em qualquer pessoa, animal, pedra, vegetal)tudo o que vejo e toco, tem essa carga amorosa! porque razão os homossexuais e não só, não se podem amar? Nunca entendi...talvez porque desde cedo sempre convivesse com essa realidade que na altura era por demias escondida, envergonhada e sobretudo não assumida!
    Então que todos os arco-íris do amor se vejam claramente e que o céu de azul, passe a multicôr e vos abençoe...como ao resto do mundo!

    Abraço

    MAriz

    ESPAVO!

    ResponderEliminar
  8. Olha, vinha agora ali no carro e lembrei-me deste post. Vinha a ouvir "Never cam say Goodbye" (Communards+ Jimmy Somerville) e logo depois "I feel love/Johnny remember me" (Bronski Beat, Jimmy Somerville e Marc Almond) e lembrei-me de uma coisa: tal como a bandeira, haverá um tipo de música/artist@as, declaradamente gay? É por acaso que anda para aqui a Donna Summer às voltas com o "Hot stuff"? Qual será a canção mais declaradamente paneleira? Aquela que só uns acordes bastam para fazer sentir "em casa"?
    Ó pá desculpa lá estas dúvidas existenciais, rsrsrsrsr. "Alembrou-me"! :D
    (Mas gostava de saber a opinião do pessoal. A sério.)

    ResponderEliminar
  9. É o arco-íris, o simbolo da diversidade. Já sabia desta garrafa, infelizmente nunca a vi á venda. Ainda assim aqui vai um brinde à Absolut.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ah... E muito obrigada pelo link :)...

    beijo...

    ResponderEliminar
  11. e viva a diferença...continua a ser lamentável que continuem a ser necessários símbolos para expressar essa mesma diferença!
    Parabéns pela actualidade do teu olhar
    beijos

    ResponderEliminar
  12. O 25 de Junho é (realmente) um dia histórico! Ah, pois é!... Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Caro João Manuel
    em folclores eu não alinho, mas que tenho orgulho na bandeira, claro que tenho, e perante uma tão grande homofobia que há no mundo, é uma forma de afirmarmos que existimos sem grandes exibicionismos; por exemplo, estás numa cidade desconhecida, vês a bandeira na porta de um bar, sabes que estás "em casa"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Querida Keratina
    se não houvesse bandeira, nem triângulo rosa, não era por isso que os homossexuais deixariam de o ser; mas é um símbolo e os símbolos são sempre muito respeitáveis.
    Beijoquita.

    ResponderEliminar
  15. Martinha
    confesso que não conhecia, mas esta marca tem garrafas tão extraordinárias acerca de tanta coisa, que acho muito bem que eles quisessem ter uma simbolizando o mundo gay; até porque toda a gente sabe o poder de aquisição, de uma forma generalizada, claro, dos homossexuais...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Cara Carpe Diem
    um obrigado pela visita e eu já a retribuí; e não é para ser simpático, mas porque sou sincero, também gostei muito do que vi no teu blog.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Caro Swear
    tens toda a razão; nos EUA, os gays eram assim chamados, pois Dorothy no "Feiticeiro de Oz" era represntada por essa fabulosa Judy Garland, que foi sempre, em vida e depois de morta, um autêntico ícone gay; mas nada tem a ver com a célebre e linda canção do filme.
    A história é realmente esta...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Amigo Leo
    fico satisfeito por ter partilhado contigo esta história; para quando o prometido conto?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Catatau há sempre a Gloria Gaynor, lol (que eu adoro, by the way)!

    e os village people!

    E sobre o assunto é o que me apraz dizer, lol

    ResponderEliminar
  20. Amiga Mariz
    obrigado por um comentário ( e não só...) tão rico de conteúdo; é pena que a maior parte das pessoas não pensem assim; eu faço o possível, com a minha postura totalmente normal, do dia a dia, de mostrar à sociedade em que me integro que sou um deles e como eles, vivo e amo!!!
    E até hoje, sem ter que dar muitas explicações, só por essa postura, tenho sido aceite por essa sociedade, sem problemas de maior, quer familiarmente, quer profissionalmente quer nos meios onde me movo, em sociedade; e vou continuar assim, sempre...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. As grandes lutas pela conquista de ideais tem sempre um sabor diferente. Talvez daqui por muitos anos ninguém pense mais no assunto, mas para aqueles que tanto se esforçaram, qualquer símbolo é um símbolo.

    ResponderEliminar
  22. Caro João Manuel
    eu não posso dizer que haja um tema musical que possa ser encarado como um "hino" gay; há vários nomes, como os que citaste e outros que são ícones gay: Judy Garland, Diana Ross, Sara Montiel, Dalida, Glória Gaynor, Rufus W., Elton John, António Variações,Village People, eu sei lá...
    Se eu tivesse que eleger uma canção que representasse o mundo gay talvez escolhesse "I will survive" da Glória Gaynor, mas é uma opinião pessoal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Caro Paulo
    se eu visse uma à venda, decerto a compraria...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Cara Carpe Diem
    o link é uma consequência lógica de ter gostado deveras do que vi; apenas isso...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Amiga Carla
    apesar de toda a homofobia reinante, eu não diria que esses símbolos sejam absolutamente necessários, mas ajudam, é um facto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Meu querido Zé
    principalmente para ti, meu "bebé"...
    Parabéns, amigalhaço do coração!!!
    Abraço reforçado e para o Paulo também, claro.

    ResponderEliminar
  27. Parece que estava a ler o teu pensamento, amiga Keratina, ao escrever aquele testamento ao Catatau...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Entendo o simbolismo, o significado, a importância, mas, por acaso, não gosto da bandeira. :(

    ResponderEliminar
  29. Querida Jasmim
    daqui a quantos ????
    Essa é a questão...
    Vamos fazer por isso; claro que um símbolo não passa de um símbolo e não é um símbolo que derrota a estupidez e a intolerância humanas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Caro Graduated
    eu não desgosto, pois o arco-íris faz-me sempre lembrar "O Principezinho", sabias????
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Precioso momento informativo.

    Hugs

    ResponderEliminar
  32. Caro Paulo
    fico satisfeito por isso, acredita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Comemore-se!

    PS - Dispenso é o vodka.

    Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA

    ResponderEliminar
  34. Caro Miguel
    pois sim, que se comemore; e quanto ao conteúdo da garrafa, também o dispenso, mas a garrafa acho muito original.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. A garrafa é uma peça de arte que gostaria de ter em casa. O que não queria era ter o líquido!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  36. Aqui onde moro há 3 mastros na entrada. Durante muito tempo, e como só havia a bandeira com o símbolo do condomínio e a bandeira cá da freguesia, havia uma outra "bué" de colorida muito parecida com esta. Cada vez que entrava e olha para a bandeia pensava:
    Pronto, já me descobriram!!!

    ResponderEliminar
  37. Tu és demais, amigo Tong; desatei para aqui a rir sózinho...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Não sou muito de rotulos ou mesmo até de simbolos mas esta bandeira é linda! quando for para a minha casa só para provocar a vizinhança e deixar as pessoas a pensar no significado das coisas vou comprar um tapete para entrada em arco iris! :):):):)

    Um grande Abraço
    VS

    ResponderEliminar
  39. Passaram trinta anos. Na altura ainda nem era nascido. Foram conquistas de outras gerações que faço questão de honrar. E honrá-las é recusar "enguetar-me" em esquinas e becos. Esquinas onde a mobilia é sempre a mesma. Os cantos estão sempre semeados com os mesmos olhares famintos. Honrar essa conquista "colorida" é sermos só nós. Iguais, sempre diferentes, para continuarmos a ser respeitados!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  40. Caro Vitor
    acho que eles não irão entender, mas não é má ideia...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Ignorando a diferença de idades, é claro, subscreveria por inteiro o que dizes.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  42. Caro pinguim, se um dia souberes onde se pode arranjar uma garrafa assim, diz. Para mim vale é vazia. Cheia não tem o mínimo de piada. Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA

    ResponderEliminar
  43. Eu ia sugerir o mesmo a ti e a quem me leia.
    Podes estar certo que se souber, te informarei...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. eu que até estudei a coisa, devia lembrar-me da data, mas a puta da memória não ajuda... agora até fico com uma mnemónica fácil. e gosto das cores, muito alegres, como deve ser, e um símbolo que se impôs com imensa força

    ResponderEliminar
  45. Pois, acho que sim, não será difícil de lembrar, pois é quando "o rei" faz anos...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!