terça-feira, 24 de junho de 2008

Poesia e prosa "new look"


Ah Camões

"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer"
Ah Camões
Se vivesses hoje em dia
Tomavas uns
Anti-piréticos
Uns quantos analgésicos
E Xanax ou Prozac para a depressão
Compravas um computador
Consultavas a página do Murcon
E descobririas
Que essas dores que sentias
Esses calores que te abrasavam
Essas mudanças de humor
repentinas
Esses desatinos sem nexo
Não eram feridas de amor
Mas somente falta de sexo.

Análise do poema de uma aluna de 16 anos da Escola C+S da Rinchoa


------------------------------------------------------///---------------------------------------
Eu quero viver a minha próxima vida ao contrário: Começo morto e livro-me disso. Depois acordo num lar para a terceira idade, sentindo-me melhor cada dia que passa. A seguir sou expulso, por estar demasiadamente saudável. Gozo a minha reforma e recebo a minha pensão de velhice. Então, quando começo a trabalhar, recebo um relógio em ouro como presente logo no primeiro dia. Trabalho 40 anos, até ser demasiadamente novo para trabalhar. Vou para o liceu e bebo álcool, vou a festas e sou promíscuo. Depois vou para a escola primária, brinco e não tenho responsabilidades. Transformo-me então num bebé e passo os últimos 9 meses a flutuar pacifica e luxuosamente, em condições equivalentes a um spa, com ar condicionado, serviço de quartos entregue por cabo, e depois...

Acabo num grande orgasmo.

30 comentários:

  1. Recebi esses dois emails tambem!

    E deixa-me que te diga, que concordo com o segundo, lololol

    Olha...um sticker das férias!
    O meu tá mais pikeno que o teu, eheheheh

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Coitado do nosso Camões se lê-se isto ia directo pro Gracia da Horta... ou outro qualquer!
    o que já me ri com esta analise:) Será que era falta de sexo???
    Ui meu amigo, gostei dessa analise de começar ao contrário muito bem pensado! :)

    Um abraço e obrigado por estes bocadinhos tão saudáveis que nos alimentam a alma!
    VS

    ResponderEliminar
  3. Menina Keratina
    mais bem dispostinha? estavas muito zangada com o mundo a última vez que visitei o teu blog...
    Espero que tenha pasado.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Vitor
    Camões será sempre Camões por muito que se brinque com ele...
    E a prosa ao contrário é pelo menos, original...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente a Camões já conhecia essa cambiante ou algo muito parecido.

    Adorei essa versão de vida do avesso. Talvez devessemos todos morrer num grande orgasmo, ao menos despediamo-nos desta vida num elevado momento de prazer.

    ResponderEliminar
  6. eu acho felizes os dois textos.
    eu ri. e para me rir é difícil.
    e também vos digo.
    eu acho que a aluna domina mais Camões do que possam julgar. são mt poucos os que hoje em dia escrevem duas linhas com sentido, inteligência e humor.
    e desculpem, mas brincar com Camões desta forma revela isso tudo.

    NAUMON

    ResponderEliminar
  7. Rsrsr! Pobre do Camões, como é que ele seria se vivesse nos nossos dias? O segundo conheço muito bem e também já passou pelo meu cantinho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olha que lata, a da piquena, a "chatear o Camões"! E pela aragem, a garota promete, ó-ó. ;)

    O segundo é uma delícia e já o havia lido no nosso Special. Na altura disse-lhe que acabaria a saltar de tim-tim para tim-tim. Mas o orgasmo, ainda por cima grande, fica sempre bem em qualquer lado, rsrsrsrsrsr.

    ResponderEliminar
  9. LOLOOLLOL, é assassinar um ''pouco'' a poesia portuguesa mas sejamos francos... até tem alguma piada :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. também recebi estes mails, imaginação não falta.
    bj

    ResponderEliminar
  11. Caro Brama
    Camões é um poeta bastante caricaturado nos seus versos mais conhecidos; recordo aquela versão gestual do "alma minha..."
    Quanto à prosa, está um mimo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro Naumon
    sou da tua opinião e brincar com Camões com nível, não deslustra...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Caro Paulo
    sinceramente não me recordo de ter visto este texto (o segundo) no teu blog; recordo tê-lo recebido por mail, já há tempos e como achei interessante guardei-o e agora achei curioso juntá-lo ao do Camões "adulterado".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro João Manuel
    como disse no comentário anterior, não me recordo do texto no blog do "Special K", mas é tão giro que um pouco mais de divulgação não lhe fica mal.
    E tens razão quanto à "piquena"...sexo é com ela...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Camões deve ter dado umas voltas no caixão LOL

    ResponderEliminar
  16. A segunda está genial. lol
    Mas ai de quem tiver a ilusão de que poderá viver assim. Acabará firme e hirto é certo, mas sem orgasmo...

    ResponderEliminar
  17. Querida Marta
    digamos que é um "assassinato" com certo nível...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Querida Jasmim
    são tantos os mails recebidos, Deus meu...
    Uns, suspeitos, nem os abro, outros, leio-os e "vão embora"; alguns que acho curiosos ou úteis, são reencaminhados; e finalmente outros, poucos; que penso possam vir a ser utilizados, são "armazenados" numa pasta, onde de vez em quando vou retirar algo para o blog; foi o caso, procurando nalguns casos, como neste ligar dois ou mais num só post.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Caro Voyager
    a vida de Camões foi difícil, todos sabemos, pelo que o nosso poeta maior, estará decerto pouco preocupado com estas "variações" sobre a sua obra...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Amigo Rui
    é de uma originalidade extraordinária e de uma impossibilidade total.
    Abraço.

    O orgasmo não...é claro...

    ResponderEliminar
  21. até acho bem interessante a apreciação camoniana, adaptada ao contemporâneo, pela míuda de 16 anos. Revela algum talento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. A saída do primeiro texto foi de génio!
    Não imaginam o que é passar 8 anos de escolaridade a dissecar poemas e obras ricas em vida e personalidade numa análise tão analiticamente impessoal, seca e morta...
    Também me revoltei de uma forma mais ou menos criativa embora não tão precocemente (já no último ano de secundário...)
    O resultado foi um sentimento de liberdade extrema, a chacota da turma, a alegria da professora, um sorriso triste logo a seguir, acompanhado por um olhar de "desculpa, teve que ser" fez a caneta vermelha dançar e a nota final rasar o minimamente aceitável.
    Oh well...

    ResponderEliminar
  23. Acho que a analise não tem nada a ver com o poema, mesmo se o texto da aluna é interessante e engraçado, mas duvido que vá ter uma boa nota...
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Caro Luís
    concordo contigo, e "meter-se" com o épico, não será para toda a gente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Mas vaeu a pena, amigo Mário.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Caro Swear
    isso dependerá muito da subjectividade e até talvez, do "humor" do professor...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. camões assim revisitado/explicado perde a piada de tão desencantado: xanax, prozac... enfim, os dias que correm; mas o segundo texto está bem giro pela construção

    ResponderEliminar
  28. Também prefiro de longe, o segundo, que é muito original. Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!