quinta-feira, 19 de junho de 2008

Peggy Lee

Peggy Lee (26 de maio de 1920 – 21 de janeiro de 2002) foi uma cantora e compositora americana de jazz e pop tradicional . Norma Deloris Egstrom seu nome de origem, nasceu em Jamestown, Dakota do Norte. Conhecida como uma das mais importantes influências musicais do séculos 20, Lee é citada como inspiração para vários artistas, como Bobby Darin, Paul McCartney, Bette Midler, Madonna, k.d. lang, Elvis Costello, Dusty Springfield, Dr. John e muitos outros. Como compositora, colaborou com seu ex marido Dave Barbour, Sonny Burke, Victor Young, Francis Lai, Dave Grusin, John Chiodini, e Duke Ellington, que dela disse "If I'm the Duke, then Peggy's the Queen." ["Se eu sou o Duque, então Peegy é a rainha."].Como actriz, foi nomeada para um Oscar pelo seu papel em “Pete Kelly's Blues”.
Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martin, Bing Crosby e Louis Armstrong todos citaram Lee como um de seus cantores favoritos.

23 comentários:

  1. Olha, João, nada sabia desta senhora e agora já sei!
    Não sabia da sua importância, sequer. E acho que ainda vou "cuscar" mais umas coisas que ainda agora encontrei na pesquisa que fiz. :)

    E a mulher era eclética!

    ResponderEliminar
  2. Amigo João Manuel
    quase não acredito que não conhecesses a Peggy Lee, e este fabuloso tema "Fever"...
    Só por isso já valeu pôr o post; ela foi uma das grandes senhoras da música americana, principalmente do jazz e...era branca! Pois quase todas as outras grandes vozes eram negras.
    Sempre adorei a sua voz.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Calma lá, o Fever conhecia! Também não sou assim tão ignoro, rsrsrsrs. Áté pq há o Fever madónico no 'Erotica'. Mas não sabia que era dela... :)

    ResponderEliminar
  4. Mas eu referia-me ao "Fever" original...e de ignorante nada tens...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. merece uma vénia, esta senhora!

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Só uma, Martinha???
    Muitas, muitas...
    Beijinhos, e agora vou ver o jogo...

    ResponderEliminar
  7. Gosto bastante desta senhora apesar de só conhecer cinco ou seis canções. Este fever é uma delas e tem tantas versões por aí.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Caro Paulo
    o "Fever" original penso ser este, da Peggy Lee, embora não esteja certo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ouço-a muitas vezes! "We'll meet again" ou "Why don't you do right" são esplêndidos cantados por ela.
    Feliz por vê-la por aqui...

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem, amiga, pois assim estou menos só no gosto por esta belìssima voz.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Adoro a música. Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. A música é uma das muitas versões, mas esta penso ser a original, e na voz da Peggy Lee é linda...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. muito boooo seu blog abracos

    ResponderEliminar
  14. Caro Leo
    obrigado pela tua visita e pelas palavras amáveis; esta casa é tua, serás sempre benvindo.
    Já passei pelo teu blog e deixei lá umas palavrinhas...e vou voltar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. é claro que nao fico aborrecido e sim agradecido isso é como um premio para mim, abracos e obrigada pela atencao e espero que goste da nova historia que estou escrevendo

    ResponderEliminar
  16. Se fôr do nível da primeira, irei adorar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. É apenas para deixar o meu abraço... peludo!

    ResponderEliminar
  18. Que é muito bem aceite e melhor retribuído.

    ResponderEliminar
  19. Gosto ... tenho um álbum que de quando em vez me apetece ouvir ...
    De qualquer forma, prefiro Billie Holiday e claro, Ella Fitzgerald.

    Madonna também canta este Fever

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto das três, amigo Brama, mas mais, mais da Billie Holiday; simplesmente Peggy Lee é a menos conhecida.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Caro Pinguim,

    Confesso que não lhe acho piada… não é de todo uma das minhas cantoras preferidas do jazz feminino americano. Já se formos para vozes como: Roberta Flack, Nina Somone, AnitaO’day, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Aretha… que deleite! Mas reconheço-lhe a sua importância, mais não seja pela lista que aqui enumeras de pessoas que de alguma forma influenciou.

    Deixo-te o link para a ‘febre’ original na voz de LWJ ao jeito de rythm and blues Follow me para o caso de te apetecer ouvir. Depois desta as versões são mais que muitas.

    PS – Espero que esteja tudo muito bem e com sua licença vou ver o quanto se divertiram por estes dias. Abraço forte.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Mike
    aceito perfeitamente que não sejas um adepto fervoroso da Peggy Lee, até porque ela, talvez por ser branca, não se enquadra bem na galeria de cantoras fabulosas que enumeraste, das quais só não conheço bem AnitaO'day e na qual falta, quanto a mim a genial Billie Holiday.
    Ouvi e gostei muito da versão original do "Fever", e parece-me que já a conhecia, de ouvido...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!