sexta-feira, 6 de junho de 2008

Porto sentido...

Quando o Expresso chegou à Batalha, tivemos a primeira surpresa, pois além da já prometida presença da Duxa, encontrámos o amigo Catatau, a dar-nos as boas vindas e a estender a “passadeira vermelha”, que marcou sempre a nossa presença na capital do Norte.
A Duxa acompanhou-nos num almoço tardio ali mesmo numa ruela, numa semi tasca onde saboreámos umas pataniscas de bacalhau com arroz da água do feijão e após o repasto iniciámos o nosso passeio pedestre pelo centro do Porto, e que a partir quase logo do início teve a companhia muito simpática da Ana; claro que a deambulação pelos famosos ex-líbris do centro do Porto, tiveram duas paragens especiais: no Majestic, para um “cimbalino” e depois na livraria Lello, dois sítios emblemáticos que qualquer cidade do mundo não se importaria de possuir. Regressados ao carro, rumámos à Foz., onde retemperámos forças numa agradável esplanada mesmo junto ao mar; fomos depois buscar o Luís e seguimos para o cais de Gaia, depois de atravessarmos a ponte de D. Luís; aí chegados, logo encontrámos o par de “bears”, o Teddy e o Litlle, e fomos procurar pouso para o jantar, que acabou por recair num restaurante despretencioso e que pareceu simpático, o “Adão”, onde veio ter o Catatau, e os oito convivas comemos maravilhosamente um extraordinário polvo com gambas e amêijoa, bem reagdo com tinto do Douro; ainda houve tempo para “deitar abaixo” uma jarra de sangria, numa outra esplanada, antes de nos deixarem no nosso ninho portuense destes dois dias, a bonita e muito bem situada casa do Luís e do Gonçalo, que entretanto, regressado do trabalho, apresentei com prazer ao Déjan.
Depois de uma noite bem dormida (!), fomos ver a Casa da Música, numa visita infelizmente rápida e estreámo-nos no metro do Porto, rumo ao Dragão, numa visita que não foi do meu inteiro “agrado”, por razões bem conhecidas, mas a paixão do Déjan pelo futebol, ali nos levou e aí reencontrámos a nossa incasável guia, a Duxa, que nos mostrou uma das suas bonitas lojas, que partilha com a Ana, e fomos visitar a Ribeira e ali almoçarmos; mas os restaurantes são demasiados turísticos para o meu gosto e bolso, pelo que resolvemos e bem, voltar ao “local do crime”, ou seja ao “Adão” do jantar anterior e comemos umas incontornáveis tripas (o Déjan deliciou-se com uns rojões) a um preço deveras simpático; após o almoço ainda no cais de Gaia, deu para espreitar umas caves do mais famoso vinho português e seguimos para visitar o Palácio da Bolsa, o que não chegámos a fazer, pois a próxima visita, sempre guiada, tardava, e fomos ver uma das igrejas mais bonitas do mundo, no estilo barroco, a Igreja de S. Francisco..
Logo depois demos a o passeio habitual na marginal, desde a Ribeira até Matosinhos e depois despedimo-nos da querida Duxa, em Serralves, onde eu e o Déjan ficámos; daí num passeio(?) pedestre fomos até à “nossa casa” onde o Luís nos preparou um óptimo jantar - finalmente o Déjan comeu peixe – e pusemos a conversa em dia…
Esperámos pelo Gonçalo, pois havia que levantar cedo porque o Expresso nos aguardava para o regresso a Lisboa e ao…Rock in Rio (oh meu Deus!!!!!!), mas isso fica para amanhã e será da responsabilidade do Déjan…
Uma vez mais, um imenso obrigado a todos os amigos do Norte, que foram realmente amigos, com um especial agradecimento à generosidade da Duxa e à hospitalidade do Luís e do Gonçalo. De registar a simpatia das ofertas para o Déjan, de uma garrafa de um belíssimo Douro, com dedicatória em inglês e tudo, dos Bears, que realço uma vez mais, se deslocaram de propósito para jantarem connosco e da camisa dos Metalicca que o Catatau trouxe de surpresa para lhe dar.
A todos vós, Amigos do Norte, um bem hajam enorme!

1. É assim, o pessoal do "Nuorte" é do best!
    Ainda bem que correu bem, mas confesso que estou em pulgas pra saber como correu o Rock in Rio.

2. Querida Keratina
    ainda estou vivo...sobrevivi...
    O Déjan dará notícias, eh eh eh
    Beijinhos.

3. A estadia foi curtinha... não deu para ver muita coisa que merecia visita (mas também o mundo não acaba amanhã e o Déjan há-de vir-se contigo mais vezes para estas bandas)!
    É também com estas reuniões de gente que navega pelas "casas" abertas da blogosfera, que acredito que os laços atados pelo que se lê e pelo que se sente valem definitivamente a pena!

Na verdade, vocês ficaram cá. Sim, estou a apontar para o coração. :)

4. Isso eu tambem concordo contigo Catatau! A Blogosfera tem coisas más, mas tem tido, pelo menos pra mim, coisas muito boas! Uma delas foi ter-vos conhecido!
    Beijinhos de saudades aos dois!

5. Vim espreitar e deixar um agradecimento pelas palavras simpáticas do Pinguim (e de todos os demais). Voltarei para saber de outras coisas, em especial do vosso regresso a Lisboa e da noite que se seguiu. Abraços,

6. Caro João Manuel
    como sempre as tuas palavras vêm prenhes dos sentimentos que são tão evidentes na tua maneira de ver o Mundo e viver a Vida; obrigado.
    Quanto ao Dejan "vir-se comigo mais vezes por essas bandas", eu concordo plenamente...aí e em muitos outros sítios, eh eh eh...
    Abraços.

7. Keratina
    eu sei que muitas vezes esta amizade virtual não passa disso mesmo; mas nalguns casos, e no que a mim diz respeito são já muitos, é lançada a semente para Amizades reais muito boas; nunca é demais referi-lo.
    Beijinho.

8. Meu caro Luís (e Gonçalo)
    se as palavras são para se agradecer, que dizer dos actos?
    Acho que me fiz entender...
    Um enorme abraço.

9. No Porto sempre se passa em grande!
    Abraço

10. belo relato, caro Pinguim. tenho de confessar que fiquei 'aprisionado' naquela parte do extraordinário polvo com gambas e ameijoas'. soou tão bem, já marchava :)
    grande abraço

11. Amigo Sócrates
    houve outra coisa de que gostei muito no Porto: foi receber alguns telefonemas muito simpáticos....
    Abração.

12. Caro Miguel
    fixa o nome do restaurante: "Adão", no cais de Gaia, e podes crer que não tenho comissão...

13. Somente hoje li as crônicas dos passeios. Divirtam-se.
    Um grande abraço

14. Visita curta mas boa!
    Outras haverá, com toda a certeza!
    Abraços

15. Amigo Tarco
    outras haverá ainda...

16. Amigo Tong
    curta e boa, mas deixou-nos arrasados, acredita; quando chegávamos a casa, estávamos feitos num oito...
    E depois o que se seguiu...
    Hoje estou de quarentena.

17. Olá Pinguin,

Apreciei o tour e retive a dica do "Adão" - pelos vistos é por ali, pelo cais de Gaia. Como lá irei dentro de dias, vou experimentar com a segurança de já vir recomendado por este teu espaço.

Uma boa notícia, a da estadia o Déjann ao teu lado! Deduzi que deves estar feliz.

Abraço e até ao próximo atrevimento de voltar a deixar aqui um post, apesar de visita constante.

Abraço

António

18. Foi um prazer, caro João.
    O Déjan é uma simpatia e fazem um belo par.
    Também gostámos muito da Ana, da Duxa e do Luís, que são excelentes companhias.
    Só foi pena no dia seguinte termos de trabalhar, caso contrário ainda andávamos por lá de jarro de sangria na mão :)))
    Continuação de boas férias.
    Abraços aos dois

19. Foi um prazer, caro João.
    O Déjan é uma simpatia e fazem um belo par.
    Também gostámos muito da Ana, da Duxa e do Luís, que são excelentes companhias.
    Continuação de boas férias.
    Abraços aos dois

20. O MrTB já disse tudo e até já falou no plural, por isso não me resta mais nada a dizer...

Abraço!!!

APROVEITEM :)

21. Caro António Rosa
    espero que aprecies a comida do "Adão" e desde já volto a falar no polvo...
    Claro que estou feliz, mas a felicidade não dura sempre, pois daqui a semana e meia, o Déjan retorna a casa.
    Volta sempre que queiras, é um prazer.

22. Caro Teddy
    nunca é demais realçar a vossa presença, pois viewram de propósito e ainda foram para Vila Real. Foi das três vezes que já estivemos juntos, a que mais deu para falar entre nós, o que foi muito bom.
    Abraços a ambos de nós ambos...

23. Caro Little
    pois vamos aproveitar, podes crer; amanhã temos aqui uns comes em casa com uma data de amig@s e no domingo vamos para o Algarve...
    Abração para ti.

24. É linda a cidade do Porto! Muito bonita mesmo!

Cumprimentos

25. Concordo inteiramente, caro Sérgio.

26. passei para deixar um beijo, pin

registei o "Adão"!

mais dias felizes, agora a sul!

27. Olá Isabel
    qualquer dia vou lá ao "Adão" receber as comissões...
    Beijito.

28. Amigooooooooooooooooo

saudades :))))

Como está o nosso rockeiro? (é assim que se escreve?)

Olha, tu também és um doce e adorei a vossa companhia.
    O resto dos convivas ficaram amigos e estou ansiosa de ir para as escavações com o Catatau. Não te esqueças oubiste ? :)))
    Tive pena de não estar um bocadinho com o Gonçalo mas amei o Luís (sou gaja posso dizer estas coisas ...)
    Quanto aos "ursinhos" :))) façam o favor de dar notícias porque voçês são lindos
    Amigo fazes o favor de vir cá mais vezes senão vou ter mesmo que ir provar o teu arrozinho de polvo :))

Beijinhos da Mui Nobre e Leal Cidade Invicta

Duxa

29. Minha "MUI NOBRE E LEAL INVICTA " Amiga
    estás definitivamente instalada no meu coração - sou "gaijo" e posso dizer isto (e sei que o teu marido não é ciumento e deve ser uma pessoa muito boa)!
    É claro que o meu coração há muito, tem dono; a nossa visita foi mesmo óptima e quando voltares ao "Adão", pede-lhe a refeição de borla devido ao aumento de clientes que deve estar a ter...
    Obrigadoooooooooooooooooooooooo por toda a tua pachorra connosco; o Déjan manda um beijo e eu outro.
    E hoje, VIVA PORTUGAL, carago...

30. Ena, que fim-de-semana preenchido!!

I hope you had some aMUSEment =)

31. Quase em estilo de carta privada para os amigos íntimos(desculpa a intromissão...)fizeste um itinerário dos "imprescindíveis" do Porto! Já percorri esses caminhos algumas vezes, mas o Porto nunca cansa. E para a próxima, vou aproveitar as "dicas" dos restaurantes:))

Bom fim de semana

32. Caro Voyager
    não foi um fim de semana, mas podes estar certo que tivémos muito aMUSEment...

33. Cara Justine
    eu aqui não tenho amigos íntimos, apenas pessoas que já conheço pessoalmente e com quem me entendo bem, pelo que nunca serás uma intrusa; o itinerário foi o possível para mostrar o melhor possível, o Porto ao Déjan.
    Acho boa idéia aproveitar para ir ao "Adão"...
    Beijinhos e bom fim de semana.

34. É assim o calor do pessoal do norte. Foi uma estadia bem preenchida e culminada com o grande evento do RIR, não admira mesmo o vosso cansaço.
    Um grande abraço e continuem a divertir-se.

35. Caro Paulo
    sentimos bem esse calor e também o cansaço, claro.
    Abraço.

36. Que bom, e que inveja, eu que ando cheio de stress ver esta gente na diversão, passeios, festivais... hehe, e isso de ficares de costas para o palco não é nada para teres vergonha heh, se eu tivesse ido ao festival o mais certo é a minha cara metade ter feito o mesmo haha, ou pior, eu iria sozinho...
    Em todas as relações é preciso diplomacia e negociações :D

37. Caro Pinguim, só quero mesmo dizer que foi um prazer enorme conhecer-vos (adorei o vosso sentido de humor!!!) e que a minha casa tem a porta aberta sempre que necessitarem de um pouso no Porto.

I mean it!

Beijos.

38. Bem só me resta dizer que se o roteiro turistico incluir as caldas, eu ca estarei para vos apresentar o que aqui há de melhor, basta enviar um mail e prontos...
    Abração grande aos dois e divirtam-se muito...
    Miguel

39. Olá Marta, claro que sim, momentos muito felizes.

40. Caro Swear
    não tens que ter inveja, pois tens estado no sítio certo, junto da pessoa de quem gostas e que tem precisado muito do apoio que lhe tens prestado.
    Abração.

41. Querida Ana
    acredita que o prazer foi todo nosso; foste uma excelente companhia e decerto nos iremos encontrar de novo, em breve.
    Beijinhos do Déjan e meus, está claro.

42. Caro Miguel
    o nosso roteiro agora é...Algarve, para onde partiremos daqui a um par de horas; de qualquer forma um sincero obrigado.
    Abraço muito amigo.

43. Como os amigos nos animam e mimam que seria de nós sem os amigos?
    Um bj

44. Este comentário foi removido pelo autor.

45. Que post tão agradável!
    Adoro as pessoas do norte.
    Bom é tb sentir a integração da comunidade gay.

Abraço,
    Lost

46. Querida Jasmim
    claro que tens toda a razão; os Amigos são preciosos e devemos cultivã-los, sempre.

47. Amigo Paulo
    os amigos do Norte sabem receber como ninguém; a integração da comunidade gay apenas está aqui inserida porque é natural e houve pessoas com quem convivemos nesta visita que não são gays, apenas para elas, isso não tem qualquer importância.
    Abraço.

48. Que inveja! Sobretudo por rever essa gente toda que também gostamos tanto. Enfim, fico com a inveja e pronto. Ah, mas fico feliz por os dias lá em cima vos terem corrido bem!
    Abraços

49. Fico muito feliz que tenham passado um bom momento na minha cidade. Aqui de longe as saudades, por vezes apertam, mais do que pela cidade, peloas amigos la deixados.
    Abraco

50. Querido Paulinho
    só hoje vi este teu comentário feito já há tanto tempo...
    Não tens que ter inveja, pois os amigos estão sempre no coração...

51. Amigo Músico
    só percebi o comentário completamente após a visita ao teu blog...
    Obrigado por teres visitado este cantinho e podes voltar sempre que queiras, serás bem recebido, como todos os amigos, e se és do Porto, sabes decerto o que isso significa.
    Abraço.

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!