sexta-feira, 13 de junho de 2008

Três dias algarvios

A amabilidade da Cristina e da Alice em nos emprestarem o seu apartamento situado perto da praia do Vau, entre a Rocha e o Alvor, levou-nos até terras algarvias.
Depois de uma viagem calma, constatámos que o nosso “pouso” era deveras agradável e fomos jantar tardiamente a Portimão, comer as célebres sardinhas assadas, debaixo da velha ponte.
No dia seguinte depois de um passeio pela Rocha, sempre bela e muito animada, rumámos para oeste e fomos almoçar a Armação de Pêra, junto à praia dos Pescadores; daí, um salto e estávamos na cosmopolita Albufeira que o Déjan adorou e onde estivemos um par de horas na praia, sem que ele tivesse a “coragem” de se meter completamente na água, devido a “estar fria” (os maus hábitos das praias adriáticas, sempre mornas). Ainda lhe mostrei a ostentação de Vilamoura e regressámos a casa para, após um bom banho, irmos jantar à Rocha e irmos depois beber um agradável “Irish Cofee” a um animado pub irlandês.
Na manhã seguinte fomos encontrar-nos com o meu maior amigo de infância, que há longos anos vive e trabalha na zona de Lagoa, sendo ele e a mulher ambos médicos; matámos saudades de palavras e afectos e dirigimo-nos para este, desta vez; um bom almoço em Lagos e depois fomos à Ponta da Piedade e fomos conhecer a tristemente célebre mas encantadora Praia da Luz, onde estivemos na praia (o calor era muito) e desta vez o Déjan teve a coragem de tomar um banho de corpo inteiro. Regressámos a casa e fomos jantar num bom restaurante perto, mas muito cansados, pelo que fomos cedo dormir.
Tivemos que madrugar um pouco, para deixar o apartamento em condições, pois ainda íamos visitar Sagres e o Cabo S. Vicente, antes de regressar a Lisboa, pela costa vicentina; esperámos quase uma hora para abastecer o carro e lá fomos ao famoso promontório e ao cabo referido. Escolhemos a linda praia de Zambujeira do Mar para almoçar e como não queríamos perder o jogo de Portugal, acabámos por assistir a ele num écran gigante numa área de serviço, perto de Alcácer do Sal.
Satisfeitos com o resultado e com estes dias no Sul, chegámos perto da hora do jantar a casa; apesar disso eu já pensava no louco dia que iria ter no dia seguinte, ou seja ontem, dia 12, mas isso fica para outro post.

52 comentários:

  1. Olá Pinguim,

    Acompanhei as vossas belas férias aqui nos posts do blogue. O verdadeiramente importante nesta vida é sermos felizes e isso nota-se. É bom saber isso. Que o Déjan tenha realizado o seu sonho, é um 'hit' nesta fase da vossa vida. Lindo, mesmo.

    Domingo lá teremos a selecção, apesar da conquista já ter sido feito e o passaporte para seguirmos em frente já ter sido conquistado, convém não adormecerem nos louros.

    Haverá golos, mas terão que lutar por eles.

    Saúde e felicidades,

    Abraço,

    António

    ResponderEliminar
  2. Que bom que é ler por aqui o relato dos vossos dias de férias de norte a sul do país.
    Há milhões de coisas para ver, para fazer, visitar, amigos com quem estar, concertos para ver, tanta, tanta coisa e ainda arranjam tempo para virem aqui partilhar tudo connosco.
    Muito obrigado e boa continuação dessa espécie de paraíso!
    Um forte abraço a ambos

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que se divertiram e que estão felizes! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bom amigo Pinguim, que bom que se tenham divertido pelas minhas terras e num roteiro fantástico que nem eu me lembraria, conheceram seus encantos e as suas qualidades... Fico feliz por se terem divertido muito...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  5. tao lindo....simplesmente lindo...ver quem está feliz, ver quem está de bem com a vida, obrigado por partilhares essa tua alegria e esse teu bem-estar...
    um ABRAÇO***

    ResponderEliminar
  6. Bem, as fotos como deves calcular, matam-me de saudade...mais a luz e o sol...

    Espero que o Sol tenha brilhado sempre sobre vocês...e que o Dejan esteja completamente rendido ao nosso País...
    Quem sabe se uma relocation não estará num futuro próximo?;)

    As minhas maiores felicidades!:)
    Abraço:)

    ResponderEliminar
  7. este diário de férias é obra...esta relação luso-sérvia devia virar fundação (lol)...um abraço aos dois...

    ResponderEliminar
  8. Olá, amigo António
    nós estamos realmente felizes, embora já paire sobre nós a sombra de uma nova separação...
    Quanto à selecção cá estaremos à espera de ver até onde irá.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. O nosso país, acompanhado do nosso amor tem outro encanto, não tem?! Pois é. Nota-se à légua o carinho com que fizeste o itinerário e o enlevo com que contas o vosso périplo. :)

    Ora, para quê mergulhar na praia, quando o rapaz podia mergulhar em ti?! E tu nele.

    Abraços fortes para os dois.

    ResponderEliminar
  10. Caro Graphic
    realmente o Déjan não se pode queixar de conhecer mal o país; da outra vez que cá esteve foi à minha terra, Covilhã, foi ao Alentejo, a Fátima, a Óbidos, esteve aí em Setúbal e claro conheceu bem Lisboa e a região; agora este roteiro...falta o Minho e Trás os Montes. E como ele gosta de Portugal!!!!
    Abraço nosso para vocês dois.

    ResponderEliminar
  11. Qurida Marta
    temo-nos divertido bastante, pois temos andado por muitos sítios e vivido diferentes situações.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Caro Miguel
    foi um bom roteiro, sim, mas apenas de Albufeira até ao Cabo S. Vicente; Faro, Tavira e a região perto de Espanha, não deu para ver...fica para outra vez...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Amigo X_bear
    agradecido estou eu a vocês todos pelo belo acolhimento, de todas as formas que têm dado à vinda do Déjan aqui; não o esquecerei jamais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Hydramigo
    calculo que as fotos te causem saudades, pois eu na tua situação, sentiria o mesmo...
    Quanto à "relocation" ainda é cedo para se fazerem planos sobre isso, mas não é uma carta fora do baralho.
    Tudo de bom para ti por esses lados.
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Caro Luís
    está é a encurtar-se o tempo, parece que voa...
    Mas já estamos a tratar do próximo encontro, lá para meados/finais de Outubro, na Lombardia (Itália).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Meu caro João Manuel
    o nosso país tem sempre encanto, mas claro que compartilhado é ainda maior; quanto aos "mergulhos" de cada um, isso é privado...eh eh eh!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  17. Bem isso é que foi aproveitar, e fizeram vocês bem.

    Sabes que esta música tocava lá em casa com frequência, ainda no sistema de bobines?!
    Na altura era um luxo.

    Beijokas.

    PS- O Dejan já regressou à Sérvia?

    ResponderEliminar
  18. NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
    Regressa terça feira, mas já temos o reencontro aprazado para Itália na terceira semana de Outubro.
    Só assim se consegue superar uma nova separação...
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  19. Que bom que se divertiram aí pelo reino dos "Allgarves".
    Embora a minha zona preferida do Algarve seja outra conheço bem os maravilhosos sítios por onde passaram. Há uns bons anitos que não passo pela Zambujeira, deixei de ter companhia para lá ir e a qualidade das bandas que passavam pelo festival estavam cada vez mais fraquinhas.
    Um abraço e espero que tenham curtido bem o Stº António.
    Ainda assim adoro á Praia dos Alteirinhos, bem ao lado da Praia da Zambujeira. O Acesso é mais dificil mas não tem tanta confusão e pode-se praticar naturismo.

    ResponderEliminar
  20. Caro Paulo
    O itinerário foi o possível, no escasso tempo de que dispusemos; apesar de tudo, ainda aproveitámos para ficar com uma ideia possível da realidade do sul de Portugal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. belos dias de lazer e afectos!

    mas....outubro?? cá estaremos, para te ajudar a passar os dias :)

    beijo grande, pin

    ResponderEliminar
  22. Olá Isabel
    por ora é fruir mais uns dias a companhia e a presença de quem muito se ama; depois...será obrigatòriamente um período difícil, mas amenizado pela certeza de novo encontro.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Sim senhor, que belo passeio. Eu vivo no algarve, mas do lado do sotavento. O Algarve tem aspectos mais interessantes, mas outros deveras desinteressantes. Sem dúvida que os aspectos climatéricos são aqui excepcionais, para mim um aspecto altamente importante atendedo ao meu estado de espírito.Tem paisagens naturais diversas e agradáveis. A nível urbanístico não gosto de praticamente nada ... ou melhor, não há nenhuma cidade algarvia que aprecie particularmente. Lagos é aceitável, o centro de Faro também, mas só o centro ... Tavira e Silves mais ou menos e pronto, ficamos por aqui. Tudo o resto é sofrível. Não é uma região com a qual me identifique de modo algum ... existe muito caos urbanístico, falta de planeamento e harmonia nos espaços ... Armação é um belíssimo exemplo disso, horrível ... Albufeira é muito feia (aqui estou em desacordo com o Déjan), ambas descaracterizadas, sem qq harmonia com a paisagem algarvia. Também não me identifico com a forma de estar e a atitude da população em geral ... o deixa andar, o pouco brio profissional ... muita praia e Sol ... acho que entendes o que quero dizer. Depois é a falta de educação que grassa, em termos de relacionamento. Aliás, eu era bem mais educado antes de vir para o algarve ... passados seis anos sinto que estou a ficar um pouco abrutalhado na relação ... tenho de sobreviver não é?!

    Outra coisa que aqui falha muito é as possibilidades de acesso a eventos culturais ... eles existem mas dispersos por todo o algarve. Eu, nesta ponta, resta-me Tavira, mas pronto. Falta-me a oferta de tudo o que se concentra em Lisboa.

    ResponderEliminar
  24. Que bom, vejo que estás a aproveitar estes momentos. Fico muito feliz por vós. Que a vida vos sorria, sempre!
    um bj

    ResponderEliminar
  25. Devem ter sido 3 dias porreiros! Ainda bem. Há que aproveitar
    Abraços


    PS. Recebeste as fotos?

    ResponderEliminar
  26. Olá! Tudo bem?!
    Belas vidas as vossas. Sempre a passear. Mas fazem muito bem. Tomara eu poder passear assim como vocês e ter amigos como os vossos que emprestam apartamentos para vocês ficarem.
    Infelizmente eu não conheço o Algarve. Todos os anos digo que vou lá, mas depois acabo por nunca ir. Quem sabe, não é este ano que vou mesmo?!
    Um grande abraço e divirtam-se!!!

    ResponderEliminar
  27. Caro Brama
    a minha visão do Algarve não difere muito da tua, mas tu vivendo aí, terás argumentos mais válidos.
    Para já, não me vejo a passar no Algarve, em nenhuma parte, os meses de verão; o limite é mesmo este tempo de agora e acho que já há gente a mais e "coisas" a menos; gosto do Algarve na Páscoa ou em Outubro...
    O itinerário de agora foi o possível, dada a localização do apartamento e as distâncias, pois ter-me-ia dado gosto voltar a Tavira, por exemplo; o facto do Déjan ter gostado de Albufeira, nada tem a ver com o caos urbanístico, pois isso passou-lhe ao lado; o que ele gostou, e a mim, pouco, foi ver tanta animação, tantos locais com gente, mas eu bem lhe disse que "aquilo" não era Portugal...
    As praias sim, encantaram-me, gostei muito da Luz e outras haveria que teria gostado muito, estou certo; e depois há o clima, o céu azul, o Sol!!!
    Se soubesse que moravas por aí talvez tivesse alterado um pouco o itinerário, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Querida Jasmim
    estamos a aproveitar o máximo, sim, mas o tempo corre agora muito depressa, demasiado depressa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Caro Tong
    foi bom a valer; e o tempo a ajudar...fabuloso!
    Abraços para os Zés!!!!

    ResponderEliminar
  30. Caro Ermelindo
    quando o nosso amor nos visita, é bom mostrar-lhe o que por cá temos...
    E quanto ao apartamento, estas nossas Amigas são-no há muitos anos e só querem o nosso bem estar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Amigo "Pinguim"
    É muito bom chegar aqui e ver dois sorrisos de felicidade ao som da voz de Dalida.
    Vejo que as férias estão a ser óptimas e o meu desejo sincero é que assim continuem...
    Obrigado pela partilha de momentos tão especiais e belos.
    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  32. Amigo In_senso
    não sei se me acreditas, mas quando estava a seleccionar esta canção da Dalida, pensei em ti e na magnifica homenagem que lhe prestaste.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  33. Aiii... essas fotos, esse mar, devem ter sido realmente fantásticos. Eu estou à espera que as férias me tragam igualmente um "pouso" para mim e para o meu namorado.. ai ai.
    Abraço Pinguim!

    ResponderEliminar
  34. Caro C
    foi realmente fantástico; e com certeza as férias te trarão um "pouso" como deve ser para vocês dois.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. A prova de que o Algarve, quando devidamente aproveitado, ainda rende uns excelentes dias de lazer. :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Caro Oz
    já não ia ao Algarve há uns anos, pois detesto multidões e sentir-me estrangeiro na minha própria casa; mas Junho ainda não é Agosto e com um tempo maravilhoso tudo vale a pena. Claro que a "companhia" ajudou e de que maneira...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Reportagem que me transmitiu o prazer que foi para vós esta viagem, diria gastronómica!!Fico com água na boca, e com uma pontinha de nostalgia com a canção da Dalida, que me levou direitinha à minha juventude:))
    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Desculpa entrar de novo sem bater, mas só agora vi a tua proposta do "encontro blogosférico de amantes de gatos". Boa ideia, só pena eles, os felinos, não poderem participar, que são um pouco arredios a estas coisas.
    Uma festinha ao Boris e à Teka, lindos de morrer:))

    ResponderEliminar
  39. Querida Justine
    fica sempre bem entremear algumas dicas gastronómicas nestes roteiros turísticos e por vezes as pessoas fixam e acabam por ir experimentar.
    Quanto ao "encontro de gatos" não passará de uma ideia utópica, mas divertida; iria ser giro ver os gatos todos a bufarem uns com os outros, eh eh eh...
    Beijinhos.

    Ahh, a Dalida é uma cantora que eu sempre adorei!

    ResponderEliminar
  40. Ficará então para uma próxima, ainda bem que gostaram.Há uma praia que adoro, das que conheço claro, a praia do Amado

    ResponderEliminar
  41. Quando voltar ao Algarve está aprazado um copo e algumas boas sugestões, caro Brama.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. :P "Escrever é gritar sem ruído" é o subtítulo. Ainda estou a mexer no programa para ver se fica bom os dois. Porque senão vou pôr o "Apontamentos". Este está só à experiência :P hehehe

    beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Desisti. Fica meio esquisito. De volta às origens, heheh :D

    ResponderEliminar
  44. Ok, acho o template muito bonito, apesar de tudo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  45. Lindos, nem precisava de ler o texto para ver a vossa felicidade na fotografia! Até pareces gigante, Pinguim!
    Quanto aos pormenores da viagem, nada melhor que terem apanhado bom tempo e terem a companhia um do outro!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  46. Levei os saltos altos, Paulinho, para andar naquelas rochas, nada melhor...
    Abração.

    ResponderEliminar
  47. Gosto muito das fotografias e da forma simples e sonhadora como contas as coisas...

    Um abraço como tu sabes!!!

    ResponderEliminar
  48. As fotos são do Déjan, a primeira, e de uma amável senhora, a segunda; a forma de contar as coisas é minha, só minha, e depois há os amigos, como tu...
    Abraço peludo e amigo.

    ResponderEliminar
  49. :) vivi muitos anos no Algarve e percebo os seus encantos para quem a visita... Mas acho que... mesmo que fosses visitar um bairro de barracas nestes dias, ias adorar... Nada como a companhia ideal para tornar qualquer sítio maravilhoso. Até o Algarve! :P

    ResponderEliminar
  50. Tens alguma razão, mas o Algarve tem coisas objectivamente bonitas; é questão de escolher o timing e a companhia ajuda realmente muito.
    abraço.

    ResponderEliminar
  51. O Algarve, o sol, essas bonitas cores, esses sorrisos...
    Boa continuação e um forte abraço

    ResponderEliminar
  52. A continuação, caro Sócrates finda hoje, infelizmente...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!