sábado, 5 de setembro de 2009

"Bent"

Hoje falo sobre um filme que data já de 1997 e que terá passado algo desapercebido em Portugal, sendo mais conhecida a peça em que o mesmo se baseou, já representada mais de uma vez no nosso país; trata-se de “Bent”, um filme dirigido por Sean Mathias, com argumento do próprio autor da peça, Martin Sherman. Claro que para quem viu a peça e não viu o filme, poderá pensar que será demasiado lenta e repetitiva toda aquela imensa cena em que os dois prisioneiros vão deslocando as pedras de um local para outro, ao longo dos meses, debaixo de um sol escaldante ou de um frio terrível e quase sem dizerem uma palavra, na peça essa longa sequência preenche quase todo o tempo de representação, não sendo demasiado importante a história inicial, senão para nos situar perante a situação homossexual do protagonista, Max.

Já no filme, essa cena ou cenas que antecedem o que se passa no campo de concentração de Dachau, ganha um maior relevo e mostra-nos numa noite de orgia, algo exagerada, a condição homossexual de Max, mas também alguns aspectos interessantes sobre a Berlim desse tempo e dos métodos implacáveis da Gestapo. È nestas cenas que aparecem as personagens do sempre admirável e assumido Sir Ian McKallen e do surpreendente Mick Jagger num admirável travesti.

A história torna-se verdadeiramente interessante quando, se dá o encontro dos dois prisioneiros, ambos homossexuais, mas em que um, Max, interpretado pelo conhecido Clive Owen, esconde a sua homossexualidade e tem pois o triângulo amarelo de judeu, ao passo que o outro prisioneiro, Horst - Lothaire Bluteau - ostenta com orgulho o triângulo rosa que identificava os homossexuais.

Vivendo o seu dia a dia em silêncio, eram raras as ocasiões que trocavam palavras, mostram na sua monótona, árdua e completamente inútil tarefa, uma solidariedade que se vai desenvolvendo para lá das terríveis contingências em que se encontram laços mais profundos de amizade.

O final é dramático e algo previsível, mas de uma intensidade que nunca é gratuita e se ambos os actores têm um desempenho bom, o desconhecido Lothaire Bluteau supera-se e é fantástico.

Deixo aqui um vídeo com aquela que é para mim a cena mais bela do filme e que mostra a força da mente humana quando o “querer” é realmente forte.

59 comentários:

  1. Não conhecia este filme e só este cli já me fez chorar. Obrigada e vou já encomendá-lo online. Precisod e ver este filem todo. Obrigada! Adoro o teu blog.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o teu comentário ao filme. Apesar de não ser um filme perfeito muito longe disso contem o problema das adaptações de teatro ao cinema, onde o poder da imagem perde relativamente à dramatizaçao das cenas em palco. Estou me a lembrar de momento de Closer (Tambem com Owen) e da sua adaptação para cinema. Apesar do filme estar muito bem conseguido perde alguma força em algumas cenas relativamente à sua adaptação para teatro.

    De qualquer das maneiras, a cena que eleges é linda e é o climax de um filme que vai tendo de vez em quando os seus momentos e cujo par dos protagonistas tem uma interpretação notavel.

    Foi o meu primeiro filme do Clive Owen... e desde então soube que ele daria algumas cartas neste inicio de seculo na representação. A ver.

    ResponderEliminar
  3. Em fase de mudanças, com a vida atribulada e complicada, mal tenho tempo para vir ao blogs amigos. Hoje consegui um tempinho para respirar estes ares e deparo-me logo com um post sobre um filme que mexeu muito comigo há uns tempos atrás. Até coloquei um post no meu blog sobre isso e exactamente com esta cena que é, sem sombra de dúvidas, das mais belas do filme, até mesmo das mais belas do cinema.

    Abraço, amigo Pinguim.

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernanda
    obrigado pela visita e por gostares do blog.
    Sobre o filme, esta cena é um belíssimo cartão de visita para quem não o conhece: é tão bela como forte...
    Fui visitar de raspão o teu blog e fiquei logo de "olho cheio" com a foto da ilha grega (penso ser Santorini) e depois estive a ler em diagonal alguns dos últimos posts e já me fiz "assinante".
    Na primeira oportunidade tens-me por lá...
    Para já, estás "linkada" aqui no blog.
    Beijito

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Não vi a peça mas tenho o filme. Gostei bastante. Ao contrário do que dizes, Lothaire Bluteau não é desconhecido. É um actor bem conhecido no Canadá e nos EUA. Ele é a personagem principal num outro filme que gosto bastante "Le Confessional", onde o irmão é homossexual.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Pinguim,

    É para ver mesmo. E sabes, não só nos tempos da gestapo coisas dessas. Não só...
    A peça, pff, sem palavras.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Acreditas que não conhecia o filme?
    obrigada pela partilha.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Já tinha lido alguma coisa sobre a peça, mas desconhecia o filme.
    Nem imaginava o Clive Owen nestes "propósitos".:-)
    É realmente uma cena intensa esta que partilhas, que demonstra que o "querer" é muitas vezes mais forte que o "poder".
    A mente humana consegue ser tramada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Não vi o filme, mas fiquei com vontade de o ver só por esta cena :)
    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  11. Graduated
    não me lembrava nada da tua entrada sobre este filme; fui ao teu blog e lá descobri o post, que até nem é muito antigo, e que eu fui o primeiro a comentar, por sinal.
    Como o teu texto está muito mais completo e é muito bom, deixo aqui o link para quem o queira ir consultar.
    http://someridiculousthoughts.blogspot.com/2009/02/bent.html

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Eu já conhecia a sinopse deste filme, gostava muito de o ver.

    ResponderEliminar
  13. Pinguim, conheço o filme e acho mesmo antológica a cena da Berlin decadente (no sentido de extinção que ocorreria) com a participação de Mick Jagger. Também creio que o final é previsível mas é impossível não se emocionar, tanto mais pela força que bem destacastes apenas da mente. É como uma corrente de energia que passa entre os dois e cria a forte tensão sexual sem que se toquem um mínimo sequer. De qualquer forma, gosto muito do filme. Aqui houve também a peça mas não a vi. Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Já tive esse filme na mão mas nunca o vi! Aquela cena é de facto impressionante e poderosa! Tenho que ver se o encontro de novo! ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Já sabia da existência do filme, mas ainda não tiver coragem de ver devido à temática...vai ser desta!
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. L.
    eu não desconheço o actor Lothaire Bluteau; sei desse filme de que falas, doutros filmes canadianos e tenho um outro filme LGBT com ele: "Urbania".
    Mas não é tão conhecido como o Clive Owen e embora ambos vão muito bem neste filme os prémios de interpretação que o filme ganhou foram para Lothaire B.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Popelina
    estas perseguições contra os judeus e homossexuais foram quase só da responsabilidade da Gestapo, que também fez uma limpeza noutros corpos de élie nazis onde a homossexualidade era grande; a este propósito, tens um filme fabuloso: "Os malditos" de L. Visconti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Violeta
    pois tens agora uma oportunidade de conhecer.
    Deixo aqui para quem estiver interessado o link do filme:
    http://filmestemag.blogspot.com/2008/05/bent-1997-legenda-em-portugus.html

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Olá Miguel
    o Clive Owen nesta altura ainda não era a estrela que agora é, mas como bom profissional, penso que não teve o mínimo problema em fazer este papel.
    A cena mostrada aqui pode ser, de certa forma uma das mais belas e originais cenas de sexo consumado que já foram feitas no cinema.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Eva
    esta cena é muito apelativa, sem dúvida.
    Se tiveres interesse em ter o filme, vê o link que deixei no comentário para a Violeta.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Ricardo
    remeto-te também para o comentário que deixei à Violeta; até legendas em português tem...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  22. Olá Redneck
    é uma cena muito extra peça, quase uma orgia e que, como disse, serve de imagem de uma Berlim muito liberal, naqueles tempos.
    A cena final, plena de dramatismo, perde, pela sua previsibilidade, para a cena que aqui mostro, que é de uma força interior imensa (é um momento de enorme brilhantismo interpretativo também).
    É pena não teres visto a peça; eu já vi duas encenações e a parte anterior a Dachau era bastante diferente nas duas versões, mas ambas atingiam o objectivo:dar uma imagem completa da personagem Max -- Clive Owen).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Félix
    já o "encontraste"!!!!
    Vai ao comentário que deixei à Violeta (ainda parto o disco...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. André
    não é preciso coragem, embora o filme seja muito forte, pois acaba por ser uma história de amor...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Do You?
    presumo que não conhecias; se é esse o caso, não percas a oportunidade.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Já vi este filme há alguns anos, e é espantoso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Olá TUSB
    às vezes prefiro rever certos filmes do que enfiar "barretes" com novos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. querer...
    ahhh... esses quereres...

    se alguém, há dois meses(?),
    me perguntasse
    o que é o querer,
    meu conceito seria restrito
    ao chavão idiota do
    "querer é poder".

    e não!!
    querer é atingir o
    fazer acontecer,
    é realizar!!

    vivemos isso todos os dias,
    só nos esquecemos de aprimorar esse querer,
    ou porque subestimamos seu poder
    de causa,
    ou porque nos limitamos
    a viver de parâmetros...

    os danados dos parâmetros...

    o prazer no querer que a cena,
    delicadamente, nos sugestiona,
    acontece todos os dias,
    em mundos reais,
    fora da cena de "câmera e ação".

    acontece no realizar do querer
    de fazer acontecer. do poder
    sim,
    do poder
    de ser conduzido,
    atravessar algumas linhas,
    e ousar!

    tão e tão na ousadia de um
    simples "cruzar de pernas",
    ou... ou!

    e o silêncio, nesta hora,
    é a nossa melhor voz.




    Bom domingo!
    cheinho de
    quereres em se realizar!!

    ResponderEliminar
  29. Olá Tetê
    que maravilha de comentário!!!
    Obrigado, sinceramente; vale a pena fazer um post para ter um comentário assim.
    Agora fico num apaixonante jogo de dúvidas; quem serás tu? Homem ou mulher? Que idade poderás ter? Enfim um jogo a que só tu poderás dar respostas...
    Abraço ou beijo, fica à escolha do teu "querer".

    ResponderEliminar
  30. ahhh.... meu querer fica
    contido e restrito num
    querer longe... umas vezes,outras...
    tão próximo que consigo
    sentir seu cheiro...
    um cheiro forte, mas doce (amo os perfumes
    doces!)... assim como a alma que tem
    e que eu sei,
    é doce,
    embora homem... menino
    de meu querer.

    onde forço paz,
    faço versos sem rimas,
    me contradigo,
    e sou... imensamente feliz...


    escolho no meu querer... escolho
    um A - braço!

    ResponderEliminar
  31. Tetê
    pois que seja o abraço, e mais algumas pistas foram dadas nessa rima pouco rimada mas tão cheia de pequenos "nadas" que fazem um todo deveras interessante.
    De tudo o que mais interessa é o "sou...imensamente feliz...".
    Também eu.
    "Aquele abraço" do Vinícius.

    ResponderEliminar
  32. Um extracto que é de facto uma bela cena de um filme que desconheço. Irei tentar vê-lo pois conseguiste mais uma vez atrair o meu interesse.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Isabel
    nestas partilhas, por um lado, dá-se conta do nosso entusiasmo; e por outro, tenta-se que o mesmo seja contagiante...
    Beijito.

    ResponderEliminar
  34. Excelente escolha.
    Já tive a oportunidade de o ver, é absolutamente indescritível a sensação!!!


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  35. Olá Abraço-te
    fico satisfeito de comungares do mesmo gosto pelo filme.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Não há muito mais que se lhe diga, mas é que um excelente filme é!

    (Do Déjan esperamos melhoras rápidas.)

    Abcs,

    ResponderEliminar
  37. Olá Luís
    como amante de bom cinema não poderia ser outra a tua opinião.
    Obrigado pelos votos de melhoras do Déjan.
    Abraço amigo para vocês.

    ResponderEliminar
  38. desconhecia por completo, no entanto parece-me um bocadinho forte, hehe.

    beijinho

    ResponderEliminar
  39. Sandrinha
    a realidade da vida é como é, e uma cena destas é "VIDA"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  40. Que coincidência vir aqui e ver este teu post sobre o "Bent". Hoje falei dele a um conhecido meu. Vi o filme há uns meses com uns amigos meus (um deles o Graduated Fool)e tocou-me imenso. Gostei da história e algumas das cenas mexeram comigo (a suposta cena de amor e respectivo diálogo está fantástica). E o filme não é de todo mais uma banal película de temática gay que começa com alguém a fazer o seu coming out e acaba num final feliz, como há por aí aos montes.
    Quanto à peça, infelizmente não a conheço.
    Abraço gramde e espero que o Dejan esteja já melhor
    =)

    ResponderEliminar
  41. Adorei este filme. E a vem a calhar neste momento, tao perto e tao distante do meu garoto. Beijo

    ResponderEliminar
  42. Olá Thales
    pois só quando o Graduated aqui referiu que já tinha postado sobre este filme, me lembrei disso e fui até o primeiro comentador.
    Mas nunca é de mais falar num bom filme, embora o texto dele esteja muito bom, razão porque deixei um link para esse texto, pois está muito completo.

    Obrigado pelo cuidado sobre o Déjan.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. Pois, caro Paulo
    percebo-te muito bem; também eu já tive muitas cenas "parecidas" com esta (claro que não num cenário como o do filme), devido à distância. E sabe sempre muito bem...
    Abração.

    ResponderEliminar
  44. Esta cena é muito bonita, de facto. Gostei muito do filme, mas é um dos mais angustiantes que me lembro de ter visto.

    ResponderEliminar
  45. Olá Paulo
    como qualquer filme baseado em histórias de guerra e principalmente que mostram cruamente os métodos da Gestapo, o filme é realmente angustiante (a cena no comboio com a miúda morta, é terrível...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. acho que nunca vi o filme completo. tenho ideia de já o ter 'apanhado' de passagem na televisão, mas nunca o vi todo. é uma óptima dica, esta.
    abraço

    ResponderEliminar
  47. Miguel
    não sendo uma obra prima, é um filme altamente recomendável.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  48. Félix
    Fácil e rápido, não é verdade?
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  49. É maravilhoso. Vi o filme e também - atenção - uma encenação portuguesa nos idos anos 90.... com Carlos Gomes e outros actores. Há pouco tempo, em Londres, o Allan Cumming entrava numa nova versão.
    Neste filme, eles são todos muito exemplares, esta cena é demais e o Mick Jagger a fazer de drag é genial.

    ResponderEliminar
  50. André
    ainda bem que gostaste. Eu vi pelo menos duas encenações da peça aqui em Portugal e uma delas era do Carlos Fernando, que morreu jovem, no Teatro da Graça; é possível que seja essa, e seja esse um dos actores, não me recordo. Foi representada em todos os grandes palcos, amigo André.
    Abração.

    ResponderEliminar
  51. The Bubble

    www.youtube.com/watch?v=Ou4UFIiY1wk

    Arrogo-me a recomendar-te vivamente este filme israelita. Não sei se é um grande filme, nem quero saber. Sei que me tocou fundo neste meu coraçonete encouraçado.
    Foi através dele que tive conhecimento da peça Bent, que é assistida pelas personagens do filme.
    Reparei é que não está na lista do filmestemag.blogspot.com, o que é uma grande pena!

    Abraços

    ResponderEliminar
  52. Mentira, está lá está!
    Toca a sacar :O]

    ResponderEliminar
  53. Olá Cinas
    Obrigado pela tua visita.
    Eu gostei muito do filme "The Bubble" aliás como de todos os do realizador E. Foxx. a cena final é um murro no estômago...
    Quanto ao "Bent", claro que ele está lá...mas hoje não consigo pôr o "Rapidshare" a funcionar, não sei porquê...

    Porque não dás continuidade ao teu blog? Parece-me tão interessante...é uma pena teres parado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  54. revendo as tuas respostas aos comentários, também concordo contigo acerca do "Bubble"...
    É mesmo dos filmes que não se esquece!!! Um grande e valente murro no estômago!!!

    Mas há mais...Sheltter tb mto giro,
    Save me a retratar a idiotice da sociedade americana...enfim


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  55. Caro Abraço-te
    parece que temos o gosto comum dos filmes temáticos GLBT.
    Gostei muito do "Shelter", mais levezinho do que "The Bubble" e vou ver agora o "Save me".
    Não percas do mesmo realizador do Bubble, o "Yossi e Jaguar" e "Walk in the water"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Foi a encenação do teatro da Graça que eu vi. :)

    ResponderEliminar
  57. André
    há muito tempo...que saudades daquele "teatrinho" e do Carlos Fernando (ou será Fernandes?)
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!