segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E o povo mandou...

Recordando o meu penúltimo texto, sobre a necessidade de votar, e agora que já se sabem os resultados eleitorais, cabe-me congratular-me, sem falsa modéstia na muito precisa previsão que aí deixei expressa.

Lamento a continuidade da elevada abstenção, apesar de que a votação de novos eleitores possam minorar o número real de eleitores; e tenho que chegar a uma conclusão que é real: quem ganhou as eleições foi o PS! Apesar disso, todos os partidos, sem excepção, chamaram a si a “vitória” de ter tirado a maioria absoluta a Sócrates; todos, disse e repito, para que fique bem vincado que na mente de todos os partidos havia apenas um objectivo: derrubar Sócrates! Ele concorreu sozinho contra todos, numa situação nada fácil, depois de ter tido a coragem, sim a coragem, de ter tomado medidas que nenhum outro governo tomou; depois de ter sido por todo o lado atacado na sua própria vida pessoal, quer desenterrando uma vez mais o caso Freeport (daqui a 4 anos pode ser que venha de novo à baila…), quer com suspeitas sinistras de directores de um jornal diário importante com a conivência ou não de Belém ( a ouvir atentamente Cavaco estarei), e que acabaram por voltar o feitiço contra o feiticeiro.

Com uma vantagem confortável, mas que aliada com a votação no BE, não chega para fazer aprovar leis – e isto penaliza principalmente o Bloco, que não terá a força no Parlamento que esperaria ter, Sócrates vai não jogar em qualquer coligação, mas governar sozinho com o apoio pontual de um ou mais partidos.

O vencedor desta noite foi mais que o PS, José Sócrates, por muito que doa a muito boa gente; ninguém com uma visão imparcial da realidade política portuguesa, o poderá negar!!!

Uma palavra para me congratular com a aparição de várias bandeiras do arco-íris na festa de rua do PS. Claro que a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo dependerá agora do conjunto de toda a esquerda, o que não é de forma alguma difícil.

©Todos os direitos reservados
A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor

34 comentários:

  1. É muito particularmente uma vitória de José Sócrates, sim senhor, um homem que, diga-se o que se disser, tem inegável mérito e carisma político. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. 1. Apesar dos pesares, a vitória do PS é pírrica, pois não lhe garante segurança na aprovação dos seus projectos.

    2. Quem retirou mais dividendos políticos foi o PP, que passou a ser a 3ª força, o que é perigoso, dado o seu conservadorismo.

    3. Faço votos para que na próxima legislatura o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o novo regime da união de facto seja aprovado. O nº de deputados de esquerda é suficiente para viabilizar a aprovação desses projectos-lei.

    4. Oxalá que o Cavaco não levante mais ondas como t~em levantado com os seus vetos conservadores.

    ResponderEliminar
  3. Pinguim, da política local portuguesa não posso e não devo falar por total falta de conhecimento e por não me tocar falar sobre o assunto. Somente me chamou a atenção o fato de vocês não serem obrigados a votar (nós ainda somos e lhe asseguro que se não o fossemos a abstenção seria bem alta). Outro fato diz respeito à aprovação do casamento de pessoas do mesmo sexo: o governo Lula não conseguiu ainda, mesmo no segundo mandato, aprovar a lei aqui no Brasil. Temo que haja falta de empenho de Lula. Os demais níveis governamentais - estadual e municipal - pouco trabalham para isso. Não pude deixar de notar a música: adoro o Queen. Só uma questão: aquela senhora de 97 anos, Teresa dos Santos Lopes, candidata a vereadora, foi eleita? Houve grande repercussão na TV brasileira sobre ela. Abraço e parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo
    poucos políticos teriam aguentado o desgaste de uma governação difícil e de uma campanha pessoalizada, como ele. Se repararmos, quase ninguém falava no PS, apenas em Sócrates, durante a campanha. Espero sinceramente que Sócrates tenha tirado as ilações dos erros cometidos, não abdicando de fazer as reformas adequadas, claro, mas com uma maior participação do conjunto da oposição.
    A constituição do seu governo será uma primeira indicação da forma como irá governar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Pinguim: Por mais que todos agora digam que só queriam tirar a maioria absoluta do PS, a verdade é que desde das europeias que já andavam a atirar foguetes...
    Fico feliz pela derota da velha, e muito preocupado pela subida do CDS-PP que não passa de um partido de hipócritos e gente pequenina...
    Parabéns a nós, e Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Maldonado
    Quanto ao primeiro ponto, até me apraz, já o afirmei, pois sou contra as maiorias absolutas e a governabilidade vai ser exercida caso a caso com ponderação e tacto político. Confirmo que a vitória do BE será também menos saborosa do que Louçã ambicionava, já que o seu grande trunfo seria conseguir obter um número de deputados que, de alguma forma faria o PS ser seu refém, o que não acontece. E Louçã não é nem de longe um político hábil como Sócrates, pois está agarrado a dogmas perfeitamente utópicos para um país como o nosso.
    Quanto ao segundo ponto, Portas foi quem mais dividendos políticos tirou, sem dúvida; mas sendo tão hábil como Sócrates, atingido o patamar que ambicionava, sabe que para o manter, terá que ser à custa do PSD, e a aliança de direita que funcionaria muito bem em caso de vitória de MFL, não será tão bem sucedida na oposição; tirando casos que são de sempre cavalos de batalha do CDS, tenderá a não hostilizar demasiado Sócrates.
    Quanto ao terceiro ponto, o meu acordo contigo é total.
    E quanto a Cavaco, ser-lhe-à difícil com as posições tomadas, gerir esta situação, até porque começará a pensar na sua reeleição a qual tenderá a ser um insucesso se não for isento, como não tem sido. Aguardo com muita curiosidade as suas declarações.

    É um prazer "falar" sobre política com uma pessoa como tu, mesmo quando, ou sobretudo, nem sempre coincidem os nossos pontos de vista.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Redneck
    não concordo nada com a obrigatoriedade do voto e mesmo correndo o risco de altas abstenções, só assim as eleições são realmente livres.
    Estas eleições foram para o Parlamento, de onde sairá o novo Governo do país. Dentro de duas semanas haverá então as eleições locais, as quais têm uma dimensão diferente, pois em muitos casos vota-se no candidato e não no partido. Claro que a conquista do poder em certas centros mais populosos será importante, nomeadamente no caso de Lisboa, onde um bom candidato socialista, vai lutar sozinho contra uma coligação chefiada por um dos políticos mais "cretinos" que Portugal conhece, mas que tem carisma.
    Uma vitória do PS em Lisboa seria uma importante contribuição para a democracia portuguesa. E, pegando nessa "personagem" ele é homofóbico como a quase totalidade da direita portuguesa; já esteve à frente da Câmara de Lisboa e nesse tempo as organizações LGBT perderam várias regalias que tinham obtido antes e que reconquistaram depois; será difícil ter votos dessa comunidade.
    Acredito sinceramente que esta legislatura, vá tornar Portugal um dos poucos países do mundo a ter uma lei que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar da forte contestação que a Igreja irá fazer: a visita do Papa em Maio não será uma simples coincidência...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Caro TUSB
    é evidente que é verdade o que dizes; até Lousã já sonha(va) em ser um dia primeiro ministro, eheheheh...
    Quanto ao CDS, é um facto, mas estou certo que não subiu por votos conquistados à esquerda, mas sim à custa do PSD. E, vou ser realista, prefiro, embora não goste, uma subida do CDS do que ver emergir, como em vários países da Europa, um partido radical da extrema direita.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. "O Povo é quem mais ordena."
    É como dizes,ganhou o PS, mas sobretudo venceu José Sócrates, que tem uma força e determinação inabaláveis. Por mais "fait divers" que tentem por no seu caminho consegue sempre ultrapassá-los.

    Os discursos da noite foram ridículos, desvalorizando a vitória e pondo ênfase na perda da maioria absosulta.
    António Costa disse uma frase, que parecendo uma verdade de La Palisse diz tudo: ganha quem tem mais votos, perde quem tem menos votos. E contra isso não há nada a fazer.
    Estou muito satisfeito com esta VITÓRIA.
    PORREIRO PÁ!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ora bem acho que também devo dar o meu aprecer em relação aos resultados eleitorais! Não creio que tenha sido uma grande vitória para o PS, uma vez que perdeu a maioria e se verá obrigado a negociar com uma oposição, que nem vale apena descrever. Eu vejo os resultados, como sendo uma derrota para o PSD que viu parte dos seus votos perdidos para o PP, que pode ser considerado o grande vencedor das eleições. Quanto ao carisma e tenacidade política do Engenheiro José Sócrates, concordo que ele sabe muito bem o que faz. Medidas ousadas e uma coerencia dentro do partido nunca dantes vista (ou peloe menos que eu me lembre). Mas, acho que a arrogancia demonstrada pelo PS nos últimos tempos, pode comprometer em muito este novo mandato, uma vez que a Esquerda prefere guerrear-se a si própria, do que lutar pelos seus valores. quanto ao casamento entre pessoas do emsmo sexo....bem, espero que daqui a uns tempos não haja uma amrcha da indignação....

    Já a gora..abstenção e votos brancos vai tudo para o mesmo saco (acho eu)..logo não admira que s etenham atingido os 40%

    ResponderEliminar
  11. O PS venceu é inegável. Contudo não foi uma grande vitória. Também o PS recebeu uma advertência do povo para moderar o seu comportamento enquanto governo.
    Mesmo assim fico satisfeito que tenha ficado no governo, porque quer queiramos quer não tem governado mais ou menos, e tem apoiado os LGBT.
    Parabéns enquanto apoiante do PS.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    o discurso de Louçã mostra bem o seu estilo; não é nem nunca será um homem de consensos, e um político consciente terá que o ser de vez em quando: só parecia que estava num comício eleitoralista...
    E mandam as regras da boa convivência democrática que se cumprimentem os vencedores de uma eleição - Louçã "esqueceu-se", preferiu falar da Milú (que ridículo).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Little John
    tens alguma dúvida que haverá uma marcha da indignação, perto da data da discussão do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Parlamento?
    Eu não tenho, e com a Igreja à cabeça, claro. E já agora a MFL deve estar presente também e o PSL (peço aos eleitores de Lisboa que o afastem da Câmara, já que eu não posso, pois voto em Sintra).
    Mas a lei vai passar e será um grande dia para o mundo LGBT português.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Ruy
    o PS já tinha recebido esse aviso quando das europeias e reagiu bem; Sócrates não é burro e sabe que governar com maioria relativa o vai obrigar a governar de forma diferente; na constituição do seu governo se irão desde já perceber essas diferenças, penso eu...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns então aos vencedores, que eu gostaria que fizerem, no próximo mandato, uma política social mais virada para os trabalhadores e suas necessidades básicas, tão longe de estarem satisfeitas...

    ResponderEliminar
  16. Claro amigo Pinguim que estou contente, era o que eu mais queria.
    Partimos agora para 4 anos nada fáceis pela falta de maioria e pensando conhecer sócrates como ele é, daqui a 4 anos está a pedir outra maioria absoluta e a conquistá-la. É certo que as maiorias absolutas são o que são, mas também é certo que permitem legislar coisas que andam no empurra empurra quando não existe maioria e prova disso foi a revolução que assistimos nestes últimos 4 anos e todas as mudanças que ocorreram. Está claro que o quero, posso e mando fala bem alto, mas aqui que ninguém nos ouve, o povo português precisa disso para seguir em frente...
    Não sei se ainda não vamos ter uma coligação com maioria. Quando existe a oportunidade de um tacho, há quem não olhe a meios para sentar-se à sua frente. E acharia curioso uma coligação do PS com o PP, seria interessante observar as relações... E o PP com o ministério da Agricultura claro está... Esperemos....
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  17. Olá Justine
    será de facto interessante seguir agora o percurso político de Sócrates, o que fará e como o fará...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Miguel
    concordo contigo, mas no que respeita à forma encontrada por Sócrates para governar o país, parece-me demasiado arriscado fazer uma coligação com P.Portas, pois ficaria refém dele para legislar sobre matérias sociais, e outras (por exemplo achas que estando o CDS no governo, alguma vez iríamos ter a lei dos casamentos homossexuais aprovada?); claro que coligações ele só poderá fazer com um dos partidos da direita e com MFL, ele nunca o fará; resta a hipótese (remota) de uma coligação a três, à esquerda, mas nem o PCP e ainda mais o Bloco o quererá, além de que poria em risco algumas reformas encetadas e bem nesta legislatura.
    Assim Sócrates irá governar em minoria, possivelmente com a escolha de alguns ministros independentes em pastas chave; há alguns ministros actuais que há muito deveriam ter saído...
    E vai legislar, caso a caso, com acordos pontuais com este(s) ou aquele(s) partidos; o BE bem gostaria de estar na posição do CDS, mas saíram-lhes as contas furadas....
    Abração.

    ResponderEliminar
  19. Adorei ver as bandeirinhas no Largo do Rato, lembrei-me logo de ti :). Quanto aos resultados, só não gostei do resultado do CDS :(

    ResponderEliminar
  20. Amigo Pinguim
    Adorei a "Leitosa" ter perdido... hehehe... desculpa... mas é que tou mesmo contente.
    E o que também adorei foi de ver aquelas bandeiras coloridas do arco-iris bem erguidas nas mãos dos cidadãos aquando do festejo da vitória do PS :-)
    Beijocas coloridas

    ResponderEliminar
  21. A minha visão sobre o panorama geral das eleições permite-me concluir que afinal houve muita gente que votou anti Sócrates e anti MFL, daí os votos do CDS e do BE.
    Se querem ficar felizes, ganharam todos, nós os portugueses , comuns mortais é que vamos perder. mas pensando bem, independentemente do resultado, perderíamos sempre.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. parabéns aos "champions"! conseguiram.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Concordo inteiramente contigo...uma vitória por mérito próprio. Merecida! Aliás, o resultado esteve bem perto das minhas próprias previsões! A ver vamos agora...os acordos pontuais aqui e ali...esperemos que consigam governar...
    beijito

    ResponderEliminar
  24. Olá Fernanda
    foi muito bom terem aparecido; pois possa não ser, de momento, um assunto prioritário, é um compromisso que será agora fácil de obter pois não houve, e ainda bem, uma maioria de direita.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Smile
    foi a grande derrotada destas eleições; faria bem em ir passar uns dias de descanso ao "paraíso democrático" do seu amigo Jardim.
    É claro que as bandeirinhas "nossas" deram um colorido especial aos festejos...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Violeta
    não sejas tão pessimista; vais ver que esta legislatura vai ser melhor que a anterior; mas não ponham o ónus todo das modificações que terá que haver sobre o PS; as oposições também terão que ser bem diferentes e responsáveis...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Paulo
    mais que conseguiram, ele conseguiu, contra tudo e contra todos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Não estou contente e sou muito sincero, também não queria a velha a vencer só para que conste. E votar PS só pelos casamento gay? Há mais coisas em questão! É preciso votar pelos nossos direitos mas este bicho(a) brincou e fez do casamento gay propaganda para proveito próprio e voltou atrás com a decisão. Isso é muito baixo. Não deposito grandes esperanças mas o tempo dirá.

    ResponderEliminar
  29. Olá Eva
    estive agora a ver um pouco do "Prós e Contras" e vi uma coisa curiosa: todos os partidos (o mais contido terá sido o PSD ainda vergado à pesada derrota) a dizerem que se o PS vier a concordar com as suas ideias, os seus programas, com certeza viabilizam as leis que eles acharem bem; ao que o ministro Santos silva respondeu e bem, perguntando se teria que ser um partido que teve 2 milhões de votos a ter que "ler" e acatar os programas de partidos que tiveram entre 500/600 mil votos ou se terá que haver uma convergência real em determinados pontos com o partido vencedor das eleições; só parecia que o PS não tinha ganho as eleições; mas na realidade o povo disse que quer Sócrates a governar OUTRA VEZ, mas de forma diferente. Será difícil de entender???
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Olá Ricardo
    ninguém ou muito pouca gente terá votado no Sócrates SÓ por causa dos casamentos gay; no meu entender até terá sido uma medida que terá penalizado o PS, dada a imensa homofobia reinante no nosso país.
    Tenho a certeza que nesta legislatura, a lei será aprovada, e quer se queira ou não, Sócrates e o PS ficarão associados a ela.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  31. É a oposição que temos...o facto é que todos os partidos tem uma razoável representação na Assembleia...representando a escolha dos eleitores. E não me desagrada de todo...foi uma espécie de voto de confiança, mas sem o poder absoluto que o povo deu...mas em Portugal, os partidos estão pouco habituados a compromissos, cedências, viabilizações...estão mais interessados em tornar a governação difícil, para ver se há eleições antecipadas...Talvez com o PP, consiga alguma coisa, mas eles também são inflexíveis em determinadas matérias. Julgo que se o Pedro Passos Coelho acabar por tomar as rédeas em breve (se perderem as autárquicas, julgo que ela se demite, esperemos!), talvez o PSD viabilize o orçamento... viste o Louçã na noite? A descortesia...e ainda em campanha...só para desiludir só mais um bocadinho... A real vitória do Sócrates custou-lhes a engolir a todos... tomem lá! :)
    beijo

    ResponderEliminar
  32. Eva
    já o disse e repito: Louçã ontem à noite mostrou ter a arrogância e inflexibilidade que tanto criticou a Sócrates (para não falar na descortesia...)
    Beijito.

    ResponderEliminar
  33. nesta fotografia até parece um pããão, uuui!
    bem, qualquer coisa seria melhor que a MFL por isso por mim está bom! se o Sócrates dá cabo de tudo porque insistem votar nele? se calhar não seja assim tão mau quanto dizem!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Sandrinha
    até mesmo um homem muito charmoso; mas ódio que tanta gente lhe tem, nem nisso repara.
    Enfim, ele é superior a essas coisas e a muitas mais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!