sábado, 19 de setembro de 2009

"Cartão Vermelho"


Fui desafiado pelo amigo Maldonado, do blog “A Terceira Via” para dar seguimento ao seguinte desafio: nomear 10 coisas e/ou pessoas a quem eu entenda que deveria mostrar o “cartão vermelho”. Como devem saber, e principalmente na questão dos prémios que gentilmente me têm oferecido, eu raras vezes dou seguimento às correntes, pela simples razão de que não gosto de destacar blogs em detrimento de outros; e assim, limito-me a dar-lhes espaço, com muita satisfação na minha coluna da esquerda, no blog e a responder num comentário ás questões que o “selo” traz para serem respondidas.

Mas aqui não é um selo ou uma distinção; é um desafio, e como gosto de desafios aqui estou a aceitá-lo; e também não me custa escolher 10 blogs a quem passarei o desafio, pois os não estou a distinguir, usando apenas um critério duplo: blogs, que em princípio aceitarão o desafio e que o farão com gosto, mas também blogs a quem nunca “incomodei” com coisas destas.

E aqui vão os meus “cartões vermelhos”: três deles vão para pessoas, e não dou explicações porque lhes mostro o cartão, a não ser uma, mas que é mais que suficiente: porque não gosto mesmo nada dessas pessoas – Bento XVI, Alberto João Jardim e Pinto da Costa!

Restam sete cartões que exibirei a sete conceitos: 1) – Intolerância, que será o pior dos defeitos de um ser humano; admito divergências, incompatibilidades até, mas nunca a intolerância. 2) – Estupidez; talvez muita gente confunda erradamente este conceito com falta de cultura; eu por estupidez entendo a incapacidade humana de perceber e principalmente não querer perceber, o óbvio. 3) – Homofobia, que advém de já ter sentido variadas vezes na minha própria pessoa, o incómodo de ser apontado, descriminado e maltratado, só pelo facto de ter uma sexualidade própria e que não reprimo; continuo a pensar até que alguém me desminta, que o pior homófobo é aquele que não aceita a sua própria homossexualidade. 4) – Hipocrisia, que infelizmente reina em tantas situações e que tem alguns “belos” exemplos aqui mesmo na blogosfera; é para mim inaceitável ouvir alguém pregar o bem e mostrar que é um exemplo para toda a gente e ser por isso adulado e fazer por trás exactamente o contrário, fazer afirmações que sabe serem puras mentiras e mostrar-se impoluto. 5) – Incapacidade de amar; quem não ama, ou não quer amar dificilmente será feliz; e amar não é apenas encontrar uma pessoa que seja agradável, nos dê prazer sexual e seja uma boa companhia; amar é partilhar, ceder, respeitar e tudo isso nem sempre é fácil, mas é belo e compensador. 6) A guerra, esse mal que tantos procuram, por vezes por motivos fúteis e que regista nos tempos de hoje, facetas diferentes das guerras clássicas; um acto de terrorismo, com as sua vítimas inocentes tem o mesmo resultado de um bombardeamento com mortos civis; quantas vidas ceifadas na sua juventude, em nome de ambições políticas e económicas e de extremismos religiosos ou étnicos? 7) – O desconhecimento a nível pessoal, mas principalmente a nível de empresas, organizações e países, do abismo em que o mundo está a cair a nível do ambiente; estamos apressadamente a auto-destruir-nos e a hipotecar o futuro dos nossos filhos.

Estes são os cartões que eu mostraria pessoalmente. Agora gostaria de saber a opinião sobre o mesmo assunto de dez amig@s, que passo a nomear:

Rabiscos e Safanões

The Big Chill

Por uma Second Life menos ordinária

Casado(i)s

Demasiado Fiéis Para Desistir

Apontamentos

Perdida na Noite

Rabiscos e Garatujas

Do You Believe In Angels?

Individual(mente)

40 comentários:

  1. Ora, oras, Pinguim, me aguarde. Adorei o desafio. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá Redneck
    não esperaria outra coisa de ti, como é lógico.
    Claro que vou aguardar...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. Brilhantes respostas!
    Gostei de todas as respostas, pois vão ao encontro das minhas. ;)
    Obrigado por teres aceite o desafio.

    ResponderEliminar
  4. Maldonado
    não me admira nada, pois também as tuas respostas poderiam ter sido dadas por mim; penso que temos uma concepção da vida muito semelhante.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem respondido!!!!:)
    Deu gosto ler esta tua dissertacao ao que e a quem devia levar com o vermelho pela frente!!!!

    Achei graca as pessoas nomeadas...mas pronto, realmente ha pessoas que nos vao ao amago da pior maneira!...e tb posso dizer que simpatia nao "floi" deste lado tb aos visados!

    O teu 2ndo conceito lembrou me a famosa frase " E em vao, lutam os Deuses contra a estupidez Humana!"...on the spot e verdadinha!

    Abraco:)

    ResponderEliminar
  6. Hydra
    por aquilo que de ti conheço, e não só no blog, não me custa a ver que essa parte da "estupidez", está muito próxima da tua concepção dessa incrível forma de pensar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. deixo um bj e votos de um bom fim de semana
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Também Violeta, para ti um bom fim de semana; o meu vai ser cinematográfico.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Acho que as tuas escolhas de cartões vermelhos fazem todo o sentido, e nada teria a acrescentar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Que susto! Achei que o cartão vermelho era efetivamente pra mim!! :-) Mas se o fosse, faria questão de tirar qualquer má-imprssão com um belo beijo nas sua bochechas, amigão!! :-)

    ResponderEliminar
  11. Ora bem... since you put it that way, julgo que lá terei de aceitar o desafio, embora não sei se terei respostas assim tão diferentes das tuas, que me parecem absolutamente perfeitas! :) um grande beijinho e bom cinema, pelos vistos!

    ResponderEliminar
  12. Devo dizer que gostei bastante da respostas que deste...e que de facto te exprimiste muito bem....já agora anuncio aqui, que finalmente após alguns mese de indecisão...criei um blog da minha conta...espero estar à altura:)

    Abraços e/0u beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Cartões vermelhos bem aplicados. Também não gosto nada desses 3 e claro mais umas dezenas! ;)

    Abraço

    Grande som, lol!

    ResponderEliminar
  14. Já respondi :), adorei as tuas respostas

    ResponderEliminar
  15. TUSB
    não me admira nada, pois já reparei que temos muitas coisas em comum.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Menino Edu
    levas mesmo um cartão vermelho se não respondes ao desfio.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Eva por aquilo que conheço de ti, acho que vais arranjar umas respostas muito boas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Olá Little John
    já vi e dou-te os meus parabéns; já tens um seguidor e já estás aqui na lista.
    Felicidades para o blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Olá Félix
    umas dezenas não diria, mas ainda arranjava alguns mais.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  20. Fernanda
    vim agora do S.Jorge onde vi 4(!!!) filmes e só depois de responder aos comentários vou correr os vossos blogs.
    Obrigado e decerto vou gostar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Ola :D
    Gostei da distribuição de cartões vermelhos ehhe
    Por mim eram todos expulsos da Terra mas até do Universo xD lol
    Excepto só o Pinto da Costa eheh
    Ah e fiquei com uma dúvida em relação a :"o pior homófobo é aquele que não aceita a sua própria homossexualidade"... Não entendi bem o sentido...
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  22. Caro amigo

    Partilho a cem por cento as tuas opiniões, quer quanto aos tristes individuos citados, quer quanto aos conceitos e problemas identificados.
    Uma bela forma de chamar atenção para o que realmente importa e é preciso combater
    Um abraço forte!

    ResponderEliminar
  23. Gostei das tuas escolhas e explicações :).

    ResponderEliminar
  24. Ruy
    para mim, muitos homófobos são-no porque não aceitam os sinais da sua homossexualidade, podes estar certo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Caro Com senso
    usando o teu nick, basta ter algum senso comum...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  26. Olá LusoBoy
    folgo por saber disso.
    Abração.

    ResponderEliminar
  27. Também para ti, amigo Paulo, e como eu, com o corpo num lado e o coração noutro.
    Abração.

    ResponderEliminar
  28. Para mim um simples cartão bastava, por agora!!!
    eh eh eh

    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Se esse cartão vermelho levasse à erradicação das vis criaturas do planeta (encontro ainda mais uma dezena que os poderia acompanhar sem qualquer prejuízo para todos nós) ... hummm ... desejos de tudo bom J.
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  30. Tong
    isso já todos nós sabemos; mas eu neste caso estou a falar a sério e não a fazer campanha política. Se estivesse também mostraria outros cartões...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Manel
    muito mais importantes que os cartões a personalidades são os cartões a situações, e estas são sempre muito mais difíceis de erradicar do que as pessoas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Concordo com os teus cartões aos conceitos, e até com as pessoas que escolheste:))
    E no próximo domingo ainda irei passar mais um, cá por coisas...

    ResponderEliminar
  33. Justine
    percebo que estejas a relacionar algo com as eleições, mas não percebo mais nada, eheheheh...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Challenge accomplished!!

    Agora vou ler os outros...que fiz questão de não ler primeiro...rrrss

    beijinho

    ResponderEliminar
  35. Eva
    como já comentei no teu blog, gostei imenso das tuas respostas; aliás, outra coisa não seria de esperar.
    Um grande obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Denise
    pois "já tá", sim senhor, e com variações à la Denise...
    Obrigado por teres aceite o repto, e eu claro farei o mesmo, embora o verde me "confunda" um pouco...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Dating
    agora já há um J...
    Mas tu chamas-me Miguel, outras vezes Paulo... confesso que apesar da tua simpatia, sinto-me confuso com os teus comentários.
    Usa o meu mail (está no blog, no perfil do Facebook) e diz-me algo de ti; pode ser????
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!