quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vamos votar!!!!


Domingo, dia 27 realizam-se eleições legislativas no nosso país; na minha opinião qualquer eleição é importante, pois uma democracia – regime político que deveria ser universal – é o povo que manda, através do voto expresso; mas estas, pela conjuntura mundial de crise, com aspectos tremendos no nosso país, assume uma acrescida responsabilidade. Daí, o meu primeiro apelo: votem, não fiquem em casa para poderem amanhã emitir opiniões, de consciência tranquila.

Há inúmeras forças políticas em jogo, mas apenas cinco delas têm assento no Parlamento: PS, PSD, CDU, BE e CDS; depois um razoável número de partidos dos quais confesso, alguns desconheço e talvez devesse conhecer; apenas conheço partido de extrema direita (e pelas piores razões), os eternos POUS e MRPP (uma palavra de simpatia para a persistência de Carmelinda Pereira e Garcia Pereira), aquele patético partido de Manuel Monteiro, um partido monárquico, que já teve figuras com algum valor e agora se resume quase só a um apalhaçado Nuno da Câmara Pereira; um outro com um candidato castiço que faz tudo e mais algum hipoteticamente interessante mas sem qualquer hipótese de eleger um único deputado.

O PS governou a actual legislatura em maioria absoluta e não está isento de algumas atitudes próprias das maiorias absolutas, que tendem sempre a “abusar” do poder (já foi assim com Cavaco); mas fez coisas, mexeu em coisas que nenhum outro partido tinha ousado mexer; nem sempre o fez da melhor forma, como no caso dos professores ( e aqui distingo os professores, da educação, pois na educação de uma forma mais geral não esteve mal, mas teve o azar de encontrar um comunista mais “casseteiro” que o Cunhal (Mário Nogueira), que chegou a ser mais inflexível que o Governo e a meu ver acabou até por prejudicar indirectamente os professores.

Mas parte do mau governo de Sócrates fica a dever-se à péssima oposição que teve…

Só o BE, quando ainda tinha ideais, e ainda não tinha ambições políticas de governação (uma perfeita utopia), esteve à altura, na oposição; e uma pessoa, que embora defendendo ideologias conservadoras e populistas, é mesmo um político: Paulo Portas.

Vieram as europeias e os resultados mostraram , uma vez mais, como o povo português não é estúpido; um cartão vermelho muito bem mostrado ao PS e a subida esperada do BE e menos espertada do PSD; mas, isso aconteceu numas eleições que não trariam grandes consequências governativas ao país: não puseram MFL a governar nem puseram Louçã a fazer parte de planos governativos. Direi mesmo que o beneficiado foi o PS, que não só tirou as devidas ilações políticas, mas colheu os benefícios eufóricos do Bloco e do PSD…

E agora?????

Votar PSD acho que só o irá fazer aqueles PSD’s crónicos e que andarão perto dos 25 a 30%. O CDS irá recolher provavelmente o descontentamento dos sociais democratas de direita; aquela franja, ainda larga dos oscilantes entre o PS e o PSD tenderão a votar PS. À esquerda do PS, os comunistas sem novidade, recolherão os votos de sempre e o BE irá ver muito provavelmente a sua votação baixar bastante em relação às europeias, pois Louçã só sabe mesmo ser oposição!!!!

Por tudo isto penso sem ser demasiado optimista que o PS irá ganhar as eleições, até com uma margem relativamente confortável, mas sem maioria absoluta, o que lhe permitirá governar com apoios pontuais não necessariamente muito alargados.

Para isso contará com o meu voto.

E também, porque votando PS estou a contribuir efectivamente para um reformular fundamental da vida LGBT do meu país!

Todos os direitos reservados
A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

42 comentários:

  1. Concordo com a maioria dos teus pontos de vista, exceptuando os referentes ao Mário Nogueira e ao Louçã.
    Prefiro mil vezes, embora não me agrade nada, o PS no poder do que a direita de MFL ou de PP. Estes são "fachos" e quadrados... :)
    Já agora, dia 27 é domingo... ;)

    ResponderEliminar
  2. Torcendo pelo PS aqui! Mesmo sem saber muito a respeito. Se tem seu voto, tem o meu apoio. Voto aí é obrigatório como aqui? Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem!!! Posso ir votar contigo, então?... :-) Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Vamos votar para depois termos direito a critica...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Pois lá está...já começam os posts sobre politica! Um tema que abordei porque achei importante, mas que convenhamos estou um bocadinho farto! O mau governo do PS, só apenas superado pela má oposição! A falta de liberdade nos media, a questão das escutas, bem...nos últimos dias, perdi toda a vontade de ler o jornal...

    ResponderEliminar
  6. À hora que escrevo este comentário, é hora dos noticiários e estou a ver um pouco daquilo que disseste. As últimas sondagens dão um maior distanciamento entre PSD e PS. O PS a subir nas intenções de voto e o PSD a ficar-se pelos 30%.
    Nem espero outra coisa, que não seja a vitória de Sócrates, sem maioria absoluta é certo (não sou muito fã de maiorias)
    É certo que pode ter feito muita coisa que não agradou, tomou medidas impopulares e que valeram cartão vermelho nas últimas eleições, mas FEZ.
    Por mais que não quisesse votar em Sócrates...ou votava branco ou nulo.
    Domingo por esta hora José Sócrates continuará como 1º ministro e a Bélha...será a Bélha. :-)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Como já sabes voto PS sem qualquer duvida ou vergonha....

    ResponderEliminar
  8. Vamos esperar pelos resultados e logo se verá o que muda!
    Até lá espero conseguir ver e ouvir outra coisa que não eleições na tv...
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Maldonado
    mal estaríamos se tivéssemos exactamente as mesmas opiniões acerca de tudo.
    Louçã tem-me desiludido muito e acho que não só a mim: as "deserções" de um partido recente e ambicioso são já bastantes: José Sá Fernandes, MVA e em certa medida a própria Joana Amaral Dias, são disso prova.
    Mário Nogueira manipulou como muito bem entendeu muitos professores e não permitiu eventualmente alguns acordos que tivessem vindo a surgir; admito que a classe dos professores esteja maioritariamente contra Sócrates, mas gostava de ser mosca e saber quantos dos 100.000 que desfilaram em Lisboa vão votar PS: talvez houvesse uma surpresa...
    com sapo engolido ou não...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Edu
    o voto aqui não é obrigatório; daí a taxa de abstenção estar a ser cada vez mais alta devido à falta de credibilidade e de carisma dos políticos, em geral.
    Obrigado pelo teu voto "de simpatia".
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Ez
    já está emendado; claro que foi um engano, como outros me referiram, mas com mais algumas palavras, ehehehe...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá Luís
    seremos bastantes, assim espero...
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Claro, Lampejo
    esse é o grande objectivo!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Little John
    quando é então o momento oportuno para se falar de política? Ou nunca se deverá falar?
    Sei que é um assunto melindroso, que pode ser cansativo, mas é fundamental para um país, e é no fim de uma campanha das três que há este ano, que se devem expor os pontos de vista; não é depois...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Miguel
    disseste tudo; não é preciso dizer mais nada.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Caro TUSB
    é evidente que nunca te coibiste de expressar as tuas convicções políticas e acho que fazes muito bem.
    E de há muito ambos sabemos que estamos do mesmo lado da barricada.
    Abração.

    ResponderEliminar
  17. Luís
    deve ser um pouco difícil, pois é um assunto que naturalmente domina os noticiários; o contrário é que seria estranho...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Não defendo tudo a 100% (PPRs... ui), mas BLOCO BLOCO BLOCO BLOCO! :)

    PS: já não há política a sério...

    ResponderEliminar
  19. Ena Engine
    tanto Bloco; alguma janela?
    Abração.

    ResponderEliminar
  20. Estranha escolha musical! Zeca?!... Pensava que o Zeca era um símbolo da esquerda! Passou-me ao lado, mas pronto...
    Parafraseando José Régio "... sei que não vou por aí!"

    ResponderEliminar
  21. Concordo inteiramente contigo, palavra por palavra!! Já sabia, mas fica a observação :)Mesmo em relação ao Mário Nogueira(que é um tipo que eu já não gostava, mas que agora, enfim...) E também comungo do respeito pela oposição efectiva que fizeram Louçã e Paulo Portas, apesar de não me rever na política do CDS, pelo menos é um homem de convicções, e tem uma linha de orientação coerente (mas é na oposição que eles devem ficar!). Sei que o PS não fez tudo bem,e muito faltou fazer mas fez mesmo algumas coisas, teve também azar com a crise mundial...mas o Sócrates tem um plano para Portugal...coisa que a outra senhora quer remendar aqui e acolá(na esperança que as poucas ajudas às pme's resolvam tudo e não tenha que fazer mais nada...). Domingo, o PS tem tb o meu voto!
    beijinho

    ResponderEliminar

  22. penso que não devemos ter a presunção de que a esquerda é só a nossa maneira de ver a esquerda...
    E a apropriação do Zeca, apenas em nome dessa esquerda que apregoas, também não te fica bem.
    Julgava que os chavões do PREC estavam mortos e enterrados; parece que me enganei...
    E, claro que já sabia que não "ias por aí"...
    Aliás mais amigos tenho que também "não vão por aí", e acho muito bem que sigam o seu próprio "caminho"; mas prefiro que o digam sem rodeios, numa "discussão" amiga em que não há vencedores nem vencidos, do que com subtis alfinetadas de que és muito apreciador.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Eva
    os dados estão lançados e agora é esperar os resultados; independentemente dos gostos por este ou por aquele, acredito que todos cheguem ao fim da campanha completamente estourados.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Continuo muito indeciso, infelizmente quase de certeza não voto ps pois eu sofro na pele o descalabro em muitos pontos na zona onde moro.
    Mas ainda tenho 3 dias.

    ResponderEliminar
  25. Sei que o Sócrates vai ganhar, não me espanta nada. Já o estou a ver todo pavão no domingo à noite com aqueles olhos de bambi abixanada, armado em muito hetero que apenas há pouco tempo se lembrou de que, afinal, ooops, os homossexuais devem ter os mesmos direitos. Porque se terá ele lembrado disso de repente? Eleições? Olhou-se ao espelho?
    Não suporto a Manuela Ferreira do leite estragado, não mesmo, mas não consigo votar Sócrates, não consigo.
    Não consigo esquecer que foi neste governo que fui parar a trabalhar a 50 km de casa porque há 3 anos, vá-se lá saber porquê, resolveram não dar destacamentos aos professores envolvidos em projectos relacionados com alunos deficientes. Não consigo esquecer as horas a que tive de acordar para me meter no trânsito ainda o sol não havia nascido. Não consigo esquecer os km e km que fiz, os gastos e mais gastos. Não consigo esquecer que estou agora longe da minha família. Não consigo esquecer as enormidades a que assisti e assisto frequentemente nas escolas, no ensino, a forma como professores e alunos têm sido tratados. O facilitismo preterindo a aprendizagem, a fantochada que são as fantásticas novas oportunidades, o enobrecer a burrice da população em favor de dados estatísticos do sucesso, a divisão injustíssima e descabida dos professores, toda esta palhaçada que só os professores entendem mesmo porque são eles que estão todos os dias na escola e observam e sentem o que se passa. E é grave, muito grave!
    Haverá muitos professores a votar no Sócrates, claro, mas sobretudo porque não vêem alternativa no PSD, por isso.
    Mas há outros partidos, a verdade é essa. E enquanto se pensar que nesses não vale a pena votar porque são pequenos, porque nunca ganharão, então assim não se vai mesmo a lado nenhum e os portugueses têm, afinal, o que merecem.
    Sei que o PSD não irá legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sei que o PS diz que sim, diz, não se sabe... Mas ainda assim, já esperei tanto, não me importo de esperar mais uns aninhos para poder casar, se assim quiser. Mas esperar que a situação na minha profissão, que me ocupa tantas horas por dia, mude, não consigo esperar mais. É demasiado desgastante. Tem sido demasiado desgastante e grave. Trata-se das pessoas que daqui a anos serão os homens e as mulheres portuguesas. E eu vejo os adolescentes e jovens que estamos a apresentar ao futuro.
    Noutras circunstâncias votaria PS, sem dúvida. Afinal, e claro que é um ponto de extrema importância, desejo tanto ver os meus direitos garantidos e legislados, mas assim não. Assim, ainda posso esperar.
    Talvez não espere muito porque o PS vai vencer. Se fico feliz com isso? Não, nada mesmo!

    ResponderEliminar
  26. Ricardo
    tu e só tu és o senhor da tua vontade e decisão; pelo que de ti conheço, sei que votarás em consciência, em quem quer que seja...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar

  27. como compreendo e aceito os teus argumentos!
    E não estou nem a contradizer-me, nem a ser irónico; se estivesse no teu lugar, talvez até pensasse como tu:
    Gosto, acima de tudo, da tua maneira frontal de dizeres o que sentes, e que é teu apanágio.
    E és suficientemente lúcido para perceber que as eleições estão ganhas pelo PS; espero, e aí estou contigo, que Sócrates "mude agulhas" e te possa num futuro próximo fazer aceitar um resultado eleitoral com alguma felicidade...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  28. Votar irei de certeza! Agora no PS, não me parece.

    O mais importante para mim, é ir votar, exercer um direito pelo qual tanto lutaram, temos a "obrigação" de participar na decisão daqueles que nos vão governam.

    Agora quanto ao PS, obviamente que prefiro que ganhe ao PSD. Contudo, acredito que os partidos pequenos de esquerda têm um papel de aposição essencial, o qual precisa de ser reforçado, daí o meu voto ir sempre para este lado. Até porque discordo de muitas medidas que o PS tem adoptado.

    Dou os parabéns ao PS pela luta da "causa" LGBT, mas há mais partidos do nosso lado. Veremos se as promessas do PS nesta matéria se concretizarão.

    Bjos e bons resultados!

    ResponderEliminar
  29. Olá Dantins
    esta minha declaração de voto não é uma tentativa de angariar votos, longe disso e respeito totalmente as opções de cada um, principalmente quando bem fundamentadas.
    O único apelo é ao voto e aí deste-me a resposta que eu esperava de ti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Eu ainda não tenho idade para votar, só para o ano (LOL). Mas se votasse nestas eleições o meu voto ia para a esquerda, e quase de certeza para o partido socialista. Porque odeio a Manuela Ferreira Leite e todos os seus grandes amiguinhos da direita.. Anyway espero bem que a sondagem apresentada ontem no jornal da noite na tvi seja real, dentro dos possíveis e que o poder continue na esquerda... Porque caso contrário isto vai dar muita volta e não será pelo melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Joãozinho, acho que já sabes o que penso e aprecio bastante o modo com geres as opiniões aqui expressas que se opõem às tuas, o que revela grande respeito pelos teus amigos, os reais e os virtuais.

    É claro que tenho a mesma opinião que o Zé e o Graduated Fool, que de fool não tem nada e fez um belo retrato do que se passa hoje nas escolas. E eu tenho uma só palavra, esfrangalhadas, para melhor serem controladas, domesticadas e encaixadas nas estatísticas.
    Não estou no lugar dele, até posso dizer que a minha situação é ultraprivilegiada, mas não posso ver o que se passa sem um desgosto enorme, depois do entusiasmo e gosto pelo que fiz. Em apenas quatro anos, em vez de corrigirem as distorções e os muitos erros e falhas, reduziram tudo a uma massa informe sem alma nem qualidade, e nem sequer proveito para a educação.

    Mas eu até podia dizer para mim própria, 'vamos lá votar no homem porque a outra senhora é muito pior', mas não sou capaz, seria uma violência. Não consigo votar em pessoas pelas quais perdi todo o respeito, não pelas medidas que propõem, porque tudo isso poderia ser negociado se fossem outra gente, mas pela falta de dignidade e lisura com que se portaram ao longo do processo. Por detrás do papel de governantes existem pessoas e destas quero total distância, é quase uma questão de pele.

    Há alternativas, que neste momento para mim passam pelo reforço parlamentar da oposição de esquerda para que, pelo menos, os estragos desta vez não vão tão longe.
    Compreendo a razão porque muitos homossexuais votarão PS mas, sendo estes troca-tintas aquilo que são, não me admirava nada que mais uma vez roessem a corda.

    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Sandrinha
    apesae de não teres ainda idade para votar, tens pelo menos consciência do que queres e não queres...
    Aliás isso não é nada que eu não supusesse, pois és uma miúda que sabes muito bem ter uma personalidade própria.


    Ainda não respondeste ao meu desafio...


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Mar_maria
    estás-me a ver daqui do meu blog a fazer campanha por quem quer que seja? Claro que não; tenho as minhas opiniões, as minhas vivências e em função disso opto, como espero que o façam as outras pessoas, decerto com outras vivências e opções.
    Apenas e no que aos professores diz respeito, e estou algo à vontade para falar, pois além de experiência docente, tenho inúmeros amigos que exercem essa cada vez mais difícil profissão, devo dizer-te que reconheço terem sido uma classe profissional algo maltratada por este governo; mas e sobre a causa mais contestada, a célebre avaliação, toda a gente malhou no Governo, incluindo a direita, a qual como se esperava não apresentou senão a habitual alternativa - "na altura própria se verá qual", e a grande referência alternativa ao PS, o BE, vem agora constatar-se que a alternativa que tem no seu programa ainda é pior do que a do PS...Afinal, falar quando se está na oposição é fácil!
    Mas estou, e sinceramente do lado dos professores e comungo da tua admiração pelo muito lúcido depoimento do Graduated...
    A ver vamos, como diz o cego.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Sabes, João, quanto à avaliação, foram todos apanhados descalços, sem alternativa, porque sempre pensaram que a proposta do governo era para negociar, e havia boa-fé, pelo menos por parte dos professores, para partir dessa base de trabalho. Ninguém estava preparado para encontrar pela frente um bloco de cimento blindado, arrogante, pouco liso, e as posições foram-se extremando pela postura indigna da esquipa ministerial.

    Para quê? Para tudo acabar em nada, talvez menos ainda do que o que havia antes. Agora quem vier que feche a porta.

    Mas pelo menos para uma coisa serviu a oposição, travar um processo ruinoso para a vida escolar. Não me refiro sequer à carreira dos professores, é um outro departamento, mas à qualidade que se pretende alcançar.

    Mas será que se pretende mesmo?

    Beijinhos, e sorry por ocupar o tema ‘eleições’ com algumas das razões porque nunca votaria PS.

    ResponderEliminar
  35. Mar_maria
    estas trocas de impressões políticas são sempre úteis se levadas com sentido de tolerância e acabam por ser enriquecedoras; portanto só te agradeço mais esta explicação; poderia argumentar algo mais, mas ficará para outra ocasião, quando se voltar a falar, na próxima legislatura sobre a avaliação dos professores.
    Bom fim de semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Votem consciente pessoal!

    Ah, quanto ao teste, fique calmo, depois postarei um teste "mais light".

    Abraços amigo, um ótimo fim de semana pra vc e desculpa a demora em aparecer aqui.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  37. Caro Glauko
    claro que vamos votar bem; nós portugueses, nas urnas não nos costumamos enganar.
    Aparece quando possas...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  38. Amigo Pinguim, palavras minhas para quem, se este post poderia ter sido escrito por mim, sem tirar nem por....
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  39. A que desafio? Hum, acho que se calhar fizeste confusão com a Marta, tu não me desafiaste! Hehehe


    beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Miguel
    eu sei disso depois daquela interessante tertúlia política durante o pic-nic das Caldas.
    Aguardemos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Sandrinha
    tens toda a razão; esquece, pois isto deve ser da idade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!